Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acha que Sérgio Moro deve aceitar ser ministro de Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Senador Otto Alencar

“Se extinguir metade dos órgãos de Brasília não vai fazer falta a ninguém”

Manhã de clima bom, em um condomínio fechado, o senador Otto Alencar (PSD), que também é presidente estadual do PSD, entre o primeiro e o segundo tempo do jogo Brasil e Sérvia, concedeu uma entrevista ao site Bahia na Política. Falou sobre assuntos ainda em evidência e fatos que ficarão registrados no tempo. Otto Alencar já foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), vice-governador, governador e agora senador da República.

Senador o senhor pode fazer uma avaliação geral da situação que vive o país nesse momento?

O momento é conturbado. Desde que se instalou no Brasil a Operação Lava Jato, vários processos que estavam embaixo do tapete foram levantados, o que resultou na prisão de senador, deputado federal, ministro, ex-ministro e de alguma forma desses últimos anos para cá, e isso começou no fim do ano de 2014 e maio de 2015, o Brasil está quase passando a limpo, do ponto de vista das falhas morais dos seus principais dirigentes, da elite política. E chegamos agora nas eleições com uma indefinição muito grande de quem será aquele brasileiro que está capacitado e treinado para tirar o Brasil da crise, porque a crise não se acaba quando Temer deixar o governo, ela se amplia quando Temer deixar o governo e vai deixar com uma situação muito ruim, com o déficit fiscal altíssimo, agora neste ano a previsão é em torno de R$140 bilhões e, consequentemente, aquele que assumir vai ter que ajustar as finanças do país, fazer uma lei de reordenamento administrativo grande e profunda.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 17:15h
Suprema Corte

Cármen Lúcia vota pela suspensão de ações policiais nas universidades

 

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia (foto) votou hoje (31) para manter sua liminar que suspendeu decisões da Justiça Eleitoral que determinaram ações policiais e de fiscalização eleitoral nas universidades públicas durante as eleições. A Corte julga nesta tarde se referenda a liminar proferida pela ministra na semana passada.

Ao votar para manter seu voto, Cármen Lúcia disse que as decisões determinaram ordens de busca e apreensão e a interrupção de manifestações sem comprovar o suposto descumprimento da norma eleitoral que impede propaganda em órgãos públicos. Segundo a ministra, as decisões são inconstitucionais por censurarem a liberdade de pensamento e manifestação dentro das universidades.

"As práticas descritas na peça inicial da presente arguição contrariam a Constituição, contrariam o Brasil como Estado Democrático de Direito. Não há direito democrático sem respeito às liberdades. Não há pluralismo na unanimidade. A única força legitima a invadir a universidade é das ideias livres e plurais", disse a ministra.

As decisões da Justiça Eleitoral em diversos estados foram questionadas no STF pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo a procuradora-geral, Raquel Dodge, as decisões ofenderam os princípios constitucionais da liberdade de...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 17:00h
Câmara Federal

Cancelada votação do projeto da Escola sem Partido

 

O presidente da comissão especial que analisa o projeto de lei da chamada Escola sem Partido (PL 7180/14), deputado Marcos Rogério (DEM-RO), anunciou o cancelamento da reunião em que estava prevista a votação da proposta, devido ao início da Ordem do Dia do Plenário da Câmara. (Foto ilustração).

Nova reunião será convocada para a próxima semana, mas ainda há a possibilidade de um pedido de vista adiar novamente a votação.

Representantes de sindicatos de professores, da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e do Movimento Educação Democrática lotaram o plenário da comissão para protestar contra a matéria. Houve embate com alguns defensores do Escola sem Partido, que também estavam no plenário em menor número.

Reunião fechada

Marcos Rogério não descarta a hipótese de a nova reunião ser fechada ao público. “O Regimento prevê como regra geral a sessão aberta, mas, se você tiver um ambiente que impossibilite os trabalhos dos parlamentares por manifestações que extrapolem as regras regimentais e legais, o próprio Regimento dá as direções para o funcionamento da comissão”, disse.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) afirmou que a oposição não aceitará que a reunião seja fechada....

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 16:30h
Feira de Santana

Presidente do TJ suspende decisões que liberaram presos para regime domiciliar

 

A pedido do Estado, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Gesivaldo Britto, suspendeu a execução de sentenças que converteram as prisões do regime semiaberto em domiciliar, em Feira de Santana. No pedido de suspensão de execução de sentença, o Estado pediu a extensão dos efeitos da suspensão às liminares concedidas pelo juiz da Vara de Execuções Penais de Feira de Santana, Waldir Viana. O juiz determinou o cumprimento de prisões domiciliares para detentos do Conjunto Penal de Feira de Santana, diante da situação da unidade prisional, para cumprir a Súmula Vinculante 56, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em abril, o juiz havia determinado a interdição da unidade por descumprimento por parte do Estado de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), em que previa a separação dos presos do regime semiaberto do regime fechado. Em agosto, Gesivaldo suspendeu “a liminar” que determinou a interdição do Conjunto Penal. (Foto ilustração).  

O Estado alega que a interferência na atividade de gestão penitenciária causa grave a lesão à ordem e segurança pública, piora com a conversão dos regimes semiaberto ao domiciliar. Para o Estado, as decisões, na prática, têm “posto em liberdade custodiados submetidos a regime semiaberto, porquanto transforma em regime domiciliar a execução de penas, sem mínima condição de exercício do imprescindível contro...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 16:00h
"Condenados não"

Bolsonaro diz que não nomeará "condenados por corrupção"

 

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL - foto) disse hoje (31), em sua conta do Twitter, que não vai nomear “condenados por corrupção” nem tolerar “especulação maldosa e sem credibilidade” sobre os nomes que vão compor sua equipe. Ele disse ainda que vai anunciar os escolhidos em suas redes sociais.

“Nossos ministérios não serão compostos por condenados por corrupção, como foram nos últimos governos. Anunciarei os nomes oficialmente em minhas redes. Qualquer informação além é mera especulação maldosa e sem credibilidade“, tuitou o Bolsonaro. (Com informações da: Agencia Brasil).

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 15:40h
"Constituição deve ser respeitada"

Brasil vive expectativa de respeito à Constituição, diz Celso de Mello

 

O ministro Celso de Mello (foto), o mais antigo do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (31) que o Brasil vive na expectativa de que a Constituição será respeitada como lei máxima da República.

“O Brasil, situando-se entre seu passado e seu futuro, vive a expectativa de que a Constituição – manto protetor e intangível do corpo social, das instituições do estado e dos grupos vulneráveis – será respeitada efetivamente como a suprema lei da República”, disse o decano.

A declaração foi feita durante a sessão plenária do STF, que foi aberta por Celso de Mello com um elogio ao trabalho da ministra Rosa Weber no comando do processo eleitoral, na condição de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Desejo expressar no plenário desta Suprema Corte, por ser verdadeiramente justo, o reconhecimento devido à eminente ministra Rosa Weber por sua atuação firme, competente, digna e serena ao longo de todo o processo eleitoral, que dirigiu com espírito altamente democrático, notadamente em um momento sensível e delicado”, disse o ministro.

Em seguida, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, disse que o discurso do decano “expressa com certeza o posicionamento desta presidência e dos eminentes colegas”.

Presente na sessão, Rosa Weber agradeceu as palavras de Celso de Mello e transfer...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 15:00h
Inclusão social

Sarau realizado no MP incentiva produção cultural de jovens aprendizes

 

Música e poesia, entre outras expressões e produções artísticas, tomaram ontem, dia 30, o auditório da sede do Ministério Público estadual no bairro de Nazaré, em Salvador, com a realização do evento 'Sarau Pontos Diversos'. Os artistas e produtores culturais são 95 adolescentes de comunidades socialmente vulneráveis, sendo 40 deles pacientes da rede municipal de Saúde Mental de Salvador. Todos são jovens aprendizes que estão aproveitando e construindo oportunidades de se capacitarem com conhecimentos não apenas técnico-administrativos, mas também desenvolvendo talentos artísticos e ampliando o repertório cultural. (Foto ilustração).

“A perspectiva é de garantir o direito à aprendizagem de adolescentes que estão na rede de saúde mental, que merecem uma chance de mostrar que são tão capazes e são tão meninos e meninas como quaisquer outros”, afirmou o promotor de Justiça Carlos Martheo sobre o 'Arte e Mente', um dos projetos que integrou o Sarau, envolvendo 40 adolescentes. (Fonte: MP/BA).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 14:30h
Câmara Municipal de Salvador

Geraldo Júnior: ACM Neto não "interveio no processo eleitoral" da CMS

 

O vereador Geraldo Júnior (SD – foto ilustração com ACM Neto), que deverá ser eleito novo presidente da Câmara Municipal, fez uma analise de sua campanha para ocupar o cargo.

Ele conseguiu o apoio público da maioria dos vereadores, exceto de Hilton Coelho (PSOL) para a eleição da nova Mesa Diretora, que acontecerá na tarde desta quarta-feira (31).

“É um fato histórico, porque dois meses antes do prazo regimental nós conseguimos uma campanha de consenso entre os vereadores da oposição e situação”, disse o vereador em entrevista à Rádio Metrópole.

De acordo com Geraldo, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), “respeitou a autonomia” da Casa e não “interviu (sic) no processo eleitoral”. (bahia.ba).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 14:00h
Maior bancada da Alesp

PSL quer Janaina Paschoal na presidência da Assembleia Legislativa de SP

 

Eleita pela primeira vez a um cargo público – e com recorde de votos – Janaina Paschoal (PSL-SP - foto) pode virar ainda presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Isso porque seu partido, que nem existia na Casa, chegou abocanhou 15 cadeiras para deputados estaduais, garantindo a maior bancada na Alesp a partir de 2019.

Com esse feito, puxado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, o PSL ainda tem a favor um acordo de cavalheiros na Alesp para que o partido com a maior bancada tenha a prerrogativa de indicar o presidente da Casa. Os outros cargos da Mesa Diretora se dividem entre a segunda e a terceira maiores bancadas. Nos últimos anos, foram PT e DEM.

Presidente estadual do PSL, o senador eleito Major Olímpio —que já foi deputado estadual— diz que o partido de Jair Bolsonaro almeja a presidência do Legislativo paulista.

No entanto, o atual presidente, Cauê Macris (PSDB), articula a sua reeleição. Mas a bancada tucana murchou de 19 para 8 deputados estaduais. O PT continua sendo a segunda maior bancada, embora menor: foi de 14 para 10. (DP).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 13:30h
Disse que foi "miseravelmente traído"

Gleisi Hoffmann diz lamentar "irritação" de Ciro Gomes com PT

 

A presidente do PT, a senadora e deputada federal eleita Gleisi Hoffmann (foto), comentou nesta quarta-feira (31) a entrevista do candidato derrotado à Presidência Ciro Gomes (PDT) para a Folha de S.Paulo, na qual ele diz ter sido "miseravelmente traído" pelo ex-presidente Lula e seus "asseclas".

"Lamento que Ciro Gomes esteja tão irritado com seu seu resultado eleitoral insatisfatório. Mas entendemos suas dores e somos solidários. O que importa é a unidade contra o fascismo e o ataque aos direitos do povo. Nisso estaremos juntos!", escreveu Gleisi em sua conta no Twitter.

A parlamentar também defendeu a sigla e diz que o PT não "age por mágoa ou por traição". Ela também saiu em defesa do ex-presidente Lula, do teólogo Leonardo Boff, a quem Ciro chamou de "um bosta", e de Frei Betto, chamado de bajulador, adjetivo também atribuído a Boff.

"O PT é um partido que faz articulação pública aberta e transparente, tem estratégia política e não age por magoa ou traição. Temos orgulho de Lula, o maior líder político popular da história do Brasil, assim como de Leonardo Boff e Frei Betto, que emprestam suas vidas a causa do povo", disse. (noticiasaominuto).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 12:00h
Governo de Bolsonaro

Bolsonaro confirma o astronauta Marcos Pontes na Ciência e Tecnologia

 

O presidente eleito Jair Bolsonaro confirmou a indicação do astronauta Marcos Pontes (foto) para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Pontes, militar da reserva e engenheiro formado no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), é o quarto ministro confirmado por Bolsonaro. O presidente eleito usou sua conta no Twitter para fazer o anúncio na manhã desta quarta-feira.

Além de Pontes estão confirmados: o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) para a Casa Civil, o general Augusto Heleno para a Defesa e o economista Paulo Guedes para o futuro Ministério da Economia (resultado da fusão das pastas da Fazenda, do Planejamento e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços).

O nome de Pontes já vinha sendo ventilado desde a campanha eleitoral. Logo após eleito, Bolsonaro disse que faltavam apenas alguns detalhes para anunciar a escolha de Pontes. Em suas mídias sociais, o astronauta postou ontem um vídeo sinalizando que aceitaria o convite do presidente eleito. (agenciabrasil).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 11:30h
Contratação de serviços terceirizado

Cade e PF realizam operação para investigar cartel em licitações

 

A Polícia Federal (PF) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deflagraram hoje (31) uma operação conjunta para aprofundar as investigações a respeito de um suposto cartel formado para fraudar licitações realizados por órgãos federais para contratação de serviços terceirizados. (Foto ilustração).

Desde as primeiras horas da manhã, cerca de 40 policiais federais e 28 servidores do Cade estão cumprindo mandados de busca e apreensão em 13 empresas com sede no Distrito Federal. Segundo o Cade, quase 500 procedimentos de contratações de serviços terceirizados por órgãos públicos federais realizados desde 2014 podem ter sido fraudadas.

Apelidada de Ponto de Encontro, a operação tem origem em investigações iniciadas a partir da representação de um servidor do Cade que identificou indícios de possível irregularidade em pregão eletrônico para contratação de serviços de brigadistas. O fato levantou outras suspeitas, tendo em vista que um cartel raramente se organiza para fraudar um único certame.

A partir de técnicas modernas, como filtros econômicos (screening) e técnicas de mineração de dados, a Superintendência-Geral do Cade detectou outras empresas cuja participação em licitações federais sugeria um comportamento semelhante ao da inicialmente investigada. A descobert...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 11:00h
Puxado pela indústria

Consumo de energia elétrica aumenta 0,3% em setembro

 

Eles indicam que a alta foi puxada pelo setor industrial, onde o consumo avançou 1,2% em setembro, uma vez que a demanda das classes comercial e residencial fechou em queda de -1,2% e -0,8%. (Foto ilustração).

Regionalmente, o maior uso de energia foi puxado em setembro pelo Nordeste, com expansão de 2,9% e pelo Sudeste: 1,5%. Nas demais regiões houve retração.

A maior queda na demanda por energia ocorreu na Região Norte (10%), seguida do Centro-Oeste (2%) e Região Sul (0,3%).


Eles indicam que a alta foi puxada pelo setor industrial, onde o consumo avançou 1,2% em setembro, uma vez que a demanda das classes comercial e residencial fechou em queda de -1,2% e -0,8%.

Regionalmente, o maior uso de energia foi puxado em setembro pelo Nordeste, com expansão de 2,9% e pelo Sudeste: 1,5%. Nas demais regiões houve retração.
A maior queda na demanda por energia ocorreu na Região Norte (10%), seguida do Centro-Oeste (2%) e Região Sul (0,3%).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 10:50h
Sul da Bahia

Prefeitura de Itabuna demite 550 servidores

 

A secretária de Governo, Maria Alice Pereira, confirmou em entrevista a demissão de 550 contratados da Prefeitura de Itabuna. Mais 50 contratados deverão ser demitidos nos próximos dias, de acordo com a secretária. (Foto ilustração).

A secretária alega que a queda nos repasses constitucionais, principalmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), tem provocado atrasos de salários.

Numa entrevista à TV Santa Cruz, nesta terça (30), Maria Alice afirmou que a decisão de enxugar a folha de pagamento também atingirá os cargos comissionados, aqueles de livre nomeação, superando os 600 demitidos no período, informou a Folha do Cacau. (ilheus.net).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 10:30h
R$ 1,8466 por litro

Petrobras anuncia redução de 0,84% no preço da gasolina nas refinarias

 

A Petrobras anunciou hoje (31) uma nova redução no preço da gasolina nas refinarias. Desta vez, a queda anunciada é de 0,84%. Com isso, o litro do combustível passará a ser comercializado a R$ 1,8466 a partir de amanhã (1º). (Foto ilustração).

Esta é a décima redução consecutiva do preço do combustível, desde que ele atingiu R$ 2,2514 em setembro. A queda acumulada desde 25 de setembro (quando o preço começou a recuar) chega a 17,98%, ou seja, 40 centavos por litro. (Esta é a décima redução consecutiva do preço do combustível, desde que ele atingiu R$ 2,2514 em setembro. A queda acumulada desde 25 de setembro (quando o preço começou a recuar) chega a 17,98%, ou seja, 40 centavos por litro. (Tags Petrobras).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 10:10h
Coaraci

Tentativa de agressão contra o prefeito acabou na delegacia

 

Na noite desta terça-feira o prefeito de Coaraci, Jadson (DEM - foto), teve que acionar a polícia para evitar ser agredido por um locutor, que não teve o nome revelado. O alcaide estava chegando a sua residência quando foi abordado pelo locutor.

O locutor estava indignado pelo fato de ter trabalhado na campanha do prefeito em 2016, e não ter sido prestigiado no governo, ficando apenas alguns meses como funcionário da prefeitura.

O blog apurou que o locutor ficou na porta da residência esperando a chegada do prefeito. Quando Jadison chegou, foi abordado e agredido verbalmente, por pouco não foi agredido fisicamente. A policia foi acionada e todos foram para a delegacia.

A reportagem manteve contato com o prefeito Jadson, que confirmou a tentativa de agressão:

“ o rapaz tentou me agredir, mas não houve sucesso da parte dele. Fiz o boletim de ocorrência e vamos solicitar das autoridades competentes sejam sensíveis, que a violência não impeça de realizar nosso trabalho”, declarou o prefeito. (politicosdosuldabahia).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 09:50h
Campanha Novembro Negro

PGE - BA lança selo de combate ao racismo institucional

 

Integrando à agenda do Novembro Negro promovida pelo Governo do Estado da Bahia, a Procuradoria Geral do Estado realizará, entre os dias 01 e 30 de novembro, uma série de atividades voltadas para a discussão e combate ao racismo e garantia e ampliação dos direitos da população negra e também alusivas ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. (Foto ilustração).

Dentre as ações destaca-se, no próximo dia 01, ás 10 hs, na sede do órgão, o lançamento do selo de combate ao racismo institucional. Durante o mês de novembro todos os processos que forem cadastrados no protocolo do órgão receberão o selo da campanha.

Segundo o procurador geral do Estado Paulo Moreno Carvalho o objetivo da iniciativa é mostrar a Administração Pública e a sociedade civil em geral, o comprometimento da instituição com a causa e promover uma conscientização de todo o corpo funcional do órgão sobre a importância e necessidade de se discutir e combater o racismo em todas as suas formas.

O Novembro Negro da PGE também terá como uma de suas ações , a realização de um curso sobre "Racismo Institucional". A atividade será desenvolvida em parceria com a Sepromi e oferecido a todos os seus servidores e interessados. O objetivo do curso é incentivar e promover o desenvolvimento de uma disposição cultural entre o qu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 09:20h
Bolsonaro presidente

Fernanda Montenegro sobre Bolsonaro: "Ele não está lá por um milagre"

 

A atriz Fernanda Montenegro (foto), de 89 anos, que foi ameaçada de morte durante a ditadura militar, falou ao UOL pela primeira vez sobre Jair Bolsonaro, eleito presidente do Brasil em segundo turno no último domingo (28).

"Eu não posso falar sobre o futuro. Eu posso falar sobre o presente. Ele não está lá por um milagre. Os brasileiros votaram mais nele do que no outro candidato. A pergunta é: corresponderá este homem a este voto de credibilidade que a maioria deu a ele?", disse a atriz ao UOL.

Para Fernanda, quem votou no candidato do PSL não quer exatamente a volta do autoritarismo, mas, sim, que a sociedade melhore.

"Não acredito que quem deu um voto a ele exija que ele vire um fascista enlouquecido, porque se isso acontecer, haverá uma reação. Senão estaríamos em um regime militar até hoje. Demorou muito para acabar [a ditadura], mas acabou."

"Eu não quero falar de Bolsonaro, eu quero falar sobre este voto de credibilidade para que todo um atendimento social exista. Que a saúde exista, o saneamento básico, a creche, os empregos existam. [Ele] Está chegando ao poder porque existem milhões de desempregados", afirmou.

Fernanda continuou: "Eu sei que, se não houver uma correspondência, uma harmonia e um atendimento nas necessidades sociais, [a credibilidade] pode parar no meio do caminho.". (uol).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 09:00h
Brumado

TJ-BA assegura mandato de Dudu Vasconcelos e Girson Ledo perde cargo na Câmara

 

A Câmara Municipal de Brumado, presidida pelo vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), requereu no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a suspensão da liminar proferida pela juíza Adriana Pastorele Silva Quirino Couto, em favor de Girson Ledo Silva (Sem Partido), na qual assegurou a posse do suplente ao cargo legislativo em decorrência da licença para tratamento de saúde pelo prazo de cento e vinte dias concedida ao filho do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB). (Foto ilustração).

De acordo com a decisão do presidente do TJ-BA, desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, foi concedida a suspensão dos efeitos da liminar concedida nos autos do Mandado de Segurança em favor de Ledo, retornando ao cargo o vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB). Na decisão o magistrado assegurou a garantia do mandato com base no Regimento Interno do Poder Legislativo, bem como da Lei Orgânica Municipal. “Desse modo, a ordem emanada pelo julgador de convocação do suplente a quo revela indevida interferência do Judiciário em matéria administrativa e interna da Câmara Municipal de Brumado, violando os princípios da separação, harmonia e independência dos Poderes e, por conseguinte, a ordem Pública”, sentenciou. (acheisudoeste).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 08:50h
Suprema Corte

Supremo julga ação que suspendeu busca e apreensão em universidades

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) faz sessão plenária hoje (31) à tarde para julgar a medida cautelar deferida pela ministra Cármen Lúcia. Pela medida, ficam suspensas as decisões de juízes eleitorais sobre a busca e apreensão de panfletos e materiais de campanha eleitoral em universidades e nas dependências das sedes de associações de docentes. (Foto ilustração).

No último dia 27, Cármen Lúcia concedeu medida cautelar em favor da livre manifestação de pensamento. A decisão ocorreu no momento em que várias universidades públicas foram alvo de ações policiais e de fiscais eleitorais.

Segundo as ações judiciais expedidas, os atos policiais e administrativos baseavam-se na fiscalização de supostas propagandas eleitorais irregulares. Estudantes, professores e entidades educacionais, no entanto, viram as ações como censura. (Tags/STF).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 08:30h
Operação Tritão

Polícia Federal faz operação contra fraudes no Porto de Santos

 

A Polícia Federal deflagrou hoje (31) a Operação Tritão contra fraudes em licitações da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), empresa estatal que é a autoridade portuária do Porto de Santos. O nome da operação remete a Tritão, na mitologia grega, conhecido como o rei dos mares. (Foto ilustração).

A ação envolve a Controladoria Geral da União, o Tribunal de Contas da União, a Receita Federal e o Ministério Público Federal.

São cumpridos sete mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santos, Guarujá, São Caetano do Sul, Barueri, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília, todos expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Santos.

Atuam na operação 100 policiais federais, 8 auditores da CGU e 12 servidores da Receita Federal. (AB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 08:20h
Muritiba

Bia do Açougue é eleito novo Presidente da Câmara Municipal

 

O prefeito Danilo de Babão contabiliza em seu currículo político mais uma derrota em menos de um mês - nas eleições deste ano, no primeiro turno, o seu candidato a deputado estadual perdeu dentro do município de Muritiba para o candidato do ex-vereador Robson Nascimento - sem mandato e sem cargo político. Desta feita a derrota aconteceu na eleição para presidência da Câmara de Vereadores, biênio 2019 - 2020, na noite desta terça (30/10). (Foto ilustração).

Bia do Açougue, apesar de ser vereador da base do governo Danilo, não era o candidato preferido, o escolhido do prefeito era o vereador André Veterinário.

Em uma articulação entre vereadores da base e da oposição, Bia do Açougue conseguiu vencer por 6 votos a cinco de André Veterinário.

O novo Presidente da Câmara Municipal de Muritiba, escolhido pela maioria, tomará posse a partir do dia 01 de Janeiro de 2019 para um mandato de dois anos, até o final do ano de 2020. (PortalDdN/foto/Fabão).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 08:10h
Rede pública estadual

Estados recebem parcela do Fundeb para investir em educação

 

Repasse de R$ 963,9 milhões pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) assegura o investimento mínimo por aluno em nove estados brasileiros. A parcela de outubro ficou disponível nesta terça-feira (30) nos caixas de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. (Foto ilustração).

Em funcionamento desde 2007, o Fundeb determina que 60% dos recursos devem ser direcionados à remuneração dos profissionais do magistério, o que inclui professores, diretores e orientadores pedagógicos. Os outros 40% devem ser destinados a ações de desenvolvimento e manutenção do ensino, o que abrange reformas estruturais e compra de equipamentos.

Com os repasses, estados e Distrito Federal têm recursos para custear a educação da creche ao ensino médio. A transferência dos recursos é automática, ou seja, não precisa de autorização prévia. Onde for identificado que o valor mínimo por aluno não foi atingido, o investimento é feito naquele mês. (Fonte: FNDE e Ministério da Educação).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 07:50h
Aniversariantes do Dia

Jornalista Marcus Maia em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 07:30h
Feira de Santana

Ação integrada fiscaliza depósitos de material reciclável

 

Uma equipe formada por representantes de dez órgãos da Prefeitura de Feira de Santana fiscalizou, nesta terça-feira, 30, depósitos onde materiais destinados à reciclagem são separados e estocados. (Foto ilustração).

Estiveram em dez pontos localizados em oito bairros para observar as suas condições de funcionamento. O objetivo é orientar os donos destes espaços com relação à medidas preventivas de acidentes.

O secretário de Serviço Públicos, Justiniano França, disse que incialmente será feito um levantamento detalhado destes espaços. A segunda etapa será a adoção de medidas administrativas voltadas a prevenção e ao funcionamento.

“O município está preocupado com acidentes, porque nestes locais são estocados muitos produtos perigosos, como plásticos e outros onde o fogo é propagado com facilidade”, afirmou o secretário. Na semana passada acontece um grande incêndio no CIS destruiu parcialmente um destes depósitos.

Outro ponto refere-se à localização do depósito, que quando próximo de residência representa perigo maior. Uma das primeiras medidas, neste caso, é cobrar licença ambiental e a autorização para uso e ocupação do solo, para funcionamento, de acordo com a legislação ambiental.

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 06:29h
Projeto de Lei

Deputado Giovani Cherini quer proibir a divulgação de pesquisas eleitorais

 

O deputado federal Giovani Cherini (PR-RS) apresentou um projeto de lei para proibir a divulgação de pesquisas eleitorais. Segundo o parlamentar, os institutos de pesquisa - incluindo Ibope e Datafolha - erraram muito nas eleições deste ano. "É inquestionável que esse descolamento da realidade vem comprometendo severamente a higidez do processo eleitoral. Os critérios, métodos e amostras dessas pesquisas não estão se revelando capazes de espelhar, mesmo que minimamente, a vontade do eleitorado", afirma no projeto, que aguarda manifestação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). (Expresso - Por Murilo Ramos ) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 06:18h
Eleição presidencial

Petista Alberto Nery parabeniza Jair Bolsonaro, mas critica sua proposta de maior idade penal

 

No calor da discussão sobre a vitória de Jair Bolsonaro (PSL), segunda-feira (29), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o único vereador do PT, Alberto Nery (foto), parabenizou o vencedor do pleito. Mas, claro, não perdeu a oportunidade para criticar Jair Bolsonaro. Atacou a política em defesa da maioridade penal.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 06:15h
Feira de Santana

Chefe da Ciretran Silvio Dias pode ser candidato a vereador em 2020

 

Presidente do Podemos e Chefe da 3ª Ciretran em Feira de Santana, Inspetor Silvio Dias (foto ilustração) é dado como nome certo do grupo liderado pelo deputado estadual Zé Neto (PT), para candidato a vereador em 2020. Silvio Dias chegou a ensaiar em 2016, mas acabou ficando na equipe de coordenação da candidatura de Zé Neto para prefeito.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 06:11h
Localidade de São Cristovão

Carlos Geilson faz sua primeira aparição pública na zona rural após as eleições

 

Passadas as eleições de outubro, quem já está visitando as comunidades de Feira de Santana, mesmo não tendo sido reeleito, é o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB-foto). Apareceu segunda-feira (29) na localidade de São Cristovão, distrito de Tiquaruçu. “Reafirmei o meu compromisso junto aos membros da associação de moradores, de lutar para solucionar as demandas da localidade”, declarou Carlos Geilson.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 06:07h
Feira de Santana

Bancada de imprensa na Câmara Municipal e a vitória de Bolsonaro

 

Segunda-feira (29), quando todos já tinham conhecimento da vitória de Jair Bolsonaro para presidente, a bancada de imprensa na Câmara Municipal de Feira de Santana amanheceu com uma faixa alusiva ao capitão da reserva. Ninguém questionou.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 06:03h
Para presidente

Jaques Wagner e ACM Neto, nomes para as eleições de 2022

 

A Bahia, que nesta eleição nacional pouco se notabilizou pelas suas lideranças, no pleito de 2022 tem duas promessas. O futuro senador Jaques Wagner (PT), que pode se transformar na maior expressão do partido no país e nome para presidente pela esquerda. Já na direita ACM Neto (DEM) surge como nome a se projetar para as eleições de 2022 para presidente. (Foto ilustração: ACM Neto e Jaques Wagner)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 06:01h
Nas escolas municipais

Vereador Joca cria Semana do Empreendedorismo em São Gonçalo dos Campos

 

A Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos aprovou, e depende agora da sanção do prefeito Carlos Germano (PP), Projeto de Lei que institui em todas as escolas da rede municipal de ensino a Semana do Empreendedorismo. O evento terá uma semana de duração e será realizada pela Secretaria de Educação. O autor é o vereador Josué Oliveira (DC-foto ilustração), também conhecido por Joca.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 05:59h
Resultado das eleições

Vitória de João Doria deve levar PSDB para a direita no Brasil

 

Com a eleição de apenas três governadores – São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul – o PSDB, que estava com um pé dentro da direita, com a vitória de João Doria (SP-foto ilustração) está com um caminho sem volta. É que as maiores expressões da legenda estão enfraquecidas. Destaque para Geraldo Alckmin, José Serra, FHC e Tasso Jereissati. Sai fortalecido o futuro governador João Doria e o prefeito de Manaus Artur Virgílio.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 05:58h
Bancada federal

Jair Bolsonaro já tem o seu BBB na Câmara Federal

 

O presidente recém-eleito Jair Bolsonaro (PSL), que tem sua bancada de 52 deputados federais, já tem a solução para ter ampla maioria. Vai negociar com a Bancada BBB – Bala, Bíblia e Boi. Ou seja, os que defendem que o cidadão tenha arma, os evangélicos e os do agronegócio. Juntos somam mais de 300 votos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 05:55h
Feira de Santana

Jornalista Hélder Alencar é homenageado em lançamento de coletânea de Direito

 

Aconteceu na última quarta-feira (24) o lançamento do sexto volume da coletânea de Direito em E-book’s Jurídicos, intitulado Lineamentos Hermenêuticos de Julgados do STF. O evento foi no auditório do Módulo 4 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A coletânea, organizada pelos professores Agenor Sampaio Neto e Rômulo Fiúza e Mello, contém artigos elaborados por 35 docentes, além uma homenagem ao procurador jurídico do Estado da Bahia Hélder Loyola Guimarães de Alencar (Foto - centro), advogado, jornalista e historiador que há mais de 30 anos serve à UEFS. (Com informações do jornalista Everaldo Goes)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 05:51h
Feira de Santana

Derrota eleitoral dos ronaldistas na zona rural é motivo de reflexão

 

Se tem uma questão que tem deixado os aliados de José Ronaldo intrigados é a surra eleitoral que tiveram na zona rural de Feira de Santana, em todos os níveis. É que o Governo Municipal sempre esteve presente com ações junto ao homem do campo. Diferente do PT de Fernando Haddad, como avalia um ronaldista de carteirinha.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 05:49h
Feira de Santana

Lançamento do livro Memórias - Arnold Ferreira da Silva

 

A Fundação Senhor dos Passos, Núcleo de Preservação da Memória Feirense – Rollie E. Poppino, Sociedade Filarmônica 25 de Março, Carlos Alberto Almeida Mello e Carlos Alberto Oliveira Brito, informam que no dia 9 de novembro, a partir das 19h, no Casarão Fores da Motta, haverá o concerto da Sociedade 25 de Março em homenagem ao sócio benemérito Arnold Ferreira Silva e o lançamento do livro Memórias – Arnold Ferreira da Slva.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 05:47h
Feira de Santana

Colbert Martins chega de Brasília de olho nas emendas impositivas

 

Em Brasília, futucando recursos para o Município de Feira de Santana desde segunda-feira (29), o prefeito Colbert Martins (MDB) chega hoje à cidade, com uma agenda marcada para essa semana com os vereadores. Quer discutir melhor as emendas impositivas, já aprovadas em primeira votação.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 05:46h
Mesmo caminho

PT e a possibilidade do destino da Arena e PMDB no Nordeste

 

Se levarmos em consideração o destino da Arena e do PMDB, que já tiveram seus momentos áureos na política brasileira e que ao longo da existência viraram partidos do Nordeste, caindo em desgraça, é um alerta para o PT, que elegeu quatro governadores na região, e apoiou os demais, todos vitoriosos. Virou partido nordestino, quando nada no primeiro momento.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 05:44h
Quinhão na Bahia

PSD, PP e PR que na Bahia apoiaram Haddad só observam

 

Partidos como o PSD, PP e PR, que na Bahia ficaram com Fernando Haddad, candidato de Rui Costa (PT) a presidente, passadas as eleições só lhes restam esperar o desdobramento das alianças nacionais. Afinal, pouco ou nada poderão pedir. O quinhão na Bahia.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.10.2018 05:42h
Hegemonia

PC do B de olho em uma nova esquerda distante do PT

 

O PC do B, que não conseguiu superar a cláusula de barreira, enfrenta dificuldades na articulação de uma política de esquerda a partir de 2019. Os comunistas têm até o final do ano para promoverem uma fusão e continuarem com o fundo partidário e tempo de TV. Nos planos distância da hegemonia do PT, que escondeu a vice-presidente na chapa, Manuela D’Ávila. O PT preferiu expor a esposa de Fernando Haddad, Ana Estela.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


União Médica

 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Radialista Dimiclei
 
Cmara Municipal
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2018

2017

2016

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia