Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acha que Sérgio Moro deve aceitar ser ministro de Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Senador Otto Alencar

“Se extinguir metade dos órgãos de Brasília não vai fazer falta a ninguém”

Manhã de clima bom, em um condomínio fechado, o senador Otto Alencar (PSD), que também é presidente estadual do PSD, entre o primeiro e o segundo tempo do jogo Brasil e Sérvia, concedeu uma entrevista ao site Bahia na Política. Falou sobre assuntos ainda em evidência e fatos que ficarão registrados no tempo. Otto Alencar já foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), vice-governador, governador e agora senador da República.

Senador o senhor pode fazer uma avaliação geral da situação que vive o país nesse momento?

O momento é conturbado. Desde que se instalou no Brasil a Operação Lava Jato, vários processos que estavam embaixo do tapete foram levantados, o que resultou na prisão de senador, deputado federal, ministro, ex-ministro e de alguma forma desses últimos anos para cá, e isso começou no fim do ano de 2014 e maio de 2015, o Brasil está quase passando a limpo, do ponto de vista das falhas morais dos seus principais dirigentes, da elite política. E chegamos agora nas eleições com uma indefinição muito grande de quem será aquele brasileiro que está capacitado e treinado para tirar o Brasil da crise, porque a crise não se acaba quando Temer deixar o governo, ela se amplia quando Temer deixar o governo e vai deixar com uma situação muito ruim, com o déficit fiscal altíssimo, agora neste ano a previsão é em torno de R$140 bilhões e, consequentemente, aquele que assumir vai ter que ajustar as finanças do país, fazer uma lei de reordenamento administrativo grande e profunda.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 17:15h
Câmara Federal

Comissão aprova isentar cidade que perder mais de 10% da arrecadação de punições da LRF

 

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta que isenta municípios com queda de arrecadação superior a 10% de sofrerem as restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF - Lei Complementar 101/00) quando ultrapassarem o limite para a despesa total com pessoal.

Pelo texto, para não sofrer as sanções previstas na LRF, o município deve comprovar que a perda de arrecadação foi provocada por diminuição das transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ou por redução de receitas de royalties e participações especiais. É o que prevê o Projeto de Lei Complementar (PLP) 270/16, do Senado.

O relator na comissão, deputado Wolney Queiroz (PDT-PE - foto), recomendou a aprovação da matéria. “Atualmente 80% dos municípios brasileiros encontram-se em situação fiscal difícil e são altamente dependentes das transferências de recursos do FPM e das compensações financeiras decorrentes da exploração do setor de petróleo e gás natural, dos recursos hídricos utilizados na geração de energia elétrica e dos minerais”, argumentou o relator.

Ainda segundo Queiroz, embora os recursos recebidos pelo FPM tenham historicamente apresentado crescimento nominal positivo e mesmo que o município não expanda o seu quadro de pes...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 15:38h

Brasil desaprova nova Constituinte na Venezuela e pede que não seja instalada

 

O governo brasileiro criticou a decisão do governo venezuelano de convocar a Assembleia Constituinte, mesmo diante do pedido da comunidade internacional pelo seu cancelamento. (Foto ilustração)

Em nota, o Itamaraty informou que o Brasil lamenta a convocação da Constituinte “nos termos definidos pelo Executivo” da Venezuela e solicita que a assembleia não seja instalada.

“Diante da gravidade do momento histórico por que passa a Venezuela, o Brasil insta as autoridades venezuelanas a suspenderem a instalação da assembleia constituinte e a abrir um canal efetivo de entendimento e diálogo com a sociedade venezuelana, com vistas a pavimentar o caminho para uma transição política pacífica e a restaurar a ordem democrática, a independência dos Poderes e o respeito aos direitos humanos”, diz a nota.

A eleição dos 545 constituintes, ontem, foi marcada pela violência. Segundo o Ministério Publico da Venezuela, dez pessoas morreram em enfrentamentos entre manifestantes e as forcas de segurança – entre elas, um sargento e dois adolescentes. (Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 15:32h
Feira de Santana

Museu de Arte Raimundo de Oliveira comemora 21 anos dia 3

 

O Museu de Arte Contemporânea, órgão regido pela Fundação de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa, comemora no próximo dia 3 de agosto, a partir das 19h30, seu aniversário de 21 anos. (Foto ilustração)

O evento contará com apresentação do músico Dan Silveira, além da exposição de pinturas do artista plástico feirense Marcus Moraes, que dá nome ao novo espaço de eventos do MAC numa homenagem sugerida pelo presidente da FUNTITEC, Antônio Carlos Daltro Coelho, e acatada pelo prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo.

O Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira foi concebido em 1996 pelo Departamento de Cultura do Município, na época dirigido por Juraci Dórea Falcão, na gestão do prefeito José Raimundo Pereira de Azevedo. Desde que inaugurado, tem promovido por meio de uma linha museológica dinâmica, diversas exposições, palestras culturais, oficinas de artes, edições de livros e mostras de vídeos.

Recentemente o Museu passou por algumas reformas para melhorias em sua estrutura e para possibilitar a ocupação de um novo espaço por parte da população feirense. (Secom/Fsa.)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 15:15h
Admirador

Deputado Wladimir Costa tatua nome de Temer no ombro

 

Conhecido pelas polêmicas que lançou durante a votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a respeito da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), o deputado federal Wladimir Costa (SD-PA - foto) decidiu marcar para sempre o apoio a Temer.

O parlamentar fez uma tatuagem no ombro direito com o nome do presidente, a qual afirma ser permanente. "Paraense não é de se arrepender não", disse Costa. A tatuagem, finalizada na última sexta-feira (28), custou R$1.200 em seis vezes no cartão, disse o parlamentar.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 15:06h
"Fica Temer"

Lúcio Vieira Lima desconsidera Ibope e defende Michel Temer: "É verdadeiro republicano"

 

O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA - foto) não considera importante o levantamento do Ibope quanto ao pedido dos eleitores pelo acatamento da denúncia contra o presidente Michel Temer. Isso porque, na avaliação do peemedebista, há preocupação em “colocar o Brasil em condição de crescer”. “O presidente sempre disse desde o início que não está preocupado com popularidade. Ele não é candidato à reeleição. É por isso mesmo que ele tem condições de tomar atitudes, medidas, que mesmo que impopulares sejam boas para o país. Foram medidas populares que levaram o país à bancarrota. Foi justamente por pensar em eleição criando o Fies [programa de financiamento estudantil], que ao invés de investir em cursos técnicos, investia em faculdade e terminava não tendo dinheiro”, opinou Lúcio ao Bahia Notícias.

O irmão de Geddel Vieira Lima disse ainda que a preocupação apenas com voto é inerente ao político que não é “bom”. Por outro lado, o peemedebista destacou que “logicamente”, os eleitores não possuem todas as informações necessárias e o Ibope – instituto responsável pleo levantamento – é criticado por induzir o eleitor e depois tem suas pesquisas questionadas. “Eu viajo essa Bahia toda, meus 222 mil eleitores não têm me procurado com ‘Fora, Temer’, ao contrário. Têm me procura...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 14:47h
Serrinha

Berg Aragom participa do aniversário de emancipação politica de Jacobina ao lado de Neto

 

Com uma comitiva formada por membros do Partido da Mulher Brasileira (PMB), familiares e amigos, o vice-prefeito do município de Serrinha-Ba e empresário Berg Aragom esteve na cidade de Jacobina, sexta-feira (28), participando dos festejos do aniversário de 137 anos de emancipação política deste município. (Foto ilustração)

Berg, do (PMB) foi convidado pela direção estadual do Democratas (DEM) para fazer parte deste encontro de lideranças políticas em Jacobina ao lado do prefeito de Salvador ACM Neto e seu vice-prefeito Bruno Reis, o prefeito de Feira de Santana José Ronaldo, o deputado federal Elmar Nascimento

Na caravana de Berg estiveram os vereadores do PMB, Reginho de Vila de Fátima e José Raimundo da Ambulância, também Zinho do Bicho e Anderson Pereira, que concorreram no último pleito, Geovane Lima (Grilinho), o comerciante Floristano Rocha, dentre outros.

No momento da fala de ACM Neto ele destacou que ali estavam vários deputados e pré-candidatos a deputado e citou dentre todos, o nome de Berg Aragom de Serrinha.

Embora seu nome tenha sido citado por ACM Neto como um pré-candidato a deputado, Berg Aragom foi procurado pela reportagem do Portal Cival Anjos, mas ele disse que tudo vai depender da vontade do povo e se no momento certo seu nome estiver bem nas pesquisas. Ele destacou também que seu foco continua o de vice-prefeito cumprindo seu papel e à disposiçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 14:23h
Bolsa Família

Com desemprego em alta, mais de 143 mil voltam ao Bolsa Família e há 525 mil na fila

 

Mais de 143 mil famílias retornaram ao Bolsa Família neste ano devido ao aumento da taxa de desemprego provocado pela forte crise econômica que se instalou no país. A fila de espera também cresceu. Ela chegou a estar zerada nos meses de janeiro e fevereiro, mas aumentou gradualmente e atingiu 525 mil famílias. O ministro do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra, informou que pretende acabar com a espera ainda em agosto. Mesmo com a restrição orçamentária do governo federal, o ministério teria orçamento suficiente para atender esse público. (Foto ilustração)

Em entrevista ao Valor, o secretário-executivo do ministério, Alberto Beltrame, explicou que a piora da economia fez com que muitas famílias retornassem ao bolsa. Recentemente, os indicadores do mercado de trabalho vêm dando sinais de melhora, mas ainda não estão sendo captados. Dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, no segundo trimestre, a taxa de desemprego atingiu 13%. O nível de desocupação foi menor do que aquele registrado no primeiro trimestre, de 13,7%, mas ficou 1,7 ponto percentual acima da taxa apurada entre abril e junho de 2016 (11,3%). (OGlobo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 14:06h
Araci

Ex-vereador protocola denúncia sobre nepotismo contra o prefeito de Araci

 

O ex-vereador de Araci, Leonardo Barreto de Pinho, “Léo de Garcia”, protocolou uma denuncia no Ministério Público contra o prefeito Silva Neto (PDT- foto). A denúncia tem como base o fato de a prefeitura manter Rita Adriana Britto Santos, esposa do prefeito, como Secretária de Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer da cidade. A denúncia acusa o prefeito de improbidade administrativa e prática de nepotismo, uma vez que ela exerce um cargo de confiança. Procurado, o prefeito informou ao A Voz do Campo que ainda não foi comunicado sobre a denúncia. (avozdocampo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 13:47h
Via web

Senadores Requião e Jucá, do PMDB, trocam ofensas em vídeos nas redes sociais

 

Os senadores do PMDB Roberto Requião (PR) e Romero Jucá (RR) trocaram ofensas por meio de vídeos que os dois divulgaram nas redes sociais. Eles também fizeram acusações um contra o outro e, em determinado momento, Jucá chega a comparar Requião a cachorros vira-latas. (Foto ilustração)

A discussão começou na sexta-feira (28), quando Requião gravou um vídeo para comentar uma reportagem da revista "Veja", segundo a qual Jucá estaria montando uma estratégia para tirar o senador do partido.

De acordo com a revista, também seria retirada da legenda a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO). Ela e Requião têm atuado no Senado como vozes contrárias ao governo de Michel Temer, também do PMDB. Jucá é presidente nacional do partido e um dos principais aliados de Temer.

Logo no início do vídeo que Requião gravou para alfinetar o colega de partido, ouve-se ao fundo alguns latidos. O senador aproveita a deixa para dizer que "a cachorrada ficou louca" e emenda: “Romero Jucá, se eu solto meus cachorros atrás de você, vai ser bem mais sério que uma busca da Polícia Federal ou da Lava Jato”.

A provocação de Requião foi respondida no vídeo de Jucá. Ele disse que o colega está andando com muito vira-lata. “Deve ser igual a eles”, afirmou.

Jucá...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 13:37h
Bloqueio de bens

Mais de R$ 3 milhões são bloqueados de Aldemir Bendine, preso pela Lava Jato

 

O ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras Aldemir Bendine (foto), preso na 42ª fase da Operação Lava Jato na quinta-feira (27), teve R$ 3.417.270,55 bloqueados.

O informe do Banco Central do Brasil (Bacen) foi protocolado no processo eletrônico da Justiça Federal do Paraná nesta segunda (31).

A defesa do ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras protocolou, nesta segunda-feira, um recurso de apelação contra a decisão de sequestro e indisponibilidade dos bens e valores do cliente.

O juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, havia decretodo o bloqueio de até R$ 3 milhões mantidos em contas e investimentos bancários dos alvos desta operação.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 13:21h
Mercado de trabalho

SineBahia promove encontro com Empregadores

 

Inexperiência e baixa qualificação profissional são desafios constantes para a inserção no mercado de trabalho e visando estabelecer um debate sobre a temática, em busca de soluções para o atual período de crise econômica, o SineBahia realiza Encontro com Analistas de Recursos Humanos das grandes redes de supermercado do Estado, na quinta-feira, 03 de agosto, das 8h às 12h, na Unidade Central do SineBahia, localizada na Av. ACM, nº 3359, Condomínio Torres do Iguatemi, em Salvador. (Foto iluminação)

A proposta é ouvir dos empregadores sobre as dificuldades nas contratações e estabelecer caminhos e metas para adequação dos candidatos desejados pelas empresas do ramo, com os perfis dos trabalhadores cadastrados na base de dados do SineBahia. Como parte da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia - SETRE, o principal órgão de Intermediação de Mão de Obra no estado tem o intuito de aumentar o índice de assertividades nas seleções, e potencializar os investimento em programas de qualificação, uma vez que tais medidas podem resultar em um saldo positivo nas ações de fomento à empregabilidade.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 13:12h
Sebrae

Jorge Khoury é o novo diretor superintendente do Sebrae Bahia

 

Jorge Khoury (foto) foi eleito novo diretor superintendente do Sebrae Bahia. A formalização do nome do executivo para o cargo, aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 31, durante a reunião do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da instituição. Jorge Khoury passa a compor a Diretoria Executiva do Sebrae/BA junto ao diretor técnico, Franklin Santos, e o diretor administrativo financeiro, José Cabral. (Foto de João Alvarez )

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 13:02h
Novo estúdio

Transmissões ao vivo da Rádio Geral prometem movimentar o Boulevard em agosto

 

Para lançar o seu novo estúdio, a Rádio Geral fechou parceria com o Boulevard Shopping e preparou algumas surpresas para os ouvintes feirenses. Toda a programação da emissora, que é transmitida através do site: http://www.radiogeral.com.br/, também poderá ser acompanhada de perto na Praça de Alimentação do Shopping, entre os dias 1º e 05 de agosto. Além das presenças de toda a equipe e dos locutores da emissora, também estão confirmadas as participações de diversos convidados especiais e artistas, como Adelmário Coelho, É o Tchan, Terra Samba, Duas Medidas, Avenida 7, dentre outros. As transmissões serão ao vivo, durante os horários de funcionamento do Shopping

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 12:53h
Rede estadual

Secretaria convoca 300 professores aprovados em seleção REDA

 

A Secretaria da Educação do Estado publicou, no sábado (29/7), no Diário Oficial do Estado, o resultado final do processo seletivo para a contratação de professores da Educação Básica e Educação Básica no Campo pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A seleção faz parte do Edital SEC/SUDEPE Nº 005/2017 de 23/02/2017. Ao total são 300 candidatos convocados em caráter de emergência. A lista está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). (Foto ilustração)

Os candidatos têm o prazo de 10 dias úteis, a partir da data de divulgação, para comparecer no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, nos seguintes locais: Secretaria da Educação do Estado situada na Avenida Luiz Viana Filho nº 550, 5ª avenida, CAB (Centro Administrativo da Bahia), 1° andar, sala 138, para os aprovados em Salvador. Os aprovados para o interior do Estado deverão comparecer nas sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) aos quais pertencem os municípios para os quais foram aprovados.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 12:46h
Palácio de Ondina

Cenário nacional afetará disputa Rui Costa x ACM Neto na Bahia

 

Apesar da provável vitória que o presidente Michel Temer (PMDB) conseguirá na Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira, 2, durante a análise da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República contra ele, o conturbado cenário político nacional permanecerá indefinido, na avaliação de políticos e analistas ouvidos pela equipe de A Tarde. (Foto ilustração)

Esse fator, afirmam essas mesmas fontes, será decisivo na disputa pelo governo da Bahia em 2018, que deverá colocar frente a frente o governador do estado, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).

De um lado, correligionários do petista indicam que a aposta no pleito será associar a imagem de Neto às reformas trabalhista e previdenciária, pautas que, na avaliação deles, “retiraram direitos dos mais pobres”.

Já aliados do democrata deixam escapar, nos bastidores, que ele tentará usar como capital político a administração aprovada pela população na capital baiana e o crescimento do DEM nacionalmente, processo consolidado a partir de uma articulação do próprio Neto e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com parlamentares insatisfeitos de partidos como o PSB. (A Tarde)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 12:34h
Crise venezuelana

Oposição convoca marchas contra instalação da Constituinte na Venezuela

 

A oposição venezuelana convocou protestos para esta segunda (31) e quarta-feira (2) contra a eleição de uma Assembleia Constituinte, que ocorreu neste domingo (30). Dez pessoas morreram durante a votação e ao menos 58 foram detidas. (Foto ilustração)

O oposicionista Henrique Capriles afirmou que haverá marchas em todo o país contra o "massacre" e a "fraude" que teria sido a votação convocada pelo presidente Nicolás Maduro. Na quarta, os eleitos para a Assembleia Constituinte tomarão posse em Caracas, capital da Venezuela.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 11:57h
TCE-BA

Caravana da Ouvidoria convoca 12 mil ouvintes para fiscalizar junto com o TCE as obras públicas de Laje

 

Mais de 12 mil ouvintes do município de Laje tiveram a oportunidade de acompanhar, nesta quinta-feira (27.07), as orientações do ouvidor adjunto do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/ BA), Paulo Figueiredo, na Caravana da Ouvidoria, que tem como objetivo divulgar as ações e competências do TCE, e convidar os cidadãos a exercer o controle social. Durante entrevista concedida à Rádio Líder 87,9 FM, o servidor explicou como os cidadãos podem ajudar a fiscalizar as contas dos gestores municipais e estaduais. (Foto ilustração)

Qual o papel do TCE/BA? Como o cidadão pode acionar os canais de comunicação da instituição? Como colaborar com a Corte de Contas na fiscalização do dinheiro público? O radialista Evandro Argolo, responsável pela condução do programa Líder News, teve essas e outras perguntas respondidas pelo ouvidor, que aproveitou para explicar ainda sobre as principais atribuições da Casa de Controle, dando ênfase ao papel assumido pelo cidadão como o ator mais importante nas transformações sociais.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 11:49h
Eleições 2018

"Não descarto conversa com o DEM", diz Bebeto Galvão

 

Em entrevista à Tribuna, o deputado federal Bebeto Galvão (PSB - foto) não descartou a possibilidade de a senadora Lídice da Mata conversar sobre uma possível candidatura à reeleição pela provável chapa do DEM, com a candidatura do prefeito ACM Neto ao governo do Estado em 2018. Embora acredite que o PT e o governador Rui Costa vão dar preferência a Lídice, o deputado não descarta conversar com o DEM. “É preciso viver o dia a dia e tratar 2018 em 2018. O que o PSB tem como claro é que a senadora Lídice é uma senadora que honra a Bahia. O PSB tem o direito de reivindicar a manutenção, porque Lídice nunca desonrou a Bahia, nunca desonrou a chapa. Essa é a condição. Agora, o que vier como parte da construção política e dos desdobramentos do conjunto de conversas, só o tempo será capaz de resolver”. Bebeto negou a possibilidade de o PSB fundir com DEM para criar outro partido. (Por Osvaldo Lyra)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 11:42h
Entrevista

Deputado diz que Neto pode ter influenciado Temer a vetar empréstimo para a Bahia

 

Se o clima entre a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado já não era dos melhores desde o impasse entre a integração ônibus/metrô, com a negativa do presidente Michel Temer (PMDB) de liberar empréstimos para o governo da Bahia, a situação pode se agravar. A verba seria usada pelo governador Rui Costa (PT) em iniciativas como obras de infraestrutura.

Segundo o deputado federal Afonso Florence (PT - foto), em entrevista à Rádio Metrópole nesta segunda-feira (31), o prefeito ACM Neto (DEM) pode ter sido o pivô do veto do empréstimo, que havia sido liberado e terminou suspenso. “Ele [Temer] suspende um contrato de empréstimos para a Bahia, dizem até que o prefeito de Salvador, ACM Neto, teria ido lá pedir a Temer para não assinar esse empréstimo para a Bahia”, disse. (Metro1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 11:26h
Minas Gerais

Atingidos por barragem da Samarco fazem celebração em ruína de igreja

 

Moradores do distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, destruído pelo rompimento da barragem da Samarco, voltaram ao local para homenagear o padroeiro do povoado. O Dia de São Bento é comemorado em julho e, neste domingo (30), uma celebração foi feita da antiga matriz do povoado. A igreja está em ruínas após o desastre. (foto ilustração)

A barragem de Fundão se rompeu em novembro de 2015, no município da Região Central de Minas Gerais. Dezenove pessoas morreram. O tsunami de rejeitos de minério da Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, devastou distritos e atingiu cidades por todo leito do Rio Doce, até o Oceano Atlântico.

A festa em homenagem a São Bento é um costume antigo. Pela primeira vez depois da tragédia, os moradores se uniram no local da antiga igreja para celebrar o padroeiro.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 11:16h
Mercado publicitário

Jornalista da Globo pede demissão por causa de regra interna

 

A jornalista Mara Luquet (foto) pediu demissão da Globo na última sexta-feira (28). Desde a semana passada, ela já aparecia em publicidades do Banco Bradesco na internet. Ela é tratada como a nova “especialista em economia pessoal” do banco.
De acordo com o colunista Flávio Ricco, é mais uma jornalista a trocar a notícia pela possibilidade de fazer publicidade. Na Globo, jornalistas são proibidos de fazer comerciais de qualquer tipo.

Ela atualmente trabalhava como comentarista de finanças pessoais e economia e tinha um quadro semanal no “Jornal da Globo” e no “SPTV 1ª Edição”, além de fazer participações nos telejornais da GloboNews e na rádio CBN.

Mara segue os passos de Fátima Bernardes, Pedro Bial, Patrícia Poeta e Tiago Leifert – que migraram do jornalismo para a área de entretenimento (que permite publicidade).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 11:02h
Recôncavo Baiano

Prefeito de Laje declara apoio à pré-candidatura do deputado Alex da Piatã

 


Depois do prefeito de Araci, Silva Neto (PDT), declarar apoio a pré-candidato à reeleição do deputado estadual Alex da Piatã (PSD), agora foi a vez do chefe do Executivo de Laje, Binho de Mota (PSB), oficializar o seu empenho em prol da renovação do mandato do pessedista. Na última semana, durante um evento que debateu a revitalização da feira livre da cidade, em discurso, o socialista afirmou seu compromisso com o mandato do deputado, presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia. (Foto: Prefeito Binho de Mora, gov. Rui Costa e dep. Alex Piatã) blogdovalente)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 10:46h
Barra do Choça

Começa o 11º Encontro Nacional do Café; veja as fotos

 

Começou oficialmente na manhã do domingo (30), na Fazenda Vidigal, em Barra do Choça, a 11ª Edição do Encontro Nacional do Café, que tem a frente a cafeicultora e artista plástica Valéria Vidigal, que abre as portas de sua fazenda ao lado do marido, Giano Brito, para receber esse grande evento que reúne empresários, cafeicultores, estudantes e lideranças políticas. (Foto ilustração)

Participaram da mesa de honra diversas autoridades, dentre elas o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão; os deputados estaduais Fabrício Falcão e Eduardo Salles; o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Herminio Oliveira; o diretor geral da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), Edgard Larry; o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), Jaymilton Gusmão Filho, dentre outras lideranças.

O evento, que segue até terça-feira (1º de agosto), está com uma extensa programação, envolvendo temas como Situação da Atual Política Cafeeira – Robótica no Campo – Como a Tecnologia pode impulsionar a Agricultura – e Gestão Ambiental e cafeicultura. (blogdorodrigoferraz)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 10:37h
Sudoeste baiano

MP investiga concessão de vantagens a servidores municipais de Livramento de Nossa Senhora

 

Após instaurar Procedimento Preparatório para apurar a legalidade da concessão de vantagens individuais a servidores municipais, a 1ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, expediu recomendação para que, no prazo de 30 dias, o Controlador Geral do Município proceda ao levantamento de todos os servidores públicos municipais a quem foram pagas horas extras no primeiro semestre de 2017 e averigue se efetivamente houve a prestação de serviços extraordinários, especialmente para os ocupantes de cargos comissionados. (Foto ilustração)

 Além disso, o órgão recomendou ao prefeito a suspensão do pagamento indiscriminado de horas extras, somente permitindo que isso ocorra em casos excepcionais, bem como sejam tomadas providências para conter gastos com a folha de pessoal. A Prefeitura Municipal deve ainda encaminhar um relatório ao Ministério Público sobre as conclusões das diligências, comunicando as providências para sanar as irregularidades. (acheisudoeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 10:26h
Barra da Estiva

Prefeito reduz o próprio salário, os dos secretários e dos cargos comissionado para conter gastos

 

O prefeito decretou pelo prazo de 180 dias reduções salariais, a começar por ele mesmo, seu vice – prefeito e secretários municipais, reduzindo em 20% seus salários e para os cargos comissionados, a redução foi de 10%, dando o exemplo que a política brasileira carece. (Foto ilustração)

Outras determinações do decreto nº 129/2017 visam evitar novas despesas, salvo em casos excepcionais da área da saúde, educação e segurança pública.

O decreto foi assinado no dia 26 de julho com efeito retroativo para o dia 01 de julho, ou seja, seus efeitos vigoram desde então.

Os motivos essenciais que levaram o prefeito a tomar essa decisão difícil, porém, indispensável para o bom funcionamento do Município foram as exigências legais para cumprir os limites de gastos, especialmente o da despesa com pessoal, além da crise econômico-financeira que o país atravessa, com a consequente redução da arrecadação de imposto e diminuição no repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM e principalmente os débitos deixados pelas gestões anteriores com o INSS, que foram parcelados e estão sendo pagos pela atual administração, ultrapassam o valor assustador de 15 milhões de reais, com parcelas mensais de mais 220 mil reais, que a gestão é obrigada a cumprir com seu pagamento, para não ficar i...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 10:17h
Centro Sul Baiano

Governo do Estado autoriza recuperação de trecho da BA-262 entre Nova Canaã e Poções

 

O governador Rui Costa (foto) assinou no sábado (29), em de Iguaí, Centro Sul Baiano, a ordem de serviço que autoriza o início das obras de recuperação da BA-262, no trecho entre Poções e Nova Canaã. “Chegamos aqui de carro e eu já autorizei o secretário da infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a reparar também a estrada no sentido contrário, para entregar a obra completa”,anunciou o governador sobre o trecho da BA-262 entre Iguaí e Ibicuí.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 10:08h
Poções

Otto aguarda novas eleições; o comunista foi multado em R$ 10 mil pelo TRE-BA

 

A manhã do sábado (29) foi movimentadíssimo em Iguaí com a visita do governador Rui Costa. No meio do povo o Blog do Anderson encontrou o ex-prefeito Otto Wagner Magalhães (PCdoB - foto) derrotado nas Eleições 2016 pelo petebista Leandro Araújo Mascarenhas. Em processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Otto aguarda novas eleições. “Vai depender da Justiça, tenho a paciência de aguardar a decisão no Tribunal Regional Eleitoral. Decidindo nós vamos enfrentar uma nova eleição”, comentou. Ele também falou sobre uma multa recebida pelo TRE-BA. “É natural. Nós vamos pagar no valor de R$ 10 mil”, revelou. “No meu entender foi improcedente, porque nós não promovemos nenhum ato ilegal. Mas o Tribunal assim entendeu, eu não vou perder tempo discutindo uma coisa de menor importância. O mais importante é manter o meu nome limpo para continuar a campanha e nós vamos enfrentar e vamos vencer a próxima eleição porque o povo de Poções já rejeitou o atual governo que é um fracasso”, disparou o advogado comunista de 67 anos. (Blog do Anderson)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 09:57h
Agências de propaganda

Sinapro-Bahia orienta sobre processos licitatórios

 

Assegurar que os editais de processos licitatórios para contratação de agências de propaganda estejam de acordo com a legislação específica para o setor público em vigor (Lei 12.232/10). Esse tem sido um desafio que o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) assumiu. Somente no primeiro semestre de 2017, a entidade impugnou 10 concorrências que, por diversos motivos, não estavam em conformidade com a lei. “Essa atuação do sindicato é benéfica tanto para as agências de propaganda quanto para o órgão licitante”, explica Gustavo Queiroz, presidente do Sinapro-Bahia. (Foto ilustração)

Para ajudar nesta iniciativa, o Sindicato disponibiliza em seu site uma nova forma de denunciar editais que contrariem as normais legais. Basta acessar o endereço www.sinaprobahia.com.br e clicar na aba Denúncia de Editais. Outra iniciativa do Sinapro-Bahia é a Cartilha LicitaFácil, que visa o entendimento dos principais procedimentos que devem ser adotados pelas agências para participar de concorrências públicas.

Além deste material impresso e virtual, um vídeo de animação, criada pela agência Rocha Comunicação e produzido pela Macaco Gordo, pode ser acessado através do site apenas para as agências associadas. “Nesta jornada, contamos ainda com a parceria do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia na capacitação das Prefeituras e Câmara...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 09:38h
Barreiras

Após encontro com FNDE prefeito garante a construção de 10 creches no munícipio

 

Uma reunião entre o prefeito Zito Barbosa e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro, em Brasília, definiu, após cinco anos, a retomada das obras de construção de dez creches em Barreiras, além da cobertura da quadra de esportes e vestiários do Centro Educacional Tarcilo Vieira de Melo. A audiência contou com a presença da vice-prefeita, Karlúcia Macêdo, do procurador geral Túlio Viana e do engenheiro responsável pelas obras da educação, Nei Frederico. (foto ilustração)

Os recursos para construção destas unidades haviam sido disponibilizados pelo FNDE desde 2012, porém, as obras não foram pra frente. São cinco creches classificadas como Tipo -1, com capacidade de atendimento de até 224 crianças em dois turnos, ou, 112 crianças em período integral, com uma área total de 2.800 m² cada. E, outras cinco unidades Tipo-2 com capacidade de atendimento de até 188 crianças em dois turnos ou, 94 em período integral, construídas em uma área total de 1.575m² cada.

Nesta primeira fase já estão sendo retomadas as obras das creches nos bairros Barreiras I, Vila Amorim, Sombra da Tarde, Ribeirão e a cobertura da quadra do Centro Educacional Tarcilio Vieira de Melo. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 09:28h
Capital baiana

Inscrições para seleção da prefeitura de Salvador são prorrogadas

 

Processo seletivo simplificado da prefeitura municipal de Salvador foram prorrogadas até às 16h do dia 3 de agosto. O prazo inicial para o fim das inscrições era na última quinta-feira (27). (Foto ilustração)

As inscrições para O processo seletivo visa o preenchimento de 400 vagas para o cargo de auxiliar de serviços gerais, 240 para o cargo de auxiliar de desenvolvimento infantil, 202 para o cargo de técnico de nível médio I – atendimento, 42 para o cargo de técnico de nível médio II – operacional, 42 para o cargo de técnico de nível superior I – suporte administrativo operacional e 43 para o cargo de técnico de nível superior II – suporte administrativo nas especialidades de direito, administração, economia ou gestão financeira, comunicação social com habilitação em jornalismo, relações públicas ou publicidade e propaganda, engenharia civil, elétrica e ambiental, arquitetura e urbanismo, urbanismo e ciências contábeis.

Os salários variam entre R$ 950 e R$ 3.950 para carga horária de 40 horas e requerem níveis fundamental, médio ou superior, dependendo do cargo.

Os interessados devem acessar o site da FGV Projetos para se inscrever. A taxa de inscrição varia entre R$ 50 e R$ 90, também de acordo com o cargo. O pagamento pode ser feito até 7 de agosto. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 09:17h
Pesquisa

Oito em cada dez eleitores querem a abertura de processo contra Temer

 

Ibope fez a pesquisa às vésperas da decisão da Câmara sobre o futuro da acusação contra Michel Temer, sob encomenda da Avaaz, uma rede mundial de ativistas pela internet. O levantamento aponta que, para 73% dos eleitores,o deputado que votar contra o prosseguimento não deve ser reeleito. (Foto ilustração)

O Ibope ligou para a casa de mil eleitores a partir dos 16 anos para saber o que eles esperam dos deputados na sessão marcada para esta quarta-feira. E 81% disseram o que o governo não quer nem ouvir: que o processo seja aberto. A pesquisa foi encomendada pela Avaaz, uma rede de ativistas que faz mobilização social pela internet em todo o mundo.

E a CBN teve acesso em primeira mão aos dados. Entre os mais jovens, que tem de 16 a 24 anos, a vontade de tocar a investigação para frente é de quase 90% dos entrevistados e 70% dos que tem 55 anos ou mais também pensam assim. A pesquisa reflete a forte expectativa da população sobre o que a Câmara vai decidir. Para 73% dos eleitores consultados, o deputado que votar contra a abertura do processo não merece ser reeleito em 2018. (Por Basília Rodrigues)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 09:06h
Começa hoje (31)

Prouni abre inscrição para 77 mil bolsas em universidades privadas nesta segunda

 

Começam nesta segunda-feira (31) as inscrições para o processo seletivo das vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão oferecidas 77 mil bolsas. (Foto ilustração)

As inscrições são feitas no endereço http://siteprouni.mec.gov.br/

Neste segundo semestre foram oferecidas 147.492 bolsas na chamada regular, mas quase metade delas acabaram ociosas. Por isso o MEC abre nova seleção com dois prazos distintos.

As inscrições vão até 25 de agosto para os candidatos que não estiverem matriculados em instituição de educação superior.

Já para os estudantes que já estão matriculados em universidades privadas, as inscrições só começam em 30 de outubro.

Quem pode se inscrever Podem se inscrever para as vagas remanescentes do ProUni aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtiveram nota média igual ou superior a 450 pontos, além de superior a zero na redação.

Professores da rede pública de educação básica, no efetivo exercício do magistério e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, também poder&atil...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 08:54h
Feira de Santana

Familiares procuram jovem desaparecida desde domingo (30) em Feira de Santana

 

Wanessa Santana Carneiro (foto), de 20 anos, está desaparecida desde o início da tarde de ontem (30). A jovem é moradora do conjunto Feira VI e segundo familiares, saiu de casa informando que iria imprimir um trabalho da faculdade, mas não levou nada. Ela estava vestindo short jeans, camisa polo roxa e casaco estampado.

Desde o sumiço da jovem, familiares e amigos fazem campanha através das redes sociais para tentar localizá-la. De acordo com a irmã de Wanessa Santana Carneiro, que entrou em contato com o Acorda Cidade, algumas pessoas falaram que viram a jovem na estrada do aeroporto ontem por volta das 15h, porém até o momento ela não foi encontrada.

Quem possuir informações sobre Wanessa Santana Carneiro pode entrar em contato com a família através dos números (75) 9 8835.6205 e 9 9264.4030. (Acorda Cidade)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 08:44h
Madri

O advogado da Odebrecht que escapou da Lava Jato fala pela primeira vez

 

Rodrigo Tacla Durán (foto) se transformou em uma bomba-relógio. Um dos homens mais temidos pelos presidentes e altos funcionários da América Latina. Aos 44 anos, este advogado conhece bem os segredos da Odebrecht, a gigante brasileira da construção que abalou as estruturas políticas do continente depois de confirmar o pagamento de subornos milionários a Governos de 12 países. Até 2016, Tacla trabalhou como advogado do Departamento de Operações Estruturadas da empresa, a hermética unidade de negócios especializada em comprar vontades. Campanhas eleitorais, presentes, festas, prostitutas... Tudo valia para afagar os políticos. Como contrapartida, presidentes e chefes de Estado correspondiam com contratos de obras públicas, principal fonte de receita da maior construtora da América Latina. Um colosso com 168.000 empregados e tentáculos em 28 países.

O EL PAÍS localizou em Madri esse advogado de nacionalidade hispano-brasileira que foi preso em novembro por ordem do juiz Sérgio Moro, de Curitiba, magistrado-estrela da Operação Lava Jato. Depois de passar 72 dias na prisão de Soto del Real –acusado de suborno e lavagem de dinheiro–, encontra-se em liberdade provisória. Tacla será julgado na Espanha depois que um tribunal superior do país rejeitou o pedido de extradição feito para que voltasse a seu país natal, Brasil. O advogado conseguiu nacionalidade espanhola em 1994, porque seu pai e avô eram galegos.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 08:36h
Denúncia contra Temer

15 baianos querem investigação e seis são contrários

 

A três dias da votação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB - foto) no plenário da Câmara dos Deputados, 15 deputados federais baianos, de um total de 39, já declararam que são a favor da continuidade da investigação do peemedebista por corrupção passiva. Uma enquete feita pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que seis parlamentares baianos estão a favor do presidente e vão votar para que Temer não seja investigado.  

Outros 14 ficaram em cima do muro e preferiram não declarar o voto. Quatro afirmaram que estão indecisos. Confira como devem votar os baianos na denúncia, conforme levantamento do diário paulista: A favor da investigação: Afonso Florence (PT), Alice Portugal (PCdoB), Bacelar (Podemos), Bebeto (PSB), Caetano (PT), Daniel Almeida (PCdoB) e Davidson Magalhães (PCdoB).  

Ainda a favor da investigação: Félix Mendonça Júnior (PDT), Jorge Solla (PT), Jutahy Junior (PSDB), Nelson Pelegrino (PT), Robinson Almeida (PT), Uldurico Junior (PV), Valmir Assunção (PV) e Waldenor Pereira (PT). São contra a continuidade da denúncia: Arthur Oliveira Maia (PPS), Cacá Leão (PP), José Carlos Aleluia (DEM), José Rocha (PR), Lucio Vieira Lima (PMDB) e Paulo Magalhães (PSD). Não quiseram declarar o voto:  

Antonio Brito (PSD), Benito Gama (PTB), Elmar Nascimento (DEM), Erivelton Santana (PEN), Irmão Lazaro (PSC), Jo&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 08:18h
Cruz das Almas

ACM Neto contorna clima tenso e faz belo discurso

 

Durante a Sessão Solene ocorrida no sábado, 29 de Julho, o prefeito ACM Neto, iniciou seu discurso exaltando o presidente da Casa Legislativa, Edson Ribeiro, pela bela reforma que foi feita sob na gestão. (Foto ilustração)

Mesmo num ambiente hostil, minado por petistas que não pouparam o "Fora Temer", Neto soube absorver as críticas e fez um belo discurso.

"...Independente de partido, possamos estar juntos pensando no futuro cada vez melhor para essa cidade que comemora 120 anos e que certamente terá nos seus próximos aniversários uma perspectiva cada vez melhor para o seu futuro. É o que nós esperamos, é o que nós desejamos do fundo do nosso coração. Portanto fica aqui a minha palavra de um abraço fraterno e de parabéns a todo povo de Cruz das Almas", disse Neto. (fortenoreconcavo) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 08:10h
Ex-presidente americano

Obama e Michelle podem ter se separado, diz site americano

 

A notícia que deixou o mundo todo surpreso nesta sexta-feira. O site americano “RadarOnline” noticiou que Barack Obama e Michelle estariam se separando. Segundo uma fonte próxima ao casal, o casamento não sobreviveu depois do fim do mandato do ex-presidente americano, que ficou oito anos no poder. (Foto ilustração)

O site revela também que até um acordo de separação já foi feito. Com o fim do matrimônio, a ex-primeira dama dos EUA receberia cerca de R$ 80 milhões. Barack e Michelle se conheceram em 1989 e se casaram três anos depois. Eles são pais de duas filhas, Malia e Sasha.

No início de julho, começaram a surgir rumores de uma possível separação depois que uma foto de Barack Obama sem a aliança de casado viralizou na internet.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 08:04h
Brasília

Deputados custam R$ 1 bilhão por ano ao contribuinte

 

Salário de R$ 33.763, auxílio-moradia de R$ 4.253 ou apartamento de graça para morar, verba de R$ 92 mil para contratar até 25 funcionários, de R$ 30.416,80 a R$ 45.240,67 por mês para gastar com alimentação, aluguel de veículo e escritório, divulgação do mandato, entre outras despesas. Dois salários no primeiro e no último mês da legislatura como ajuda de custo, ressarcimento de gastos com médicos. Esses são os principais benefícios de um deputado federal brasileiro, que somam R$ 168,6 mil por mês. Juntos, os 513 custam, em média, R$ 86 milhões ao contribuinte todo mês. Ou R$ 1 bilhão por ano. Os dados são de levantamento do Congresso em Foco com base nos valores atualizados dos benefícios dos parlamentares na Câmara. (Foto ilustração

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 07:56h
Fora todos

Juristas fazem ato cívico em SP "contra todos os corruptos"

 

A três dias da votação, na Câmara, da denúncia de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer, a Avenida Paulista voltará a ser palco, neste domingo (30), de manifestações contra a corrupção no Brasil. Desta vez, pelo menos 13 juristas e demais operadores do Direito participarão de ato cívico convocado pelo Movimento Quero um Brasil Ético. Apartidário e sem qualquer ligação com a administração pública, o ato tem início previsto para 10h. (Foto ilustração)

Capitaneado pelo jurista Luiz Flávio Gomes, colunista do Congresso em Foco, o protesto pede “fora, Temer, fora Lula, fora Aécio, fora todos os corruptos”. Um dos criadores da iniciativa, Luiz também pede que a sociedade civil faça pressão sobre os deputados para que eles aceitem a denúncia, bem como defende uma candidatura da sociedade civil em caso de eleições indiretas e quer o fim financiamento público de campanhas eleitorais. E, claro, reitera a importância do poio à Operação Lava Jato. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2017 07:45h
Último dia

Saques do FGTS inativo terminam nesta segunda-feira

 

Os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo do Tempo de Serviço (FGTS) terminam nesta segunda-feira (31). Se o beneficiário não retirar o dinheiro, o valor voltará para a conta do FGTS e ele só conseguirá sacá-lo se estiver enquadrado nas hipóteses que permitem o saque do FGTS, como doenças graves ou aposentadoria. (Foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


União Médica

 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Radialista Dimiclei
 
Cmara Municipal
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2018

2017

2016

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia