Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acha que Sérgio Moro deve aceitar ser ministro de Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Senador Otto Alencar

“Se extinguir metade dos órgãos de Brasília não vai fazer falta a ninguém”

Manhã de clima bom, em um condomínio fechado, o senador Otto Alencar (PSD), que também é presidente estadual do PSD, entre o primeiro e o segundo tempo do jogo Brasil e Sérvia, concedeu uma entrevista ao site Bahia na Política. Falou sobre assuntos ainda em evidência e fatos que ficarão registrados no tempo. Otto Alencar já foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), vice-governador, governador e agora senador da República.

Senador o senhor pode fazer uma avaliação geral da situação que vive o país nesse momento?

O momento é conturbado. Desde que se instalou no Brasil a Operação Lava Jato, vários processos que estavam embaixo do tapete foram levantados, o que resultou na prisão de senador, deputado federal, ministro, ex-ministro e de alguma forma desses últimos anos para cá, e isso começou no fim do ano de 2014 e maio de 2015, o Brasil está quase passando a limpo, do ponto de vista das falhas morais dos seus principais dirigentes, da elite política. E chegamos agora nas eleições com uma indefinição muito grande de quem será aquele brasileiro que está capacitado e treinado para tirar o Brasil da crise, porque a crise não se acaba quando Temer deixar o governo, ela se amplia quando Temer deixar o governo e vai deixar com uma situação muito ruim, com o déficit fiscal altíssimo, agora neste ano a previsão é em torno de R$140 bilhões e, consequentemente, aquele que assumir vai ter que ajustar as finanças do país, fazer uma lei de reordenamento administrativo grande e profunda.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 15:29h
Festival Nacional de Teatro

A 10ª Edição do Fenatifs começa sábado em Feira de Santana

 

Neste sábado, dia 2 de setembro, será lançado oficialmente a 10ª edição do Fenatifs (Festival Nacional do Teatro Infantil de Feira de Santana). Haverá um Café da Manhã, no Cuca, entre às 8 e 9 horas, quando será mostrado os detalhes da programação do festival que contará este ano com mais de 60 apresentações, de grupos de nove estados. Além de 22 atividades formativas.

Ainda no sábado haverá a primeira atividade formativa, que começa logo depois do Café, o encontro “Teatro na Roda” com a ministrante Maria Eugênia Millet, atriz, psicanalista e arte-educadora, co-autora do livro Manual de Criatividades e fundadora do CRIA - Centro de Referência Integral de Adolescentes.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 12:00h
Mercado de trabalho

Desemprego no Brasil cai a 12,8% no tri até julho, mas ainda com melhora da informalidade

 

A taxa de desemprego no Brasil recuou no trimestre encerrado em julho, resultado melhor do que o esperado mas ainda impulsionado sobretudo pelo aumento do emprego informal, em meio à recuperação da atividade econômica ainda fraca. (Foto ilustração)

A taxa foi a 12,8 por cento no período, informou nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo nível mais baixo do ano, ficando atrás apenas dos 12,6 por cento vistos em janeiro.

O resultado ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters, de que permaneceria em 13 por cento, como fechou o segundo trimestre. Nos três meses até abril, o índice de desemprego havia ficado em 13,6 por cento. (Reuters)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 11:40h
Feira de Santana

Estádio Joia da Princesa passa a contar com brigadistas

 

Principal equipamento esportivo da cidade, o Estádio Joia da Princesa passa a contar com uma equipe permanente de brigadistas da Guarda Municipal de Feira de Santana. A primeira equipe seguindo os novos parâmetros da lei foi formada durante curso oferecido pelo 2º Grupamento de Bombeiros Militares da Bahia, nesta quarta-feira, 30, na sede da corporação, no bairro Tomba. (Foto ilustração)

Com carga horária de 8h, o curso é destinado a formação de Brigada Básica, com 4h de aulas sobre prevenção e combate a incêndio e abandono de área, sendo metade prática e metade aula teórica, e mais 4h de aula sobre primeiros socorros.

O curso foi oferecido pela Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil em parceria com a Ouvidora da Guarda, seguindo diretrizes da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).

O sub comandante do 2º Grupamento de Bombeiros Militares, José Lucas Caetano da Silva, informou que outras duas turmas também serão formadas ainda este ano. Informou que cada turma é composta por 15 brigadistas, seguindo padrão previsto em regulamento.

Ele disse ainda que além de contar com brigadistas, o Joia da Princesa também recebeu atestado de vistoria do Corpo de Bombeiros. (Secom/Fsa.) 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 11:24h
Segurança

Bahia recebe 300 tornozeleiras eletrônicas e treina profissionais para operar equipamento

 

A Bahia já recebeu um lote de 300 tornozeleiras eletrônicas que poderão ser destinadas a presos sob medidas cautelares no estado. Em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (30), o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) da Bahia, Nestor Duarte, declarou que já possui profissionais treinados para operar o equipamento. A falta dele ficou em evidência recentemente por conta do caso de Geddel Vieira Lima. (Foto ilustração)

Ele passou a cumprir pena de prisão em regime domiciliar em julho e decisão judicial determinou o uso de tornozeleira eletrônica. No entanto, como a Seap não possui o equipamento, o ex-ministro permanece sem o controle eletrônico. Durante a cerimônia de entrega da medalha da Ordem do Mérito Judiciário pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Duarte ressaltou que trâmites burocráticos ainda precisam ser superados para que as tornozeleiras sejam colocadas em uso.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 11:10h
Bom Jesus da Lapa

Prefeitura Municipal tem importante reunião com o Banco do Nordeste

 

A Prefeitura Municipal se reuniu com representantes do Banco do Nordeste na terça-feira (29) para fechar um importante acordo que beneficia a agricultura familiar. O acordo serviu para que houvesse o refinanciamento dos créditos cedidos aos agricultores. Por causa da seca e estiagem, a produção acabou sendo prejudicada e alguns ficaram inadimplentes. A prefeitura, através de uma proposta do Banco do Nordeste, interviu e irá quitar essa dívida. Assim os produtores poderão continuar utilizando o crédito que é proposto pelo BNB.(Foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 10:55h
Salvador

ACM Neto sanciona regime disciplinar da Guarda Municipal sem vetos

 

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), sancionou nesta quinta-feira (31) o regime disciplinar da Guarda Civil Municipal, em publicação divulgada na edição do Diário Oficial do Município. A lei, aprovada em votação relâmpago no início do mês na Câmara Municipal, foi assinada pelo democrata em 24 de agosto. Sem nenhum veto, ACM Neto sancionou a lei, que regulamenta e prevê obrigações e sanções a membros da corporação. (Foto ilustração)

A Lei 9.273 /2017 entrou na pauta da Câmara após uma polêmica envolvendo o vereador Toinho Carolino (Podemos), que acusou um agente de agredir covardemente um gari. Entre os princípios apontados no novo regime disciplinar da Guarda Civil Municipal de Salvador estão "a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas". (M1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 10:40h
Emprego

Prefeitura de Camaçari abre inscrição para 272 vagas

 

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Administração (Secad) lançou, na terça-feira (29/8), dois editais (001 e 002/2017) de processo seletivo simplificado sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para contratação temporária de profissionais, como médicos para seis áreas de atuação, vigilantes e auxiliar de limpeza. No total, serão 272 vagas para ampla concorrência e pessoa com deficiência, com a finalidade de atender demanda de excepcional interesse público da Secretaria da Saúde (Sesau). (Foto ilustração)

O edital 001/2017 é para os cargos de auxiliar de limpeza (109 vagas, sendo 103 para ampla concorrência e seis para pessoa com deficiência) e vigilante (96 vagas, sendo 91 para ampla concorrência e cinco para pessoa com deficiência), ambos com jornada semanal de 40 horas. A inscrição ocorre de 4 a 6 de setembro.

Já o processo 002/2017, é para os cargos de médico em quatro especialidades: psiquiatria (4 vagas); pneumologia (1), reumatologia (1), hematologia (1); além de 42 vagas para socorristas (sendo 39 para ampla concorrência e três para pessoa com deficiência) e 18 para médicos que atuarão no Programa de Saúde da Família (PSF), sendo 17 para ampla concorrência e uma para pessoa com deficiência. Os cargos terão uma jornada semanal de 20 horas, e as inscrições ocorrem de 4 a 13 de setembro. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 10:25h
Região Cacaueira

Ilhéus vai ganhar equipamento de lazer de 20 milhões na zona norte

 

Um importante equipamento de educação e lazer, com escola do ensino fundamental, piscinas, quadras e quiosques, será construído, nos próximos meses, em Ilhéus. O anúncio foi feito esta semana, em Salvador, durante encontro do prefeito Mário Alexandre com diretores da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomercio) – que comemora 70 anos de fundação - e do Serviço Social do Comércio (SESC). (Foto ilustração)

O equipamento vai ser implantado no KM 05 da Rodovia Ilhéus-Itacaré, zona norte de Ilhéus, e vai ocupar uma área de 50 mil metros quadrados, segundo informa o prefeito de Ilhéus. Será destinado aos filhos dos comerciários de toda a região cacaueira, graças a uma articulação que contou com a efetiva participação da deputada estadual Ângela Sousa e do presidente da Fecomercio, Carlos Andrade. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 10:15h
Sudoeste baiano

UPB Itinerante inicia programação em Vitória da Conquista

 

Gestores e técnicos de municípios de toda a região sudoeste estão participando do UPB Itinerante. O evento tem a proposta de capacitá-los sobre o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e das regras exigidas na prestação de contas das prefeituras. A ação, que é uma iniciativa da União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM – BA), teve início na manhã desta quarta-feira, 30, no auditório do Cemae. (Foto ilustração)

“Eu entendo que capacitar profissionais é um grande exemplo, e a UPB traz aqui técnicos do Tribunal para esse aprendizado”, avalia o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão.

A UPB Itinerante se estende até o dia 1º de setembro. A programação também oferece aos prefeitos atendimentos sobre convênios federais e compras governamentais de micro e pequenas empresas, oferecidos pela Caixa Econômica Federal e pelo Sebrae, respectivamente. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 10:06h
Sul da Bahia

Itabuna sediará no dia 5 de setembro o 4º Fórum das Águas

 

Empenhada em se inserir em todas as atividades que busquem despoluir o Rio Cachoeira ou mesmo minimizar as ações de impacto ambiental, a Prefeitura Municipal de Itabuna participará juntamente com o Instituto das Águas, Rotary Club de Itabuna e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) o 4º Fórum das Águas: Integração e Sustentabilidade – Juntos pela Água. O evento será realizado no próximo dia 05 de Setembro, na sede do Rotary Club, na Rua Inglaterra, 104, bairro São Judas. (Foto ilustração)

O evento contará com debates e painéis que serão explanados por técnicos e especialistas. De acordo com a programação, às 08h30min haverá abertura com exibição de vídeos e homenagens a ex-reitora da Uesc, professora Reneé Albagli, e ao empresário Helenilson Chaves. Às 10 horas será realizada uma Conferência que terá como tema “Gestão das Bacias Hidrográficas: compromisso e responsabilidade socioambientais, revitalização e mobilização comunitária para o compartilhamento das águas”. O palestrante será o professor e doutor em Gestão de Recursos Hídricos, PhD Antônio José Andrade Rocha.

Às 11 horas, está prevista a realização do Painel “Paradigmas civilizatórios: mudanças necessárias”. A Uesc terá participação com uma abordagem do professor Doutor Maur&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 09:50h
Região Sisaleira

Compromisso com a educação: mais uma creche é reinaugurada em Serrinha

 

A Prefeitura de Serrinha, através da Secretaria de Educação, reinaugurou na manhã desta terça-feira (29), no Bairro Vila de Fátima, a Creche Carlos Augusto Vilalva Negreiro Falcão. O evento contou com grande participação da comunidade. (Foto ilustração)

O Prefeito Adriano Lima enfatizou o compromisso com a educação e ressaltou o padrão de qualidade que será implementado em todas as obras de sua gestão. ‘‘A criança precisa ir para a sala de aula motivada, e isso é impossível com a estrutura de algumas escolas do município, como nós encontramos. Com a gente vai ser diferente, todas as Creches serão reformadas terão qualidade e serão padronizadas”, afirmou o gestor.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 09:42h
Alagoinhas

Prefeitura antecipa o salário dos servidores municipais pelo oitavo mês consecutivo

 

A Prefeitura de Alagoinhas realizou o pagamento dos servidores municipais nesta quarta-feira (30), antecipando pelo oitavo mês seguido o salário dos seus funcionários. O pagamento, segundo a lei, pode ser efetuado até o quinto dia útil do mês subsequente, contudo o Prefeito Joaquim Neto determinou a antecipação no último sábado (26). (Foto ilustração)

De acordo com o Secretário da Fazenda, Daniel Grave, a antecipação do salário por mais um mês é fruto do contingenciamento e ajustes orçamentários aplicados pela atual administração.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 09:19h
Hospitais psiquiátricos

Frente Parlamentar da Saúde da ALBA visita Hospital Especializado Mário Leal

 

Preocupado com o possível fechamento dos quatro hospitais psiquiátricos na Bahia, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia, deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA), visitou durante toda a manhã desta quarta-feira (dia 30), o Hospital Especializado Mário Leal, em Salvador. Com exatos 30 leitos de internação a unidade, referência em saúde mental, assistência 24 horas às urgências e emergências no estado, realiza mensalmente três mil atendimentos no setor de psiquiatria e psicologia. (Foto ilustração)

O deputado Arimateia, conversou com profissionais e pacientes, percorreu todas as instalações do Hospital Psiquiátrico, e discutiu amplamente com a diretoria, sobre o processo de desinstitucionalização da unidade. No ensejo, o parlamentar classificou o cenário como extremamente preocupante “Continuar sim, mas acabar com esse serviço aqui no estado é inadmissível. Às pessoas que apresentam algum problema mental não podem ficar desassistidas. Continuarei engajado e participativo em todas as mobilizações focadas no não fechamento dessas instituições médicas específicas”, discorreu, ressaltando, que caso haja o encerramento das instituições da área de psiquiatria, 60 mil pessoas ficarão sem assistência na Bahia.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 09:07h
Vitória da Conquista

Sinapro-Bahia empossa novo delegado regional do sudoeste

 

O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), nomeou na manhã desta quarta-feira (dia 30/08), o publicitário Vinicius Khouri, como titular da Delegacia Regional Sudoeste da entidade, em Vitória da Conquista. Com isso, o Sindicato passa a contar com cinco representações regionais, localizadas nas cidades de Santo Antônio de Jesus (Recôncavo), Teixeira de Freitas (Extremo Sul), Itabuna (Sul) e Barreiras (Oeste) e Vitória da Conquista (Sudoeste). (Foto ilustração)


A cerimônia de nomeação foi realizada às 11h, no auditório da TV Sudoeste, durante a realização do Seminário de Licitações. O evento para convidados foi promovido pelo Sinapro-Bahia, Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e irá contar com a palestra de Paulo Gomes, advogado do Sinapro-São Paulo e da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap).

Na parte da tarde, o advogado participou do evento UPB Itinerante, falando sobre Licitação de Agências no Cemae.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 08:36h
São Gonçalo dos Campos

Ex-prefeito pagou por show que foi cancelado

 

O ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos, Antônio Dessa Cardozo (foto), terá que devolver aos cofres do município, nada menos que R$235 mil. Este foi o valor que ele pagou, antecipadamente, em março do ano passado, para a realização da “Festa de Aleluia”, que teria como principais atrações as bandas de “Bell Marques e “É o Tchan”. A festa foi cancelada por determinação da Justiça, mas até agora o dinheiro pago aos artistas e para a montagem da estrutura não foi devolvido ao município, “apesar das tentativas de forma amigável”.

A exigência de ressarcimento ao erário foi aprovada na sessão desta quarta-feira pelos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios ao julgar Termo de Ocorrência lavrado contra o então prefeito de São Gonçalo. Ele foi punido ainda com multa no valor de R$ 7 mil.

Na defesa que apresentou, Antônio Cardoso afirmou, que “embora previsto no contrato pagamento de 50% do show na assinatura do mesmo, a administração optou pelo pagamento na sua integralidade no último dia útil antes desta data – o dia 22 de março de 2016 -, por conta do recesso da Semana Santa”. Os artistas Bell Marques e banda e o grupo É o Tchan – explicou – exigiram o pagamento antecipado de parte do contrato. “Mas nós, para garantir a efetiva execução do serviço, optamos pelo pagamento integral, que foi feito nos dois ú...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 08:25h
Brasília

Congresso aprova texto-base, mas adia conclusão sobre revisão da meta fiscal

 

Depois de 11 horas de discussões, a sessão do Congresso Nacional foi encerrada na madrugada desta quinta-feira (31) por falta de quórum sem concluir a votação do projeto do governo que prevê déficit de R$ 159 bilhões nas contas públicas em 2017 e em 2018. (Foto ilustração)

Os parlamentares chegaram a aprovar o texto-base, mas não terminaram de analisar as sugestões ao projeto. Com isso, uma nova sessão foi convocada para a próxima terça-feira (5).

Como o Congresso não concluiu a revisão, o governo terá de enviar ao Legislativo nesta quinta (data-limite) a proposta de Orçamento da União de 2018 com as previsões de receitas e despesas desatualizadas.

Para o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o adiamento não irá gerar complicações para o Executivo.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 06:40h
Segurança Pública

Targino Machado: "O secretário é inoperante, bandido e eu vou provar"

 

O deputado estadual Targino Machado (PPS), voltou a criticar a segurança pública na Bahia na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Só que desta vez os ataques foram diretos ao secretário de Segurança Pública Mauricio Barbosa. “Não existe mais segurança na Bahia. Mais de seis mil baianos morrem por ano, sob a batuta do secretário Maurício Barbosa. O secretário é inoperante, bandido e eu vou provar. Se não tem homem na Assembleia Legislativa que queira peitar Vossa Excelência, eu estou peitando. Não tenho medo das auscultas e nem das ameaças que chegaram ao meu gabinete. Governador Rui Costa, cadê Vossa Excelência? Toma alguma providência! A Bahia requer isso! Nós queremos paz. A Bahia merece paz e para ter paz precisa tirar esses canalhas hospedados na Secretaria de Segurança Pública do Estado”, declarou Targino Machado.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 06:28h
Vereador de Feira de Santana

Pablo Roberto vai requerer informações do HDPA via Ministério Público

 

O vereador Pablo Roberto (PHS) surpreendeu seus pares ontem, ao anunciar que vai dar entrada junto ao Ministério Público em uma denúncia e uma interpelação ao HDPA (Hospital Dom Pedro de Alcântara), observando a Lei do Acesso à Informação, para que a unidade médica informe sobre vários questionamentos feitos por ele e que não foram respondidos. Pablo Roberto quer saber porque o HDPA fechou os setores de Urgência e Emergência, o funcionamento da Oncologia, além do atendimento ao cidadão. Pablo Roberto argumenta que o HDPA faz muito pouco para o município pelo que recebe da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 06:26h
Aniversariante do Dia

Secretário de Agricultura Joedilson Freitas em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 06:19h
Assembleia Legislativa da Bahia

Supervisores dos juizados especiais visitam Carlos Geilson

 

No início da tarde de ontem, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma comissão de supervisores dos Juizados Especiais. Os mesmos foram tratar do Projeto de Lei 22435/17, de iniciativa do Tribunal de Justiça, que trata dos Juizados Especiais. Lamentam que a função de chefia não está contemplada no PL. Os supervisores dos Juizados Especiais entendem que os benefícios que outras chefias têm, eles também têm direito. Uma emenda nesse sentido está sendo elaborada com o apoio dos parlamentares. A comissão presente teve representantes da capital baiana e das cidades de Feira de Santana, Serrinha, Santo Estevão, Lauro de Freitas, Ipiaú e Gandu.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 06:11h
Prefeito Toinho Santiago

Prefeitura de Antônio Cardoso cria o "turnão" com a queda de receita

 

A Prefeitura da cidade de Antônio Cardoso (foto), a partir de agora, terá o “turnão”, forma de trabalho que coloca suas repartições para funcionar entre 8h e 14h. A queda da receita federal em 20% levou o prefeito Toinho Santiago (PT) a tomar essa atitude. O governo pretende economizar em luz, água, combustível, telefone e horas extras.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 06:09h
De olho em 2018

PT com Lula presidente, mas de olho no futuro do partido

 

Apesar de publicamente o PT tratar da candidatura de Lula para presidente como questão certa, internamente a avaliação é outra. Primeiro, a possibilidade de Ciro Gomes ter Fernando Haddad como vice, mas com problemas porque no PT poucos confiam no ex-governador. Por fim, a manutenção da candidatura de Lula serve para sua defesa, já que adensa a figura a ser julgada. A esperança no PT é de que a pena seja reduzida, evitando a prisão, ainda que o inabilite.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 06:06h
Apesar dos escândalos

Uber cresce 17% no trimestre em relação ao anterior

 

Os escândalos administrativos que envolvem a empresa Uber mundo a fora e a dificuldade para sua legalização em boa parte do Brasil, não afetarão o negócio. O aumento nos ganhos com corridas foi de 17% no segundo trimestre em relação ao anterior.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 06:03h
Senado Federal

CCJ aprova pena mais dura para transporte clandestino de passageiros

 

A pena para os motoristas que fazem o transporte clandestino de passageiros pode ficar maior. Um Projeto de Lei que altera o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) nesse sentido foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e agora vai a plenário no Senado Federal, para em seguida ir para a análise da Câmara Federal. O texto separa o transporte clandestino de passageiros do de cargas e aumenta a punição para os motoristas que conduzem os passageiros de forma irregular. Pela proposta, se aprovada, a infração vai sair de média a gravíssima, com multas que podem chegar a R$ 2.934.70. O condutor poderá ainda ter a carteira de habilitação suspensa ou até mesmo perder o direito de dirigir.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 06:01h
Bahia

Eremita Araújo anuncia que deve assumir o PSDB Mulher

 

A vereadora Eremita Araújo (foto ilustração) anunciou na Câmara Municipal de Feira de Santana que deverá assumir o PSDB Mulher da Bahia. Instância responsável pelo movimento feminino do partido, o PSDB Mulher nas mãos da vereadora Eremita tem o apoio dos deputados federal João Gualberto e estadual Carlos Geilson.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 05:59h
Novas tecnologias

Luciano Huck: "Você não precisa se preocupar com a inteligência artificial, mas com a estupidez humana"

 
Apresentador de TV e empresário Luciano Huck

Apresentador de TV e empresário Luciano Huck

O apresentador de TV e empresário Luciano Huck, na edição de segunda-feira (28), publicou um artigo no jornal Folha de São Paulo, falando sobre o impacto com novas tecnologias e o papel do ser humano no processo: “O sucesso desta nossa geração e o futuro das próximas dependerá do impacto que formos capazes de gerar na vida de todas as pessoas. Tenho a clareza de que um significado maior e mais verdadeiro é infinitamente mais importante do que o sucesso por si só. Não há sucesso, não há felicidade, não há riqueza se não formos capazes de estender esses privilégios a todos. Não, você não precisa se preocupar com a inteligência artificial. Melhor se preocupar com a estupidez humana”.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 05:55h
Evento do Sintest

Jornalista Madalena de Jesus fala sobre comunicação na UEFS

 
Jornalista  escritora Madalena de Jesus

Jornalista escritora Madalena de Jesus

A jornalista e colaboradora do site Bahia na Política Madalena de Jesus participa, nesta quinta-feira (31), de evento promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (Sintest), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a partir das 9h, para discutir o tema “Comunicação abrindo possibilidade nos relacionamentos”. Autora do livro Tabuleiro da Maria, lançado m março deste ano, Madalena de Jesus, que também é radialista, professora graduada em Letras com Francês pela UEFS e pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela FTC, vai falar sobre as redes sociais como ferramenta de comunicação. Na oportunidade, será lançado o site do Sindicato.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 05:54h
Presidente

Socialistas dissidentes do PSB querem ACM Neto no controle do Democratas

 

Bem o grupo dos 12 deputados de PSB não entrou ainda no Democratas, já tem problemas à vista. É que os parlamentares estão pedindo, como condição, que o presidente da legenda senador Agripino Maia deixe o cargo. Querem o prefeito de Salvador ACM Neto no controle do partido. Ou seja, tudo pode acontecer, inclusive os socialistas não irem para o Democratas.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 05:51h
Em branco

Já nas livrarias o livro "13 razões para votar no PT"

 

Chega às livrarias esta semana o livro “13 razões para votar no PT”. A obra satírica traz na capa frase de Marco Antônio Villa, da Jovem Pan (“o melhor livro que o Lula já leu”), e nas orelhas textos de Kim Kataguiri (“a maior obra jamais escrita por um petista”) e de Danilo Gentili (“conseguiu descrever a inteligência e o caráter daqueles que defendem Lula e o PT”). Dentro, há 73 páginas em branco. O livro é cópia de “O que se Perde Sem Maluf”, lançado nos anos 1980.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 05:50h
Dinheiro de Maluf

Prefeitura tem R$ 82 milhões à disposição para criar vagas em creches

 

Está na conta da Prefeitura Municipal de São Paulo R$ 82 milhões repatriados de contas de bancos estrangeiros movimentadas pelo ex-prefeito Paulo Maluf (PRB). A ideia do prefeito João Doria é gastar esse valor em criação de vagas em creches. Interessante é que Paulo Maluf nega ser o dono do dinheiro e diz que nunca teve contas no exterior.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 05:48h
Tasso Jereissati

"Não é possível que 80% da população nos rejeite e isso seja culpa da imprensa e dos procuradores"

 

O presidente em exercício do PSDB Nacional, senador Tasso Jereissati (CE-foto), em entrevista à Veja semanal, avaliando a crise política que vive os partidos e os políticos, disse: “Não é possível que 80% da população nos rejeite e isso seja culpa da imprensa e dos procuradores – acho até que existem alguns exageros por parte do Ministério Público, mas isso não é o principal”.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 05:46h
Mesmo de 2017

Orçamento para Ciência e Tecnologia com corte de 44%

 

A ciência brasileira anda à mingua. Os recursos federais para o setor, que já vinham em trajetória descendente nos últimos anos, deverão ser, em 2017, os menores em mais de uma década. Do orçamento de R$ 6 bilhões proposto no começo do ano, apenas R$ 3,3 bilhões poderão ser usados após o corte de 44% nos recursos de livre aplicação do Ministério da Ciência e Tecnologia (fundido pela gestão Temer com o das Comunicações – tornando-se o MCTIC). (Fernando Tadeu Moraes)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 05:44h
Investimentos

Empresas de rastreamento planejam aumentar os aportes no Brasil

 

Empresas de rastreamento planejam aumentar os aportes no Brasil, impulsionadas pelos problemas de segurança urbana e em estradas. Os números de acidentes e de ocorrências fazem com que este mercado tenha muito potencial para o monitoramento. Duas grandes empresas de Israel atuam no Brasil: Pointer e Ituran, que juntas deverão investir cerca de R$ 150 milhões em 2018.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 05:42h
Ânimos acirrados

Não convidem os vereadores Isaías de Diogo e Cadmiel para a mesma mesa

 

Apesar de serem do PSC, não convidem para a mesma mesa os vereadores Isaías de Diogo e Cadmiel Pereira, quando nada por esses dias. Tudo por conta do funcionamento do Hospital Dom Pedro de Alcântara e a Comissão de Saúde, que é presidida pelo último. O clima ontem pela manhã foi tenso e houve ofensas de ambas as partes.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 05:40h
Promessa de campanha

Cadmiel Pereira elogia HGCA mas cobra o Hospital Geral de Feira de Santana

 

Sempre que podem, os vereadores da base do governo José Ronaldo têm cobrado de Rui Costa (PT) a construção do Hospital Geral prometida na campanha de Rui Costa e que até hoje nem a pedra fundamental foi colocada. Na manhã de ontem coube ao vereador Cadmiel Pereira (PSC-foto) a cobrança, mesmo elogiando o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), problema maior do Governo do Estado na área da saúde.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.08.2017 05:38h
Pedido difícil

João Bililiu pede que cargos de Ronny não sejam exonerados

 

O vereador João Bililiu (PPS-foto) foi ontem à tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana defender que os funcionários que ocupam cargos de confiança na Prefeitura e no Legislativo, indicados pelo ex-vereador Ronny (falecido dia 10 de agosto), possam continuar em seus postos. Na Câmara Municipal, o vereador Marcos Lima (PRP) disse que o presidente José Carneiro tem feito o que pode para mantê-los. Já na Prefeitura a informação é que a esposa do falecido, Luciene Vieira já esteve com o prefeito José Ronaldo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.08.2017 17:21h
Senado Federal

Adiada votação da MP que dá status de ministério à Secretaria-Geral da Presidência

 

A reunião da comissão mista responsável por analisar a Medida Provisória (MP) 782/2017, que promove alterações na organização administrativa do Poder Executivo Federal, foi adiada para a próxima terça-feira (5) às 14h30. Na sessão desta quarta-feira (30) estava prevista a apreciação do relatório da matéria. Entre as atribuições da MP está a conferência de status de ministério para a Secretaria-Geral da Presidência da República.

O presidente da comissão, deputado Laerte Bessa (PSC-DF - foto), suspendeu a reunião pois, segundo ele, apesar de pronto, o relatório ainda deve sofrer algumas alterações por parte do relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). A votação da reforma política (PEC 77/2003) que ocorre na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (30) também foi um dos motivos para suspensão do encontro.

Desde que foi editada, em 31 de maio, a MP tem dividido opiniões. A medida confere status de ministro a Moreira Franco, atual chefe da Secretaria-Geral da Presidência e um dos investigados no âmbito da operação Lava Jato, o que garante a ele o direito ao foro privilegiado. Outra MP sobre o assunto (768/2017) perdeu a vigência por não ter sido votada dentro do prazo.

Alegando inconstitucionalidade, três partidos políticos e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ingressaram no Supremo Tribunal Feder...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.08.2017 17:00h
Câmara Federal

Adiada votação de parecer sobre MP que reorganiza estrutura administrativa do governo

 

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 782/17 adiou para a próxima terça-feira (5) a discussão e votação do parecer do relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). A reunião de hoje do colegiado chegou a ser aberta, mas foi suspensa logo em seguida. (Foto ilustração)

A MP revoga a Lei 10.683/03 e altera a estrutura administrativa do governo federal. Esta é a quinta medida provisória editada, desde 2015, sobre a estrutura organizacional do Executivo.

O texto extingue cargos e cria outros. Além disso, reduz os órgãos vinculados à Presidência da República e prevê nove órgãos de assessoramento imediato ligados ao presidente da República.

A comissão mista tem como presidente o deputado Laerte Bessa (PR-DF). O vice-presidência está a cargo do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE); e o relator revisor é o deputado Cleber Verde (PRB-MA).

A nova tentativa de votação do relatório será realizada no plenário 6 da ala Nilo Coelho, no Senado, a partir das 14h30.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.08.2017 16:30h
Últimas flechadas

Fachin nega pedido de Temer para afastar Rodrigo Janot de investigações

 


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin rejeitou nesta quarta-feira (30) um pedido da defesa do presidente Michel Temer para afastar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de investigações relacionadas a Temer. (Foto: Janot e Temer)

No pedido de "suspeição", o advogado do presidente, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, argumentou ser "público e notório" que Janot "vem extrapolando em muito os seus limites constitucionais".

Mariz disse, também, que a atuação de Janot é motivada, ao que "tudo indica", por questão "pessoal". O advogado acrescentou, ainda, que o procurador-geral tem "ideia fixa" de acusar o presidente, se deixou "tomar por uma questão única, obstinada" e, "teimosamente", tenta destituir Temer.

Responsável pela análise do pedido da defesa de Temer, o ministro Fachin considerou não haver indicação de parcialidade.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.08.2017 15:44h
Renca

Juiz federal suspende decreto que extingue reserva na Amazônia

 


A Justiça Federal suspendeu o decreto do presidente Michel Temer (PMDB) que prevê a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), área que possui 47 mil metros quadrados na região da Amazônia. (Foto ilustração)

O decreto de Temer foi bastante criticado, inclusive por artistas como Ivete Sangalo e Gisele Bundchen. A decisão foi deferida na manhã desta quarta-feira (30) pelo juiz federal substituto Rolando Valcir Spanholo, da 21ª Vara do Distrito Federal.

A decisão do magistrado foi tomada com base em uma ação popular apresentada por Antonio Carlos Fernandes. Spanholo determina a suspensão de “todo e qualquer ato administrativo” que tome como base o decreto original e argumenta que o recuo do governo antes da apresentação do novo decreto era “apenas pontual”

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


União Médica

 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Radialista Dimiclei
 
Cmara Municipal
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2018

2017

2016

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia