Bahia na Política por Jair Onofre
 
 

 
 
 

Você votaria nos parlamentares atuais em uma reeleição em 2018?



Parcial
 
 

Entrevista: José Edvaldo Rocha Rotondano

O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, visitou sexta-feira (7), a cidade de Santo Estevão Antonio Cardoso. Foi assinar convenio junto a Prefeituras Municipais para viabilizar a estrutura para que os municípios realize o cadastramento biométrico eleitoral. Minutos antes da solenidade que ocorreu na Câmara Municipal de Antonio Cardoso, o magistrado conversou um pouco com a imprensa presente, puxado pelo site Bahia na Política:

Bahia na Política: Presidente inicialmente, saber do senhor o que lhe traz aqui a cidade de Antônio Cardoso?

Presidente do TRE: Hoje um convênio, um termo de parceria técnica de cooperação técnica a ser assinado entre a prefeitura de Antônio Cardoso e o Tribunal Regional Eleitoral para viabilizar, para incrementar e para alcançar o objetivo do município, do TRE, aliás, que é biometrizar todo eleitorado de Antônio Cardoso e para isso nós contamos com o apoio da prefeitura no sentido de auxiliar o TRE com o pessoal de apoio com espaço e com imóveis dentre outras coisas.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 17:22h
Câmara Federal

Projeto inclui Ulysses Guimarães entre Heróis da Pátria

 

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6259/16, do Executivo, que propõe incluir o nome de Ulysses Guimarães no Livro dos Heróis da Pátria, documento que registra personagens significativos para a história do país. (foto ilustração)

O político foi um dos mais ativos defensores da campanha “Diretas Já”. Eleito Deputado Federal por 11 legislaturas, foi presidente da Câmara dos Deputados em três ocasiões, além de ter comandado a Assembleia Nacional Constituinte, onde se destacou como figura fundamental na promulgação da Constituição de 1988, chamada por ele de “constituição cidadã”.

“A par de sua marcante atuação política e como grande defensor dos valores democráticos e da pluralidade, Ulysses Guimarães se revelou, ainda, um símbolo aguerrido e batalhador do povo brasileiro, incansável na luta pela garantia dos direitos individuais e sociais”, argumenta o texto do Executivo. Ulysses Guimarães completaria 100 anos no dia 06 de outubro 2016.

Tramitação

O projeto tramita com prioridade e ser&a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 16:33h
Desemprego

Brasil tem 13,5 milhões sem emprego

 

O desemprego subiu para 13,2% no trimestre de dezembro a fevereiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua. A alta em relação ao trimestre anterior é de 1,3 ponto percentual e de 3 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre do ano passado. De acordo com o IBGE, essa foi a maior taxa de desocupação da série histórica, iniciada em 2002.

No trimestre de dezembro a fevereiro, o Brasil tinha 13,5 milhões de desempregados - crescimento de 11,7% (1,4 milhão de pessoas a mais) frente ao trimestre encerrado em novembro de 2016 e 30,6% (mais 3,2 milhões de pessoas em busca de trabalho) em relação a igual trimestre de 2016. Segundo o IBGE, a menor desocupação foi registrada no trimestre encerrado em fevereiro de 2014, quando havia 6,6 milhões de desempregados, ou seja, esse número mais que dobrou em três anos.

Já a população ocupada também bateu recorde - é o menor da série histórica. No trimestre encerrado em fevereiro, eram 89,3 milhões de pessoas no mercado de trabalho. O recuo se deu tanto em relação ao trimestre terminado em novembro de 2016 (-1%, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 16:33h
Lucrou um milhão

Cerveró lucra 1 milhão vendendo imóvel comprado com dinheiro sujo

 

Desde a sua gênese, em 2014, a Operação Lava Jato estabeleceu uma meta: recuperar 5,5 bilhões de reais surrupiados dos cofres da Petrobras por meio de multas e devoluções dos próprios operadores do propinoduto. Há duas semanas, mais uma contribuição foi dada a esse processo, por assim dizer, civilizatório. Diretor internacional da empresa entre 2003 e 2008, cargo em que comandou um esquema gigantesco de propina, o notório Nestor Cerveró (foto) pagou 6 milhões de reais como parte do ressarcimento previsto no acordo de delação premiada homologado pelo Supremo Tribunal Federal. Ficou no ar a dúvida: de onde Cerveró, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro e há três anos sem trabalhar, tirou recursos para pagar a multa? Resposta: ele vendeu por 7 milhões de reais um apartamento comprado assumidamente com dinheiro sujo. Resumindo, ainda saiu do negócio com 1 milhão no bolso. (veja.com)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 16:26h
Senhor do Bomfim - Bahia

Município de Senhor do Bonfim recebe Rally Transbahia

 

O município de Senhor do Bonfim será a capital off-road do Brasil para receber neste sábado (1) e domingo (2), a sétima edição do Rally TransBahia. A prova de motos, que é válida pelo Campeonato Brasileiro de Regularidade, deve reunir 150 pilotos de 14 estados brasileiros que percorrerão cerca de 300 quilômetros de trilhas. A prova para carros, UTVs e quadriciclos será realizada entre os dias 1 e 3 de junho. (foto ilustração)

Realizado pela Federação Baiana de Motociclismo (FBM), o Rally Transbahia conta com a supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), e tem o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre).

A prova tem largada no sábado (1), a partir das 8h, na Praça do Forró, em Senhor do Bonfim. Durante o percurso, os pilotos vão passar pelos municípios de Jaguarari e Campo Formoso, até a linha de chegada, no domingo (2), no mesmo local da partida. (Ascom/Sudesb)

 
Comente Sem Comentários
 
 

Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 16:19h
Candeias - Bahia

Prefeito e dirigentes da FIEB inspecionam obras do SESI e anunciam nova unidade do SESI

 

O prefeito de Candeias, Dr. Pitagoras Ibiapina recebeu a visita do superintendente da FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), Rodrigo Alves, o superintendente do SENAI na Bahia, Luiz Alberto Breda Mascarenhas, o superintendente do SESI, Armando Costa Neto, e a diretora da Escola do Sesi, Camila Neves, em visita às obras de implantação da Escola Senai em Candeias. A obra começou a ser realizada no bairro do Ouro Negro, e a visita foi para acompanhar e verificar de perto o andamento dos trabalhos. (foto ilustração)

A construção da escola Senai já está acontecendo em uma área de 6.000 metros quadrados. O local fica em frente ao Fórum da Cidade de Candeias. A unidade terá capacidade de receber quase 900 alunos para formação profissionalizantes em todos os turnos e já deverá estar funcionamento no início de 2018.(ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 16:18h
CNI

Pesquisa considera que Temer tem 55% de reprovação no governo

 

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (31) mostra avaliação do governo do presidente da República, Michel Temer (PMDB). 10% dos entrevistados acham ótima ou boa a administração, enquanto 31% a consideram regular e outros 55% analisaram como péssima ou ruim. Apenas 4% se abstiveram de responder.  

Além disso, a maneira de governar foi desaprovada por mais de 70%, chegando a quase 80% o número dos que não confiam no presidente. São pessimistas também as considerações de comparação com o governo Dilma e as perspectivas em relação ao "restante do governo". As informações memoráveis do governo, prevalecem as desfavoráveis, das quais impera as que envolvem a reforma da Previdência. As atuações relativas à impostos e taxas de juros batem record de rejeição.

O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 16 e 19 de março e ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa divulgada nesta quarta, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se leva...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 16:06h
Impasse

Terceirização de atividade-fim deve ser decidida no STF, diz presidente do Tribunal

 

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra, disse nessa sexta (31) que a regulamentação da terceirização da atividade-fim de empresas deve ser decidida no Supremo Tribunal Federal (STF). “Nós temos dois projetos que tratam da mesma matéria. Se os dois conseguirem ser aprovados você pode sim criar uma lei que assimile as vantagens de cada um. Acho que a questão vai acabar sendo resolvida pelo próprio STF”, disse.

No dia 22 de março, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que trata da terceirização para qualquer tipo de atividade de empresas privadas e do setor público. Mas também está em tramitação no Senado Federal uma alternativa ao projeto de lei aprovado pelos deputados. A aprovação do projeto pelos deputados ocorreu sob forte protesto de representantes de centrais sindicais e de parlamentares da oposição, que tentaram sem sucesso obstruir a votação. Como o projeto já tinha sido analisado pelo Senado, o texto aprovado pelo plenário seguiu direto para a sanção presidencial.

Ives Gandra participou hoje, em Brasília, do 9º Encontro Interempresarial de Jurídico Trabalhista, em que especialistas e representantes...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 15:44h
Contra violência

Estrutura da rede de proteção e atenção à mulher é destacada por dirigente de instituição

 

Segundo Maria Luiza Coelho, coordenadora do Centro de Referência Maria Quitéria, um dos órgãos que formam a rede de atenção e proteção à mulher vitimada pela violência doméstica, a cadeia está bem estruturada em Feira de Santana. Os outros órgão que compõem são a Delegacia Especializada da Mulher, CRAS, Casa Abrigo - que recebe mulheres em situação de risco de vida, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado, Vara da Violência Contra a Mulher e a Ronda Maria da Penha, por meio da Polícia Militar.

O atendimento encoraja mulheres a quebrar o ciclo de violência. No CRMQ, diz Maria Luiza Coelho, as mulheres se fortalecem para que tenham autonomia sobre suas decisões, embora nem sempre queiram denunciar os agressores. “Os laços afetivos são problemas a serem superados”, comenta. No ano passado, 12 mulheres foram assassinadas em Feira de Santana.

Para que se quebre o ciclo de violência impostos por maridos e companheiros, a mulher deve procurar ajuda num dos órgãos da rede. Os números 190, da PM, e o 180, nacional de combate a este problema, recebem as denúncias, mesmo que anônimas. (Informações: Ascom-FSA)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 14:47h
Esclarecimento

Empresa retifica informações sobre aluguel em Novo Horizonte

 

Em resposta à matéria intitulada "Embasa aluga casa em Novo Horizonte e vai pagar R$ 72 mil", postada no site (29/03), a Embasa esclarece que, conforme contrato nº 460011678, o aluguel do imóvel no qual funciona o escritório da empresa no município de Novo Horizonte foi firmado durante um período de 12 anos, pelo valor mensal de R$ 500,00. Ou seja, o valor por cada anos de aluguel totaliza-se em R$ 6 mil. Tá explicado...

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 13:04h
Caravelas - Bahia

Ex-prefeito de Caravelas é multado em R$7 mil por gastos com festas

 

O ex-prefeito de Caravelas, Jadson Silva Ruas (foto), foi multado em R$7 mil por irregularidades em contratações feitas no exercício de 2013 para a realização dos festejos de réveillon, carnaval e da festa do evangelho. Das 11 irregularidades apontadas no termo de ocorrência, os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios julgaram pela procedência de seis.

O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, considerou irrazoável o gasto de R$1.482.412,97 com a realização de festas nos meses de janeiro, fevereiro e agosto, já que não houve a comprovação dos benefícios gerados à economia do município.

Também foram identificadas a ausência de comprovação da exclusividade entre a empresa Target Comunicações & Eventos e as atrações musicais que se apresentaram nos eventos festivos e a não publicação dos processos licitatórios em jornal de grande circulação e de processos de dispensa na imprensa oficial. Cabe recurso da decisão. (TCM/BA

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 11:51h
Insuficiente

Reajuste permitido pelo Governo no preço de medicamentos não agrada Industria Farmacéutica

 

O governo federal autorizou um reajuste anual entre 1,36% a 4,76% no preço dos remédios. O aumento que passa a valer a partir de hoje, está publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (31), em resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

No entanto, por meio de nota, o Sindicato da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma) informou que os índices de reajuste não repõem a inflação passada, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no acumulado de 12 meses, de março de 2016 a fevereiro deste ano. “Do ponto de vista da indústria farmacêutica, mais uma vez os índices são insuficientes para repor os custos crescentes do setor nos últimos anos”, pontua.

Segundo o Sindusfarma, o reajuste anual de preços fixado pelo governo poderá ser aplicado em cerca de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro. (Informações: Agência Brasil / Foto: Arquivo EBC) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 11:35h
Feira de Santana

Cerimônia marca posse de Pablo Roberto com novo titular da SEPREV

 

O Assistente Social e ex-vereador Pablo Roberto assume na próxima segunda-feira (03) a Secretaria Municipal de Prevenção a Violência (SEPREV) de Feira de Santana. O prefeito José Ronaldo (DEM) deu posse ao novo secretário em solenidade na sede da secretaria. O evento contou com a participação de diversos vereadores, deputado, secretários e demais autoridades.

Apresentado oficialmente pelo prefeito na manhã desta sexta-feira (31), Pablo sucederá o atual comandante da pasta, o delegado da Polícia Civil Mauro de Oliveira Morais. Durante a cerimônia, o novo secretário agradeceu ao prefeito José Ronaldo e parabenizou a atuação de Mauro Morais. Afirmou que as ações e projetos traçados pelo órgão serão mantidos, continuados e ampliados. Grato pela oportunidade, Pablo garante liderar o processo de construção da política de prevenção à violência na cidade, defendo ainda a integração entre a secretaria, as polícias Civil e Militar e a comunidade.

O novo secretário é ex-vereador eleito com a expressiva votação de 7.592 votos nas eleições para vereança de 2012, foi comissário voluntário da...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 11:13h
Providências

TCM convoca gestores omissos a prestarem contas

 

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), publicou nesta sexta-feira (31) edital convocando prefeitos e ex-prefeitos, dirigentes e ex-dirigentes de câmara de vereadores e de entidades municipais descentralizadas a prestarem suas contas referentes aos meses de novembro e dezembro – que ainda estão em aberto -, e, nos casos das prefeituras, advertindo de que as contas anuais referentes a 2016 devem ser encaminhadas, através do sistema e-TCM, até a meia noite desta sexta-feira para as câmaras municipais, onde ficarão em disponibilidade pública.

A medida foi tomada porque 185 prefeituras, 30 câmaras municipais e 29 entidades descentralizadas de municípios não cumpriram a obrigação de prestar contas, enviar os dados e apresentar os documentos ao TCM, através do sistema eletrônico e-TCM e do SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Auditoria.

A omissão dos gestores municipais de prestar contas dos recursos públicos utilizados – como exige a Constituição Federal – poderá acarretar graves punições administrativas, como aplicação de multas, exigências de ressarcimentos aos cofres municipais e rejeição de contas. E também medidas judiciais, como ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 10:24h
Construção

Gestores se preparam para as eleições do Colegiado Escolar

 

Os gestores, funcionários, professores e estudantes das escolas estaduais da capital e do interior, além dos familiares, estão sendo envolvidos em diferentes atividades preparatórias para a eleição do Colegiado Escolar, que é promovida pela Secretaria da Educação do Estado para fortalecer a gestão democrática e participativa nas escolas.

O pleito ocorrerá no período de 8 a 12 de maio em todas as unidades. Nesta semana, gestores das escolas da área do Núcleo Territorial de Educação de Santo Antônio de Jesus (NTE 21), no Recôncavo, passaram por uma formação no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, para discutir os procedimentos necessários para o pleito.

O Colegiado Escolar é composto pelo diretor da escola e representantes de professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis, e tem a função de promover a participação e o acompanhamento das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola. (Informações: Educação - Ba / Foto:Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 10:21h
Salvador

Prefeito considera a manifestação como baderna organizada

 

Aliado do presidente Michel Temer (PMDB), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), condenou os atos que ocorrem nesta sexta-feira (31) em diversos pontos da cidade, em protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência. O democrata vê as manifestações “com muita preocupação” devido ao “viés político” dos organizadores.

“Eu sou a favor das manifestações, eu defendo a democracia, a liberdade das pessoas reivindicarem, só que, o que está acontecendo não é manifestação. O que está acontecendo é uma baderna organizada por alguns que querem ganhar dinheiro”, acusou o prefeito, declarando ainda que a prefeitura vai agir com rigor para coibir os protestos. “Estamos avaliando tudo o que está por trás, primeiro para denunciar a motivação, e depois para agir com a devida capacidade de garantir a ordem na cidade”.

Na manhã desta sexta, foram registrados o trânsito foi impactado em diversas regiões, tanto nas proximidades do Shopping da Bahia quanto no Centro Antigo. (Informações: Bahia.ba/ Foto: Rodrigo Daniel)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 10:11h
ACM Neto anuncia

Tia Eron deverá retornar para a Secretaria de Combate a Pobreza

 

A deputada federal Tia Eron (PRB) vai voltar a assumir a Secretaria de Promoção da Igualdade e Combate à Pobreza (Semps) depois de ficar fora da gestão municipal por quase dois meses para exercer o mandato. A informação foi confirmada pelo prefeito ACM Neto durante entrevista coletiva ontem (30). Tia Eron havia se licenciado do cargo na gestão municipal para participar da votação para presidência da Câmara, que aconteceu no dia 2 de fevereiro. Ela foi exonerada no dia anterior à eleição e, durante a sua ausência, Átila Brandão Junior assumiu como titular da pasta municipal. (BN)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 09:53h
Feira de Santana

Sindicatos e associações de trabalhadores protestam contra a reforma previdenciária

 

Na manhã desta sexta (31), por volta das 9h, já era volumosa a reunião de manifestantes em frente á Prefeitura de Feira de Santana. Portavam faixas e cartazes com dizeres contra a reforma da Previdência e o projeto de lei que autoriza o trabalho terceirizado de forma irrestrita para qualquer tipo de atividade.

Entidades sindicais e associações de trabalhadores como a APLB, Sindacs, Sindicado dos Bancários, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Sindicato dos Comerciários, dentre outros, representaram na cidade o Dia Nacional de Mobilização que havia sido marcado para esta data. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 09:39h
Reconhecimento

Premiação valoriza pesquisadoras e cientistas baianas

 

Seis pesquisadoras são as vencedoras da primeira edição do prêmio ‘Bahia pela diversidade – Mulheres nas Ciências’, que foi realizado nesta quinta-feira (30), no Museu de Arte da Bahia, em Salvador. O prêmio, que valoriza a participação de mulheres em áreas da ciência ainda de predominância masculina, como as engenharias e ciências biológicas, tem como objetivo dar reconhecimento ao trabalho de cientistas que contribuem para o desenvolvimento da pesquisa e tecnologia no estado.

As vencedoras foram escolhidas por meio de consulta pública, realizada através do site da Fapesb. Além do troféu, elas receberam uma premiação em dinheiro nos valores de R$ 15 mil para duas pesquisadoras com pelo menos oito anos de experiência e R$ 5 mil para as quatro mais jovens. O prêmio é resultado de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A iniciativa tem como objetivo promover a diversidade no campo cientifico. 

De acordo com o presidente interino da Fapesb, Lázaro Cunha, as próximas edições ter&atild...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 09:38h
Juazeiro - Bahia

Hospital Regional realiza prova com candidatos portadores de necessidades especiais

 

A direção do Hospital Regional de Juazeiro está convocando os candidatos Portadores de Necessidades Especiais para realização das provas objetiva e subjetiva que serão realizadas na próxima segunda-feira, 03 de Abril, a partir das 08:00h, no auditório do Hospital Regional. (foto ilustração)

Os nomes dos candidatos aos cargos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Auxiliar Administrativo e Agente Administrativo, assim como o dia e horário da provas constam na lista abaixo: Lista PNE. (Assessoria de Imprensa HRJ)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 09:02h
Estacionamento da Prefeitura

Feira em Flores traz mais de 200 espécies de plantas

 

Com uma variedade de mais de 200 espécies de plantas de pequeno, médio e grande portes, a Feira em Flores de Holambra volta a Feira de Santana em sua quinta edição. A mostra aberta ao público para comercialização e orientação técnica, quinta-feira (30), prossegue até o próximo dia 9, no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas. A comercialização de plantas estão sendo realizada ininterruptamente, inclusive sábados e domingos, das 8 às 19hs.

Quem for à Feira em Flores poderá ver e adquirir uma infinidade de plantas, dentre flores de diversas espécies, algumas raras, outras pouco conhecidas na região. Além disso também estão à disposição plantas ornamentais, para jardins, cactos, trepadeiras, exóticas e algumas de grandes portes, inclusive da família das palmeiras. Dentre as frutíferas estão pés de uva, de figo, goiaba, romã e jabuticaba. Os bonsais também são outro atrativo, com algumas espécies de árvores frutíferas em miniatura e já produzindo. O coordenador da Feira em Flores, Patrício Barreiros, explica que no local também estão sendo comercializados substratos para orquíd...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 08:23h
Nossa opinião

Não há avanço sem centro acadêmico, aeroporto, centro de convenções e rede hoteleira

 

Vi com entusiasmo a determinação da Agência Nacional de Aviação Aérea (ANAC), limitando o número de voos em 117 semanais na cidade Porto Seguro, em razão da operadora Sinart não ter apresentado um plano de exploração aérea. Não pela atitude da ANAC, mas pela pujança do município com seu maior atrativo econômico que é o turismo e com isso permitir que o número de voos seja bem maior que o estabelecido pela agência. Quero, sonho e desejo que o nosso Aeroporto João Durval um dia possa atender um número igual ou maior de aeronaves da cidade de Porto Seguro. Primeiro porque temos estrutura, capacidade técnica e densidade territorial e habitacional, além de um comércio e uma indústria fortes. Mas o que falta? Falta os poderes constituídos discutirem um plano em comum que possa viabilizar o funcionamento desse equipamento aéreo. Uma cidade que não tem centros acadêmicos, bons hotéis, centro de convenções e um aeroporto, está difícil o seu crescimento econômico. É preciso investir no turismo rural e de comércio, mas existem pilares de infraestrutura que passam por esses quatro itens mencionados e que apenas a rede hoteleira e a área acadêmica, podemos dizer que estão a contento. O...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 08:21h
Feira de Santana

Câmara aprova parecer que acrescenta Assistência Social na Comissão de Saúde e Desporto

 

Noticiamos ontem que a Comissão Permanente de Saúde e Desporto da Câmara Municipal de Feira de Santana foi aprovada com outra denominação – Saúde, Assistência Social e Desporto. Na verdade, houve pedido de vistas ao projeto de autoria do vereador Cadmiel Pereira (PSC) por cinco sessões, pelo vereador Alberto Nery (PT). Foi aprovado o parecer. Feito o registro.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 08:18h
Colbert Filho

Prefeito José Ronaldo atende no gabinete do vice-prefeito

 

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), que tem demonstrado entrosamento com seu vice, Colbert Filho (PMDB), quarta-feira deu mais uma demonstração. Atendeu secretários e lideranças políticas no gabinete de Colbert, que fica no prédio do CEAF.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 08:16h
Câmara Municipal e APLB

José Carneiro e Marlede Oliveira em contato constante

 

Nesses últimos dias de embates entre Governo Municipal e APLB de Feira de Santana, em razão da paralização de 10 dias que acabou durando quase 20 dias, o líder do governo na Câmara, vereador José Carneiro, tem tido encontro com a presidente da entidade, Marlede Oliveira quase que diariamente. A última vez, quarta-feira (29), tiveram que ter uma conversa urgente e o encontro teve que ser em um restaurante. Onde José Carneiro jantava.(Foto ilustração: José Carneiro e Marlede Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 08:07h
Aniversariante do Dia

Vereador Alberto Nery em festa hoje, em Feira de Santana

 

Completa hoje mais um ano de vida o sindicalista e vereador, Alberto Nery (PT-foto). Já no segundo mandato na Câmara Municipal de Feira de Santana, Nery é o líder da oposição e Corregedor da Câmara Municipal.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 08:04h
Coincidência

Geilson cobra vacina da febre amarela e quatro macacos são encontrados mortos com o sintoma

 

Na terça-feira (27) o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB-foto), em discurso na Assembleia Legislativa da Bahia, cobrou do Governo do Estado a distribuição da vacina contra a febre amarela em todo estado. Na quarta-feira foi divulgado que quatro macacos foram mortos por causa da doença, em Salvador.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 08:03h
Eleições 2018

Grupo de José Ronaldo pode ficar mais uma vez sem deputado federal

 

Se confirmada a possibilidade de quatro nomes para deputado federal no grupo do prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho (DEM) – Zé Chico (DEM), Ronny (PHS), Paulo Aquino (SDD) e Sérgio Carneiro (PV) – segundo observadores, pode não eleger nenhum em 2018. Em 2014 foram os nomes de Colbert Filho e Zé Chico. O grupo ficou sem um nome na Câmara Federal.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 08:01h
Feira de Santana

Prefeitura poderia criar pequenos conjuntos habitacionais

 

A exemplo da Prefeitura de Salvador, bem que a Prefeitura de Feira de Santana deveria fazer pequenos projetos habitacionais junto ao Governo Federal, dentro do programa Minha Casa Minha Vida, para a população de baixa renda. Tudo é feito junto ao Ministério das Cidades e a construção é de 80 a 100 apartamentos. Esses pequenos conjuntos evitam a criação de bolsões de pobreza, além de possibilitar uma assistência social mais eficiente. Já a elaboração do projeto pelo Governo Municipal, doação da área e acompanhamento através dos seus técnicos, diminuem os custos e permitem um acompanhamento mais de perto.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 07:59h
Nova lei

Político poderá ser diretor ou gerente de emissoras de radiodifusão

 

A nova lei da radiodifusão, publicada recentemente pelo presidente Michel Temer, permite a regularização das concessões vencidas e possibilita a essas emissoras normalizar sua situação no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Outra novidade foi o veto do presidente ao artigo que proibia políticos ou pessoas no gozo de imunidade parlamentar ou de foro especial, ou seja, exercerem a função de diretor ou gerente de concessionária ou permissionária do setor. (AE)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 07:58h
Descompasso

Bancada da oposição precisa afinar o tom na Assembleia Legislativa

 

A bancada da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Liderada por Lomanto Júnior (PMDB) precisa falar a mesma língua no plenário. O pior é que até na reunião da bancada, liderada por Lomanto Júnior (PMDB), só tem aparecido uma meia dúzia de deputados. O conselho é afinar o tom.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 07:55h
Indústria da carne

40% da carne bovina vendida na Bahia têm origem clandestina

 

Uma notícia ruim no meio agropecuário foi divulgada ontem pelo Sindicato da Industria de Carne e Derivados do Estado da Bahia (Sincar). 40% da carne da Bahia que chega ao consumidor têm origem clandestina. Já a ADAB, que é referência nacional e trata do serviço de inspeção sanitária animal, diz que a carne pode ser consumida sem riscos de contaminação. Mas que essa afirmação só pode ser atestada com o selo de qualidade, que deve estar presente em todos os produtos comercializados. A Bahia consome 230 mil cabeças de gado por mês.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 07:54h
Congresso Nacional

Corte do Governo Federal atingirá R$ 10,5 bilhões de emendas parlamentares

 

No contingenciamento proposto pelo Governo Federal, de R$ 42,1 bilhões de despesas, R$ 10,5 bilhões foram do PAC e R$ 10,9 bilhões de emendas parlamentares. Os demais R$ 20,1 bilhões serão em demais órgãos do executivo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 07:51h
Presente que recebe

Jonga Bacelar lamenta vaias da CUT e APLB por ter votado na terceirização

 

O deputado federal Jonga Bacelar (PR-foto), que foi vaiado recentemente ao lado do governador Rui Costa em um evento no interior baiano, lamentou o ocorrido, mas identificou que foram militantes da CUT e da APLB. Alega que quando votou contra o impeachment não foi vaiado. Também não perdeu a oportunidade para dizer que a ex-presidente Dilma Rousseff defendia a terceirização, como divulgado em vídeos nas redes sociais. (Raio Laser).

 
Comente Ler Comentário (1)
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 07:49h
Eleições 2018

Lídice da Mata para federal pode ampliar a bancada do PSB na Câmara

 

Com a dificuldade de acomodação na chapa majoritária liderada pelo governador Rui Costa (PT) para as eleições de 2018, já tem dirigente do PSB defendendo que a senadora Lídice da Mata (foto) seja candidata a deputada federal e possa fazer uma boa bancada de socialistas. A conversa ainda não está na direção do partido.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 07:48h
Nomeações

15 cargos do Governo Federal ainda sob controle de Rui Costa e Jaques Wagner

 

Apesar de Michel Temer (PMDB) já ter quase um ano como presidente da República, 15 cargos importantes do Governo Federal, estão sob a batuta de Rui Costa e Jaques Wagner. A expectativa é que a partir de hoje haja mudanças.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 07:46h
Secretário Municipal

Mauro Moraes deixa secretaria e vai cuidar de sua aposentadoria

 

Com 39 anos de serviço público na Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, tendo inclusive exercido a função de Diretor de Polícia do Interior do Estado e coordenador de polícia de Feira de Santana, o secretário de Prevenção a Violência do Município, Mauro Moraes, deixa o cargo para concluir seu tempo de serviço e se aposentar. Assume no seu lugar hoje pela manhã o ex-vereador Pablo Roberto (PHS).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 07:43h
Queria Feira de Santana

Aeroporto de Porto Seguro não pode fazer mais de 117 voos semanais

 

O aeroporto de Porto Seguro, que está sofrendo restrição por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), não poderá fazer mais que 117 voos semanais. Tudo por conta da falta de um processo de certificação exigido para operação da Sinart, empresa que também operou no aeroporto de Feira de Santana.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 07:41h
Quinto do Ouro

Única conselheira que sobrou no TCE-RJ poderá abrir investigação contra colegas

 

Logo na estreia dos trabalhos, a Corregedoria do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) pode ter pela frente um "teste de fogo". Caberá à corregedora e única conselheira que restou no TCE, Marianna Montebello Willeman, definir se seus pares devem ser ou não responsabilizados pelos fatos indicados na operação Quinto do Ouro, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. (foto ilustração)

Criado há 42 anos, só a partir deste ano o tribunal passou a ter a função de corregedor-geral: o posto foi criado e regulamentado por lei complementar sancionada pelo enão governador Sérgio Cabral em 2013, mas a corregedoria só foi instalada na gestão do atual presidente Aloysio Neves, um dos cinco conselheiros presos na operação deflagrada na quarta-feira (29).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 07:41h
Evasão de receita

Contrabando gera perda de R$ 130 bilhões na receita do Governo Federal

 

A entrada de produtos ilegais no Brasil gera a perda em receita de R$ 130 bilhões. Já o debito das grandes empresas no país chega a R$ 400 bilhões. O déficit do orçamento em 2016 é de R$ 137 bilhões. Sem comentários.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.03.2017 07:20h
Ano 2016

Petrobras tem 203 mil funcionários e R$ 14,8 bilhões de prejuízo

 

Apesar de prejuízos bilionários por três anos consecutivos, a Petrobras ainda é a petroleira que mais paga salários no mundo. A anacrônica legislação trabalhista obriga a estatal a bancar 230 mil funcionários, quase a soma das três maiores do planeta (British Petroleum, Exxon e Shell) que empregam 253 mil em todo o mundo. As três lucraram R$ 41 bilhões em 2016, enquanto a Petrobras deu prejuízo de R$ 14,8 bilhões. (Cláudio Humberto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
 
BAN CAF CULTURA
 
REVISTAS DIFEL
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2017

2016

2015

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia