Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 17:10h
Senado Federal

CAE poderá estender isenção de IOF em carros para qualquer tipo de deficiência

 

Pessoas com qualquer deficiência poderão ter direito à isenção do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) na compra de veículos, assim como já existe isenção no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). (Foto ilustração)

É o que determina o substitutivo apresentado ao Projeto de Lei (PL) 1.247/2019, que aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em caráter terminativo. A aprovação do projeto poderá também beneficiar taxistas e cooperativas, se aprovada subemenda ao substitutivo do relator do texto, senador Telmário Mota (Pros-RR).

O objetivo da autora do projeto, senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) é equiparar a legislação do IOF, que se restringe às pessoas com deficiência física, à do IPI (Lei 8.989, de 1995), cuja isenção é garantida a pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, e autistas para aquisição de veículos nacionais.

Relator do texto na Comissão de Direitos Humanos (CDH), onde a matéria foi aprovada anteriormente, o senador Romário (Pode-RJ) optou por fazer ajustes no texto original. Dessa forma, tanto a legislação do IOF quanto a do IPI foram modificadas, a fim de unificar requisitos e eliminar exigências e especificações para a concess&ati...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 16:35h
Intrigas palacianas

Juiz intima Bolsonaro a explicar indicação de Eduardo para embaixada

 

O juiz substituto da 1ª Vara Federal da Bahia, André Jackson de Holanda Maurício Júnior, intimou nesta quarta-feira (31) o presidente Jair Bolsonaro e seu terceiro filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), a explicarem a nomeação de Eduardo (foto ilustração) para ser embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Holanda deu até esta sexta-feira (2) para que o deputado e o presidente se manifestem.

A decisão do juiz se deu após pedido do deputado federal Jorge Solla (PT-BA), que afirmou que o presidente cometeu o crime de nepotismo.

O petista usou das declarações públicas do presidente e de seu filho para defender que há falta de qualificação para o cargo. “Como pode ser adequado ou até legal a nomeação de seu descente, sendo que este aduz ser adequado para o cargo por ter realizado intercâmbio e fritado hambúrgueres?”.

O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, confirmou no último dia 26 que o Brasil já enviou para o governo dos Estados Unidos a consulta para a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como embaixador no país norte americano. Na diplomacia, essa consulta é chamada de agrément. (Congressoemfoco) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 16:20h
"Decisão contraria a Constituição"

Janaina pede impeachment de Toffoli por decisão que beneficiou Flávio Bolsonaro

 

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP), autora do pedido de impeachment contra Dilma Rousseff e recordista com mais de 2 milhões de votos, protocolou na terça (30) um pedido de impeachment contra o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli. (Foto ilustração: Janaina Pascoal e Dias Toffoli)

No último dia 16, a pedido do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), Toffoli determinou a suspensão de investigações criminais pelo país que usem dados detalhados de órgãos de controle -como Coaf, Receita Federal e Banco Central–sem autorização judicial. A medida paralisou uma série de investigações contra corrupção.

Segundo Janaina argumenta no pedido de impeachment, a decisão de Toffoli contraria a Constituição Federal e o entendimento do próprio STF. Ela diz que a Primeira Turma já julgou que o Coaf pode enviar movimentações que considera suspeitas ao Ministério Público.

“O fato de o ministro desrespeitar entendimento anterior já seria questionável, o fato de, em pleno recesso, em petição avulsa, paralisar todas as investigações contra organizações criminosas do país também já seria passível de grande estranhamento, mas o que torna a ação criminosa é justamente o contexto em que se deu”, aponta Janaina. (Com informações da: FolhaPress)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 15:20h
Condenado a 21 anos

Juíza suspende prisão do empresário Nenê Constantino

 

A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal determinou que o ex-proprietário da empresa Gol Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira, o Nenê Constantino (foto ilustração), seja submetido à perícia médica oficial, para análise do pedido de prisão domiciliar humanitária. Condenado a 21 anos e 7 meses e 15 dias de reclusão, ele responde por homicídio qualificado cometido contra Márcio Leonardo de Sousa Brito em outubro de 2001. E essa semana, a Justiça deu prazo de 48h para ele se entregar e começar a cumprir a pena.

A alegação da defesa cita o fato de o réu ser uma pessoa de idade avançada e portador de doença cardíaca. A Justiça determinou a perícia médica nessa terça-feira (30/7). A 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça e do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) solicitou à defesa apresentação de laudos médicos para serem avaliados por peritos do Instituto Médico Legal (IML), antes de ser emitido mandado de prisão em desfavor do réu.

Nenê Constantino ainda deverá comparecer ao IML para análise do quadro de saúde. Somente após recebimento do laudo oficial e parecer do Ministério Público, a Justiça decidirá sobre se o sentenciado irá cumprir pena em regime domiciliar ou se seguirá para o presídio. Caso ele deixe de comparecer ao IML, poderá ser considerado foragido.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 15:00h
Internacional

Cepal projeta desaceleração da economia na América Latina

 

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) prevê desaceleração da economia na maioria dos países da região. Segundo estudo anual divulgado hoje (31), devido ao fraco desempenho em investimentos, exportações e consumo interno, a projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) na região é 0,5% para 2019, valor inferior a 0,9% observado em 2018. (Foto ilustração)

“Esse desempenho é atribuído aos efeitos de um enfraquecimento sincronizado da economia global, que tem implicado em um cenário internacional desfavorável para a região. No âmbito interno, o baixo crescimento é devido ao pouco dinamismo apresentado pelo investimento, pelas exportações e por uma queda do gasto público e do consumo privado", diz o estudo.

Segundo a Cepal, diferentemente de anos anteriores, em 2019 a desaceleração será generalizada e afetará 21 dos 33 países da América Latina e do Caribe. Em média, a América do Sul deverá crescer 0,2%, a América Central 2,9% e o Caribe 2,1%.

Para ao Brasil, a previsão de crescimento do PIB é 0,8%. Em 2018, a economia brasileira cresceu 1,1%.

Na avaliação da Cepal, é necessário expandir o espaço de políticas para enfrentar a desaceleração e contribuir para o crescimento econômico, com medidas tanto na...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 14:30h
Rede estadual

Professores ficam "indignados" após secretário criticar alto número de reprovações de alunos

 

A declaração do secretário estadual de Educação (SEC), Jerônimo Rodrigues (foto ilustração), de que estudantes têm sido reprovados "sem um critério mais apreciado" causou uma reação negativa entre os professores. Os docentes viram na fala do titular da SEC uma tentativa de responsabilizá-los pelo fraco desempenho dos alunos.

Um professor, que pediu para não ser identificado, disse a reportagem, que Jerônimo fez uma crítica sem "embasamento" e reclamou da falta de estrutura das escolas na Bahia, ao citar como exemplo o Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia em Cajazeiras IV e o Colégio Estadual Lagoa do Dioniso, em Ibitiara, na Chapada Diamantina.

Outra professora afirmou que o secretário mostrou "desconhecimento acerca da realidade escolar e profundo desrespeito em relação à docência". Coordenador-geral da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, Rui Oliveira endossou as críticas dos professores.

Oliveira disse que há, pelo menos, dois motivos para alta reprovação. Os estudantes têm problemas de "ordem familiar" com os pais que não acompanham. Além disso, a falta de profissionais qualificados nas escolas para também verificar a situação dos discentes.

"Nenhum professor sente prazer em reprovar aluno. É uma coisa ruim. A gente passa o ano todo ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 14:02h
"Dividiam pra vencer"

Pegamos um país que era cada vez mais dividido por quem estava no poder, diz Bolsonaro

 

O presidente Jair Bolsonaro (foto ilustração) disse nesta quarta-feira que pegou um país quebrado economicamente e que era cada vez mais dividido por quem estava no poder antes da chegada dele à Presidência.

Segundo Bolsonaro, seu governo está fazendo o que é possível apesar da escassez de recursos e busca unir todos no país.

"Estamos andando por todo o Brasil fazendo o que nós podemos fazer sem recursos, porque pegamos um país quebrado, economicamente falando", disse o presidente em discurso na cerimônia de assinatura da concessão da ferrovia Norte-Sul, em Anápolis (GO).

"Um país onde a ética e a moral não tinham mais valor, um país onde a família tinha seus valores desgastados, um país que era cada vez mais dividido por quem estava no poder, aquela velha máxima de dividir para vencer. Nós buscamos a união de todos", acrescentou.

A fala de Bolsonaro ocorre num momento em que várias declarações recentes do presidente geraram forte polêmica e críticas de que estaria mantendo o estilo da campanha e de sua atuação anterior como deputado federal, que não seriam condizentes com a posição de presidente da República.

No discurso, Bolsonaro defendeu que obras como a ferrovia Norte-Sul ajudam a unir o país.

"Essas obras de infraes...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 13:30h
Operação Rock City

Lava Jato: PF apura pagamento de propina do Grupo Petrópolis

 

A Polícia Federal (PF) investiga o pagamento de propinas disfarçadas de doações eleitorais pelo Grupo Petrópolis, na 62ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada hoje (31). De acordo com a PF, o grupo também teria auxiliado a empreiteira Odebrecht a pagar valores ilícitos, por meio da troca de reais no Brasil por dólares em contas no exterior. (Foto reprodução)

A operação denominada Rock City é realizada em cooperação com o Ministério Público Federal e a Receita Federal. A 13ª Vara Federal de Curitiba, no Paraná, responsável pela força-tarefa, expediu um mandado de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária e 33 mandados de busca e apreensão. Eles estão sendo cumpridos em 15 municípios nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Também foi determinado o bloqueio de ativos financeiros dos investigados.

O presidente do Grupo Petrópolis, Walter Faria, é o alvo do mandado de prisão preventiva e, até às 11h, ainda não havia sido localizado pela PF. Três executivos ligados ao grupo já haviam sido presos temporariamente até esse horário. Todos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal no Paraná, onde serão interrogados.

De acordo com a PF, Faria já estava envolvido em outras investigações da Lava Jato...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 12:20h
Feira de Santana

Secretária inicia visitas técnicas a unidades de saúde para avaliar estrutura e qualidade do serviço

 

A secretária de saúde, Denise Mascarenhas, deu início a programação de visitas técnicas nas unidades de saúde nesta terça-feira, 30. O objetivo da iniciativa é aprimorar a qualidade do serviço público de saúde. (Foto ilustração)

Em apenas uma manhã quatro Unidades de Saúde da Família do George Américo e Campo Limpo foram visitadas e avaliadas as condições estruturais para, caso necessário, providenciar o ajuste.

Foram verificados também se as equipes atendem as necessidades dos pacientes e se a unidade está recebendo a manutenção de higiene necessária.

Na oportunidade a secretária dialogou com a população e profissionais de saúde afim de ouvir sugestões de melhorias quanto ao serviço e funcionamento. A atividade contou com o apoio da chefe da Atenção Básica, Valdenice Queiroz.

Em breve as demais unidades receberão a visita da secretária e a escolha será aleatória. “Estamos buscando aprimorar cada dia mais a saúde pública dentro de nossas condições”, enfatizou Denise Mascarenhas. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 11:44h
Irregularidade em contratação

Prefeito de Ibiquera é multado em R$5 mil pelo TCM

 
Foto Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente o Termo de Ocorrência lavrado contra o prefeito de Ibiquera, Ivan Cláudio de Almeida, por irregularidades resultantes da contratação direta, através do Processo Administrativo de Inexigibilidade de Licitação, do escritório de advocacia Caymmi, Dourado, Marques, Moreira e Costa Advogados Associados, no exercício de 2017. A decisão foi proferida na sessão desta terça-feira (30/07). O relator do processo, conselheiro Francisco Netto, multou o gestor em R$5 mil.

Segundo o termo de ocorrência, o objetivo da contratação seria “ajuizar ação com vistas ao recebimento de valores decorrentes de diferenças do FUNDEF, cujo processo de inexigibilidade não foi instruído com a comprovação da singularidade do objeto, além de outras irregularidades que foram detectadas no contrato e na sua execução”.

De acordo com a relatoria, não se poderia aplicar, no processo, a inexigibilidade de licitação, uma vez que não ficou demonstrada nenhuma singularidade do objeto “que exija, na seleção do executor de confiança, grau de subjetividade insuscetível de ser medido pelos critérios objetivos de qualificação referentes ao processo de licitação”.

O prefeito de Ibiquera, Ivan Cláudio de Almeida, e o escritório de advocacia Caymmi, Dourado, Marques, Moreira e Costa Advogados Associados, aprese...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 11:30h
Biometria

TRE-BA realizará mutirão para alavancar atendimento no interior

 
Foto Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará, a partir do próximo mês de agosto, mutirões de atendimento em cidades participantes do último ciclo da biometria. Os primeiros municípios a receberem o esquema especial serão Brotas de Macaúbas, Ipupiara, Itaguaçu da Bahia e Capela de Alto Alegre. O mutirão ocorrerá no período de 10 a 18 de agosto, incluindo os fins de semana. O objetivo é alavancar o trabalho de recadastramento nas localidades que, conforme dados da Justiça Eleitoral, têm registrado índices insuficientes de comparecimento da população.

Durante o período do mutirão, postos e cartórios eleitorais das cidades atenderão das 8h às 18h, de segunda a sexta; e, aos sábados e domingos, das 8h às 16h. Conforme o TRE baiano, será garantido o atendimento de todos os eleitores que chegarem à fila até às 18h ou até às 16h, considerando o dia da semana.

A escolha das quatro cidades para o primeiro mutirão do TRE baiano considerou os índices de eleitores biometrizados. Todas, conforme a Justiça Eleitoral, estão abaixo do esperado. (TRE- BA/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 11:13h
Juazeiro

Prefeito Paulo Bomfim descarta trocar PC do B pelo PT

 
Foto Reprodução

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, afirmou que não fará o mesmo movimento do seu padrinho político, Isaac Carvalho, de trocar o PCdoB pelo PT.

“Chance zero. Eu estou bem no PCdoB, feliz, me identifico com o PCdoB, não tenho motivos para sair do PCdoB. O nosso projeto é vitorioso há três eleições consecutivas e, se Deus e o povo de Juazeiro permitir, vamos continuar firmes nesse projeto”, declarou nesta terça-feira (30), durante o ato de inauguração da Policlínica Regional em Juazeiro, com o governador Rui Costa.

Bomfim também chegou a ser cogitado no PSD, quando a sigla que abriu conversas com Isaac Carvalho, mas afirma que está decidido em buscar a recondução na prefeitura como representante da bandeira comunista. (Bocão News/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 11:02h
Salvador

Câmara retoma atividades em agosto com diversos eventos solenes

 
Foto: Antonio Queirós

A Câmara Municipal de Salvador retoma as atividades legislativas na próxima segunda-feira, 5 de agosto, após o período de recesso parlamentar. Além das sessões ordinárias, realizadas de segunda a quarta, às 15h, no Plenário Cosme de Farias, a Casa Legislativa mantém sua agenda de cerimônias especiais, a partir das 19h, que homenageiam personalidades e instituições que contribuem com o Município. O primeiro evento agendado acontecerá já no dia 5, com sessão solene que concederá o Título de Cidadão da Cidade do Salvador ao diretor regional do Assaí Atacadista, Sandro Oliveira. A homenagem, idealizada pelo ex-vereador Leo Prates, será dirigida pelo vereador Demetrio Oliveira (DEM).

Na quinta-feira (8), por iniciativa do vereador Marcos Mendes (PSOL), a Câmara renderá homenagem em sessão especial ao mestre de capoeira Moa do Katendê (In memoriam), assassinado por motivação política em 2018. O almirante-de-esquadra Álvaro Luís Pinto será condecorado com a Medalha Zumbi dos Palmares, no dia 13. A autoria da resolução é do vereador Pedro Godinho (DEM). Comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), o coronel Anselmo Brandão será agraciado no dia 14 de agosto, por requerimento do presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), com duas honrarias: Título de Cidadão da Cidade do Salvador e Medalha Thomé de Souza. No dia seguinte, 15, também de autoria do chefe do Legislativo, a Casa outorgará ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 10:40h
Ilhéus

MP pede afastamento de vereador acusado de desviar recursos da Câmara Municipal

 
Foto Reprodução

O ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Lukas Pinheiro Paiva, e mais quatro pessoas foram acusados pelo Ministério Público estadual por desviarem R$ 71.898,48 de recursos públicos do parlamento municipal durante os anos de 2017 e 2018. Na ação civil pública ajuizada ontem, dia 29, os promotores de Justiça Frank Ferrari e Thomás Brito pedem à Justiça o afastamento de Lukas Paiva do cargo de vereador e a indisponibilidade dos bens dos acusados no valor de R$ 215,6 mil, que corresponde ao montante desviado mais multa. A ação decorre das investigações realizadas na Operação Xavier, que desbaratou uma organização criminosa instalada dentro da Câmara de Vereadores da cidade.

Os promotores apontam que os acusados praticaram improbidade administrativa com enriquecimento ilícito e dano aos cofres públicos a partir do desvio direto dos recursos públicos da Casa Legislativa por meio da emissão de cheques a destinatários fictícios e transferências bancárias diretas, para suas contas, de valores superestimados de contribuições previdenciárias. Segundo a ação, os acusados cometeram fraudes contábeis e falsificação de documentos. O esquema consistia em fraudar a escrituração contábil de pagamentos de contribuições previdenciárias ao INSS, por meio de falsificação ou alteração de Guias de Recolhimento Previdenciário, cujos valores registrados eram superiores ao recolhimento efet...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 10:27h
Suspeito de crimes

Deputado Alan Castro tem registro de médico suspenso pelo Cremeb

 
Foto Divulgação

O deputado estadual Alan Castro (PSD-BA) foi suspenso novamente da atividade profissional de médico pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). Em abril, o político já havia sido afastado da função por 30 dias.

Desta vez, de acordo com a Cremeb, Castro usou da profissão para corromper costumes, cometer ou favorecer crime, se aproveitou de situações decorrentes da relação médico-paciente para obter vantagem física, emocional, financeira ou de qualquer outra natureza e usou formulários de instituições públicas para prescrever ou atestar fatos verificados na clínica privada.

A suspensão do deputado foi determinada pela 2ª Câmara do Tribunal Superior de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina. Alan Castro é o atual presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). (Bahia Notícias/ Foto Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 10:12h
Instituições do Sistema

SESI e SENAI são instituições que mais contribuem para a formação profissional no Brasil

 

Criados há quase 80 anos para auxiliar no desenvolvimento da indústria e no fortalecimento da economia do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) são considerados, pelo setor privado, como as entidades que mais contribuem para a qualificação profissional no país. Sondagem - realizada pelo Instituto FSB Pesquisa com 4 mil empresários de todo país - aponta que as instituições têm imagem altamente positiva e cujas atuações têm altas taxas de aprovação no setor privado. (Foto ilustração)  

Os empresários ouvidos são CEOs, presidentes, vice-presidentes e sócios de empresas de micro, pequeno, médio e grande portes de todo país. A pesquisa buscou avaliar a percepção sobre a qualidade do ensino técnico no Brasil, a qualidade da educação básica técnica e profissional oferecida por SESI e SENAI e a imagem que os empresários têm das instituições, em comparação com outros atores do ensino técnico. Numa escala de 0 a 10, as entidades do chamado Sistema S receberam nota 7,0 por sua contribuição à qualificação profissional, frente aos 6,3 da rede privada e 4,9 da rede pública.  

Quando se referem aos cursos do SENAI e às ações de educação do SESI, a opinião também é positiva. Para 83,2% dos entrevistados, os curso...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 10:12h
Brasil

Dnit vai instalar mais de mil radares em estradas federais, contrariando Bolsonaro

 
Foto Reprodução

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério Público Federal fecharam um acordo para instalar mais de mil radares de fiscalização de velocidade em trechos críticos de rodovias federais. Uma medida que vai na contramão do que o presidente Jair Bolsonaro defende.

O acordo foi fechado após uma ação do Ministério Público Federal contra a decisão do governo de suspender a instalação de novos radares em estradas federais. A suspensão foi uma ordem do presidente Jair Bolsonaro. “Por que nossa preocupação é acabar com isso? Primeiro que é a indústria da multa, é para meter a mão no teu bolso, nada mais além disso”.

No acordo homologado nesta terça-feira (30), a juíza federal Diana Wanderlei determinou que os radares fixos que já estão funcionando nas rodovias federais sejam mantidos e que o governo instale outros nos pontos mais críticos das estradas, onde há mais risco de acidentes. O Dnit terá dois meses para concluir a instalação de 1.140 radares. E depois também terá de fazer um estudo para analisar a necessidade de mais equipamentos em outros pontos das rodovias federais.

Na decisão, a juíza fez críticas veladas a Bolsonaro ao falar da importância de se tomar decisões como essa com base em critérios técnicos: “Não há margem para o subjetivismo alheio, devendo ser respeitados ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 09:55h
Universidade Federal do Recôncavo

Conselho Universitário da URFB pede imediata nomeação e posse do reitorado da Instituição

 

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) votou e aprovou, por unanimidade, envio de Moção de Preocupação ao Ministério da Educação (MEC), para que seja feita a imediata nomeação e posse de nome da lista tríplice do reitorado da instituição, para exercer o mandato no quadriênio 2019/2023. (Foto ilustração)

O CONSUNI referendou, novamente, a nomeação e posse do primeiro nome da lista tríplice, da professora Georgina Gonçalves dos Santos, que representa o desejo da maioria da comunidade universitária (professores, técnicos administrativos e estudantes).

A sessão extraordinária do CONSUNI, ontem, dia 30, na Sala dos Conselhos, Campus Cruz das Almas, externou extrema apreensão que aflige a comunidade acadêmica em face da ausência de uma decisão do Ministério da Educação e da Casa Civil da Presidência da República, com relação à nomeação e posse do novo reitorado, em decorrência do encerramento do mandato da reitora em exercício, professora Georgina Gonçalves dos Santos findar às 23h59 minutos de ontem, dia 30 de julho.

No entendimento do CONSUNI, encontram-se presentes nos atos do processo sucessório, todas as condições de regularidade e legalidade, na formação da lista tríplice. Os conselheiros reavaliaram como infundados, o ret...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 09:54h
Bahia

Estado convoca 305 estudantes para o Programa Partiu Estágio

 
Foto Reprodução

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), realiza novas convocações para o Programa Partiu Estágio na próxima sexta-feira (2). O anúncio foi realizado pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria, na noite desta terça-feira (30). São 294 estudantes selecionados para o edital de número 001 (lançado em janeiro deste ano) e 11 para edital de número 002, publicado em março para reforço escolar na rede estadual de ensino.

Os 305 estudantes receberão a convocação por e-mail, o mesmo cadastrado no sistema de inscrição do programa. A lista com os nomes dos selecionados também estará disponível para visualização na sexta-feira, no site da Saeb.

Os selecionados do edital 001 terão 10 dias úteis para apresentar a documentação exigida, enquanto os selecionados do edital 002 terão 12 dias úteis. A vaga de estágio é garantida apenas com a entrega de toda documentação exigida, dentro do prazo regulamentar. Quem não entregar toda a documentação ou não se apresentar dentro do período estipulado, perderá a vaga.

O Partiu Estágio é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso a oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições estaduais, federais e privadas com sede na Bahia e que ainda não conseguiram se inserir no mercado de t...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 09:37h
Barra da Estiva

Prefeito é punido pelo TCM por irregularidades em licitação

 
Foto Reprodução

Na sessão desta terça-feira (30/07), o Tribunal de Contas dos Municípios votou pela procedência parcial de termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Barra da Estiva, João Machado Ribeiro, por irregularidades em processo licitatório realizado para contratação de clínicas e diversos profissionais da área da saúde, no exercício de 2017. O relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, multou o gestor em R$5 mil.

A relatoria constatou a existência de falhas formais no procedimento adotado pela prefeitura para a escolha e contratação das pessoas físicas e jurídicas que viriam a prestar os serviços na área da saúde, especialmente no que diz respeito à forma de escolha dos prestadores e sua remuneração.

Também foi considerada irregular a designação de três profissionais contratados por meio do referido processo de credenciamento para assumirem funções de coordenadores nas áreas de saúde da prefeitura, tendo em vista que a coordenação de atividades do serviço público é própria de cargos de direção e chefia, funções de confiança que devem ser providas por meio da designação de servidor público do quadro efetivo ou por cargos em comissão.

Em relação a não apresentação do processo licitatório, o gestor encaminhou, mesmo que de forma intempestiv...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 09:18h
Política

ACM Neto pede cautela a democratas nas críticas contra Bolsonaro

 
Foto Pedro Ladeira/Folhapress

De acordo com a coluna Painel, do Jornal Folha de São Paulo, o prefeito de Salvador e presidente do DEM, ACM Neto, teria pedido cautela aos correligionários nas críticas às declarações do presidente Jair Bolsonaro. O pedido foi feito diante da repercussão negativa das falas do presidente relacionas ao pai do presidente da OAB, Felipe Santana Cruz, que teriam gerado inclusive comentários, em privado, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). (Foto Pedro Ladeira/Folhapress)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 09:00h
Aniversário

Lauro de Freitas completa 57 anos de emancipação política

 
Foto Reprodução

Lauro de Freitas completa, nesta quarta-feira (31), 57 anos de emancipação política. O município, que fica na Região Metropolitana de Salvador, no Litoral Norte baiano, em 2018 tinha população estimada em 195 095 habitantes, segundo dados do IBGE. Como parte da programação dos festejos pelo aniversário da cidade estão inauguração de obras, iniciadas ontem, e hoje uma missa e desfile cívico. (Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 08:42h
Bahia

PF cumpre 26 mandados de busca e prisão em Salvador, Vera Cruz e mais duas cidades em combate a fraudes no INSS

 
Foto Ascom/ PF

A Polícia Federal (PF), juntamente com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, deflagra na manhã desta quarta-feira (31/07), a Operação Pinel, que visa desarticular organização criminosa atuante na Bahia, especializada em fraudar benefícios previdenciários.

De acordo com a PF, o grupo criminoso, em conluio com servidores do próprio INSS, manipulava perícias médicas em troca de vantagens financeiras indevidas, com vistas a ativar e/ou manter ativos benefícios previdenciários fraudulentos, em sua maioria da espécie auxílio-doença.

Durante as investigações foi revelada a existência de uma extensa rede criminosa de despachantes/intermediários especializados na execução de fraude em desfavor do INSS, consistente na simulação de doenças incapacitantes ao trabalho (em sua maioria ligadas a transtornos psicológicos – daí o nome da operação), bem como no direcionamento de perícias-médicas.

Estão sendo cumpridos 26 mandados, sendo 15 de busca e apreensão e 11 de prisão temporária, em diversas cidades da Bahia, dentre elas Salvador, Aratuípe, Vera Cruz e Nazaré. Além disso, também foi determinada pela Justiça Federal a suspensão do exercício da função pública do médico-perito envolvido no esquema.

O valor do prejuízo estimado com as fraudes até agora ja...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 08:31h
Brasil

Trabalhadores dos Correios podem entrar em greve a partir desta quarta-feira (31)

 
Foto Reprodução

Os trabalhadores dos Correios anunciaram que podem entrar em greve a partir desta quarta-feira (31). De acordo com informações da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares, a categoria protesta contra o baixo reajuste salarial oferecido, um percentual de 0,8%, e contra a retirada de direitos históricos da categoria, como a exclusão de pais como dependentes no plano de saúde, além do aumento da coparticipação para 30%. A categoria deixou claro que está aberta a novas negociações. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 08:15h
Ouvidoria do Estado

Feira é a segunda em número de manifestações com 5 mil ligações

 
Foto Reprodução

O ouvidor do Estado da Bahia, o ex-deputado e radialista feirense Carlos Geilson, usou seu programa de rádio para prestar contas do cargo, assim como fez em entrevista à TVE, nesta terça-feira (30). De acordo com Geilson, a Ouvidoria recebeu cerca de 200 mil manifestações, destas, cerca de 32 mil geraram encaminhamentos. A cidade que lidera o ranking é a capital baiana com cerca de 141 mil, enquanto Feira de Santana vem em segundo lugar com 5 mil ligações. O município de Vitória da Conquista aparece em terceiro lugar. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 08:00h
Salinas da Margarida

Justiça determina suspensão de decreto municipal que anulou concurso público

 
Foto Reprodução

A pedido do Ministério Público estadual, a Justiça determinou a suspensão do decreto municipal 108/2017, que anulou o concurso público do município de Salinas de Margarida, que já estava homologado. Segundo a promotora de Justiça Thelma Leal, autora da ação civil pública, um dos principais motivos que justificou a edição do decreto pelo Município foi o fato de os aprovados no concurso público não terem sido nomeados para os respectivos cargos. “Ocorre que basta a aprovação dentro do quadro de vagas para gerar efeitos”, explicou. Além disso, a administração municipal argumentou que o concurso havia sido anulado porque não havia estudo de impacto orçamentário do processo seletivo. No entanto, segundo asseverou a promotora de Justiça Thelma Leal, a relação quantitativa entre o número de servidores contratados temporariamente e aquele de candidatos aprovados mostra, na prática, que a contratação dos concursados não implicaria em sobrecarga financeira à administração municipal. A sentença foi assinada pela juíza Monique Ribeiro de Carvalho Gomes. Da decisão ainda cabe recurso. (MP-BA/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 07:49h
Economia

Cidadania e Educação são ministérios mais afetados por novos cortes

 
Foto Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Os Ministérios da Cidadania, da Educação e da Economia serão as pastas mais afetadas pelo novo contingenciamento (bloqueio de verbas) de R$ 1,443 bilhão anunciado na semana passada. A distribuição dos cortes consta de decreto publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União nesta noite.

Pela legislação, o governo teria até esta terça-feira (30) para editar um decreto definindo os novos limites de gastos por ministérios e órgãos. A pasta mais afetada foi a da Cidadania, que perdeu R$ 619,2 milhões. Em segundo lugar, vem o Ministério da Educação, com R$ 348,5 milhões bloqueados. Em terceiro, está o Ministério da Economia, com R$ 282,6 milhões retidos.

Em quarto lugar na lista, o Ministério do Turismo teve R$ 100 milhões bloqueados. Foram afetados ainda os Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (-R$ 59,8 milhões); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (-R$ 54,7 milhões); das Relações Exteriores (-R$ 32,9 milhões) e do Meio Ambiente (-R$ 10,2 milhões). (Agência Brasil/Foto Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 07:46h
TCM

Ex-prefeito de Ituberá deve devolver R$150 mil

 
Foto Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (30/07), julgou procedente termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Ituberá, André Lisboa Filho, em razão da ausência de prestação de contas de recursos repassados ao Instituto Geraldo Leite, no exercício de 2012. Os repasses somaram o montante de R$150 mil – valor que o relator do processo, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, determinou que seja devolvido aos cofres municipais, com recursos pessoais do gestor. Também foi imputada multa de R$4 mil.

O ex-prefeito André Lisboa Filho assinou em 30 de novembro de 2011, o Contrato de Gestão nº 90/2009 entre a prefeitura e o Instituto Geraldo Leite, para a prestação de serviços relacionados à área de saúde do município. Esse contrato ainda foi aditado duas vezes, sendo finalizado em 31 de janeiro de 2012, quando houve a assinatura do distrato. Em 2012, conforme informações do sistema SIGA do TCM, foram transferidos à entidade o total R$150.000,00, através de três repasses.

De acordo com a relatoria, os recursos foram repassados de forma irregular, vez que as transferências foram realizadas em data posterior à revogação do contrato e sem a existência de qualquer cláusula que garantisse o repasse de recursos porventura pendentes.

O gestor alegou que teria solicitado a prestação de contas ao Instituto Geraldo Leite por inúmeras vezes, mas não apre...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 07:34h
Feira de Santana

Câmara Municipal retoma as atividades nesta quinta-feira (1)

 
Foto Reprodução

As atividades do legislativo feirense serão retomadas nesta quinta-feira (1). A Câmara Municipal de Feira de Santana (foto Reprodução) que estava em recesso durante o mês de julho, volta à normalidade com sessões ordinárias sendo realizadas de segunda a quarta, além de sessões especiais, solenes e audiências públicas.

Na pauta desta quinta-feira (1) há projetos de lei e um requerimento, com destaque para dois projetos do vereador Gilmar Amorim (PSDC) que tratam de inclusão para deficientes auditivos e que tem parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 06:40h
Comércio internacional

Trump diz que vai trabalhar para acordo comercial com Brasil

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que buscará um acordo de comércio com o Brasil, sugerindo que um relacionamento amigável com o presidente Jair Bolsonaro poderia ajudar a reduzir as barreiras comerciais entre as duas maiores economias das Américas. (Foto ilustração: Donald Trump e Jair Bolsonaro)

“Vamos trabalhar em um acordo de livre comércio com o Brasil”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca, sem dar detalhes.

Trump levantou a possibilidade de um acordo comercial enquanto o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, se dirigia a líderes empresariais em São Paulo antes de uma reunião com Bolsonaro em Brasília, na quarta-feira.

Os Estados Unidos e o Brasil, que trocaram mais de 100 bilhões de dólares em bens e serviços no ano passado, se aproximaram desde que Bolsonaro assumiu o cargo em janeiro, depois que a campanha do ex-capitão do Exército teve a de Trump como modelo.

“O Brasil é um grande parceiro comercial. Eles cobram um monte de tarifas, mas para além disso nós amamos o relacionamento”, disse Trump a repórteres, citando o que chamou de ótimo relacionamento com o Brasil e elogiando Bolsonaro. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 06:30h
Bahia

OAB-BA ingressa com ação na Justiça Federal contra desativação de comarcas

 

Diante da decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) de desativar 16 comarcas de entrância inicial, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou uma ação na Justiça Federal contra a medida (veja aqui). A ação será julgada pela juíza Arali Maciel Duarte, da 1ª Vara Federal. O presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, afirmou que a instituição já havia adotado medidas perante o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nas últimas desativações do TJ-BA, “mas não obteve resultado”. “Nós esperamos que a Justiça Federal acate o nosso pedido e impeça a desativação de todas as comarcas na Bahia. Não só apenas essas 16 de hoje, mas também todas as outras que já foram desativadas”, declarou. A OAB chegou a fazer sustentação oral contra a desativação das comarcas.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 06:25h
Câmara Federal

Deputados de PROS, PODE e PSB são os que menos seguem orientações do partido em votações no plenário da Câmara

 

Os deputados do PROS, do PODE e do PSB foram os que menos seguiram as orientações das lideranças ou dos blocos partidários em votações nominais da Câmara. É o que aponta um levantamento do G1 com os dados de todas as votações nominais na Câmara dos Deputados de 1º de fevereiro a 12 de julho de 2019. (Foto ilustração)

O PROS tem a maior taxa de infidelidade no período: 23,3% dos votos dos deputados da sigla foram diferentes da orientação do líder ou do bloco partidário. Em seguida, PODE e PSB registram taxas de 19,6% e 19,1%, respectivamente.

Por outro lado, os partidos Novo, PCdoB e PSOL têm as menores taxas de infidelidade – ou seja, os deputados registram maior disciplina às orientações. No Novo, por exemplo, apenas um voto contrariou a indicação do líder. Os votos corresponderam à orientação em 99,9% (Novo), 97,7% (PCdoB) e 95,9% (PSOL) das situações. (Com informações do G1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 06:15h
Santa Baiana

Osid lança música oficial para cerimônia de canonização de Irmã Dulce

 

As Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) lançaram a música oficial da cerimônia de canonização da beata baiana. (Foto ilustração)

A canção, publicada ontem (29) nas redes sociais da instituição, recebeu o nome de “Doce Luz”.

A composição é de Léo Passos e Chico Gomes e é interpretada por Waldonys, que vai se apresentar na ocasião, no dia 13 de outubro, em Roma, com a cantora baiana Margareth Menezes. (m1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 06:10h
Jacaraci

Estado cede terreno para construção de quadra poliesportiva

 

O Governo do Estado, por meio das secretarias da Administração (Saeb) e da Educação, cedeu um terreno de aproximadamente 3 mil metros quadrados à Prefeitura de Jacaraci, no sudoeste da Bahia. O espaço será destinado à construção de quadra poliesportiva e seis salas de aula para a futura unidade escolar do município. O equipamento irá atender a comunidade escolar e os moradores da cidade. (Foto ilustração)

A cessão de uso compartilhada e a declaração de interesse foram assinadas nesta terça-feira (30), no gabinete da Saeb, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com a presença dos secretários estaduais da Administração, Edelvino Góes, e da Educação, Jerônimo Rodrigues, além do prefeito Antonio Carlos Freire de Abreu.

Situado na Rua Projetada, no Bairro Vila Recreio, o terreno remanescente passará a integrar área destinada à construção de colégio estadual em Jacaraci, projeto instituído por termo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Educação do Estado e a administração municipal. “É de grande relevância para o serviço público a possibilidade de colaborar com o município, contribuindo para a educação na comunidade”, declarou Góes.  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 06:00h
Itabuna

Fernando Gomes anuncia que venderá Emasa

 

Numa coletiva no Centro Administrativo Firmino Alves, na manhã de terça, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, anunciou a concessão da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), pelos próximos 30 anos, à iniciativa privada. Ele disse que o município não dispõe de recursos para investir em água e esgoto. (Foto ilustração)

Pelo edital, a ganhadora deverá investir R$ 350 milhões nos 30 anos de concessão, dos quais R$ 240 milhões serão nos 5 primeiros anos. Entre as empresas interessadas estão a Embasa e a BRK Ambiental. O prefeito tentou vender a Emasa em todas as suas gestões anteriores.

O presidente da Emasa, Jader Guedes, disse que “a concessão é bem-vinda” e terá agência forte para fiscalização da concessionária. Para ele, a obrigação da empresa que vencer a concessão é viável e que não haverá aumento de tarifa, mas não explicou como a vencedora vai recuperar seu investimento.

Ao longo de suas gestões, Fernando nunca desistiu de seu propósito de passar a Emasa, criada por ele no final da década de 80, para a iniciativa privada. Sempre esbarrou na pressão popular e na postura contrária de vereadores de oposição. Desta vez, tem 2/3 da Câmara sob seu comando. (aregiao)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 05:55h
Performance online

Parlamentares governistas dominam as redes sociais, diz levantamento

 

Apesar do “recesso branco” e do clima de férias no Congresso, os parlamentares governistas concentraram os esforços nas redes sociais. Governistas lideram o volume de publicações, curtidas, comentários e até interações dos próprios deputados e senadores com seguidores no Facebook, Twitter e Instagram, segundo levantamento do site Diário do Poder sobre a performance online de políticos nos últimos três dias.

A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
O post mais comentado foi da líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (foto), contra críticas da atriz Lucélia Santos sobre o governo.

Carla Zambelli (PSL-SP) fez 115 publicações; é a mais ativa com seu Twitter. Mas entre os dez mais ativos, há quatro deputados do PT.

O líder do governo na Câmara, deputado Delegado Waldir (PSL-GO), é quem mais interagiu com seus seguidores: quase 400 vezes.

Marco Feliciano (Pode-SP) lidera entre parlamentares mais seguidos ou curtidos, diz o levantamento: 4,3 milhões só no perfil do Facebook.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 05:50h
Salvador

Operação para pagamento de Zona Azul via cartões é suspensa temporariamente

 

O pagamento de vagas da Zona Azul por meio de cartões de crédito e débito comercializados pelos operadores, previsto para iniciar nesta terça-feira (30), está suspenso temporariamente devido a um problema no sistema de recebimento. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Salvador no fim da noite. (Foto ilustração)

Segundo comunicado, o órgão de trânsito está empregando todos os esforços junto ao Sindicato dos Guardadores (Sindguarda), responsável pela operacionalização do serviço, para que a opção seja disponibilizada o mais breve possível.

Desta forma, o usuário continuará utilizando dinheiro em espécie para adquirir os tíquetes digitais com os operadores até que a situação seja regularizada.

Outra opção é utilizar um dos 11 apps credenciados pela Transalvador, nos quais o pagamento poderá ser feito utilizando as opções de cartões de crédito ou débito, ou ainda boleto bancário. As máquinas eletrônicas já estão sendo utilizadas pelos operadores de Zona Azul nas regiões da Barra, Rio Vermelho e Comercio, que já estão completamente digitalizadas.

O objetivo de oferecer o pagamento em diversas modalidades é dar maior comodidade ao usuário. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 05:40h
Atualização de cadastros

Recadastro para clientes de celular pré-pago começa nesta quarta

 

Começa, nesta quarta-feira (31), o recadastramento dos clientes de serviços de telefonia celular pré-paga em 10 estados. A atualização é obrigatória para quem possui pendências cadastrais. Os clientes com algum tipo de pendência receberão uma mensagem (SMS), informando que precisam fazer um novo cadastro. Quem não fizer o recadastramento no prazo estipulado pela operadora terá a linha bloqueada enquanto o cadastro não for atualizado. (Foto ilustração)

O recadastramento será aplicado aos clientes dos estados do Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina.

Para atualizar os dados, o consumidor que receber a mensagem de aviso deverá entrar em contato com a central de atendimento telefônico da sua operadora e estar preparado para informar nome completo, número de CPF (no caso de pessoa física) e o endereço completo com CEP.

Esta e a segunda etapa do recadastramento que começou em abril na região do DDD 62, em Goiás. Agora, o recadastramento está sendo estendido para todos os municípios goianos e para outros nove Estados. Em 2 de setembro, o recadastramento será ampliado para todo o Brasil.

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel de Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), o objetivo do recadastramento é dar mais segurança e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 05:35h
Feira de Santana

Sebastião Cunha diz que vai aplicar experiência profissional na gestão pública

 

O novo secretário de Administração, Sebastião Cunha (foto), disse que vai se empenhar para atingir bons resultados e emprestar seus conhecimentos e larga experiência profissional à eficiência da gestão pública de Feira de Santana.

Ex-superintendente do Banco do Brasil em Feira de Santana, ele substituiu João Marinho Gomes Júnior. O seu último cargo público foi como secretário de Administração de Serrinha.

“Com a equipe, vamos manter o que está consolidado e trabalhar para aperfeiçoar os processos”, afirmou Sebastião Cunha. À sua forma de trabalhar será passada aos poucos aos servidores.

Disse também que volta a Feira de Santana, que considera um município referência regional, com o coração feliz. “Assim, a gente se torna mais produtivo".

Destacou o seu apreço pela transparência e que vai buscar o envolvimento dos servidores nos processos a serem desenvolvidos para que todos se mantenham motivados.

A relação de Sebastião Cunha com Feira de Santana começou quando esteve frente da superintendência do BB – ocupou o mesmo cargo em Vitória da Conquista e Barreiras.

Natural de Riachão das Neves, localizado no oeste baiano, Sebastião Cunha passou no concurso para o Banco do Brasil no início dos anos 70. Foi nomead...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2019 05:30h
Sul da Bahia

Vereador ironiza Fernando e diz que "Rui Costa é o verdadeiro prefeito de Itabuna"

 

Numa mensagem nas redes sociais, parabenizando Itabuna pelos 109 anos de emancipação política, o vereador Jairo Araújo aproveitou para alfinetar o prefeito Fernando Gomes. Afirmou em vídeo que “Rui Costa é o verdadeiro prefeito”. (Foto ilustração: Fernando Gomes e o vereador Jairo Araújo)

Líder da oposição na Câmara e pré-candidato a prefeito, Araújo ainda ironiza quando se refere a Fernando como ‘o que se diz prefeito’. “Quero agradecer ao governador Rui Costa, que tem sido o verdadeiro prefeito de Itabuna, com obras que tem ajudado a nossa cidade. Policlínica, novo teatro, Hospital Costa do Cacau, barragem, reforma da Vila olímpica e o Itabunão. Enquanto o que se diz prefeito, fechou o São Lucas, o Cemepi, Colégio Ciso, Restaurantes popular e o Banco do Brasil.” disse.

Nos últimos dias, Fernando tem sinalizado entrar na disputa para sua reeleição, – fato inédito na história política de Itabuna – e a intimidade com o governador Rui Costa reforça a opinião de que terá seu apoio. O obstáculo é o alto índice de rejeição. (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia