Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 17:10h
Congresso Nacional

Sessão solene vai inaugurar trabalhos legislativos de 2019

 

O Congresso Nacional inicia na segunda-feira (4) os trabalhos legislativos de 2019, em sessão solene conjunta da Câmara e do Senado. (Foto ilustração).

Na cerimônia, será lida mensagem encaminhada pelo presidente Jair Bolsonaro, com as prioridades do Executivo para 2019. A solenidade está marcada para começar às 15 horas no Plenário da Câmara dos Deputados.

A expectativa é que Bolsonaro mande algum representante, por estar se recuperando de cirurgia realizada na última segunda-feira (28). A mensagem costuma ser levada ao Congresso pelo chefe da Casa Civil da Presidência.

Solenidade

O presidente da Mesa do Congresso é o presidente do Senado, que será eleito amanhã para mandato de dois anos (1). Ele conduzirá a solenidade, depois de cumprir um rito tradicional: chegará ao Congresso conduzido por batedores, ouvirá o Hino Nacional, assistirá à execução de salva de 21 tiros de canhão e passará a tropa em revista.

O presidente da Câmara, também a ser eleito amanhã (1) e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, participam da abertura dos trabalhos da 1ª sessão legislativa da 56ª legislatura. (Agência Câmara).

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 16:40h
"Fim dos conchavos e acordos"

ALBA deve deixar de ser uma subsecretaria do Poder Executivo, afirma deputado

 

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) afirmou nesta quinta-feira (31) ser candidato à Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) “porque queremos mostrar à população que o Poder Legislativo precisa se impor como não submisso ao Poder Executivo, seja quem for e de que partido for o governante. O governador Rui Costa (PT) rejeita a contribuição da sociedade organizada como em relação às educadoras e educadores, fechamento de Inspetorias da Fazenda (Infaz), ataques aos direitos dos servidores estaduais e a Mesa Diretora da ALBA pouco ou nada fez, nem mesmo debater de forma democrática com a sociedade. Apresentamos nossa candidatura como um desafio à próxima legislatura se ela quer ser independente ou submissa”. (Foto ilustração).  

O legislador sustenta que “a partir deste 1º de fevereiro mostraremos que é possível se fazer uma oposição de esquerda dentro e fora do Poder Legislativo. Queremos o fim dos conchavos e acordos, verdadeiros consórcios entre os partidos pela divisão dos cargos da Mesa Diretora. Nossa candidatura quer tensionar e mostrar as mazelas da Casa, as contradições da Assembleia. Quem se diz representante dos setores populares será cobrado a cada momento e nós temos como princípio fiscalizar o Poder Executivo”.

Hilton Coelho conclui afirmando que “há um fosso entre o sentimento popular e a representação parlamentar. Nossa candidatura visa iniciar um movimento de resi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 16:02h
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Coordenador Médico do SAMU rechaça greve ou paralisação

 

Em relação a rumores repercutidos na imprensa, referentes a uma hipotética paralisação dos médicos do SAMU/Feira de Santana, venho prestar alguns esclarecimentos. A coordenação médica deste serviço vem dialogando, em conjunto com a coordenadora Geral Maiza Macedo, com a equipe médica e os representantes da Secretaria de Saúde referente a pautas de interesse da categoria médica, buscando estabelecer uma intermediação baseada na ética e nos valores democráticos.

Em nenhum momento aventou-se a hipótese de greve ou qualquer tipo de paralisação. Por isso considero a notícia uma surpresa, que não encontra respaldo em nenhum momento de discussão oficial (assembleia, reunião de trabalho etc.) do grupo médico.

Ao tomar conhecimento de que haveria um documento da “equipe médica do SAMU” ameaçando uma paralisação, busquei informações com alguns colegas e vários me informaram que não se sentem representados pelo documento, que também não contem a assinatura de todos esses médicos que o comunicado informa representar.

Não desqualifico a busca de melhorias para o serviço, muito menos a importância da categoria médica para o SAMU, mas não posso deixar de expressar minha discordância com a forma abrupta como esse assunto foi tratado por alguns, ameaçando paralisação de um serviço essencial, que tem como meta...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 15:30h
Salvador

Secretário diz que prefeitura inibirá atos políticos na festa de Iemanjá

 

O secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara, disse, nesta quinta-feira (31), que serão inibidos atos políticos na festa de Iemanjá, que acontece no próximo sábado (2). (Foto ilustração).

“É proibido o uso de faixa e de meios de publicidade de caráter político. Então, a Sedur vai inibir a veiculação de publicidades de partido e de promoção pessoal. Ao longo tempo, elevou-se o nível de consciência e se percebeu que não funciona este tipo de manifestação em festas populares”, declarou..

A festa em homenagem à Iemanjá teve início em 1923, quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes à mãe das águas. Nesta época, os peixes estavam escassos no mar. Desde então, todos os anos os pescadores pedem a Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranquilo. (BN). 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 15:00h
Infraestrutura

Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%

 

O consumo de energia elétrica no país aumentou 1,1% no ano passado, totalizando 467.161 gigawatts/hora (GWh). Os dados fazem parte da Resenha Mensal – Consumo de Energia Elétrica, de dezembro, divulgada hoje (31) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). (Foto ilustração).

Segundo a resenha, em dezembro, a demanda nacional de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN) foi de 39.771 Gwh, com crescimento de 0,5% em relação ao mesmo mês de 2017. De acordo com a resenha, em dezembro, o consumo de energia elétrica aumentou em três das cinco regiões do país, com destaque para o Centro-Oeste, que teve crescimento de 4,8% em relação a novembro. Na Região Sul, a alta foi de 2,2% e, no Sudeste, de 1,3%.

Em contrapartida, fecharam dezembro com queda na demanda à rede as regiões Norte, com menos 10,8%, e Nordeste, com menos 0,5% na comparação com novembro.

Já para o crescimento acumulado de 1,1% ao longo de 2018, houve expansão em quatro das cinco regiões na comparação com 2017. O Centro-Oeste foi a região que registrou a maior alta no consumo (2,3%), seguido pelo Sul (1,7%), Sudeste (1,6%) e Nordeste (1,5%).

A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.

De acordo a EPE, empresa responsável pelo planejamento energético do país, o consumo cativo de ene...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 14:20h
Tragédia de Brumadinho

"Não é possível não sentir essa dor", diz Raquel Dodge

 

Emocionada e em alguns momentos com a voz embargada, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse hoje (31) que é muito difícil "não se emocionar" diante dos relatos dos parentes das vítimas desastre causado pelo rompimento de rejeitos da barragem da Mina Córrego do Feijão, , em Brumadinho (MG). Segundo ela, as reparações civis e ambientais às vítimas podem ser feitas extrajudicialmente e alertou que a Vale deve assumir suas “responsabilidades”. (Foto ilustração).

“A expectativa do Ministério Público é de que as soluções para este caso sejam notadamente extrajudiciais. Esperamos que sejam mais rápidas, com cada um assumindo suas responsabilidades e o dever de indenizar e adotar as medidas emergenciais. Não é preciso aguardar a ação da Justiça”, disse Dodge, com lágrimas nos olhos e visivelmente emocionada. “Aquele que comete uma infração tem o dever de reparar o dano.”

Pela manhã, a procuradora teve uma longa reunião com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e das famílias afetadas pelo rompimento das barragens de Brumadinho e também de Mariana (MG), em novembro de 2015.

"Não é possível não sentir essa dor. Não é possível ignorar que tem mais de 400 pessoas nessa situação de desaparecimento e, portanto, pessoas que têm parentes, que t&eci...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 14:00h
Câmara Federal

Neto diz que Maia pode ser eleito no 1º turno

 

O prefeito ACM Neto (DEM - foto) viaja hoje a Brasília para acompanhar a eleição na Câmara dos Deputados. O presidente nacional democrata fica na capital federal até sábado e vai acompanhar de perto as tratativas para a campanha de reeleição de Rodrigo Maia (DEM). "Vamos acompanhar a reta final da eleição na Câmara e do Senado, com foco na Câmara dos Deputados onde Rodrigo Maia disputa a reeleição com grande favoritismo. São grandes as chances de ele resolver a eleição já no primeiro turno, mas a gente não pode deixar de ficar vigilante até o fim", pontuou Neto em entrevista na rádio Itapoan FM, ontem.

O gestor defendeu a tese de que a reeleição do deputado é o melhor cenário para o povo baiano. "Rodrigo nos ajudou muito nesses quase três anos de presidência. Várias portas foram abertas pela relação que tenho com ele. [...] Rodrigo tem uma relação próxima com Salvador, participando de atos aqui da Prefeitura. Quantas vezes vi Rodrigo pegando o telefone e ligando para ministros intermediando a liberação de recursos". Ainda segundo ACM Neto, Rodrigo Maia "tem a capacidade de dialogar com diversos partidos e governadores, inclusive de oposição". "O próprio governador Rui Costa sabe que tem um canal de diálogo com ele", lembra. (Trbn).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 13:35h
Mercado de trabalho

Desemprego fica em 11,6% em dezembro e ainda atinge 12,2 milhões de brasileiros, diz IBGE

 

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,6% no trimestre encerrado em dezembro do ano passado, atingindo 12,2 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (31). (Foto ilustração).

A taxa representa uma estabilidade frente ao trimestre encerrado em novembro e um recuo de 0,3 ponto percentual em relação ao 3º trimestre (11,9%).

No ano de 2018, a taxa média de desocupação foi de 12,3%, ante 12,7% em 2017.

O país encerrou o ano passado com apenas 116 mil desempregados a menos, no comparativo com o 4º trimestre de 2017. Já na comparação com o 3º trimestre, houve uma redução de 297 mil pessoas no número de desempregados. (Com informações do G1).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 13:20h
Secretariado de Rui

Davidson desconversa sobre Isaac no secretariado: ‘Independente disso, terá destaque’

 

O presidente estadual do PCdoB e futuro secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães (foto), afirmou que o partido terá mais uma secretaria no governo Rui Costa (PT).

Ele não confirma, mas a sigla articula para que o ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho ocupe outra pasta na gestão do petista.

“Independente de secretaria, de secretariado, Isaac Carvalho terá um espaço relevante, terá destaque, pois é um grande quadro. O governador deve definir sobre o secretariado entre hoje e amanhã. Estamos aguardando”, disse.

Davidson é o primeiro suplente do senador Ângelo Coronel (PSD) e vai substituir o atual secretário Vicente Neto, que também tinha sido uma indicação do PCdoB.

O PCdoB está à frente da Setre desde 2007, quando Jaques Wagner foi eleito governador. Já passaram pela secretaria, respectivamente, os comunistas Nilton Vasconcelos, Álvaro Gomes, Olívia Santa e Vicente Neto. (bahia.ba).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 12:00h
Feira de Santana

Asfaltadas, Aloísio Rezende e Barão de Cotegipe serão sinalizadas e transformadas em binário

 

A data da transformação das ruas Aloísio Rezende e Barão de Cotegipe em mais um binário depende da sinalização horizontal e vertical, que será realizada pela SMT (Superintendência Municipal de Trânsito). (Foto ilustração).

O semáforo que fica no cruzamento em “T” entre as Aloísio Rezende e a Geminiano Costa, que perde o sentido com o binário, vai ser transferido para o “T” entre a Geminiano Costa e a Castro Alves, cerca de 50 metros antes do local onde hoje é fixado.

O sinal vai facilitar o trânsito de pedestres entre os dois lados da rua, principalmente de idosos e pessoas que apresentam dificuldade de locomoção, visto que, sem o semáforo, a velocidade dos veículos dificultaria esta travessia.

Foram requalificados cerca de 300 metros do piso da Aloísio Rezende, mais trechos da Barão de Cotegipe e da Álvaro Simões – entre as duas ruas principais, que ganharam camada de asfalto.

O trânsito na Aloízio Rezende, hoje mão dupla, vai passar a única e sentido à avenida Intendente Abdon, na Queimadinha. Os motoristas terão como opção para se dirigir ao centro pela Barão de Cotegipe – que já mão única.

A rua Humberto de Campos será outra opção para que se chegue à rua Geminiano Costa, a partir da Queimadinha, que vai c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 11:40h
Quer visibilidade

Vice de Bolsonaro recusa o papel de figura decorativa para ser protagonista

 

Caiu do cavalo quem achava que o general Hamilton Mourão (foto), da arma de cavalaria, seria figura decorativa na vice-presidência da República. Ele vem ocupando todos os espaços de poder, no governo e fora dele, tem agenda disputada e sempre se dispõe a fazer, de viva voz, o que o presidente Jair Bolsonaro limita às redes sociais: dar declarações principalmente às emissoras, garantindo espaço diário nos telejornais. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Sinal do protagonismo de Hamilton Mourão, que já mereceu reparos na família Bolsonaro, é a imprensa de plantão permanente na sua porta.

O pernambucano Marco Maciel sempre se destaca na definição do “vice ideal”: discreto, só se movia cumprindo missão para o governo.

O vice do qual todos fogem é aquele que já no dia da posse esquece ser o titular o dono do caminhão de votos que o levou ao cargo.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 11:10h
Reajuste de tarifas

Diário Oficial publica novos valores de serviços dos Correios

 

Os Correios reajustaram hoje (31) as tarifas de alguns dos serviços. A tabela com os novos preços está publicada no Diário Oficial da União. (Foto ilustração).

O telegrama nacional redigido pela internet, por exemplo, passou de R$ 8,15 por página, para R$ 8,19. O preço dos primeiros portes da carta comercial e a carta não comercial permanecerão os mesmos, de R$ 1,95 e R$ 1,30, respectivamente. A correção média deste ano, de 0,3893%, também não incide sobre os segmentos de encomendas e marketing, que são concorrenciais.

De acordo com a Portaria nº 349/2019, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o reajuste, válido para serviços nacionais e internacionais, tem por base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de outubro a dezembro de 2018. (Talita Cavalcante).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 10:45h
Economia

Contas do setor público registram rombo de R$ 108 bilhões em 2018

 

As contas do setor público consolidado, que englobam o governo federal, os estados, municípios e as empresas estatais, registraram um déficit primário de R$ 108,258 bilhões, ou 1,57% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, informou o Banco Central (BC) nesta quinta-feira (31). (Foto ilustração).

Isso significa que as despesas do setor público superaram as receitas com impostos e tributos. A conta não inclui as despesas com o pagamento dos juros da dívida pública.

O ano de 2018 foi o quinto seguido com as contas no vermelho. A série histórica do Banco Central tem início em 2001. Em 2016 e 2017, as contas ficaram negativas em R$ 155,791 bilhões (2,49% do PIB) e em R$ 110,583 bilhões (1,69% do PIB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 10:35h
Por atuação em Brumadinho

Bolsonaro agradece, no Twitter, atuação das tropas israelenses

 

O presidente Jair Bolsonaro agradeceu, no seu Twitter, o encerramento da atuação das tropas israelenses no resgate de vítimas após o desastre causado pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte. (Foto ilustração).

“As bravas tropas israelenses, cedidas pelo Primeiro Ministro, encerram hoje a missão no Brasil. Agradeço, em nome do povo brasileiro, ao Estado de Israel pelos serviços prestados em Brumadinho-MG em parceria com nossos Guerreiros das Forças Armadas e Bombeiros”, escreveu.

O presidente, internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, está no exercício da presidência desde ontem (30).

Bolsonaro não foi liberado pelos médicos para receber autoridades, pois poderia prejudicar a sua recuperação. Seguindo a sua agenda oficial, o presidente começa os despachos às 13h30. Está prevista, nesse horário, a chegada do subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Jorge Antônio de Oliveira Francisco, para acompanhá-lo nos despachos.

O presidente, no entanto, disse que trabalha enquanto se recupera e fez um balanço do primeiro mês na Presidência.

“São muitas as linhas de atuação nesse primeiro mês de governo e ainda há muito a se fazer. Estamos no caminho certo. Nossa missão será cumprida! O Brasil...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 10:20h
Agronegócio - Soja

Soja dá continuidade às últimas altas em Chicago e sobe ligeiramente nesta manhã de 5ª feira

 

Os preços da soja sobem levemente nesta manhã de quinta-feira (31) na Bolsa de Chicago e dão continuidade aos ganhos observados na sessão anterior. Por volta de 8h50 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 2 e 2,50 pontos nos principais contratos. (Foto ilustração).

Assim, o vencimento março/19 valia US$ 9,23 por bushel, enquanto o maio/19, que é importante referência para os preços no Brasil, era cotado a US$ 9,37.

O mercado segue na expectativa pelas informações que devem chegar da reunião enrtre China e Estados Unidos que foi iniciada nesta quarta-feira (30) e ainda se estende por esta quinta. E as especulações sobre o encontro dão um "suporte psicológico" aos preços, como explica o diretor da Cerealpar, Steve Cachia.

"É muito provável que o mercado esqueca momentaneamente a situação de safra na América do Sul e deve focar no fator guerra comercial. Mas, dependendo das informações divulgadas no decorrer, a quebra de safra no Brasil, Paraguai e talvez Argentina possa servir de combustível para sentimentos positivos/otimistas/altistas em relaçao à direção dos preços", explica o executivo.

Ademais, os traders se atentam também às informações que começam a ser divulgadas, novamente, pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta quinta-feira so...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 10:10h
Sul da Bahia

Protesto de tupinambás bloqueia a BA-001, em Olivença

 

Desde as primeiras horas desta quinta-feira (31), indígenas da tribo tupinambá bloqueiam trecho da BA-001 em Olivença e Águas de Olivença, Ilhéus. Eles reivindicam a demarcação de terras e a colocação de, ao menos, cinco quebra-molas no trecho da região de Águas de Olivença, ao sul de Ilhéus. Policiais militares chegaram ao local por volta das 7h30min. (Foto ilustração).

De acordo com Taguari Tupinambá, a colocação de quebra-molas poderá evitar novas mortes por acidente de trânsito no trecho. Nos últimos 15 dias, dois indígenas morreram atropelados na região em frente ao Condomínio Águas e Olivença, vizinho à Aldeia Itapuã.

O líder indígena explicou que a mobilização desta quinta é parte do dia de mobilizações dos povos indígenas em todo o País. “Estamos reivindicando e protestando contra os danos que a BA-001 vem trazendo aos indígenas. Queremos a colocação de cinco quebra-molas para que a gente possa ter mais tranquilidade quando nossos filhos descerem da aldeia para Águas de Olivença”, afirmou ele ao PIMENTA, observando que nem faixa de pedestre existe no local.

O último acidente ocorreu há cerca de uma semana, quando um veículo a cerca de 140 quilômetros por hora atropelou um tupinambá que voltava da pesca na praia na região de Águas de Oliven&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 09:40h
Ibicuí

Divida da gestão passada gera bloqueio R$17 milhões do FPM do município

 

A prefeitura de Ibicúi teve o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueado no mês de janeiro pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O valor do bloqueio foi de R$ 17 milhões. (Foto ilustração).

Segundo o prefeito Marcos Galvão (PSD), a assessoria jurídica da prefeitura acionou a justiça com o objetivo de liberar o recurso.

“Todo o repasse do FPM foi bloqueado, o valor chega a R$ 17 milhões. Esse bloqueio foi em virtude de irregularidades nos anos de 2014 e 2015, uma herança maldita deixada pela ex-prefeita. Mas nossa assessoria já acionou a justiça e estamos no aguardo,” declarou o prefeito.

Por conta do bloqueio, a prefeitura está encontrando dificuldades para pagar o salário dos funcionários dentro do mês: “ Com esse bloqueio de R$ 17 milhões estamos com dificuldade de pagar o salário dos funcionários dentro do mês, como estamos fazendo desde o início da nossa gestão”, finalizou Marcos. (politicosdosuldabahia).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 09:25h
Previdência Social

Bolsonaro decide que militares vão entrar na reforma da Previdência

 

O presidente Jair Bolsonaro (PSL - foto) decidiu que todos os segmentos da sociedade serão incluídos na reforma previdenciária, incluindo militares. A informação foi dada na noite desta quarta-feira (30) pelo secretário da Previdência, Rogério Marinho.

De acordo com o jornal 'O Globo', ao menos oito governadores já se dirigiram para Brasília com o objetivo de expor a situação fiscal dos seus estados e oferecer apoio à reforma.

"As finanças públicas se deterioraram e também teve uma deterioração gradativa dos serviços públicos. Governadores passaram a ser gestores de folha de pagamento. O presidente Bolsonaro quer uma reforma com justiça social. É importante que essa rede de proteção social seja preservada. Quem tem menos, contribui menos e quem tem mais, contribui proporcionalmente mais. Nosso sistema é injusto e insustentável", afirmou Marinho. (noticiasaominuto).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 09:00h
Aniversariantes do Dia

Radialista Nivaldo Cruz em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 08:54h
Feira de Santana

Vereador Tom renuncia e Neinha assume em definitivo

 

O vereador Ewerton Carneiro (Patriota), conhecido por Tom, eleito deputado estadual para o exercício 2019/2023, entregou na manhã de hoje o seu pedido de renuncia ao mandato, a Câmara Municipal de Feira de Santana. Assume em seu lugar em definitivo a vereadora Neinha (PTB), que atualmente está no mandato como suplente. Tom assume o mandato de deputado estadual amanhã pela manhã na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). (Foto ilustração: Veredores Tom e Neinha)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 08:40h
Operação Lava Jato

Polícia Federal deflagra 59ª fase da Operação Lava Jato

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (31) a 59ª fase da Operação Lava Jato. São cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária por 60 policiais federais, com o apoio de 16 auditores fiscais da Receita Federal, em São Paulo e Araçatuba (SP). (Foto ilustração).

Há suspeitas de que o esquema criminoso foi possível devido a acordo entre os investigados, que responderão pela prática dos crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Os presos e o material apreendido serão levados para a Superintendência da Policia Federal em Curitiba, no Paraná.

Buscas e detenções

Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba, com base nos termos da colaboração premiada homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os contratos suspeitos somam mais de R$ 682 milhões.

As investigações colheram indícios que apontam que empresas pagaram vantagens indevidas, de forma sistemática, a executivos da Transpetro. O esquema envolvia o pagamento de um percentual de propina, que alcançou o montante de até 3% do valor de 36 contratos formalizados com a estatal entre 2008 e 2014.

Valores

No período de 2008 a 2014, foram repassados milhões de reais a agentes políticos, segundo as inv...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 08:20h
Feira de Santana

Prefeitura convoca mais 254 professores aprovados no último concurso

 

Publicado nesta quarta-feira, 30, o segundo edital de convocação do concurso público para professores da Rede Municipal de Educação que atuarão na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Foram chamados mais 200 pedagogos e 54 professores de áreas específicas: 17 de Matemática, 13 de Ciências, 10 de Língua Portuguesa, seis de História, quatro de Geografia, dois de Educação Física e finalmente dois de Artes. (Foto ilustração).

O edital foi publicado Diário Oficial Eletrônico do município, edição 927, desta quarta-feira, 30. A lista com os nomes dos cem primeiros convocados, divulgada inicialmente no último dia 5 de janeiro, foi republicada por incorreção também na edição de hoje - a Secretaria de Administração revisou a convocação por cotas.

Todos os convocados, tanto da primeira quanto da segunda chamada, devem comparecer ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração, situada à avenida Sampaio, 344 – centro, no prazo de 30 dias, contados a partir de 30 de janeiro.

Os professores deverão apresentar os seguintes documentos (originais e cópias): cartão PIS ou PASEP (caso não seja o primeiro contrato de trabalho); carteiras de identidade e de trabalho; certidão de nascimento, se solteiro, ou de casamento, se casado; certificado militar (comprovar que está em dia com as ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 07:06h
À espera...

Rui Costa: "Feira de Santana terá em meu governo o espaço do tamanho da sua importância"

 

Continua a expectativa em Feira de Santana de que o Município venha ser contemplado com uma Secretaria de Estado no governo Rui Costa (PT-foto ilustração), mesmo depois da divulgação de 15 dos 25 nomes do primeiro escalão, terça-feira (29), no início da tarde. É que o governador Rui Costa, em entrevista à imprensa local no ano passado, disse que Feira de Santana terá em seu governo o espaço do tamanho da sua importância. Em tempo: O governo estadual já divulga em seus releases que na Educação está o feirense Jerônimo Rodrigues, que no governo anterior de Rui Costa foi secretário de Desenvolvimento Rural.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 07:00h
Câmara Federal

Cada deputado terá R$ 111,7 mil para até 25 assessores

 

Cada deputado federal eleito em de outubro de 2018, a partir de 1º de fevereiro de 2019 passarão a contar com R$ 117,7 mil por mês, para contratar até 25 assessores nos seus gabinetes. Só lembrando, Feira de Santana tem dois deputados federais, Zé Neto (PT) e Dayane Pimentel (PSL). (Foto ilustração: Plenário da Câmara Federal)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 06:56h
Assembleia Legislativa da Bahia

Targino Machado é escolhido por unanimidade líder da oposição na ALBA

 
Deputado estadual Targino Machado (DEM)

Deputado estadual Targino Machado (DEM)

Deputado estadual experiente, Targino Machado (DEM - foto ilustração), o mais votado da oposição nas eleições de 7 de outubro, foi eleito na tarde de ontem por unanimidade líder da oposição na próxima legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia, que começa amanhã (1º).

Polêmico, bom de tribuna, conhecedor do Regimento Interno do Legislativo, a expectativa é que será um opositor à altura, mesmo tendo uma bancada que não deve passar de 20 parlamentares, menos de um terço, já que a Casa tem 63 deputados.

“Não desejei, não pedi, nunca passou por minha cabeça, mas quem tem amigo não se governa. Foi algo que surgiu naturalmente entre os colegas, que praticamente por unanimidade apelaram para que eu assumisse a liderança da bancada da oposição na Assembleia. Por derradeiro, o prefeito de Salvador, ACM Neto, dirigiu-me um apelo pessoal, colocando a posição como missão política. Como político tem que ter lado e o grupo está precisando de mim, aceitei. Embora não tendo certeza se estou à altura das expectativas, darei o melhor de mim pela Bahia e pelos baianos” declarou Targino Machado ao site Bahia na Política.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 06:53h
Sem acordo

Insaúde não consegue negociar com médicos do Hospital da Mulher

 

Representantes do Insaúde não conseguiram negociar o valor pago pelos plantões dos médicos que atuam no Hospital da Mulher (Foto ilustração), nas áreas de ginecologia e pediatria. O valor oferecido estaria muito abaixo do antes pago pela Coofsaude.

O site Bahia na Política apurou que representantes do instituto estiveram na unidade de saúde na tarde desta quarta-feira (30), conversando pessoalmente com cada profissional. Mas não houve acordo, segundo um médico que não quis ser identificado.

A proposta foi a seguinte: por um plantão de 24 horas o Insaúde ofereceu o valor liquido de R$ 1.400; antes eles recebiam R$ 2.800 pelas mesmas horas de trabalho. Já para o plantão de 12 horas, foi oferecido o valor liquido de R$ 900; embora os médicos recebessem R$ 1.400 pelo mesmo período.

Apesar de iniciar a negociação com os médicos do Hospital da Mulher, o Insaúde ainda não foi declarado vencedor da licitação que pretende substituir os contratos reincididos pela Fundação Hospital com a Coofsaude. O instituto apresentou melhor proposta neste lote licitado, no valor de R$ 1.955,250. (Fabricio Almeida)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 06:50h
Câmara Federal

Fernando Torres deixa o mandato de deputado federal depois de oito anos

 

À frente do mandato de deputado federal por oito anos, o feirense Fernando Torres (PSD-foto ilustração) deixa oficialmente a Câmara Federal hoje. “Cumpri o meu dever com o povo da Bahia e em especial com o povo de Feira de Santana. Só lamento que Brasília viva um momento de desgaste, onde político não tem credibilidade. Saio triste pelo momento político que vivemos e alegre por estar distante dessa contaminação”, declarou Fernando Torres.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 06:46h
Feira de Santana

Edson Borges quer discutir a Micareta na quarta-feira que não é oficial

 

A informação que chega ao site Bahia na Política é da possibilidade de se acabar com a Micareta na quarta-feira, um dia antes da data oficial.

Questionado, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges (foto), informa que o que há é a necessidade de uma discussão sobre esse dia. É que a Polícia Militar tem relatos de que na quarta-feira é registrado o maior índice de violência durante a festa, mesmo não sendo o dia oficial. “Não existe esse negócio de acabar nada. Eu não estou querendo acabar com nada. Ao contrário eu estou querendo melhorar as coisas. O que eu estou propondo é reunir quem faz a Micareta de quarta-feira. Nós temos que sentar e discutir essa quarta-feira. Por que? Desde que eu cheguei na Secretaria é uma pressão da Polícia Militar, do Ministério Público, sobre essa questão da Micareta de quarta-feira, que é aquela coisa, não é oficial, mas acontece. Aí não tem o devido policiamento. até porque não é nos dias oficiais, ai não tem o policiamento. O dia mais problemático da Micareta está virando a quarta-feira, depois do levantamento dos últimos cinco anos. Gente que morre e brigas, porque a avenida está aberta, os pórticos ainda não funcionam como deveria e aí entram gangues e promovem confusões e termina indo para as mídias sociais”, declarou Edson Borges. A verdade é que esse assunto promete muita polêmica, j&aac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 06:42h
Concurso de 2012

Promotor de Justiça afirma que candidatos aprovados tem direito sobre terceirizados

 

A existência de terceirizados exercendo as funções de candidatos aprovados em concurso público materializa um direito adquirido, garantindo a nomeação dos mesmos. A afirmação é do promotor de Justiça, Tiago Quadros (foto), autor da ação civil pública, julgada esta semana, favorável aos candidatos aprovados no último concurso público, realizado em 2012, pela Prefeitura de Feira de Santana.

Segundo o promotor Tiago Quadros, esse candidato aprovado que antes tinha uma expectativa de direito, passa a ter direito real à vaga, uma vez que a mesma função vem sendo exercida por terceirizados.

Nesta quarta-feira (30), em coletiva à imprensa, o representante do Ministério Público (MP), afirmou que esse entendimento já é consolidado no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Tiago Quadros ressaltou, ainda, que apesar de o Governo Municipal alegar que a substituição de cooperados por concursados afetaria o índice de limite de pessoal da Prefeitura, jamais foi entregue ao MP qualquer estudo que comprovasse tal argumento.

A decisão que determina a substituição de mais de 300 cooperados (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social) por concursados ainda cabe recurso. (Fabrício Almeida)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 06:31h
Esclarecimento

Estrutura do Zilda Arns está de acordo com parâmetros arquitetônicos

 

A Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) enviou nota de esclarecimento ao siteBahia na Política, afirmando que a estrutura da Case Zilda Arns está de acordo com os parâmetros arquitetônicos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.

O esclarecimento diz respeito ao inquérito civil instaurado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que visa apurar denúncia de irregularidade apontada por funcionários, que dizem respeito às condições sanitárias e de conforto oferecidas no local de trabalho. O mesmo inquérito também vai investigar possíveis irregularidades na jornada de trabalho.

A Fundac advertiu, ainda, que a denúncia de descumprimento da jornada de trabalho dos servidores é “questão de responsabilidade da Fundação José Silveira, organização que presta serviços a unidade”.

A Case Zilda Arns foi construída em Feira de Santana a partir do convênio 107/2007, firmado entre a Fundac e o Governo Federal, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. (Fabrício Almeida)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 06:27h
1º de fevereiro

Médicos do Samu de Feira ameaçam paralisar as atividades

 

Os médicos do Samu de Feira de Santana (Foto ilustração - Ed Santos Acorda Cidade) estão prometendo paralisar as atividades nesta sexta-feira (1º de fevereiro), caso o Governo Municipal não se posicione diante das demandas encaminhadas pelos profissionais. O serviço deverá ser mantido apenas com 30 por cento do quadro de funcionários.

O site Bahia na Política teve acesso ao documento que solicita providências. Uma delas, seria a defasagem da remuneração dos médicos. O valor liquido para um contrato de 24 horas é de R$ 6.506,02. Para os contratos de 12 horas, o valor é de R$ 3.583,70.

O que chama atenção no documento é a fonte pagadora do salário. Segundo os próprios médicos, a Prefeitura paga 70% desse valor e os outros 30% eram pagos pela Coofsaude.

Os médicos relatam na correspondência que em função das prisões dos diretores da cooperativa, ocorrida no mês de dezembro de 2018, a Prefeitura chegou a assumir os 30% que eram pagos pela cooperativa no mês seguinte, no entanto, foram informados pela coordenação médica do Samu que a partir do mês de fevereiro esse percentual não será mais repassado.

A correspondência encaminha ao Governo Municipal também apresenta uma outra reivindicação, que seria a implantação de uma segunda Unidade de Suporte Avançado, considerando a regionaliza&cce...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 06:25h
Comunicado

MP arquiva investigação que apurava alienação de bens da Ebal

 

A Associação Baiana de Trabalhadores da Ebal/Cesta do Povo está sendo comunicada pelo Ministério Público que foi promovido o arquivamento do inquérito civil que apurava supostas irregularidades no processo de alienação de bens imóveis de propriedade da Empresa Baiana de Alimentos.

O edital nº 028/2019 foi publicado nesta quarta-feira (30) pela 4ª Promotoria de Justiça, em Salvador, que estava à frente das investigações. Esse inquérito foi instaurado pelo MP em 2017 (nº 003.9.128675/2017) e tinha como responsável a promotora Heliete Rodrigues Viana.

A Cesta do Povo foi criada em 1979 para regular os preços dos alimentos básicos frente à escalada da inflação. Em todo estado, funcionaram 285 unidades espalhadas por 236 municípios da Bahia. (Fabrício Almeida)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 06:16h
Congresso Nacional

Rede não atingiu a cláusula de barreira, mas elegeu cinco senadores

 

O Rede, que não conseguiu atingir a cláusula de barreira, elegendo apenas um deputado federal, no Senado Federal tem um cenário singular. Elegeu cinco senadores. Lembrando, o Rede teve a ex-senadora Marina Silva candidata à presidência da República em 2018. Aliás, com uma votação pífia.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 06:13h
Advogado

Jutahy Júnior volta à iniciativa privada após 36 anos de atividade parlamentar

 

Depois de oito mandatos de deputado federal, um de estadual, ser ministro e secretário de Estado, o deputado Jutahy Júnior (PSDB), que não se elegeu Senador da República nas eleições de 7 de outubro de 2018, retorna profissionalmente para a vida privada. Atuará na advocacia ao lado do filho, Jutahy Magalhães Neto, num escritório que está completando 10 anos em 2019, liderando uma equipe que se destaca pela experiência nos mais diversos ramos do Direito. De acordo com o endereço divulgado, a sua atuação será em Brasília. (Foto: Jutahy Junior e Jutahy Neto)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 06:08h
Assembleia Legislativa da Bahia

Ex-presidente do PT Marcelino Galo será o líder do partido na ALBA

 

A bancada do PT, maior hoje na Assembleia Legislativa da Bahia, já tem líder. Trata-se do ex-presidente da legenda na Bahia, Marcelino Galo (foto ilustração). Já a liderança do governo ficou com Rosemberg Pinto (PT).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 06:05h
Feira de Santana

Contrato com a Caixa vai render R$ 11,9 milhões para a Prefeitura

 

A Prefeitura de Feira de Santana divulgou ontem, através do Diário Oficial Eletrônico, o extrato do contrato de Instituição Financeira para a prestação de serviços bancários de pagamento da folha de salário dos servidores públicos do Município, pelo prazo de 60 meses, com a Caixa Econômica Federal. O valor será de R$ 11.997.533,05. Apesar de a publicação ter sido feito ontem, a data da assinatura do contrato é de 28 de dezembro de 2018.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 06:03h
Assembleia Legislativa da Bahia

Sandro Regis presidirá as duas Sessões da ALBA dia 1º

 

Caberá ao deputado estadual Sandro Regis (DEM-foto ilustração), atual 1º secretário, pela hierarquia da Mesa da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), presidir as duas sessões que ocorrerão sexta-feira (1º). A primeira quando os 63 parlamentares tomarão posse e a segunda quando haverá a eleição da Mesa Diretora.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 06:01h
Assembleia Legislativa da Bahia

Rui Costa na ALBA só segunda-feira para ler sua mensagem

 

Apesar da abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) ocorrer dia 1º, sexta-feira, o governador Rui Costa (PT-foto ilustração) só comparecerá à Casa no dia 4 de fevereiro, segunda-feira, às 16h. Irá fazer a leitura da mensagem que abre o ano legislativo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 05:58h
Senado Federal

Lídice da Mata deixa hoje de ser senadora depois de oito anos

 

Vereadora e Prefeita de Salvador, deputada estadual e federal pela primeira vez em 1987, quando participou da elaboração da Constituição Federal de 1988, a senadora Lídice da Mata (PSB-foto) deixa hoje seu mandato de oito anos na Câmara Alta do Congresso Nacional. Amanhã assume o terceiro mandato de deputada federal, depois de eleita no dia 7 de outubro.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.01.2019 05:53h
Educação

OAB quer suspender novos cursos de Direito por cinco anos

 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Lamachia, ingressou com um pedido no Ministério da Educação de suspensão de novos cursos de Direito em todo o país. A medida, se aprovada, valerá por um período de cinco anos. A entidade quer coibir a formação de advogados sem que as instituições sejam devidamente credenciadas pelo MEC. O Brasil tem atualmente 1.562 cursos de Direito e forma aproximadamente 60 mil advogados anualmente, dos quais apenas 17% são aprovados no Exame da OAB. Tem hoje o Brasil pouco mais de um milhão de profissionais habilitados pela Ordem.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia