Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

A vacina contra a Covid-19 deve ser obrigatória no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 12:05h
Justiça Eleitoral

Barroso paralisa processos de ficha limpa até definição do Supremo

 

O ministro Luís Roberto Barroso (foto ilustração), presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu ao menos cinco processos eleitorais, três deles na noite de ontem (30), em decorrência de uma liminar (decisão provisória) do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que neste mês reduziu o alcance da Lei da Ficha Limpa.

Com as decisões de Barroso, os recursos dos prefeitos eleitos de Angélica (MS), Bom Jesus de Goiás, Pinhalzinho (SP) e Pesqueira (PE) ficam suspensos, e eles ficam assim impedidos de tomar posse amanhã, 1º de janeiro, por não terem sido ainda diplomados pelo TSE. Nesses municípios, os presidentes das Câmaras Legislativas devem assumir interinamente a chefia do executivo local.

Barroso também paralisou o processo de um candidato a vereador de Belo Horizonte. A situação em todos esses casos permanecerá indefinida até que o plenário do Supremo julgue se mantém ou não a liminar de Marques.

A controvérsia gira em torno de saber quando começa a contar o prazo de oito anos de inelegibilidade previsto na Lei da Ficha Limpa, se a partir da condenação em órgão colegiado (segunda instância ou tribunal superior, por exemplo) ou a partir do fim do cumprimento da sentença.

Pela liminar, candidatos que disputaram as eleições municipais de 2020 podem já se beneficiar, se os seus casos ainda estiverem ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 11:55h
Câmara Federal

Projeto inclui ataque à democracia como causa de inelegibilidade

 

O Projeto de Lei Complementar 179/20 inclui o atentado ao livre exercício dos Poderes na Lei das Inelegibilidades. Pelo texto, ficará inelegível quem tiver suspensos os direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por crime contra o Estado e a ordem política e social, por um período de oito anos após o cumprimento da pena.

A proposta tramita na Câmara dos Deputados e foi apresentada pelo deputado Gustavo Fruet (PDT-PR-Foto). Ele argumenta o Estado Democrático de Direito tem sofrido “ataques completamente descabidos”, o que justificaria a medida.

“Atentar contra o livre funcionamento dos Poderes Legislativo e Judiciário é atentar contra a liberdade de todos nós”, afirma Fruet. “Os ataques que hoje se sucedem não têm como escopo senão a implantação de um sistema ditatorial. É obrigação nossa não permitir que indivíduos que não tenham qualquer compromisso com a democracia representativa utilizem de seus mecanismos para galgar postos de onde poderão mais facilmente vir a tentar destruí-la.”

A legislação atual considera inelegíveis, por exemplo, os condenados à suspensão dos direitos políticos por improbidade administrativa que resulte em enriquecimento ilícito.

Tramitação

O projeto ser&aac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 11:50h
Feira de Santana

Guarda Municipal comemora avanços em 2020

 

Uma das instituições de segurança mais antigas do Brasil, a Guarda Municipal de Feira de Santana comemora os avanços e parcerias firmadas em 2020. A implantação do centro de formação e a aquisição de equipamentos, como coletes balísticos e munições, além da admissão de aprovados no último concurso são apontados como conquistas da corporação neste ano. (Foto ilustração)

A comandante Cássia Dias destaca como outro importante avanço, o funcionamento da sede própria da Guarda Municipal, bem como a criação do Centro de Formação e o estante de tiros. Afirma que isso é resultado do empenho do prefeito Colbert Martins Filho.

“A Prefeitura também está adquirindo munições para treinamento prático dos 50 guardas em formação e para o uso no dia a dia, e finalizando a compra dos coletes balísticos, que sofreu um atraso por conta da pandemia”, ressalta.

De acordo com Cassia Dias, embora tenha sido um ano difícil, a Guarda Municipal ainda firmou convênios com a PRF (Policia Rodoviária Federal), que possibilitou a doação de quatro veículos e a doação de 50 pistolas PT 100. Além disso, informou que foram adquiridas pelo Governo Municipal dez pistolas.

A instituição atualmente conta com 200 homens que atuam nos órgãos da admi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 11:40h
Evitar aglomerações

Proibições na orla do Rio de Janeiro já estão valendo para o réveillon

 

As restrições de acesso à orla do Rio de Janeiro para o réveillon passam a valer nesta quinta-feira (31). A meta da prefeitura é desestimular que as pessoas se dirijam às praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, a fim de evitar aglomerações que facilitem a propagação do coronavírus. (Foto ilustração)

A recomendação é que a população fique em casa. Entre as restrições, publicadas em decreto no Diário Oficial do município, estão a proibição de queima de fogos, inclusive por hotéis, a implantação de bloqueios viários e a suspensão de circulação do transporte público nos acessos à orla, a partir das 20h da véspera de ano novo.

Quiosques não poderão vender ingressos para shows, fazer festas com música, nem cercar áreas para eventos.

“É necessário que neste dia 31 todos fiquem em casa. O plano e o decreto são uma ferramenta para reduzir aglomerações e comemorações. Precisamos enfrentar essa situação juntos, e isso não depende só do poder público, mas muito mais da consciência e da atitude de cada um de nós. Deixem para comemorar ano que vem, com vacinas e leitos disponíveis”, disse o chefe executivo do Centro de Operações Rio (COR), Alexandre Cardeman.

As principai...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 11:30h
Governo Federal

Governo monitora a necessidade de um plano de contingência, diz ministro interino

 

Como o pacote de medidas emergenciais contra os efeitos da pandemia de covid-19 na economia acaba nesta quinta (31/12), o governo, por enquanto, descarta uma prorrogação dos benefícios fiscais em 2021. No entanto, admite que pode adotar algumas medidas, "caso seja necessário".

"O estado de calamidade se encerra neste fim de ano", afirmou o ministro da Economia interino, Marcelo Guaranys (foto ilustração), nesta quarta-feira (30/12). Contudo, ele reconheceu que, em caso de necessidade, algo poderá ser implementado no ano que vem. "Estamos monitorando os efeitos da covid sobre a população. E, caso seja necessário, a gente volta a adotar algumas medidas", garantiu.

Guaranys não citou quais seriam essas medidas em um possível plano de contingência se houver agravamento dos casos de contágio da doença e congestionamento dos hospitais, enquanto não há um plano de vacinação em massa em curso. Ele lembrou que a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), desta quarta, que ampliou o estado de calamidade na área de saúde, mas não determinou ampliação das medidas de cunho fiscal.

"Vamos continuar acompanhando os efeitos da covid-19 sobre a população. A medida do ministro traz a manutenção do estado de calamidade para fins sanitários", frisou o ministro interino. "Do ponto de vista fiscal, o estado continua monitorando as medidas e ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 11:20h
Vale do Paraíba (SP)

STF derruba liminar de abertura de comércio em 18 cidades paulistas

 

O STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou, na noite da quarta-feira (30), liminar do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) que permitira o funcionamento do comércio na virada do ano em 18 cidades da região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Conforme o governo de São Paulo, a liminar foi contestada pela Procuradoria Geral do Estado, sob a alegação de que favoreceria a disseminação da covid-19. (Foto ilustração)

Com a nova decisão, essas cidades deverão seguir as restrições previstas na fase vermelha do Plano São Paulo, do governo estadual, que permite apenas o funcionamento dos serviços essenciais nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro.

A medida do governo estadual havia sido contestada pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores) de São José dos Campos, alegando que a categoria sofreria prejuízos irreversíveis com a volta para a fase vermelha.

O Supremo entendeu que os estabelecimentos filiados ao sindicato devem seguir as recomendações do Plano São Paulo.

A decisão atinge os municípios de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Campos do Jordão, Tremembé, Caçapava, Igaratá, Santa Branca, Jambeiro, Paraibuna, Natividade da Serra, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga, Monteiro Lobato, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Gu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 11:12h
Covid 19

Seis mil PMs fiscalizarão praias, hoteis, bares e condomínios no dia 31

 
Foto Reprodução

Seis mil policiais militares atuarão no dia 31 de dezembro, fiscalizando possíveis festas ilegais, na Bahia. Unidades territoriais e especializadas darão atenção especial às praias, condomínios, hoteis, bares e espaços com histórico de eventos.

Em Salvador, os bairros da orla marítima contarão com patrulhamento reforçado. Viaturas quatro e duas rodas, além de aeronaves serão empregadas. Regiões mais populares, com registros recentes de paredões, também serão verificadas.

Na RMS e interior, principalmente nas cidades turísticas, as guarnições realizarão patrulhamento terrestre e, se necessário, com uso de embarcações para acessos à ilhas.

“Contamos com a população. Baianos e turistas precisam colaborar e respeitar os decretos estaduais”, declarou o comandante de Operações da PM, coronel Humberto Sturaro. (Secom/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 11:00h
O imbróglio das Vacinas

Após AstraZeneca, governo quer que Pfizer reveja cláusulas de contrato

 

Após o Reino Unido dar aval à vacina emergencial da Astrazeneca, o governo brasileiro passou a considera-la a principal aposta para iniciar o processo de vacinação contra a coronavírus no Brasil e vai renegociar as condições de contratação com a Pfizer, que tinha até então até então a prioridade na fila. (Foto ilustração)

São quatro as cláusulas que o governo brasileiro considera abusivas e que agora aguarda que a Pfizer flexibilize:

1) Que o Brasil deposite valores em uma conta no exterior da Pfizer como garantia de pagamento;

2) Que qualquer questão contratual seja julgada em um tribunal de Nova York, nos Estados Unidos;

3) Que o primeiro lote de vacinas seja de 500 mil unidades (número considerado insuficiente pelo Brasil);

4) Que seja assinado um termo de responsabilidade por eventuais efeitos colaterais da vacina.

As cláusulas foram encaminhadas ao Ministério da Saúde em um memorando de intenções. Mas o acordo travou. As negociações eram para o fornecimento de 70 milhões de doses, mas emperraram porque o próprio presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, consideraram exageradas as exigências da empresa.

A expectativa agora é a de que com o anúncio da Astrazêneca a Pfizer flexibilize suas pos...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 10:32h
Pandemia

Prefeitura de Barreiras divulga plano de imunização da Covid-19; compra de vacinas pode ser via consórcio

 
Foto: Divulgação/Prefeitura de Barreiras

A prefeitura de Barreiras, no oeste da Bahia, divulgou o Plano Municipal de Imunização da Covid-19 e informou que planeja compra de vacinas através de consórcio entre municípios. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa na quarta-feira (30).

De acordo com o secretário de Saúde, Anderson Vian, na última segunda-feira (28), ele teve um encontro com o secretário de saúde de Salvador, Leo Prates, e pretende se reunir à capital baiana em um consórcio para a compra do imunizante. Prates já havia informado que a prefeitura de Salvador articula criação de consórcio entre municípios para compra das vacinas, mas ainda não há detalhes sobre esse plano.

O secretário de Barreiras informou que manifestou interesse na adesão ao consórcio e que aguarda a autorização da Anvisa de aprovação das vacinas para seguir com o plano de imunização. A proposta é garantir, na primeira etapa, a vacinação dos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, que em Barreiras, segundo a Secretaria de Saúde, é composto por 29.821 pessoas.

Após a aquisição das doses, o plano prevê a divisão das pessoas que receberão as vacinas, em quatro grupos: trabalhadores da saúde, idosos de 75 anos acima e os indígenas, serão os primeiros.

Logo depois serão as pessoas de 60 a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 10:03h
Setor dos Combustíveis

Preço do diesel sobe 2,5% em dezembro e fecha ano em nível superior ao pré-pandemia

 

O preço médio do diesel nos postos de combustíveis do Brasil avançou 2,5% em dezembro ante o fechamento do mês anterior, encerrando o ano em níveis acima dos verificados em março, período pré-pandemia de coronavírus, conforme levantamento da Ticket Log divulgado nesta quarta-feira. (Foto ilustração)

Segundo o índice de preços da companhia, o valor médio do diesel comum no país chega ao final de 2020 a 3,841 reais por litro.

A cifra é superior à registrada em março, período em que os primeiros choques da crise sanitária e econômica começaram a ser sentidos. Na ocasião, o preço do combustível mais consumido do Brasil atingia 3,746 reais por litro.

O diesel S-10, conforme a Ticket Log, registrou aumento ainda maior neste mês, subindo 2,8% em relação ao final de novembro e alcançando um preço médio de 3,898 reais por litro nos postos brasileiros.

A pesquisa, realizada em 18 mil postos credenciados da Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, apontou ainda que o diesel comum mais caro do Brasil está na região Norte, onde o preço médio atinge 4,041 reais por litro.

Já o valor médio mais baixo em dezembro foi apurado no Sul, a 3,521 reais por litro, mesmo depois de a região registrar um avanço de 3...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 09:54h
Operação Faroeste

MPF denuncia desembargadora e três advogados por corrupção

 
Foto Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou a desembargadora do Tribunal da Justiça da Bahia (TJBA), Ilona Reis por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Além dela, os advogados Marcelo Junqueira Ayres Filho, Fabrício Bôer da Veiga e Júlio César Cavalcanti Ferreira também foram denunciados pelos crimes. Eles são investigados na Operação Faroeste, que investiga um esquema de venda de sentenças no TJ-BA e grilagem de terra.

Segundo a investigação, o quarteto fazia parte de um grupo que era dividido em quatro núcleos: um judicial, de defensores, um econômico e outro de defesa social. Procuradores apontam que os valores envolvidos na organização criminosa giram em torno dos R$ 800 mil, com cerca de R$ 300 mil utilizados para tentar ocultar o envolvimento entre os acusados.

Ainda conforme o MPF, o esquema foi montado pela desembargadora e os advogados Marcelo Juqueira e Fabrício Bôer foram os principais operadores. Um colaborador, que apresentou provas ao órgão, disse que ele próprio pagava e confeccionava as decisões dentro dos parâmetros ilegais definidos pelo grupo.

O MPF requer que o STJ decrete a perda da função pública dos envolvidos e a perda do produto dos crimes, no valor mínimo de R$ 300 mil, que equivalem à soma da lavagem de dinheiro no esquema. acordo com o previsto na Lei de Lavagem de Capitais.

O órgã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 09:40h
Setor de Serviços Postais

Marco Aurélio reafirma entendimento pela quebra do monopólio dos Correios

 

A Constituição Federal não faz menção à exclusividade de serviços postais. Por isso, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, entende que não deve haver monopólio do setor pelos Correios. O ministro é relator de uma ação no que discute se a Lei 6.538/78, que regula o setor postal, foi recepcionada pela Constituição de 1988. (Foto ilustração)

No mesmo dia em que começou a ser julgado, 4 de dezembro, o processo foi suspenso por pedido de destaque do ministro Nunes Marques. Agora, foi remarcado para julgamento presencial em 10 de fevereiro de 2021.

Para Marco Aurélio, por mais que se pretenda modernizar os Correios, "a permanecerem as amarras que decorrem da submissão ao sistema de monopólio, os principais prejudicados serão os consumidores finais, enquanto partes mais frágeis e hipossuficientes da relação".

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental foi movida pelo Sindicato Nacional das Empresas de Encomendas Expressas, que alega que os Correios estariam, há mais de 25 anos, descumprindo preceitos e princípios constitucionais fundamentais, como a garantia do desenvolvimento nacional, a livre concorrência, a livre iniciativa e o respeito aos princípios gerais da economia.

O sindicato sustenta que a lei foi editada no regime militar, instituindo o monopólio dos Correios, mas que a norma não foi recepcionad...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 09:26h
Salvador

Câmara aprova aumento de 1,8% nos salários de prefeito, vice e secretários

 
Foto Divulgação

A Câmara Municipal de Salvador aprovou e encaminhou para sanção um projeto de lei que fixa o reajuste de salários do prefeito, vice e dos secretários municipais em 1,8%. De acordo com o texto, a remuneração mensal do principal cargo do Executivo passa a ser de R$ 25.322,25. Já o vice receberá R$ 18.991,68.

Os subsídios dos secretários municipais ficam fixados no valor de R$ 18 .991,68. Já o salário mensal de vereadores, no período de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2024, não sofreu reajuste e fica fixado no percentual de de 75% do subsídio do deputado estadual.

A justificativa apresentada pela Câmara argumenta que o aumento acontece "como forma de corrigir as perdas salariais dos edis, do Chefe do Poder Executivo e dos Secretários que desde o ano de 2012 não obtiveram quaisquer correções de seus vencimentos".

"A inflação desse período registrou um índice bem superior ao que será aplicado e incorporado aos vencimentos dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários do município de Salvador, respeitando, dessa forma, um dos piores momentos econômico e político por que passa o país. A Constituição Federal exige que os reajustes e correções nas Casas Legislativas sejam feitos de quatro em quatro anos, na legislatura anterior para vigorar na próxima, e, para tanto, em respeito a este artigo constitucional a Câmara de Vereadores procede e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 09:15h
Atentado

Casa de vereador eleito em Brumado é alvo de tiros; ninguém se feriu

 
Foto Achei Sudoeste

Dois homens encapuzados em uma motocicleta alvejaram a residência do vereador eleito e advogado Tiago de Souza Amorim (PP), na noite da última quarta-feira (30). A casa fica localizada na Avenida Mestre Eufrásio, no Bairro das Flores, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os disparos atingiram a porta de acesso à residência. Ninguém ficou ferido. No momento da ação, Tiago não estava no local. Após o ato, os atiradores imprimiram fuga. Souza vai tomar posse nesta sexta-feira (01). O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O vereador eleito ainda não se pronunciou. Guarnições da Polícia Militar e da Cipe Sudoeste estiveram no local. A polícia civil instaurou um inquérito para investigar o caso. (Achei Sudoeste/ Foto Achei Sudoeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 09:00h
De olho na presidência do Senado

Presidente do DEM lava as mãos na disputa pela Presidência da Câmara

 

Depois de deixar a prefeitura de Salvador amanhã, o presidente do DEM, ACM Neto (Foto ilustração), vai se dedicar à eleição do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para suceder Davi Alcolumbre (DEM-AP) na Presidência do Senado. Quanto à Câmara, ele praticamente lavou as mãos. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que cuide de Baleia Rossi (MDB-SP).

As divergências entre ACM Neto e Maia, porém, não são incontornáveis. Afinal, eles sempre tiveram alguma tensão e, na hora H, se entenderam. O partido, que chega ao novo ano como uma das promessas de 2022, com prefeituras de peso, um pé em São Paulo e um leque de opções para o futuro, e não vai brigar por causa das opções do momento de seus principais caciques. (Denise Rothenburg)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 08:50h
Política

Bolsonaro nomeia Jorge Oliveira para vaga de ministro do TCU

 
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O "Diário Oficial da União" (DOU) publicou nesta quinta-feira (31) a exoneração do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, e a nomeação dele para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

A saída estava programada. Jorge Oliveira assume a vaga de ministro do TCU no lugar de José Múcio Monteiro, que se aposentou.

A aposentadoria de Monteiro também foi publicada na edição desta quinta do "Diário Oficial."

Ex-presidente do TCU, Múcio antecipou em 2 anos e 9 meses o prazo da aposentadoria compulsória, quando servidores completam 75 anos de idade.

Oliveira tem 46 anos e poderá ficar no TCU até 2049. Major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal e advogado, ele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o tribunal e teve seu nome aprovado pelo Senado em outubro.

Assista abaixo à reportagem de outubro que trata da aprovação, pelo Senado, da indicação de Jorge Oliveira para o TCU. (G1/ Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 08:37h
Boa Sorte!

Mega da Virada sorteia nesta quinta-feira prêmio de R$ 300 milhões

 

A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (31) a seis dezenas do concurso especial da Mega da Virada, com prêmio estimado pela Caixa em R$ 300 milhões. (Foto ilustração)

O sorteio do concurso 2.330 será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) , transmitido pelas redes sociais e pela televisão.

As apostas podem ser feitas até as 17h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O último concurso do ano é o único que não acumula. Se ninguém acertar todos os números, o prêmio é dividido entre os apostadores que acertarem cinco dezenas, e assim sucessivamente até aparecer um ganhador.

Na última Mega da Virada, quatro pessoas dividiram prêmio de mais de R$ 304 milhões. As dezenas sorteadas foram: 03, 35, 38, 40, 57 e 58.

Recordes

O maior prêmio da Mega da Virada foi o de 2017: R$ 306 milhões em 2017. À época, 17 apostadores dividiram a bolada e receberam R$18 milhões, cada um.

Levar um prêmio da loteria sozinho é para poucos – o recorde foi registrado em maio de 2019, quando um apostador recebeu sozinho R$ 289 milhões.

Retirada

 A retirada do prêmio pode ser feita em qualqu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 08:10h
Ministério Público Estadual

MP anuncia prorrogação por mais seis meses do contingenciamento de 30% com gastos de custeio e investimentos na Instituição

 
Foto Reprodução

O Ministério Público estadual anunciou a prorrogação do contingenciamento de 30% no orçamento inicial das unidades gestoras da Instituição, conforme ato normativo editado pela procuradora-geral de Justiça Norma Angélica Cavalcanti e publicado ontem, dia 30, no Diário de Justiça Eletrônico. O ato determina a manutenção da redução, contenção e controle de gastos com custeio e investimento em 2021, devido ao quadro de “instabilidade econômica” instalado com a situação de emergência decorrente dos impactos da pandemia do novo coronavírus no Brasil e na Bahia. O acompanhamento das medidas de contingenciamento continuará a cargo do Comitê de Repactuação Orçamentária, criado no dia 24 de março de 2020, quando o contingenciamento foi anunciado pela primeira vez.

O Comitê de Repactuação Orçamentária é formado pelo chefe de Gabinete, promotor de Justiça Pedro Maia; pelo secretário-geral adjunto, promotor de Justiça Ricardo Andrade; pelo coordenador da Gestão Estratégia, promotor de Justiça Lourival Miranda; pela corregedora-geral do MP, procuradora de Justiça Cleonice de Souza Lima; pela representante do Colégio de Procuradores, procuradora de Justiça Elza Maria de Souza; e pelo superintendente de Gestão Administrativa, Frederico Soares. (MP-BA/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 07:55h
Sudoeste baiano

Justiça Federal acata denúncia contra ex-prefeito Charles Fernandes por fraude em licitação em Guanambi

 
Foto Lay Amorim/ Achei Sudoeste

A Justiça Federal, Subseção Judiciária de Guanambi, aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) em desfavor do ex-prefeito de Guanambi e atual deputado federal, Charles Fernandes (PSD). A decisão indica prováveis irregularidades nos procedimentos licitatórios das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Novo Horizonte, Paraíso e Ipiranga, em 2014. Na decisão, o MPF pontuou que o ex-prefeito, o secretário de saúde Manoel Paulo Fraga Rodrigues, agentes públicos responsáveis pela condução de licitações no Município à época, o controlador oculto da Companhia Brasileira de Serviços Industriais e Infraestrutura Ltda. – Cobrasiel e Euplan Construções, além do sócio-diretor da pessoa jurídica Engelima Construções e Serviços Ltda, fraudaram o caráter competitivo da Concorrência (CO) 008/2014, com final direcionamento do certame em favor da Cobrasiel. Ainda conforme a denúncia, a licitação está marcada por múltiplos vícios que resultam indicativos de montagem do procedimento, ajuste prévio entre particulares e a administração, ausência de competitividade e direcionamento do resultado. Os acusados terão o prazo de 10 (dez) dias para responderem à acusação por escrito, por intermédio de seus respectivos defensores. (Achei Sudoeste/ Foto Lay Amorim)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 07:43h
Política

Governador sanciona Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021

 
Foto Fernando Vivas/ GOVBA

Após a Assembleia Legislativa da Bahia aprovar o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2021, o governador Rui Costa (PT) sancionou a legislação. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (31).

Como indica o próprio texto, a LDO abrange as metas fiscais e as prioridades do governo estadual para o próximo ano; a estrutura e a organização dos orçamentos; as diretrizes para elaboração dos orçamentos; as transferências voluntárias aos municípios e ao setor privado; a política e a despesa com pessoal; eventuais mudanças na legislação tributária e medidas para incremento de receita. A lei já está em vigor. (Bahia Notícias/ Foto Fernando Vivas/ GOVBA)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 06:00h
FGTS Emergencial

Trabalhador tem até hoje para sacar até R$ 1.045 do FGTS

 

O trabalhador tem até esta quinta-feira (31) para solicitar o saque emergencial de até R$ 1.045 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Apesar de as agências bancárias estarem fechadas hoje, o saque pode ser movimentado por meio do aplicativo da Caixa Tem. O valor considera a soma dos saldos de todas as contas ativas e inativas no FGTS. (Foto ilustração)

Ao todo, a Caixa liberou cerca de R$ 37,8 bilhões para as poupanças de 60 milhões de trabalhadores. O balanço sobre o total de saques deverá ser divulgado no ano que vem.

O saque emergencial, criado pelo governo no pacote de medidas para amenizar os efeitos da pandemia do coronavírus, começou no final de junho, para nascidos em janeiro, e o calendário seguiu de acordo com o mês de nascimento até o dia 14 de novembro, quando saiu o lote dos aniversariantes de dezembro

Cerca de R$ 7,9 bilhões do saque emergencial, creditados nas contas poupança social digital e que não foram movimentados, retornaram no dia 30 de novembro para as contas vinculadas dos trabalhadores, com correção dos valores, de acordo com o banco.

Mas, caso o trabalhador ainda queira ter acesso aos recursos, deve fazer pedido pelo aplicativo do FGTS até amanhã, para que a Caixa transfira novamente o valor para a conta digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. O saque emergencial poderá ser utilizado em transações eletrônicas, saque...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 05:45h
Governo Federal

Com acordo da Lei Kandir, estados e municípios recebem R$ 3,1 bi

 

A União vai repassar R$ 3,119 bilhões para 3.851 municípios, 19 estados e o Distrito Federal nesta quinta-feira (31). O repasse é referente à Lei Complementar nº 176/2020, que institui transferências obrigatórias da União para estados, municípios e o Distrito Federal visando compensar as perdas de arrecadação dos entes em virtude da Lei Kandir, de 1996. (Foto ilustração)

A lei complementar, sancionada na quarta-feira (29) pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada em edição extra do Diário Oficial da União, atende ao acordo firmado no Supremo Tribunal Federal (STF), após décadas de disputa judicial.

As primeiras unidades da Federação a receberem os recursos foram as que assinaram declaração de renúncia à disputa judicial até as 11h desta quarta-feira (30). Para as demais, até o prazo de dez dias úteis a contar da publicação da lei, o repasse será feito em janeiro de 2021.

No caso dos municípios, 69% recebem amanhã. Do total de estados contemplados, além do DF, 74% terão os recursos creditados nesta quinta-feira. (Paula Laboissière)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 05:42h
Imunizantes contra o Covid-19

Anvisa, AstraZeneca e Pfizer discutem uso emergencial de vacinas

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu nesta quarta-feira (30) com a AstraZeneca e a Pfizer, laboratórios desenvolvedores de vacinas contra a covid-19. O tema da conversa com as empresas foi o uso emergencial das vacinas no Brasil. (Foto ilustração)

A AstraZeneca, que desenvolve sua vacina em parceria com a Universidade de Oxford, informou que não há dificuldade regulatória para atender aos requisitos da agência. Segundo a Anvisa, o prazo para análise de uso emergencial é de até dez dias, a partir da entrada do pedido formal junto à autarquia.

Ainda de acordo com a própria Anvisa, os dados já apresentados para o registro serão aproveitados para a avaliação do uso emergencial. Com isso, o processo de análise de uso emergencial poderá ser otimizado. Também poderão ser aproveitados estudos e dados já apresentados a outros países.

No encontro, a AstraZeneca informou que o pedido de uso emergencial poderá ser feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira do laboratório no Brasil para o desenvolvimento da vacina.

Pfizer

Ontem (29), a Anvisa havia alterado dois pontos dos requisitos mínimos para submissão de pedido de autorização de uso emergencial de vacinas para covid-19. São alterações referentes à documentação necessária.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 05:39h
Sul da Bahia

Covid-19 mata secretário municipal de Belmonte

 

Raimundo Carvalho (Raimundo Abelha- foto ilustração), secretário do Meio Ambiente de Belmonte, no sul da Bahia, não resistiu às consequências do Coronavirus. Ele morreu na manhã desta terça-feira, 30, em um hospital de Eunápolis.

O secretário começou a sentir fontes sintomas da doença, como falta de ar, no último dia 27, quando foi levado à UTI, onde perdeu a luta contra a doença. Aos 62 anos de idade, Raimundo Abelha deixa mulher, filhos e netos. (diariobahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 05:36h
Suprema Corte

Lewandowski mantém vigência de medidas de combate à pandemia

 

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou sem prazo definido a autorização dada pelo Congresso para que as autoridades adotem uma série de medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19. A lei a respeito do assunto perde vigência nesta quinta-feira (31). (Foto ilustração)

Lewandowski concedeu uma liminar (decisão provisória) pedida pela Rede Sustentabilidade e manteve a vigência de dez artigos da Lei 13.979/20, que descrevem diversas medidas sanitárias que podem ser adotadas pelas autoridades nas esferas federal, estadual e municipal.

Entre os dispositivos cuja vigência foi mantida está o que obriga a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a conceder em 72h a autorização para importação e uso de insumos médicos, medicamentos e vacinas contra a covid-19 que já tenham sido registrados por ao menos uma das entidades reguladoras de Estados Unidos, Europa, Japão ou China.

Outras medidas dizem respeito a isolamento, quarentena, restrição à locomoção, uso de máscaras, exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação, investigação epidemiológica, tratamentos médicos específicos, requisição de bens e serviços, exumação, necrópsia, cremação e manejo de cadáveres (art. 3°, I, II, III, III-A, IV,V VI e VII da Lei 13.9...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 05:34h
Aniversariantes do Dia

Jornalista José Carlos Teixeira e o radialista Silvério Silva em festa hoje

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 05:32h
Previdência Social

A partir de 2021, recebimento de pensão por morte terá novos prazos

 

A partir de 1º de janeiro, as regras para recebimento de pensão por morte vão mudar. Portaria publicada na edição de ontem (30) do Diário Oficial da União estabelece novos prazos de recebimento do benefício por cônjuges ou companheiros. (Foto ilustração)

Para óbitos ocorridos a partir de janeiro de 2021, o tempo de recebimento será de acordo com as seguintes faixas etárias: se tiver menos de 22 anos de idade, a pensão será paga por três anos; se tiver entre 22 e 27 anos de idade, a pensão será paga por seis anos; se tiver entre 28 e 30 anos de idade, a pensão será paga por 10 anos; se tiver entre 31 e 41 anos de idade, a pensão será paga por 15 anos; se tiver entre 42 e 44 anos de idade, a pensão será paga por 20 anos e, se tiver 45 anos ou mais, a pensão então será vitalícia.

A pensão será concedida se o óbito ocorrer depois de 18 contribuições mensais e, pelo menos, dois anos após o início do casamento ou da união estável.

As novas regras valem apenas para óbitos ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2021. Para óbitos ocorridos até 31 de dezembro de 2020, continuam valendo as regras anteriores. Por exemplo, se o segurado faleceu em 20 de dezembro 2020, e sua esposa contava com 44 anos de idade, o pagamento da pensão será vitalício. Se o segurado falecer em 10 de janeiro 2021, e sua esposa contar...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 05:29h
Brasília

Bolsonaro anuncia aumento do salário-mínimo para R$ 1.100

 

O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem (30), em redes sociais, a assinatura de uma medida provisória (MP) que elevará o salário mínimo para R$ 1.100, com vigência a partir de 1º de janeiro. O valor atual é de R$ 1.045. (Foto ilustração)

“O valor de R$ 1.100,00 se refere ao salário mínimo nacional. O valor é aplicável a todos os trabalhadores, do setor público e privado, e também para as aposentadorias e pensões”, afirmou o presidente.

Em meados de dezembro, o Congresso havia aprovado a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021, fixando o salário-mínimo em R$ 1.088. Na proposta aprovada pelos parlamentares, não houve aumento real no salário, tendo sido feita apenas a correção com base na previsão da inflação acumulada no ano, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 05:21h
Baixo-Médio São Francisco

Servidores públicos de Remanso estão sem receber direitos trabalhistas, diz deputado

 

Membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Hilton Coelho (PSOL) declarou que os professores e servidores municipais de Remanso estão sem receber o 13º salário e demais direitos trabalhistas. “A primeira parcela do benefício deveria ter sido depositada até o dia 30 de novembro, e a segunda parte, paga até 20 de dezembro. Contudo, os servidores municipais nada receberam e enfrentam grandes dificuldades. O derrotado prefeito José Clementino de Carvalho Filho (PSD), mais conhecido como Zé Filho, e seu vice-prefeito João Ferreira de Castro (PT), o João Neto, precisam entender que o mandato se encerra no dia 31 de dezembro e até lá devem honrar com todos os compromissos e não sacrificarem os servidores municipais”, afirma o parlamentar que apresentará junto à ALBA solicitações para que a administração municipal pague imediatamente os vencimentos dos servidores contratados e concursados. (Foto ilustração)  

Hilton Coelho acrescenta que “mesmo derrotados nas eleições precisam cumprir a palavra empenhada. Se eles não têm vergonha em dever, os servidores estão envergonhados em não poderem cumprir com suas obrigações em razão dos salários em atraso. Quem é responsável não deve salário. Pague o que deve, prefeito. Há três meses os servidores contratados na gestão Zé Filho não recebem o pagamento dos seus salários e nem dé...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 05:15h
Bahia

Estado antecipa R$ 180,6 mi de ICMS e IPVA aos 417 municípios baianos; Feira recebeu 7,4milhões

 

Conforme anunciado na semana passada pelo governador Rui Costa em suas redes sociais, os 417 municípios baianos receberam nesta quarta (30), do Governo do Estado, R$ 180,6 milhões correspondentes à antecipação das receitas do ICMS e do IPVA arrecadados nos últimos dias 28 e 29, que só seriam repassados em janeiro conforme o calendário das transferências constitucionais. A antecipação foi solicitada pela União dos Municípios da Bahia (UPB). (Foto ilustração: Feira de Santana)

Originalmente estava previsto o repasse apenas do ICMS arrecadado, mas, após entendimento com o Banco do Brasil, o IPVA foi acrescentado, e o governo antecipou ainda o aporte de R$ 126,1 milhões ao Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, com recursos provenientes dos três impostos estaduais (ICMS, IPVA e ITD). Ao todo, foram antecipados aos municípios R$ 306,7 milhões.

Maiores cotas

Só de ICMS, foram antecipados R$ 178,6 milhões referentes à arrecadação dos dias 28 e 29. A maior cota de antecipação do imposto coube à capital baiana: Salvador recebeu nesta quarta R$ 22,1 milhões. Em seguida, os maiores valores foram para Camaçari (R$ 15,2 milhões), São Francisco do Conde (R$ 13,9 milhões), Feira de Santana (R$ 7,4 milhões), Simões Filho (R$ 4,5 milh&oti...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 05:10h
Bem estar e dignidade

Incra libera R$ 6,2 milhões do Crédito Habitacional na Bahia

 

Foram autorizados, na terça-feira (29), depósitos que totalizam R$ 6,2 milhões em contas de 366 famílias assentadas na Bahia. Trata-se da primeira parcela do Crédito Instalação, nas modalidades Habitacional e Reforma Habitacional, para a construção ou melhoria de casas em assentamentos. (Foto ilustração)  

A segunda parcela, de mesmo valor, será liberada após o técnico responsável e o beneficiário atestarem o andamento da obra.  

As famílias contempladas vivem em 16 assentamentos que ficam em 12 municípios baianos. São eles: Prado, Maraú, Wenceslau Guimarães, Itapicuru, Sento Sé, Quijingue, Tucano, Nova Soure, Santo Amaro, Ipirá e Sobradinho.  

A modalidade Habitacional viabiliza a construção de moradias em assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra. O valor disponibilizado é de até R$ 34 mil por família. No caso da Reforma Habitacional, os recursos, de até 17 mil, são destinados à aquisição de materiais de construção para reformar e ampliar as habitações.  

O superintendente do Incra na Bahia, Paulo Emmanuel Alves, destaca a importância de garantir dignidade e assegurar o bem-estar dos assentados. “Além disso, os recursos aquecem a economia devido à contratação de serviço de mão de obra e aquisição de mater...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 05:07h
Moeda norte-americana

Dólar fecha 2020 em R$5,1915, disparando 29,37% no acumulado do ano

 

O dólar registrou leve alta contra o real nesta quarta-feira, mas encerrou 2020 com ganho acumulado de mais de 29%, deixando a moeda brasileira com o segundo pior desempenho global no ano em meio à pandemia de Covid-19, juros locais extremamente baixos e incertezas fiscais domésticas persistentes. (Foto ilustração)

O dólar à vista avançou 0,17% nesta sessão, a última do ano, a 5,1915 reais na venda. No mês de dezembro como um todo, a divisa norte-americana registrou perda de 2,03%.

No acumulado de 2020, no entanto, o dólar registrou salto de 29,37% contra o real. (Por Luana Maria Benedito)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 05:05h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil tem 193,8 mil mortes e 7,61 milhões de casos

 

O total de mortes provocadas pela pandemia no novo coronavírus no Brasil chegou a 193.875. Nas últimas 24 horas, as autoridades sanitárias registraram 1.194 novos óbitos. Até ontem (29), o sistema do Ministério da Saúde contabilizava 192.681 mortes. Há ainda 2.488 óbitos em investigação. (Foto ilustração)

Este foi o segundo dia consecutivo com o registro de novas mortes acima de mil vítimas. Na terça-feira, foram acrescidos 1.111 novos óbitos às estatísticas. A última vez que o número de novos registros em 24 horas havia passado das 1.190 mortes foi em 1º de setembro, quando foram confirmados 1.215 novos óbitos.

O total de pessoas infectadas desde o início da pandemia atingiu 7.619.200. Entre ontem e hoje (30), foram registrados 55.649 novos diagnósticos da doença. Até ontem, o painel de dados do ministério trazia 7.563.551 casos acumulados.

As informações estão no balanço diário sobre a pandemia do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta quarta-feira. A atualização reúne as informações levantadas pelas secretarias estaduais de saúde de todo o país.

Segundo o painel, há ainda 717.544 casos ativos de covid-19 em acompanhamento. O número de pessoas que já se recuperaram chegou a 6.707.781. (Jonas Valente)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 05:03h
Covod-19 na Bahia

Bahia registra 2.847 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.847 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 2.743 recuperados (+0,6%). Dos 490.538 casos confirmados desde o início da pandemia, 475.611 já são considerados recuperados, 5.827 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/. (Foto ilustração)

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.12.2020 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 156 novos casos e mais 2 óbitos; total de mortes chega a 354 nesta quinta

 

Nas últimas 24h, Feira de Santana registrou mais 38 recuperados da Covid-19. Até agora, são exatamente 17.439 pacientes livres da doença, índice que representa 87,9% dos casos confirmados. Além disso, foram registrados 517 exames negativos para o vírus e 156 casos positivos. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 79 pacientes internados no município e 2.028 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também registra duas mortes por Covid-19.

Os óbitos incluídos no boletim são de datas antigas e ocorreram em outros municípios. A VIEP só foi comunicada dessas mortes hoje. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (30).

Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana NÚMEROS DESTA QUARTA-FEIRA 30 de dezembro de 2020

Casos confirmados no dia: 156

Pacientes recuperados no dia: 38

Resultados negativos no dia: 517

Alta hospitalar no dia: 2

Óbitos comunicados no dia: 2

Datas dos óbitos: 06/08 e 19/12

A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por covid-19 é feita quando a declar...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.12.2020 18:21h
Senado Federal

Projeto prevê adaptação de carrinhos de compras para pessoas com deficiência

 

Os supermercados poderão ser obrigados a adaptar os carrinhos de compras para pessoas com deficiência. É o que estabelece o projeto de lei (PL 485/2019), que começou sua tramitação no Senado, depois de ser aprovado pela Câmara. De acordo com a proposta, os hipermercados, supermercados e estabelecimentos congêneres com área de atendimento ao público maior ou igual a mil metros quadrados devem disponibilizar, no mínimo, 2% dos carrinhos de compra com acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. (Foto ilustração)

A proposta apresentada pelo deputado federal Capitão Wagner (Pros-CE) acrescenta a regra à Lei de Acessibilidade (Lei 10.098, de 2000), que obriga estabelecimentos comerciais a oferecer cadeiras de rodas ou carros para clientes com deficiência ou mobilidade reduzida.

O projeto também prevê que esses estabelecimentos disponham de funcionários para auxiliar os clientes com mobilidade reduzida ou com deficiência para a realização de compras. No entanto, os locais podem optar por implementar apenas uma dessas medidas.

O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados na forma do substitutivo do deputado federal Danilo Forte (PSDB-CE) e agora aguarda votação no Senado. Caso o projeto seja aprovado, a exigência entra em vigor após 180 dias de sua publicação. (Agência Senado) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.12.2020 18:00h
Câmara Federal

Projeto prevê pena de até 5 anos de prisão para crimes contra patrimônio de idosos

 

O Projeto de Lei 5317/20 pune com pena de dois a cinco anos de reclusão quem praticar ação ou omissão que represente perdas patrimoniais a pessoas idosas, incluindo as que envolvam bens, contratos e direitos. O texto, que altera o Estatuto do Idoso, tramita na Câmara dos Deputados.

A deputada Edna Henrique (PSDB-PB-Foto), autora do projeto, entende que a violência patrimonial contra idosos está na raiz dos maus tratos a que muitos idosos são submetidos, seja pelos próprios membros da família, seja por guardiões e curadores.

Mesmo reconhecendo que o Estatuto do Idoso já define como criminosas algumas condutas envolvendo o patrimônio de pessoas idosas, ela avalia que a legislação atual deixa de fora muitas formas de violência contra o patrimônio de pessoas idosas, favorecendo a impunidade.

O Estatuto do Idoso, por exemplo, já prevê punição de um a quatro anos de reclusão e multa para quem se apropria ou desvia bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso.

“Cremos que a melhor forma de proteger o idoso de todos os tipos de violência patrimonial seja punir qualquer violência com conteúdo econômico – entendida como qualquer desvantagem em relação a bens, direitos e obrigações – praticada contra esse público”, afirma a deputada. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.12.2020 11:50h
Estados Unidos da América

Enfermeiro nos EUA é infectado dias depois de ser vacinado

 

Um enfermeiro que trabalha nos serviços de emergência da cidade californiana de San Diego deu resultado positivo no teste para covid-19 poucos dias depois de ser vacinado contra a doença, informou a mídia dos EUA hoje. (Foto ilustração)

O profissional de saúde foi identificado como Matthew W., um enfermeiro de 45 anos, que recebeu a primeira dose da vacina preparada pela Pfizer-BioNTech em 18 de dezembro.

Segundo a própria vítima confessou à emissora KGTV, afiliada da rede ABC News, o único efeito colateral que sofreu após ser vacinado com a vacina foi dor no braço.

Porém, seis dias depois, após fazer um turno na unidade de emergência de seu centro de saúde com pacientes com covid-19, ele sentiu calafrios, dores musculares e fadiga. Um teste no hospital confirmou que ele era positivo para a doença.

Segundo especialistas consultados pela emissora, esse caso não é "algo inesperado", uma vez que os pacientes vacinados não desenvolvem uma proteção decisiva contra o coronavírus imediatamente após receberem o medicamento.

Ensaios clínicos com a vacina têm demonstrado que essa imunização, que chegaria a 95% dos vacinados, pode ser realizada dias após o recebimento de uma segunda dose do imunizante que, no caso da Pzifer, leva cerca de 21 dias para ser inoculada de novo.

Al&eacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.12.2020 11:45h
Feira de Santana

Torres nega candidatura laranja em seu partido: "a candidata estava com Covid"

 
Foto Reprodução

Diante da possibilidade de que uma ação judicial possa cassar seu mandato por suspeita de candidaturas laranjas do PSD, o vereador eleito Fernando Torres (PSD), justificou que a candidata do seu partido que não recebeu nenhum voto (o que indicaria a possibilidade de uma candidatura apenas com o objetivo de preencher a cota de candidatos do sexo feminino, exigida por lei) estava com Covid 19 e que há um exame médico que comprove. Sendo assim, ela não teria ido às urnas no dia do pleito eleitoral por estar em isolamento social.

Outras candidaturas de partidos como o Cidadania também tem a possibilidade de cassação, podendo mudar a composição dos vereadores eleitos para a próxima legislatura na Câmara Municipal de Feira de Santana.(Daniela Oliveira com informações do programa Levante a Voz/ Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.12.2020 11:30h
Feira de Santana

Cotado para futuro Governo, Justiniano diz estar "à disposição para contribuir"

 
Foto Reprodução

Um nome à disposição do prefeito reeleito Colbert Martins, para integrar a equipe administrativa, em seu segundo Governo. Presente no Poder Executivo ao longo das últimas gestões municipais, tendo exercido o cargo de secretário nas pastas de  Educação,  Serviços Públicos e  Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, o vereador Justiniano França (DEM), que não concorreu para mais um mandato na Câmara, este ano, é um dos fortes candidatos para compor o primeiro escalão a partir de janeiro de 2021. Em entrevista à TV Câmara, órgão da Assessoria de Comunicação da Casa, ele disse que, apesar de possuir "alguns projetos pessoais", poderia  emprestar a sua experiência mais uma vez ao Município, “caso (o prefeito) entenda que eu possa continuar fazendo parte de seu grupo”.  

Justiniano passou quase todo o período de quatro anos, deste seu mandato de vereador, licenciado do cargo para atuar  na Secretaria de Serviços Públicos, onde cumpriu, entre outras missões, a de estruturar fisicamente o Hospital Municipal de Campanha, para atendimento a portadores do coronavírus, uma obra iniciada no dia 9 de abril e entregue em 20 de maio. “Gostaria que ninguém precisasse daquele hospital, mas por conta da pandemia muitos têm ido lá. Quero agradecer à confiança do prefeito Colbert e a todos os colaboradores da SESP que, sob nosso comando, ajudaram para que tivéssemos uma unidade desse porte”. Também agradec...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Gutemberg advogado Assessoria
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia