Bahia na Política por Jair Onofre
 
 

 
 
 

Você acredita que o presidente Michel Temer será?




Parcial
 
 

Entrevista: Deputado Estadual Ângelo Almeida

“O projeto de 2018 é ganhar e nos reeleger bem”

Vereador, candidato a deputado estadual em 2014 pelo PT, candidato a prefeito de Feira de Santana em 2016, Ângelo Almeida, agora no PSB, assume o mandato de deputado estadual. Em um bate papo no seu gabinete, na Assembleia Legislativa da Bahia, entre um café e outro, ele fala das etapas que teve que passar na vida política eleitoral, do seu projeto de futuro e do PSB, legenda à qual está muito identificado e à vontade com a militância.

Jair Onofre: Qual a lição que ficou em relação à eleição de prefeito que o senhor participou em 2016 em Feira de Santana?

Ângelo Almeida: Olha, uma lição de que a gente tem na política e que nós aprendemos lá dentro do PT, e eu aprendi muita coisa com o PT, e certo feita ouvi do nosso mestre, amigo e companheiro padre Albertino que a política é arte do possível. Nós tentamos fazer uma movimentação inicial e essa movimentação, de cunho político, tinha o objetivo de fortalecer o partido dentro da maior cidade do interior da Bahia. Num determinado momento nós verificamos que não era viável e tentamos até recuar, mas também ficou impossível recuar diante do formato que a questão tinha tomado dentro da direção estadual do partido. Fui convencido pelos companheiros, pelos nossos dirigentes, de que deveria fazer a candidatura e fizemos. Óbvio que a conjuntura da política de 2016 em Feira que eu entendia e em pouco tempo se consolidou depois era de uma eleição cristalizada, ela iniciou cristalizada e terminou do mesmo jeito que começou. Então o aprendizado que fica é de que nós poderíamos ter endurecido no diálogo com a direção estadual, até porque ficou de chegar as contribuições para a campanha e de fato não chegaram. E ao mesmo tempo fica o outro lado da lição, que é a gente ter conhecido com mais profundidade os problemas da cidade e isso para mim é o grande legado que a gente tem, conhecer mais e melhor.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
]

 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 17:30h
Senado Federal

Temer escolhe Aloysio Nunes Ferreira para líder do governo no Senado

 

O presidente interino Michel Temer escolheu o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) para a liderança do governo no Senado. De acordo com a assessoria de Temer, o senador e o presidente encontraram-se no início da tarde de hoje (31) no Palácio do Planalto. Aloysio Nunes Ferreira tem 71 anos e é o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Na eleição presidencial de 2014, concorreu como vice-presidente da República na chapa encabeçada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG).

No ano passado, o senador teve o nome citado em um pedido de abertura de inquérito para apurar supostas doações ilegais para campanhas políticas. Embora o nome do senador paulista tenha sido citado em depoimentos de delação premiada do presidente da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, investigado na Lava Jato, o caso nada tem a ver com a operação. Na ocasião, o senador negou qualquer irregularidade. (Yara Aquino).

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 17:02h
Mundo Novo

TCM multa prefeito por irregularidade em licitação

 

Na sessão desta terça-feira (31), o Tribunal de Contas dos Municípios multou em R$21.015,00 o prefeito de Mundo Novo, Luzinar Gomes Medeiros (PSD), por irregularidades nos processos de inexigibilidade de licitação realizados para contratação das empresas Isaque Pereira Gonçalves-ME, Jussiara Almeida Serra de Jesus-ME e Maria Selma Oliveira Souza Lima-ME, ao custo total de R$420 mil, tendo por objeto a contratação de artistas para as festividades culturais dos exercícios de 2013 e 2014. A relatoria comprovou que não houve por parte da administração qualquer justificativa sobre os preços pagos, nem a comprovação de exclusividade nas representações dos artistas contratados, tornando os procedimentos irregulares. Cabe recurso da decisão.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 16:55h
Feira de Santana

Semana do Meio Ambiente será iniciada nesta 4ª feira

 

A programação relativa à Semana do Meio Ambiente será iniciada nesta quarta-feira (1º/6), e prossegue até domingo (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Os eventos são realizados pela Secretaria de Meio Ambiente. As atividades serão iniciadas com a 1ª Feira de Educação Ambiental, no Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira, das 9h às 16h, e que tem como objetivo disseminar práticas no âmbito do desenvolvimento de uma cidade sustentável. No mesmo dia será lançado o livro “Tem morcego no meu telhado”, de temática infanto-juvenil, de Maria da Conceição Gomes. 

No dia 3 acontece o 2º Seminário de Meio Ambiente, no Teatro Margarida Ribeiro, com palestras das professoras da UEFS Sandra Medeiros, que falará sobre “Expansão urbana, industrial e comercial de Feira de Santana”, e Rosângela Leal, que abordará “Zoneamento ecológico econômico”. No dia 4 está marcado um piquenique ecológico no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho e no dia 5, a partir das 9h vai acontecer uma Feira Verde, com plantio de árvores no Centro Municipal de Educação Infantil Anchieta Nery, na Mangabeira.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 16:38h
Em Itarantim

Prefeito perde apoio da própria sogra

 

Em Itarantim aconteceu algo inusitado na política e que foi motivo de comentário por toda a cidade. Tudo começou quando o prefeito Paulo Fernandes (PSB), comunicou que não será candidato a reeleição, e lançou como o seu candidato o empresário Cláudio (PSD). O problema é que a auxiliar de enfermagem Maria Reis, que é sogra do prefeito, se filiou ao DEM e será candidata a vereadora. O DEM é o partido do empresário Paulo Construção, o principal opositor do genro Paulo Fernandes. O comentário é que o gestor Paulo Fernandes não conseguirá transferir votos para o seu candidato, já que até a sua sogra vai apoiar o candidato da oposição. (Políticos do Sul da Bahia).

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 16:23h
Corrupção ativa

Polícia Federal indicia presidente do Bradesco na Operação Zelotes

 

A Polícia Federal encaminhou, hoje (31), relatório ao Ministério Público Federal no Distrito Federal indiciando o presidente do Bradesco, Luiz Trabuco, e outras nove pessoas no âmbito da Operação Zelotes, que investiga a venda de sentenças do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). O Ministério Público ainda avalia o relatório. Novas diligências devem ser solicitadas antes de decidir se apresenta ou não denúncia à Justiça por corrupção ativa contra o presidente do banco. A suspeita é de que o Bradesco tenha negociado a contratação de serviços de um escritório que atuava para corromper conselheiros do Carf e livrar ou atenuar multas no órgão.

Em relatório de janeiro de 2015, a Polícia Federal já havia apontado que ex-conselheiros do Carf e pessoas ligadas aempresas de advocacia tentaram manipular decisões para favorecer o Bradesco. De acordo com a PF, eles foram flagrados em conversas telefônicas falando de “tratativas visando corromper conselheiros” do tribunal que julgaria o processo do banco. O relatório aponta que houve uma reunião, no dia 9 de outubro de 2014, na presidência do Bradesco, com participação de Trabuco, para ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 15:34h
"Falta de legitimidade"

Eurodeputados pedem que UE não negocie com Governo Temer

 

Mais de 30 eurodeputados, liderados por Xavier Benito, do partido espanhol, assinaram uma carta para a Alta Representante da União Europeia (UE) para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, sugerindo que não se negocie com o presidente interino Michel Temer. Segundo informações da Exame, o argumento utilizado pelo grupo foi a falta de "legitimidade democrática" do governo de Temer, que substitui Dilma Rousseff, atualmente afastada pelo processo de impeachment.

"O acordo comercial com Mercosul", argumenta Benito na carta, "não só se limita a bens industriais ou agrícolas, mas inclui outros afastados como serviços, licitação pública ou propriedade intelectual. Por isso, é extremamente necessário que todos os atores implicados nas negociações tenham a máxima legitimidade democrática: a das urnas", afirmou.

"Duvidamos que este processo de negociação tenha a legitimidade democrática necessária para um assunto desta magnitude", afirmou. Benito considera, ainda, que "o mandato de Dilma Rousseff só pode ser mudado mediante o único método democraticamente aceitável: as eleições"."Reivindicamos que...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 15:19h
Saúde

Bahia desenvolve primeiro teste rápido do Zika Vírus no Brasil

 

A Bahia deu um passo importante para o enfrentamento, no Brasil, ao Zika Vírus, doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypt. Por meio da Fundação Bahiafarma, órgão vinculado à Secretaria da Saúde (Sesab), o estado foi o primeiro a criar um teste sorológico rápido de identificação da doença, chancelado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A tecnologia, que poderá ser produzida e comercializada em todo o País, vai acelerar a conclusão do diagnóstico, que atualmente leva meses para ser obtida. A informação foi divulgada à imprensa pelo secretário Fábio Vilas-Boas, em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (31), no Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), no bairro de Brotas, em Salvador. O teste rápido permite a detecção por meio do comportamento dos anticorpos do paciente em qualquer fase da doença, o que, além de confirmar o diagnóstico em até 20 minutos, colabora também na identificação de infecções recentes (até duas semanas).  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 15:08h
Ação preventiva

Embasa realiza testes no sistema de abastecimento de água do sisal combinando água de duas barragens

 

A Embasa reiniciou ontem (30) testes no sistema de abastecimento de água do sisal, realizando a combinação da água das barragens de Pedras Altas e São José do Jacuípe. O objetivo da ação é diminuir a retirada de água da Barragem de Pedras Altas (manancial atual do sistema), que vem sofrendo um acentuado rebaixamento do seu nível devido à escassez de chuvas na região. Os testes visam garantir que a água fornecida alcance o nível de cloretos (sais) com o mínimo de impacto para os consumidores, dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

Municípios atendidos

Riachão do Jacuípe, Ichu, Candeal, Pé de Serra, Nova Fátima, Gavião, Pintadas, Capela do Alto Alegre, Valente e São Domingos.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 14:03h
Violência Sexual

Geilson lembra casos famosos de violência sexual na Bahia e cobra as punições

 

No ano passado foram registrados 2.549 casos de estupro na Bahia. Em apenas quatro anos, no período de 2012 a 2015, quase 12 mil (exatamente 11.929) pessoas foram vítimas de violência sexual em todo o Estado da Bahia, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.“Faço um apelo à Justiça baiana que acelere as providências que devem ser tomadas nesses casos. Vamos dar exemplo para o Brasil, principalmente quando vemos, mais uma vez, toda a sociedade, homens e mulheres de bem exigindo Justiça para as vítimas desse hediondo crime que é o estupro”, clamou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) em pronunciamento, ontem (30), na Assembleia Legislativa da Bahia.

Nesses últimos quatro anos, dois casos se destacaram nas estatísticas baianas, por serem considerados mais escandalosos: em 2012, integrantes da Banda New Hit foram acusados de estupro coletivo contra duas adolescentes, de 15 e 16 anos, na cidade de Ruy Barbosa. Em maio do ano passado, a juíza Márcia Simões Costa, da Vara Crime de Ruy Barbosa, publicou a sentença condenando os acusados a 11 anos de cadeia, mas até hoje eles estão em liberdade, pois recorreram ao Tribunal de Justiça da Bahia.

O outro caso, em 2014, envolveu nada mais, n...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 13:45h
Feira de Santana

Crianças ganham mais espaço para brincar no Dia B

 

Crianças com espaço para brincar e se divertir. Assim foi o Dia B de muitas escolas municipais hoje, que comemoraram com programações especiais do Dia Mundial do Brincar. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação teve como objetivo incentivar e conscientizar sobre a importância do brincar na infância, mobilizando unidades de ensino e diversos parceiros. No Centro Municipal de Educação Infantil Eduarda Oliveira França, por exemplo, localizada no bairro Conceição II, elas puderam brincar do lado de fora da escola: a rua foi fechada especialmente para o Dia B. “Quisemos proporcionar uma experiência nova para as crianças. Hoje foi a culminância da proposta, mas durante todo o processo de programação, realizamos diversas atividades, contamos com a participação ativa dos pais e responsáveis. Foi muito bom”, relata a diretora da unidade, Ana Karine Passos.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 12:03h
Cultura

Uefs expõe obras em miniaturas sobre paisagens sertanejas

 

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Museu Casa do Sertão, expõe até o dia 15 de julho trabalhos do artesão Edson Duarte Marques da Silva, natural de Riachão do Jacuípe. A mostra intitulada “Paisagens Sertanejas em Miniaturas” retrata aspectos do morar sertanejo cercado pela caatinga. As miniaturas das construções apresentam símbolos das paisagens sertanejas e casas típicas da zona rural, com o desgaste promovido pelo uso e passar dos anos e vestígios das histórias de vida dos moradores. O Museu Casa do Sertão fica localizado no campus da Uefs e as visitas podem ser feitas segunda-feira de 14h15 às 17h e de terça a sexta-feira de 8h15 às 11h30 e das 14h15 às 17h. A entrada é gratuita e para visitação de grupos com mais de cinco pessoas é preciso fazer agendamento prévio através do telefone 75 3161-8099.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 11:54h
Tesouro Nacional

Secretária da Fazenda do Espírito Santo comandará o Tesouro Nacional

 

A secretária de Fazenda do Espírito Santo, Ana Paula Vescovi, deverá substituir Otávio Ladeira, na condução da Secretaria do Tesouro Nacional. Se confirmado o nome, será a primeira mulher a ocupar o cargo no Tesouro Nacional. De acordo com o portal da Secretária de Fazenda do Espírito Santo, Vescovi é economista, mestre em economia do setor público (UNB), especialista em políticas públicas e gestão governamental (ENAP-DF) e mestre em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (EBAP-RJ). Servidora efetiva do governo federal, atuou por dez anos na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, onde foi Secretária Adjunta de Macroeconomia. Entre 2008 e 2011 exerceu no governo do Estado do Espírito Santo a função de Diretora-Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, incumbida da sua reestruturação. De 2011 a 2014 exerceu a assessoria em assuntos de economia do Senador Ricardo Ferraço, no Senado Federal. (Da EBC).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 11:21h
"Não saio, não saio, não saio!"

Cunha diz que seu processo de cassação será anulado

 

Antes mesmo da entrega do relatório pelo deputado Marcos Rogério (DEM-RO) ao Conselho de Ética, o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já afirma que o pedido de cassação de seu mandato será anulado. Em entrevista à rádio CBN nesta manhã, Cunha afirmou que recorrerá à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por seu aliado Osmar Serraglio (PMDB-PR), caso o parecer do relator seja aprovado. Marcos Rogério, que já sinalizou que pedirá a cassação do peemedebista, deve entregar suas conclusões ao colegiado nesta terça-feira.

“Estou confiante de que não tenho nenhuma culpa nos fatos elencados. Eu não menti à CPI. O Conselho é soberano e, em última instância, será o plenário. Se o devido processo legal não estiver sendo respeitado, haverá nulidade”, disse Cunha. Ele afirmou que não tem dúvida de que seu processo será anulado. “Me cabe recurso à Comissão de Constituição e Justiça e eu o farei pelas nulidades presentes no relatório, se ele (o relator) as mantiver. E não tenho dúvida que vai tornar nula toda essa votaç&atild...

Continue lendo »

 
Comente Ler Comentários (2)
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 11:01h
Economia

Bandeira tarifária das contas de luz será verde pelo terceiro mês

 

A bandeira tarifária aplicada nas contas de energia elétrica em junho será a verde, ou seja, não haverá acréscimo de valor para os consumidores. Este é o 3º mês seguido em que a bandeira definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é verde. A decisão foi tomada hoje (31), em reunião extraordinária da diretoria da agência. Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira verde foi possível por causa do resultado positivo do período úmido, que recompôs os reservatórios das hidrelétricas. Além disso, houve o aumento de energia disponível com redução de demanda e a adição de novas usinas ao sistema elétrico do país. Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias, em janeiro de 2015, até fevereiro de 2016, a bandeira se manteve vermelha (com cobrança de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos). Em março, passou para amarela (com taxa de R$ 1,50 a cada 100 kWh) e, em abril e maio, a bandeira foi verde.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 10:32h
Operação "Transfolia"

Operação da PF em Itaberaba cumpre mandados por fraude de R$ 57 milhões

 

A Polícia Federal (PF) cumpre nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Itaberaba,Vitória da Conquista e Itapetinga, na Bahia, na manhã de hoje (31). A operação investiga fraudes de licitações e desvio de recursos públicos relacionados com a contratação de uma empresa para realização de transporte escolar na cidade de Itaberaba. Segundo informações da PF, parte dos mandados será cumprido dentro da prefeitura de Itaberaba.

Ao todo, os prejuízos causados aos cofres públicos podem superar o valor de R$ 57 milhões, entre os anos de 2010 e 2015. As investigações começaram há cerca de um ano e meio, quando foi apurado que os integrantes do esquema direcionavam as licitações para beneficiar uma empresa ligada ao grupo, além de realizar dispensas irregulares através de contratos emergenciais. Intitulada de “Transfolia”, a operação conta com cerca de 40 policiais federais. Todos os mandados foram expedidos pelo Tribunal Federal da Primeira Região, em Brasília. O G1 tentou contato com a prefeitura de Itaberaba, mas até a publicação desta reportagem não obteve êxito. (Do G1).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 10:20h
Governo

Chineses anunciam fábrica de motos em Una, no sul da Bahia

 

A empresa asiática China Yasuna Group está pronta para iniciar, em julho, as obras da Montadora Yasuna Motors do Brasil, a 1ª fábrica de motos da empresa chinesa em território brasileiro. Com recursos da ordem de R$ 62 milhões, o empreendimento será instalado no município de Una, no sul baiano, e deve gerar inicialmente cerca de 300 empregos diretos e 150 indiretos. A previsão de término das obras é de 12 meses. Assim que o empreendimento estiver funcionando, 100 concessionárias devem ser instaladas em diversos municípios do estado, ampliando a capacidade de geração de emprego e renda. Outro compromisso firmado pela empresa é o de garantir capacitação profissional. “Mesmo com a instabilidade econômica pela qual está passando o País, a Bahia continua garantindo a atração de investimentos, que resultam em emprego e renda para os baianos”, destacou o governador Rui Costa após reunião, na tarde desta segunda-feira (30), com representantes da China Yasuna Group.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 10:11h
Centro norte baiano

Irecê completa 83 anos de emancipação política

 

O município de Irecê completa hoje, 83 anos de emancipação política. Foi criado em 2 de agosto de 1926, pela lei 1 896, assinada no Palácio do Governo por Francisco Marques de Góes Calmon, com a denominação de Vila de Irecê. No entanto, por não ter renda suficiente que o caracterizasse como município, foi anexado a Morro do Chapéu, em 8 de Julho de 1931, pelo decreto nº 7 479, assinado no Palácio do Governo, por Arthur Neiva – Bernardino José de Souza. A independência política de Irecê aconteceu de fato a partir do ano de 1933, através do decreto 8 452, de 31 de maio de1933, assinado no Palácio do Governo, por Juracy Magalhães, restaurando o então extinto município. O município é famoso e reconhecido pelo grande potencial agrícola e agropecuário, tendo recebido o título de "Cidade do Feijão" e "Capital Mundial do Feijão" devido às grandes safras colhidas nas décadas de 1980 e 1990.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 09:31h
Eleições 2016

TRE convida partidos para reunião de prestação de contas de campanha nessa quinta

 

Nesta quinta-feira (2/6), a partir das 14h, o Tribunal Eleitoral da Bahia (TRE-BA) receberá os representantes dos diretórios estaduais dos partidos políticos para reunião, quando a Secretaria de Controle Interno e Auditoria do Regional orientará sobre aspectos técnicos acerca da legislação e procedimentos relacionados à arrecadação e os gastos de recursos e a prestação de contas, por partidos políticos e candidatos, nas eleições de 2016. O coordenador de Contas Eleitorais e Partidárias, Geomário Lima, explica que o evento visa dirimir previamente dúvidas de forma que os partidos possam entender e aplicar as disposições contidas na Resolução do TSE nº 23.463/2015, com reflexos na regularidade da arrecadação e nos gastos de campanha; redução do número de diligências para esclarecimentos e complementações; e maior celeridade na análise e julgamento dos processos.

Vale ressaltar, ainda, a importância da divulgação da norma junto aos partidos políticos visto que, além das sanções diretas, o partido político poderá sofrer sanções em decorrência de desaprovação de prestaçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 09:14h
Improbidade administrativa

MP ajuíza ações de improbidade contra prefeito e ex-prefeito de Boninal

 

O Ministério Público estadual ajuizou duas ações civis públicas contra o atual prefeito de Boninal, Vítor Souza Oliveira Paiva (PP), e seu antecessor, Raimundo Eudes de Araújo Paiva (PT), por atos de improbidade administrativa. Segundo a promotoria, eles cometeram irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que geraram danos ao erário. O promotor Marco Aurélio Amado pede à Justiça que condene os acusados pelas sanções previstas na Lei 8.429/1992, entre elas ressarcimento do dano, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos em até oito anos. As ações foram ajuizadas, respectivamente, nos últimos dias 25 e 24 de maio. Vítor Paiva teria frustrado procedimento licitatório, aplicado irregularmente rendas públicas e favorecido patrimonialmente empresa privada ao reajustar, no exercício de 2013, os valores dos serviços prestados pela Cooperativa de Transportes Alternativos Escolar, Consultoria e Serviços Gerais do Estado da Bahia (Coopetraba), contratada sem licitação pelo Poder Executivo. O total pago à cooperativa foi de aproximadamente R$ 875 mil. (Atual gestor Vítor Paiva e seu antecessor, Raimundo Paiva, respectivamente/ Crédito da imagem: Jornal da Chapa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:43h
Feira de Santana

Com proposta de reajuste, rodoviários suspendem a greve

 

Após mais uma rodada de negociações entre os empresários do transporte público e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Feira de Santana, a greve programada para esta terça-feira (31) foi suspensa. Com a proposta de reajuste de 10%, os rodoviários decidiram em assembleia suspender a greve. “Finalmente os empresários apresentaram uma proposta de reajuste seguindo o índice apresentado em Salvador de 10%”, explicou o presidente da entidade, Alberto Nery.

Ainda de acordo com Nery, a luta dos trabalhadores resultou em mais conquistas. “Também conseguimos o reajuste no ticket de alimentação, bem como a redução do desconto em folha de 12% para 10%. É importante deixar claro que encaminhamos as reivindicações desde o último dia 28 de março, e desde então temos discutido e esgotado todas as possibilidades antes de deflagrar a greve”, destacou o presidente.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:41h
Aniversariante do Dia

Radialista Sotero Filho em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:30h
Destaque

David Neto diz que Maurício Carvalho deveria ser ouvido pela Polícia Federal

 
Vereador David Neto (DEM)

Vereador David Neto (DEM)

Quem acompanhou a participação da bancada governista ontem (30) na Câmara Municipal de Feira de Santana, quando o secretário de Meio Ambiente Maurício Carvalho foi esclarecer sobre as nascentes das lagoas Prato Raso, do Geladinho e Subaé, viu que os discursos foram mais contundentes que os vereadores da oposição. Destaque para Pablo Roberto (PHS), Wellington Andrade (PSDB), Correia Zezito (PSL), Marcos Lima (PRP) e David Neto (DEM) que chegou a dizer que o secretário deveria estar sendo ouvido pela Polícia Federal e não pelo Legislativo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:27h
Prefeitura de Feira de Santana

Despesa do Município com pessoal chega a 50,08% da receita líquida

 

O secretário da Fazenda Expedito Eloy (foto), ao falar das metas fiscais para o 1º quadrimestre de 2016, ontem à tarde na Câmara Municipal de Feira de Santana, disse que a Prefeitura gasta com pessoal 50,08%, quando o limite prudencial é de 51,30% e o limite legal é de 54%. O vereador Wellington Andrade (PSDB), que é membro da Comissão de Finanças e Orçamento, parabenizou Governo Municipal e disse que esse conforto é fruto de uma administração séria e competente.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:25h
Participação popular zero

Audiência Pública na Câmara Municipal conta com apenas cinco vereadores

 

A Audiência Pública convocada pela Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Carlito do Peixe, ontem à tarde, contou com apenas cinco dos 21 vereadores. O próprio Carlito do Peixe, mais os membros Edvaldo Lima e Wellington Andrade e os vereadores Beldes Ramos e José Carneiro. Coube ao secretário da Fazenda Expedito Eloy fazer a explanação da saúde financeira do Município. Quanto à participação popular, como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal, foi zero. Faltou mobilização como manda a lei. Ou não há interesse. (Foto: Momento quando era realizada a Audência Pública)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:23h
Redução de despesas

Oposição pede para acabar secretarias e shows em inaugurações

 

Apesar de ter apenas dois vereadores ontem na Audiência Pública que tratou das metas fiscais do 1º quadrimestre, Edvaldo Lima (PP-foto) e Beldes Ramos (PT) não deram trégua ao secretário da Fazenda Expedito Eloy. Edvaldo Lima, que é vice-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, pediu o fim das secretarias de Gestão, Relações Interinstitucionais e de Governo, mais as Agências Reguladoras. Já Beldes Ramos sugeriu que o governo reveja os gastos com shows em inaugurações e reduza o número de imóveis alugados. Expedito Eloy disse que iria levar as sugestões ao prefeito José Ronaldo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:22h
Transporte coletivo

Alberto Nery lamenta que governo não tenha intermediado o entendimento

 

O vereador Alberto Nery (PT) voltou a chamar a atenção para a greve dos rodoviários do transporte coletivo de Feira de Santana, prevista para começar hoje, 00h. Afirmou que não faltou diálogo por parte dos trabalhadores e lamentou que o Governo Municipal, diferente do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), nunca tenha ajudado na busca do entendimento. O vereador Marco Lima (PRP) chegou a pedir paciência e que o entendimento fosse prolongado. Não teve sucesso.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:20h
Feira de Santana

IPTU representa apenas 5% da receita do orçamento do Município

 

O secretário da Fazenda Expedito Eloy, na Audiência Pública realizada ontem na Câmara Municipal, quando falava sobre a arrecadação do IPTU em Feira de Santana, fez questão de dizer que o tributo representa menos de 5% da receita do orçamento, hoje próximo de R$ 1,1 bilhão. O que faltou dizer é que esse recurso tem mobilidade contábil e pode ser gasto em qualquer atividade do governo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:17h
Corrupção

José Carneiro: "Confesso que não tenho esperança em dias melhores"

 

Para o vereador José Carneiro (PSDB), as constantes divulgações de parlamentares envolvidos em corrupção, principalmente na Operação Lava Jato, só entristecem o povo brasileiro. “Confesso que não tenho esperança em dias melhores”, desabafou.

 
Comente Ler Comentário (1)
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:14h
Câmara de Feira de Santana

Contra direito de resposta, Carlito do Peixe deixa o plenário

 
Vereador Carlito do Peixe (DEM)

Vereador Carlito do Peixe (DEM)

Ontem, quando o líder sindical dos agentes de endemias Roberto Carvalho usava a tribuna do Legislativo feirense para responder aos vereadores José Carneiro (PSDB) e Isaías de Diogo (PSC), o vereador de vários mandatos Carlito do Peixe (DEM) não se conteve. Em protesto, deixou o plenário e lá fora disse: “Em meus 22 anos de vereador nunca vi uma coisa dessa. Direito de resposta a um cidadão porque um vereador falou alguma coisa dele. O plenário é do vereador e sua fala é inviolável”.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:13h
Dia Mundial do Meio Ambiente

Feira de Santana terá semana de Meio Ambiente

 

Acontece entre os dias 1º e 5 de junho, em Feira de Santana a Semana de Meio Ambiente. Haverá palestras e plantio de árvores, dentre outras atividades. É que no dia 5 se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
 

 
Comente Ler Comentário (1)
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:09h
Licenças

Mauricio Carvalho: "Atacadão está legalizado desde 2015"

 

O secretário de Meio Ambiente Maurício Carvalho (foto), gastou 25 minutos para falar sobre as possíveis licenças ambientais para construção civis nas nascentes das lagoas do Prato Raso e Geladinho, ontem pela manhã, e disse que não existem. Já sobre a Lagoa Subaé foi taxativo: “Desde novembro de 2015 existem as licenças ambiental e de construção na área onde está sendo construído o Atacadão. Quanto à distância da nascente é de 173m, quando o Código Nacional Florestal diz que tem que ser 30m”, argumentou Maurício Carvalho. O secretário também informou que todo o processo administrativo da concessão da obra foi encaminhado ao Ministério Público Estadual e ao Inema, para dirimir qualquer dúvida. Boa parte dos vereadores demonstrou insatisfação com as declarações de Maurício Carvalho.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:07h
Câmara Municipal de Feira de Santana

Secretários Carlos Brito e José Pinheiro podem ser convocados

 

A convocação dos secretários de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, e de Planejamento, Carlos Brito, pela Câmara Municipal de Feira de Santana não está descartada. As invasões nas lagoas e as suspeitas de liberação de licenças para construções ilegais estariam na mira de investigação do Legislativo. (Foto ilustração: Carlos Brito e José Pinheiro)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:05h
Área ambiental?

Ronny: "Atacadão só foi notificado sobre cascalho depois de denúncia da Câmara"

 
Vereador Reinaldo Miranda (PSDB)

Vereador Reinaldo Miranda (PSDB)

Quando o secretário Maurício Carvalho anunciava que o Atacadão já tinha sido notificado desde o dia 25 de maio para dizer onde está retirando o cascalho que está sendo colocado na área da Lagoa Subaé, para construção de um empreendimento comercial, foi interrompido pelo presidente Ronny: “Só está sendo notificado depois que a Câmara Municipal foi ao local”. Foi um silencio só, afinal é verdade.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:02h
Meio Ambiente

Pablo Roberto: "Ainda hoje formularei denúncia junto ao MPE e OAB"

 

Não conformado com as declarações do secretário de Meio Ambiente Maurício Carvalho, sobre construções em áreas próximo a nascentes de lagoas, o vereador governista Pablo Roberto (PHS-foto) disse que vai dar entrada junto à OAB e Ministério Público Estadual em denúncia contra a obra do Atacadão, que segundo ele está sendo feita na nascente da lagoa Subaé.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 06:00h
Câmara Municipal

Maurício Carvalho não perdeu o hábito, sempre colegas vereadores

 

O secretário de Meio Ambiente Maurício Carvalho por várias vezes se dirigiu aos vereadores chamando-os de “colegas”, ontem pela manhã, na Câmara Municipal de Feira de Santana. Talvez por ter passado pelo Legislativo em quatro oportunidades não perdeu o hábito. Só lembrando, Maurício Carvalho está secretário pela quarta vez. Antes foi secretário de Serviços Públicos, de Cultura, Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Social. E agora Meio Ambiente.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 05:54h
Câmara Municipal de Feira de Santana

Valdomiro Silva prestigia falação de colega Mauricio Carvalho

 

O secretário de Comunicação que também é servidor da Câmara Municipal de Feira de Santana Valdomiro Silva (foto) esteve ontem pela manhã no legislativo. Veio prestigiar a falação do colega Mauricio Carvalho que é secretário de Meio Ambiente.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 05:46h
Câmara de Feira de Santana

Vereadora Eremita Araújo deixa a vice-liderança do PSDB

 

A liderança do PSDB na Câmara Municipal de Feira de Santana está com nova composição. Wellington Andrade continua à frente da legenda, mas a vaga de vice que antes era da vereadora Eremita Araújo (foto), passou para José Carneiro Rocha. A decisão foi de comum acordo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 05:43h
Feira de Santana

Eli Ribeiro defende mais políticas públicas no combate ao abuso sexual

 

Após os recentes acontecimentos envolvendo violência contra a mulher, em especial menores, o vereador Eli Ribeiro (PRB-foto) foi à tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana e defendeu mais políticas públicas e investimentos em educação. Aproveitou para mostrar números de abuso contra menor e violência à mulher na cidade, coletados junto à Delegacia da Mulher (DEAM)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 05:40h
Eleições 2016

Carlos Germano e sua base parlamentar em São Gonçalo dos Campos

 

O pré-candidato a prefeito da cidade de São Gonçalo dos Campos Carlos Germano (PP) está abrindo uma verdadeira frente de apoio parlamentar na cidade. Para deputado estadual conta com Carlos Geilson (PSDB), Zé Neto (PT) e Alex Piatã (PSD). Já para deputado federal, Fernando Torres (PSD), Benito Gama (PTB) e Roberto Brito (PP).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.05.2016 05:34h
Folha de São Paulo

Os cincos principais pontos das festas juninas no Nordeste

 

A Folha de São Paulo divulgou no seu caderno de turismo, na semana passada, os principais pontos das festas juninas que vão agitar o Nordeste. Destaque para Salvador (BA), São Luiz (MA), Mossoró (RN), Caruaru (PE) e Campina Grande (PB). Bem que Feira de Santana e Senhor do Bonfim poderiam trabalhar para entrar nessa lista, até pela tradição.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
 
BAN CAF CULTURA
 
REVISTAS DIFEL
 
REVISTAS DIFEL
 
SESSES ITINERANTES
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2017

2016

2015

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia