Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

O Brasil deve receber ajuda internacional para o combate a incêndio na região amazônica?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 17:50h
STF

Fachin arquiva inquérito que investigava Maia e Renan na Lava Jato

 

Edson Fachin determinou hoje o arquivamento de inquérito que investigava Rodrigo Maia e Renan Calheiros no âmbito da Lava Jato, informa a TV Globo.

O ministro do STF atendeu a pedido de Raquel Dodge, que não viu indícios suficientes para manter a apuração sobre os dois.

O presidente da Câmara ainda responde a outros dois inquéritos no âmbito da apuração, e o senador alagoano é alvo de outras 13 investigações.

Esse era o único inquérito no qual Maia e Renan eram investigados juntos, por suspeita de recebimento de valores para aprovação de MPs.

Também a pedido da PGR, Fachin enviou à Justiça Federal em Brasília a parte da apuração que envolve Romero Jucá, Eunício Oliveira e Lúcio Vieira Lima –não reeleitos, todos eles perderam o foro. (O Antagonista - foto ilustração: Rodrigo Maia e Renan Calheiros)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 15:20h
"Arrependido de ter sido tão leal"

Rui desconversa após Nilo dizer que foi "abandonado" pelo governo

 

O governador Rui Costa (PT) evitou polemizar declaração do deputado federal Marcelo Nilo (PSB), que, em entrevista à rádio Metrópole, diz ter se arrependido de manter “lealdade canina” tanto com o chefe do Palácio de Ondina quanto com o ex-governador Jaques Wagner (PT). (Foto ilustração: (Jaques Wagner, Marcelo Nilo e Rui Costa)

“Marcelo é um grande amigo e continuará sendo um grande amigo do governador e, com certeza, do Wagner. As amizades não se enfraquecem rapidamente. Da minha parte está sempre forte”, disse Rui na manhã desta terça-feira (30), em entrevista coletiva na Vila Policial Militar do Bonfim, em evento de comemoração ao 194 anos da PM baiana.

Ao apresentador Chico Kertész na segunda (29), Nilo afirmou já ter se sentido abandonado pelo governo petista.

“Já passei 4 horas para ser recebido por Rui Costa, e não fui recebido”, disse na entrevista.

Na ocasião, o ex-presidente da Assembleia Legislativa também reafirmou que pretende disputar a sucessão estadual em 2022 sem cometer os mesmos erros de 2014. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 15:00h
Sobre corte de 30% do orçamento

"É preciso unir todas as correntes da Bahia em defesa da Ufba", afirma Lídice

 

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA - foto) criticou duramente, nesta terça-feira (30), a falta de preparo do governo Bolsonaro na área da Educação e o seu caráter de perseguição ao anunciar corte de 30% no orçamento da Universidade Federal da Bahia. Em vídeo divulgado nas redes sociais, a parlamentar ressaltou a necessidade de unir todas as correntes do Estado em defesa da Ufba.

“É preciso, se necessário, ir à Justiça, mas também é importante que a Bahia se una em torno dessa situação de Clara perseguição contra o nosso Estado. Não podemos nos calar e nem reduzir essa luta. Precisamos do apoio de toda a bancada federal, independente de partido; precisamos de todo o mundo empresarial e de todas as instituições democráticas da Bahia para exigir que a Ufba seja respeitada”, disse.

A deputada ressalta que a Ufba é um orgulho da Bahia. "Está entre as 14 melhores do País, entre as 30 melhores da América Latina e foi considerada a melhor do Nordeste do Brasil", finalizou. (Ascom) 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 14:50h
Feira de Santana

Inscrições para o 5º Concurso de Poesia começa esta semana

 

As inscrições para o 5º Concurso Municipal de Poesia, prêmio Antonio Lopes, será aberto nesta quinta-feira, 2, e seguiram até o dia 25 de junho. O edital está disponível no site: www.feiradesantana.ba.gov.br com todas as regras e informações necessárias para a inscrição. (Foto ilustração)

Os escritores podem fazer sua inscrição no Museu de Arte Contemporânea - MAC localizado na rua Geminiano Costa, 255, Centro, ao lado da Biblioteca Municipal, das 9h às 12h e das 14h às 17h de segunda à sexta-feira.

Todos os anos uma personalidade local é homenageada e este ano o escolhido a levar o nome do prêmio do concurso será o poeta feirense Antonio Lopes. Professor primário diplomado em 1935 pela Escola Normal Rural de Feira de Santana. Um apaixonado por sua profissão, por sua terra e pela arte de escrever.

Também já foram homenageados os poetas Gastão Guimarães, que também foi médico e professor, Godofredo Filho, Eurico Alves Boaventura e a do ano passado, Georgina Erismann.

O concurso é realizado pela Prefeitura Municipal através da Fundação Cultural Egberto Costa. Ano passado foram inscritos 86 poetas, sendo que os 17 classificados foram reunidos no livro “Antalogia Poetica”. (Ascom/ FUNTITEC)  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 14:25h
Encerra às 23h59m59s de hoje

Mais de 3 milhões ainda não entregaram o Imposto de Renda

 

Mais de 3 milhões de contribuintes ainda não enviaram para a Receita Federal a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. De acordo com o boletim divulgado pela Receita, até as 10h de hoje, 27.344.190 documentos foram recebidos pelos sistemas da Receita. (Foto ilustração)

Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a expectativa é de que 30,5 milhões de contribuintes entreguem a declaração dentro do prazo, que se encerra às 23h59m59s desta terça-feira.

Quem perder o prazo está sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido, alerta a Receita Federal. (Aécio Amado/AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 14:10h
Mobilidade

SJDHDS quer 100% de informatização na emissão do Passe Livre para Pessoas com Deficiência

 

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) está estudando a informatização de todo o processo de solicitação e emissão do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência. O assunto foi tema da reunião entre o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede-BA), Padre Renato Minho. (Foto ilustração)

De acordo com o secretário Carlos Martins, o objetivo é tornar as ações da SJDHDS o mais acessíveis possível, aproveitando as oportunidades que a tecnologia oferece na prestação de serviços e facilitando o processo para as pessoas que precisam emitir o documento. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 13:40h
Feira de Santana

SMT conclui intervenção na Aloísio Resende nesta quarta

 

Após a conclusão da pavimentação asfáltica com o uso de recursos oriundos das multas, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, concluirá a intervenção na rua Aloísio Resende, nesta quarta feira (01), que passará a ser mão única sentido ao bairro Queimadinha, se tornando um Binário com a rua Barão do Cotegipe que tem fluxo sentido único para a Getúlio Vargas. (Foto ilustração)

Os detalhes finais já foram realizados como sinalização vertical e horizontal, restam ser finalizados os ajustes da sinalização semafórica, o que dependia da disposição das equipes de engenharia e de operações que estavam voltadas para a operação Micareta. A SMT vai desligar o semáforo da rua Geminano Costa com a Aloísio Resende, e transferi-lo para a quadra anterior da rua Castro Alves com a Geminiano Costa.

A SMT vai disponibilizar equipes com Agentes no local para fazer as devidas orientações, e trabalho de educação no trânsito, e pede atenção redobrada aos motoristas, até a liberação efetiva do binário na quarta feira, primeiro de maio. (Secom/Fsa) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 13:20h
São Bernardo do Campo (SP)

Funcionários da Ford aprovam acordo sobre fechamento de fábrica no ABC

 

Os trabalhadores da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, aprovaram hoje (30), em assembleia, um acordo com a empresa. Segundo nota da montadora, será oferecido um plano de demissão incentivada que vai oferecer compensação financeira para os trabalhadores. (Foto ilustração)

A montadora anunciou em fevereiro que vai fechar a fábrica na cidade devido à decisão da matriz norte-americana de deixar o segmento de caminhões. Após negociações entre a Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, chegou-se ao acordo apresentado hoje aos funcionários da unidade.

Os valores serão determinados com base no tipo de contrato de cada trabalhador, o tempo de serviço e uma possível contratação futura, caso a fábrica seja vendida. A empresa vai oferecer ainda apoio psicológico e cursos de requalificação profissional, em parceria com o sindicato.

Desde o anúncio, a montadora e o governo estadual buscam um comprador para a unidade, reduzindo dessa forma o impacto do fechamento. Segundo o sindicato, a fábrica emprega cerca de 4 mil pessoas. Além da linha de caminhões, a empresa está descontinuando as linhas Cargo, F-4000, F-350 e Fiesta.

A Ford tem mais duas fábricas no Brasil, uma em Camaçari (BA) e outra em Taubaté (SP). (Daniel Melo/ab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 12:36h
De olho em 2020 e 2022

Rui Costa tenta fortalecer os apoios do PP e do PSD na Bahia

 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), tem se empenhado em manter o apoio de dois fortes grupos políticos no estado. 

Um é ligado ao atual vice-governador, João Leão, do PP. O outro é comandado pelo senador do PSD Otto Alencar. Ambos sonham em enfrentar ACM Neto em 2022 na disputa pela sucessão de Costa.

De olho nessas alianças, dois ex-deputados estaduais tucanos — Carlos Geilson e Augusto Castro — deixaram o PSDB recentemente para fazer parte da base do governador petista (Geilson já conseguiu o cargo de ouvidor-geral do estado).

A Crusoé, noticiou que aliados de Rui Costa veem em seus movimentos políticos uma tentativa de se viabilizar como o candidato do PT à Presidência da República em 2022. (O Antagonista - Foto ilustração: Carlos Geilson e Augusto Castro)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 10:04h
Importunação sexual

Gerusa Sampaio diz que violência contra a mulher diminuiu na Micareta

 

Nesta terça-feira (30), na tribuna da Casa da Cidadania, a vereadora Gerusa Sampaio (DEM - foto ilustração) ressaltou que a Micareta de Feira este ano teve menor índice de violência contra a mulher, tanto agressão quanto casos de importunação sexual. Além disso, a vereadora citou a mudança de horário como um ponto positivo por parte do Governo Municipal.

“Parabenizar o prefeito Colbert Martins por algumas mudanças que foram muito pertinentes, o horário favoreceu aos pais que queriam levar seus filhos. Parabenizar o secretário de Desenvolvimento Social com o bloco da diversidade, mostrando às pessoas que as suas deficiências não são limites. A parceria que houve com o Estado, isso foi importante principalmente na Secretaria de Políticas Públicas. Participei da distribuição de material ‘Respeite as minas’, e ‘Não é não’, e o número foi muito menor de importunação e violência contra a mulher, o índice diminuiu consideravelmente, e trarei esses dados demonstrando que a medida que a gente vai conscientizando os homens, vai diminuindo a agressão”, avalia. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 09:45h
Agronegócio - Milho

Mercado inicia pregão desta 3ª com ligeiras valorizações na Bolsa de Chicago

 

As cotações futuras do milho iniciaram a sessão desta terça-feira (30) em campo negativo na Bolsa de Chicago (CBOT). Por volta das 9h11 (horário de Brasília), as principais posições da commodity exibiam ligeiras altas entre 1,50 a 0,75 pontos. O vencimento maio/19 era cotado a US$ 3,53 por bushel e o julho/19 era negociado a US$ 3,62 por bushel. (Foto ilustração)

De acordo com a análise de Bryce Knorr da Farm Futures, os preços do milho estão baixos, com os futuros lutando para não voltar à tendência de baixa para abril. Boas notícias sobre exportações e previsões úmidas não conseguiram evitar o retrocesso depois de um fechamento suave na segunda-feira.

Ainda segundo a análise de Bryce Knorr da Farm Futures, o plantio de milho continua atrasado, com todos os principais estados com a semeadura abaixo do ano passado, com exceção do Texas. Os produtores, conforme o esperado, avançaram melhor no Cinturão Ocidental do Milho, com um lento progresso na região do Grandes Lagos. (noticiasagricolas)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 09:30h
Opositor de Maduro

Guaidó diz ter apoio de militares para pôr "fim à usurpação" na Venezuela e convoca povo às ruas

 

O autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, convocou na manhã desta terça-feira (31) a população às ruas e declarou ter apoio de militares para pôr fim ao que ele chama de "usurpação" na Venezuela. Autoridades do governo falam em tentativa de golpe de estado. (Foto ilustração)

Guaidó afirmou em post em rede social que se encontra com as principais unidades militares das Forças Armadas e que deu início à fase final da chamada "Operação Liberdade".

O governo brasileiro ainda vai esperar ter um quadro mais definido no vizinho sul-americano para anunciar um posicionamento formal sobre a situação na Venezuela, de acordo com a Globonews.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 09:20h
Mercado de trabalho

Taxa de desemprego fica em 12,7% no primeiro trimestre do ano

 

A taxa de desemprego no país atingiu 12,7% no primeiro trimestre do ano, acima dos 11,6% do último trimestre de 2018. Houve, no entanto, queda na comparação com o primeiro trimestre do ano passado (13,1%). (Foto ilustração)

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C), divulgada hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Valéria Aguiar/AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 09:10h
Oeste da Bahia

Prefeitura de Barreiras concede reajuste salarial aos servidores municipais

 

Aprovadas pela Câmara Municipal de Vereadores e sancionada pelo Prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, as leis de autoria do Poder Executivo, que estabelecem o aumento salarial dos servidores municipais já foram publicadas em Diário Oficial nº 2939. A lei 1360/2019 define em 4% o reajuste de todos os servidores civis, já os professores receberão um aumento de 6,5% conforme previsto na lei municipal 1361/2019, que serão inseridos no vencimento já de abril, conforme data base. (Foto ilustração)

As mesas de negociações foram iniciadas no início do mês de abril com o Sindicato dos Professores e Especialistas em Educação – Sinprofe e o Sindicato dos Servidores Públicos de Barreiras – Sindsemb. O reajuste dos servidores civis atualmente é estipulado pelo IPCA que acumulou em 2018 o percentual de 3,75%, e a gestão municipal concedeu 4%. Os professores fecharam acordo em 6,5%, bem acima do piso salarial nacional do MEC, que ficou em 4,17%.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 08:55h
Política externa

Imperador Akihito, do Japão, abdica ao trono nesta terça-feira

 

O imperador Akihito, do Japão, deverá abdicar ao trono nesta terça-feira (30), dando, assim, término a três décadas de Era Heisei. Logo em seguida, seu filho, o príncipe herdeiro Naruhito, assumirá o posto. (Foto ilustração: príncipe herdeiro Naruhito e o imperador Akihito)

A cerimônia de abdicação do imperador será realizada no Palácio Imperial, em Tóquio. O premiê Shinzo Abe transmitirá gratidão ao imperador em nome do povo japonês.

Em uma rara mensagem proferida três anos atrás, Akihito expressou preocupação de que sua avançada idade possa dificultá-lo de continuar cumprindo seus deveres, e isto foi visto como um desejo de renunciar ao trono.

Mas não havia uma estrutura legal para a abdicação, e além disso, a Constituição do país proíbe que o imperador tenha quaisquer influências políticas. Mas, como muitos japoneses expressaram simpatia por ele, o parlamento aprovou uma lei especificamente para permitir que ele abdicasse.

O imperador Akihito chegou ao trono quando tinha 55 anos de idade, após a morte de seu pai. Foi o primeiro a assumir a posição seguindo a Constituição pós-guerra, que define o seu papel como o de "símbolo do Estado".

Ele viajou por todo o Japão para visitar áreas atingidas por desa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 08:35h
Prisão em segunda instância

STF começa a julgar súmula do TRF-4 que torna execução antecipada obrigatória

 

O Supremo Tribunal Federal começou a julgar se os tribunais locais podem transformar em obrigação a decisão da corte de autorizar a execução da pena depois da decisão de segunda instância. Os ministros discutem, no plenário virtual, súmula do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que torna obrigatória a execução antecipada da pena. (Foto ilustração: minístro Celso de Mello)

É nessa súmula que se baseia a prisão do ex-presidente Lula, que ainda tem recursos pendentes de julgamento no Superior Tribunal de Justiça e no STF.

O tribunal julga um Habeas Coletivo impetrado em favor de todos os réus presos com base na súmula do TRF-4. A relatora é a ministra Cármen Lúcia, mas, como o processo tramita no plenário virtual, não é possível ter acesso aos votos antes da publicação do acórdão.

A tese do HC, impetrado pelo advogado Sidney Duran, é a de que a súmula do TRF-4 é inconstitucional por violar o dever de fundamentação das decisões judiciais. Assim como no caso de Lula, diversas prisões foram decretadas apenas em obediência ao texto da súmula, e não fundamentadas de acordo com a necessidade do encarceramento.

O tribunal se defende da acusação, no entanto. Segundo os desembargadores, a súmula é uma interpretação das decis...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 08:26h
Bahia

AL-BA aprova quatro projetos que redefinem limites de 48 municípios

 

Um trabalho intenso de negociação e convencimento foi desenvolvido na sessão dessa segunda-feira (29), resultando na aprovação de quatro projetos de lei do deputado Zó (PC do B) quase que por unanimidade, só se registrando a abstenção do deputado Hilton Coelho (Psol). As quatro proposições tramitam desde 2016 e redefinem limites de 48 municípios baianos e têm por objetivo melhorar a participação de alguns deles no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Muitos parlamentares das bancadas de governo e oposição revelaram suas preocupações desde a semana passada e intensificaram seus argumentos ontem quanto ao risco da não aprovação da matéria: esta terça-feira é o último dia para a publicação no Diário Oficial e sanção do governador Rui Costa para que a redistribuição tenha efeito nos cálculos do IBGE para rateio do FPM. (AL-BA/ Foto JulianaAndrade/AgênciaALBA)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 08:20h
Câmara Federal

Comissão especial da reforma da Previdência define plano de trabalho

 

O presidente da comissão especial que vai analisar o mérito da reforma da Previdência na Câmara, deputado Marcelo Ramos (PR-AM - foto), reúne-se na manhã de hoje (30), em Brasília, com líderes partidários para definir o plano de trabalho do colegiado. Instalada na semana passada, a comissão, composta por 49 membros e 49 suplentes de 25 partidos, terá a primeira sessão no dia 7 de maio.

Além dos líderes dos partidos que compõem a comissão, o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/2019), deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), e o vice-presidente da comissão, deputado Silvio Costa Filho (PRB-PE), estarão presentes à reunião.

Calendário da comissão Hoje à tarde, ele pretende se reunir com a equipe técnica do governo para dialogar sobre o calendário dos trabalhos da comissão.

O deputado informou ontem (29) que os primeiros debates terão a equipe técnica do governo. Em seguida, o parlamentar quer ouvir governadores, prefeitos e representantes de corporações na comissão especial.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, na sexta-feira (26), Ramos disse que fará todos os esforços para que até julho a proposta esteja pronta para ir a votação em plenário.

Ele avaliou que alguns pontos do texto enviado pelo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 08:15h
Jussari

Ministério Público apura denúncia feita contra ex-prefeito e vereador

 

O Ministério Público está investigando uma denúncia feita em 2012 pelo ex-vice-prefeito de Jussari, José Guimarães (PC do B). Ele teria denunciado uma possível fraude na transferência de títulos eleitorais para o município. (Foto ilustração)

Entre os denunciados então o Ex Prefeito Jorge cordeiro (PRB), o Vereador Erisvaldo Moraes (PSC) e outros. O burburinho é grande na cidade, vez que os três formam uma frente política de oposição ao atual prefeito Antônio Valete (PSD), e vão se encontrar em audiência na justiça nos próximos dias. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 08:10h
Bahia

Eleição dos Conselhos Tutelares: Municípios têm até dia 6 de maio para solicitarem as urnas eletrônicas

 
Foto Reprodução

No próximo dia 6 de outubro poderá ser realizada a primeira eleição totalmente eletrônica para o cargo de conselheiro tutelar em todos os municípios da Bahia. Os municípios que tiverem interesse em utilizar as urnas eletrônicas têm até o próximo dia seis de maio para realizar a solicitação junto aos juízes eleitorais. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) atende a pedido do Ministério Público estadual. A solicitação para que o TRE disponibilizasse as urnas foi feita pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado e atendida pelo presidente do tribunal, Desembargador Jatahy Júnior.

Caberá aos municípios, por meio das suas comissões eleitorais, solicitar ao juiz eleitoral da comarca a disponibilização da urna para que o TRE se organize e consiga atender aos pedidos. Também até o dia 6 de maio, os municípios deverão informar ao TRE se cada eleitor da comarca terá direito a escolher um ou até cinco conselheiros no momento da eleição. Já até o dia 6 de agosto, os municípios deverão encaminhar ao TRE a relação dos candidatos da sua cidade para inserção dos dados nas urnas. Para a procuradora de Justiça Marly Barreto, que coordena o Centro de Apoio da Criança e do Adolescente (Caoca), “a utilização das urnas é de fundamental importância para a fiscalização e imprime mais segurança ao processo de escolha”. (MP-BA)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 07:45h
"Fake news"

Vídeo que mostra guarda agredindo cidadão nada tem a ver com Feira de Santana

 

Um vídeo postado em redes sociais sobre agressão física por parte de prováveis guardas municipais, contra um suposto feirante, não se refere a Feira de Santana, diferentemente do que vem sendo divulgado. (Foto ilustração: vídeo que está circulando nas redes sociais)

A situação acontece dentro de um mercado, mas não se sabe em qual cidade. "Esclarecemos porque algumas pessoas estão disseminando o vídeo na internet e relacionando o fato, por desinformação ou mesmo maldade, à Guarda Municipal de Feira", informa o secretário de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Pablo Roberto.

"Não adotamos esse tipo de abordagem. Nossa Guarda é treinada para respeitar as pessoas e jamais cometer agressão física. São servidores públicos orientados a defender a sua integridade, é claro, mas jamais agredir", diz o secretário. (Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 06:41h
Se depender do segundo escalão

Rui Costa: Pedrão é maior que Feira de Santana para o Governo do Estado

 

Município com pouco mais de 6 mil habitantes, a cidade de Pedrão surpreende quando o assunto é participação no governo Rui Costa (PT). Nesse segundo governo, que tem pouco mais de 100 dias, dois nomes já foram emplacados no segundo escalão estadual. Primeiro foi o coronel da reserva Sosthenes José Paes Coelho Campos para a diretoria da AGER-BA e agora Marcilio Menezes para a Superintendência de Políticas de Agronegócios da Secretaria de Agricultura. E aí ficamos pensando: Qual é o real tamanho de Feira de Santana para o governador Rui Costa, quando o assunto é espaço em seu governo?

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 06:37h
Feira de Santana

Pedido de impeachment do prefeito Colbert Martins é arquivado

 

Depois de quase um mês na Procuradoria da Câmara Municipal de Feira de Santana, que deu parecer pelo arquivamento, o presidente do Legislativo, José Carneiro Rocha (PSDB), acatou e mandou para o arquivo pedido de impeachment contra o prefeito Colbert Martins, de autoria do Blog Cabaceiras, que tinha como argumento as obras inacabadas do Município. O procurador Guga Leal (Foto ilustração) alegou falta de consistência para dar seguimento ao pedido.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 06:28h
Aniversariante do Dia

Assessor Parlamentar Jailson Onofre em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 06:27h
Feira de Santana

Hoje tem Nénem do Acordeon na Cidade da Cultura

 

Depois de não abrir no período da Micareta, a tradicionalíssima Cidade de Cultura apresenta nesta terça-feira (30), véspera do feriado do Dia Internacional do Trabalho, o “Esquenta São João”, com um dos principais forrozeiros de Feira de Santana e região, Nénem do Acordeon.

O show começa às 21 horas e com certeza vai agradar em cheio aos amantes do forró, do xote e do baião que esperam com ansiedade pelos festejos juninos. Com um repertório repleto de clássicos da música nordestina, Nénem não vai deixar ninguém parado.

O couvert artístico custa apenas R$ 10,00. A Cidade da Cultura fica na Rua H, nº 170, no Conjunto João Paulo II e é dirigida pelo casal Asa Filho e Jacimar Coutinho. (Elsimar Pondé)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 06:26h
Para prefeito

Paulo Azi diz que DEM vai disputar nas 50 maiores cidades em 2020

 

O presidente do DEM na Bahia, deputado federal Paulo Azi, eleito quinta-feira (25) para mais um mandato, está com um projeto ambicioso para o partido no Estado, aproveitando a onda nacional da legenda. Quer disputar nas 50 maiores cidades para prefeito em 2020. De início dois problemas, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Cidades governadas pelo MDB.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 06:19h
Feira de Santana

Setor empresarial quer participar das eleições de prefeito e vereador em 2020

 

Apesar da discrição, já é visível a movimentação de alguns setores empresariais com vistas às eleições de prefeito e vereador em Feira de Santana em 2020. O entendimento é que os setores produtivos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) devem mostrar o que pensam sobre o Município. Leva-se em consideração a grande contribuição financeira através de impostos que é dada pelo setor produtivo. Quanto a nomes para o Executivo e Legislativo ainda é uma questão de segundo plano. Em 1996 esse mesmo movimento foi feito em torno do nome do professor Josué Melo. Ficou em segundo lugar, perdendo para o prefeito eleito na época, José Falcão da Silva.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 06:14h
Feira de Santana

Fernando Torres: "Qual o feirense que não quer administrar essa terra?"

 

Desejoso em ser candidato a prefeito em 2020, o ex-deputado federal Fernando Torres (PSD) trata do assunto com muita cautela. Quer fazer pesquisa periodicamente, discutir com os caciques estaduais do PSD e ouvir as lideranças no Município. “Qual o feirense que não quer administrar essa terra? Quero dar a minha contribuição, mas essa decisão não pode ser minha”, alega Fernando Torres, que já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e secretário de Estado. (Foto ilustração: Fernando Torres)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 06:09h
Feira de Santana

Colbert Martins e Zé Neto concordam que o Estado pode ajudar mais a Micareta

 

O prefeito Colbert Martins (MDB), apesar de agradecer o apoio, deixou claro que o Governo do Estado pode ajudar muito mais para a realização da Micareta. Quase no mesmo instante, o deputado federal Zé Neto dizia em uma emissora de rádio que defendia uma maior presença do Estado na festa.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 06:08h
São Paulo

Aumento de tarifa de transporte deve ser justificado com 30 dias de antecedência

 

O vereador Aurélio Nomura (PSDB) protocolou um projeto que obriga a Prefeitura de SP a justificar aumentos nas tarifas de transportes públicos com ao menos 30 dias de antecedência.

O que diz a lei hoje

Hoje, a lei prevê o prazo de cinco dias antes dos novos valores entrarem em vigor. “O objetivo é para que possamos discutir esses reajustes mais amplamente com a sociedade. Porque, apesar de tudo, ainda é uma caixa preta”, afirma Nomura. (Mônica Bergamo)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 06:07h
PSOE espanhol

Jaques Wagner comemora vitória da esquerda na Espanha

 

A esquerda vai respirar um pouco, já que ganhou as eleições na Espanha com o PSOE, partido do premier Pedro Sanchez, mesmo não tendo maioria no Parlamento. O fato foi comemorado pelo senador Jaques Wagner (PT) na Rádio Metrópole, ao ser entrevistado pelo radialista Mário Kertész, ontem pela manhã.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 06:03h
Feira de Santana

Micareta: Governo achou positivo e folião agradece

 

No Governo Municipal a avaliação é de que os coordenadores atingiram os seus objetivos. Fazer uma festa melhor do que a do ano passado. Destaque para a segurança, grandes atrações com a participação do folião pipoca no circuito, pontualidade das atrações, começo do evento mais cedo nos dias de sábado e domingo, iluminação, estrutura da saúde no atendimento de primeiros socorros, limpeza, entre outras questões. (Foto: Prefeito Colbert Martins - momento quando concedia coletiva de imprensa avaliando a Micareta 2019)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 05:58h
Feira de Santana

Governo quer saber o perfil socioeconômico de feirantes

 

O Governo Municipal quer saber o perfil socioeconômico dos feirantes do centro de Feira de Santana. Para tanto contratou a empresa Cesto, Soluções Organizações Ltda, que terá 60 dias após a ordem de serviço a um custo é de R$ 17 mil, para apresentar o resultado do estudo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 05:56h
Feira de Santana

Câmara tem sessão hoje e com o feriado só volta segunda-feira

 

Passada a Micareta, que ocorreu entre os dias 25 e 28, a Câmara Municipal de Feira de Santana tem sessão ordinária hoje, Com o feriado de amanhã, 1º de maio, Dia do Trabalho, só volta segunda-feira, 6 de maio. Na pauta hoje 11 projetos, sendo 9 de Lei e 2 de Decreto Legislativo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 05:54h
É só dar uma secretaria

PSL apoia Bruno Reis e em Feira de Santana fica como?

 

O PSL, que anunciou apoio ao nome de Bruno Reis a prefeito em 2020 pelo grupo do atual prefeito ACM Neto (DEM), deu a senha para que faça o mesmo em Feira de Santana. Basta dar uma secretaria municipal.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 05:51h
Alvo dos marginais

Corredor policial da Micareta sobrepõe ao público folião

 

Sobre o espaço denominado corredor policial da Micareta, também conhecida por passarela, que foi instalado no circuito da festa pela Prefeitura para atender a Polícia Militar, o questionamento ficou para a avaliação dos técnicos de segurança. Por sobrepor ao público folião, não deixa de ser alvo dos marginais os policiais ali expostos. Talvez por isso o local ficou durante muito tempo vazio.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 05:47h
PT e a hegemonia da esquerda

Declaração de Lula deixa esquerda liderada pelo PSB e PDT chateada

 

A declaração de Lula de que não se pode exigir que uma legenda com os índices de votação do PT comece a negociar alianças “abrindo mão de sua candidatura”, mexeu com os brios da esquerda liderada pelo PDT e PSB. Essa tese, segundo avaliam integrantes da cúpula das duas legendas, será “sempre um grande empecilho para a união das esquerdas”. (Foto: Momento quando Lula concedia a entrevista na Policia Federal)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.04.2019 05:45h
Eleição presidencial

Jaques Wagner: Não sendo Lula, defendi que o nome fosse de outro partido

 

O senador Jaques Wagner (PT - foto ilustração) disse, ontem pela manhã, na Rádio Metrópole, que defendeu que não sendo Lula o candidato à presidência da República, que fosse um nome de outro partido. Chegou a pensar no filho do ex-vice-presidente José Alencar, Josué Alencar, ou Ciro Gomes.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 17:10h
Senado Federal

Reforma na educação é necessária, diz Confúcio Moura

 

Para avançar no crescimento econômico é preciso primeiro avançar no aproveitamento escolar, destacou o senador Confúcio Moura (MDB-RO - foto) nesta segunda-feira (29), em Plenário. Para o parlamentar, a reforma na educação é mais importante, inclusive, do que as reformas previdenciária, tributária e política.

— A educação é a base de todas as demais reformas. Se você não melhorar educação, nenhuma reforma terá base de sustentação. Vão desmoronar, afundar no lamaçal da ignorância — defendeu.

O senador elogiou os esforços realizados por prefeituras e entidades públicas e privadas no desenvolvimento da educação, mas ressaltou que ainda falta muito para que o país atinja uma situação satisfatória nesse setor. (Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 16:40h
Câmara Federal

Proposta cria serviço de atendimento móvel itinerante para coletas de sangue

 

O Projeto de Lei 919/19 cria o serviço de atendimento móvel itinerante para coletas de sangue e hemoderivados. O texto estabelece que os serviços de atendimento sejam realizados em veículos adaptados e exclusivos. A proposta também prevê que os pontos de coleta sejam amplamente divulgados.

O autor do projeto, deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ - foto), acrescenta a previsão na legislação atual (Lei 10.205/01). Segundo ele, no Brasil, apenas 1,9% da população doa sangue com regularidade. Ele salientou que para que os hemocentros trabalhassem com estoques aceitáveis as doações deveriam chegar a 6 milhões por ano.

“O índice está bem abaixo da média considerada ideal pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que varia entre 3% a 5%. Em 2014, foram realizadas 3,7 milhões de doações. Nesse contexto, muitas vezes, médicos são obrigados a fazer uma escolha difícil: qual paciente deve receber a transfusão primeiro e qual ficará internado esperando que o estoque seja reposto", observou o deputado.

Tramitação

O projeto, que tramita conclusivamente, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Agência Câmara) 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia