Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Eleição sendo em novembro o eleitor estará livre do COVID - 19 na votação



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 16:41h
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Decotelli está fora da Educação e substituto pode ser Anderson Ribeiro do ITA

 

Anderson Ribeiro Correia, reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), está praticamente escolhido como ministro da Educação. O nome dele pode ser confirmado ainda nesta terça-feira (30/06). (Foto ilustração/Agencia da Força Aérea)

Carlos Alberto Decotelli, que ocupa a pasta, já entregou a carta de demissão dele ao presidente Jair Bolsonaro. A permanência de Decotelli na Educação ficou insustentável depois da descoberta uma série de fraudes no currículo dele.

A nomeação de Anderson Correia já tem o aval de militares e da ala ideológica do governo. Ele tem um perfil técnico, como se quer no governo, e um currículo robusto. Por sinal, todas as informações sobre Correia foram checadas para não se repetir a desmoralização de Decotelli.

Correia, graduado em engenharia, tem passagem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da qual foi presidente, e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).(CB)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 16:26h
Palácio do Planalto

Carlos Decotelli tem encontro com Bolsonaro e deve pedir demissão

 

O ministro da Educação, Carlos Decotelli, chegou ao Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira (30/06) para entregar sua carta de demissão. A situação do ministro ficou insustentável após surgir mais uma inconsistência em seu currículo. Ontem (29), a Fundação Getulio Vargas (FGV) informou por meio de nota que Decotelli não foi pesquisador ou professor da instituição. (Foto ilustração: Jair Bolsonaro e Carlos Decotelli)

A notícia surgiu horas depois do ministro já ter se reunido com Bolsonaro para explicar as informações inconsistentes que constavam em seu currículo. Ele teve dois títulos acadêmicos em universidades fora do Brasil desmentidos pelas instituições em que ele havia afirmado ter realizado os cursos e o caso da FGV não foi citado por ele na conversa. A posse de Decotelli, marcada para hoje (30) também foi adiada. (CB)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 14:25h
Brasília

MPF quer novo bloqueio de R$ 32,6 milhões de suposta empresa de Temer

 

O Ministério Público Federal no Distrito Federal recorreu da decisão da 12ª Vara Federal em Brasília que desbloqueou os bens da Argeplan Arquitetura e Engenharia Ltda. A empresa foi a responsável pela reforma na casa de Maristela Temer, filha de Michel Temer (Foto ilustração), e é apontada como forma de lavar dinheiro desviado no esquema envolvendo a edição de um decreto presidencial para beneficiar empresas do setor portuário.

Em 2018, o ex-presidente foi denunciado pela então procuradora-geral da República Raquel Dodge, sob a alegação de que ele era o verdadeiro dono da empresa. Segundo a denúncia, a Argeplan, que tem como sócio o coronel João Baptista Lima Filho, amigo do ex-presidente, teria recebido R$ 20 milhões do esquema de desvios investigado no inquérito dos portos.

A denúncia foi recebida em 2019 e, segundo a 12ª Vara, o MPF, desde então, não instruiu o processo. A justiça desbloqueou os bens e valores também sob a alegação de que houve retificação do relatório do COAF que embasou a medida.

A defesa da Argeplan alegou que a demora e o bloqueio dos bens poderia levar a empresa à "pena de morte", numa referência à falência. Além disso, os advogados negaram que empresa seja de fachada, já que ela existiria desde 1974 e teria quadro de funcionários e capital social.

No recurso, os pr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 13:40h
Ministro da Economia

Guedes diz que empréstimos a empresas ainda não são suficientes

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes (Foto ilustração), reconheceu hoje (30) que os empréstimos para atender as empresas não foram suficientes até agora. Guedes participa de audiência pública virtual, promovida pela Comissão do Congresso que acompanha a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas ao coronavírus (covid-19).

“Tenho a maior franqueza em reconhecer que, na parte de crédito, ele não foi satisfatório até o momento, e nós continuamos aperfeiçoando o nosso programa para o dinheiro chegar à ponta, que era a maior reclamação”, disse.

Guedes afirmou que o governo tem um “time técnico muito bom”, mas a demanda por crédito cresceu muito. Ele citou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e os presidentes de bancos públicos. “Como [a pandemia] travou o país inteiro, a necessidade de capital de giro triplicou, quadruplicou. Então, mesmo expandindo o crédito, como expandimos, a verdade é que continuou insuficiente. Continuamos, o tempo inteiro, aperfeiçoando os programas em busca de um melhor desempenho”, disse.

Por outro lado, Guedes disse que o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEM) foi bem-sucedido. “No mercado formal americano, em cinco, seis semanas, demitiram 30 milhões, e aqui nós impedimos a demissão de 10 milh&oti...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 13:20h
Feira de Santana

Novos conteúdos disponíveis online no Fique em casa com o Cuca

 

Neste período de isolamento social o Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (CUCA/Uefs) seguem oferecendo arte e cultura à comunidade. Para isso foi disponibilizado espaço para divulgar um conjunto de atividades e materiais, nas áreas de artes visuais, dança, música e teatro, produzidos pela equipe de professores, para ajudar a atravessar a pandemia sem abrir mão das vivências artísticas. (Foto ilustração)

 

As atividades e materiais estão sendo atualizados e ampliados quase diariamente no site http://www.cuca.uefs.br/?page_id=7995.Vale destacar que o conteúdo está disponível também no Youtube. Para a inscrição no canal www.youtube.com/channel/UC2y2dvOdYqKkFbEVNEe6DUA e ativar o sininho de notificações para receber as atualizações. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 12:35h
Amélia Rodrigues

Prefeitura de Amélia Rodrigues reinaugura USF com recurso enviado por Márcio Marinho.

 

A prefeitura de Amélia Rodrigues reinaugurou a Unidade de Saúde da Família, Celina Brito, na Serra, na tarde da segunda (29). A obra, realizada através de emenda parlamentar encaminhada pelo Deputado Federal Márcio Marinho, solicitada pelos vereadores republicanos Daniel Marinho e Pró Lai, passou por reforma e ampliação. (Foto ilustração: Unidade de Saúde em Amélia Rodrigues)

A população local poderá desfrutar de atendimento médico, odontológico, enfermagem, exames, sala de vacina, sala de inalação, sala de acolhimento,sala de esterelização, sala de observação, farmácia, almoxarifado, banheiros, recepção e copa.

Para o prefeito Paulo Falcão, a reforma de mais uma USF é o resultado do trabalho da administração em benefício da comunidade. “Que todos os moradores que serão atendidos aqui se sintam acolhidos e que usufruam deste espaço moderno e amplo”.

Marinho, que não pode comparecer na inauguração, recebeu com alegria a notícia. “Temos um trabalho em parceria com o prefeito Falcão que tem nos possibilitado ajudar o povo querido de Amélia Rodrigues. Essa reinauguração ocorreu em momento oportuno, quando a saúde tem necessitado de mais investimento para atender as pessoas”, salientou. (Ascom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 12:01h
Ipiaú

Policia Civil deflagra operação que apura desvios na Câmara Municipal

 

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta terça-feira (30) em Ipiaú, no sudoeste baiano. As ações foram executadas pela Polícia Civil local e fazem parte de uma investigação sobre fraudes em gastos com combustíveis pela Câmara de Vereadores da cidade. Na sede da secretaria da Câmara, no centro da cidade, foram apreendidos três computadores e vários documentos.

Segundo o delegado Rodrigo Fernando, titular da delegacia territorial, os contratos investigados são do período entre todo o ano de 2019 a março deste ano. As irregularidades foram verificadas em planilhas de viagens, quilometragem dos veículos, endereços de empresa e consumo. A próxima fase da operação será de análise do material.

“Foram constatadas várias irregularidades. Agora, vão analisar as responsabilidades porque realmente houve desvio”, disse o delegado ao site Bahia Notícias. Além do presidente da Câmara, devem ser apuradas responsabilidades de pregoeiro, fiscal de contrato, primeiro e segundo secretário da Casa Legislativa, entre outros. Equipes da 9ª Coorpin, de Jequié, também atuam na operação. (BN/Francis Juliano;Foto divulgação Polícia Civil)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 11:59h
Europa

União Europeia autoriza entrada de turistas de 15 países -Brasil está fora da lista

 

Os países da União Europeia (UE) aprovaram nesta terça-feira (30) a reabertura das fronteiras a partir de 1º de julho aos turistas de 15 países --moradores do Brasil, Estados Unidos, Turquia e Rússia não podem, por enquanto, têm o acesso proibido. (Foto ilustração)

A lista, que será revisada a cada duas semanas, inclui Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia e Uruguai, além da China, mas o gigante asiático sob critérios de reciprocidade, informou o Conselho da UE em um comunicado.

Os 27 países que compõem o bloco não são obrigados legalmente a adotar a resolução, mas se não fizerem isso, correm risco de ter as suas fronteiras com outros países da Europa fechada -portanto, dificilmente algum país terá uma política diferente.

Fora da lista

Rússia, Brasil, Turquia e EUA estão entre os países onde a contenção do vírus é considerada pior que a média da União Europeia. Esses países terão que esperar uma revisão por ao menos mais duas semanas.

A medida visa dar apoio ao setor de viagens e aos destinos turísticos, particularmente os países do sul da Europa, que são os mais atingidos pela pandemia.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 11:55h
Eleições 2020

ACM Neto defende o adiamento das eleições municipais

 

O presidente nacional DEM, ACM Neto, voltou a defender o adiamento das eleições em função da pandemia do Covid-19. O prefeito de Salvador, no entanto, fez uma ressalva: apesar de ser favorável ao adiamento das eleições, não concorda com a possibilidade da prorrogação de mandatos.

Ele lembrou que, quando discutiu o assunto com a bancada de deputados federais do Democratas no Brasil, havia deputados favoráveis ao adiamento. "A maioria era favorável, mas a fotografia na Câmara dos Deputados, em Brasília, é mais dividida do que no Senado, que teve uma votação rápida da PEC", declarou ontem durante a cerimônia de autorização para a construção de mais dois trechos do BRT.

O texto, aprovado na semana passada no Senado, prevê que o pleito seja realizado nos dias 15 e 29 de novembro, em vez das datas oficiais de 4 e 25 de outubro. Além disso, o TSE também poderá ampliar hipóteses de justificativa eleitoral nos casos em que a epidemia não desacelere e eleitores não se sintam seguros a sair para votar. (TB - Por: Henrique Brinco)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 11:40h
Governo Federal

Bolsonaro sanciona lei de auxílio financeiro para o setor cultural

 

O presidente Jair Bolsonaro (Foto ilustração) sancionou a lei que institui auxílio financeiro de R$ 3 bilhões para o setor cultural devido à pandemia de covid-19. O valor será repassado, em parcela única, para estados, municípios e Distrito Federal, responsáveis pela aplicação dos recursos. A Lei nº 14.017/2020, chamada de Lei Aldir Blanc, foi publicada hoje (30) no Diário Oficial da União.

O texto prevê o pagamento de três parcelas de um auxílio emergencial de R$ 600 mensais para os trabalhadores da área cultural, além de um subsídio para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas e organizações comunitárias. Esse subsídio mensal terá valor entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, de acordo com critérios estabelecidos pelos gestores locais.

Em contrapartida, após a reabertura, os espaços beneficiados deverão realizar atividades a alunos de escolas públicas, prioritariamente, ou para a comunidade, de forma gratuita. Não poderão receber o benefício espaços culturais criados pela administração pública de qualquer esfera, bem como aqueles vinculados a grupos empresariais e espaços geridos pelos serviços sociais do Sistema S.

Trabalhadores do setor cultural e microempresas e empresas de pequeno porte também terão acesso a linhas de crédito espec&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 11:15h
Governo do Estado

Ponto SAC Riachão do Jacuípe terá inauguração virtual nesta quarta-feira (1)

 

O SAC inaugura a unidade de número 75 da rede de maneira diferente. Pela primeira vez, um posto terá uma solenidade de inauguração realizada virtualmente. Por conta da pandemia do coronavírus, o ponto SAC Riachão do Jacuípe será inaugurado nesta quarta-feira (1), às 11h, através de uma transmissão ao vivo nas redes sociais da prefeitura local, com participação do secretário Estadual da Administração, Edelvino Góes. O evento não terá aglomeração de pessoas. (Foto ilustração)

O Ponto SAC Riachão do Jacuípe estará aberto ao público já a partir de quinta-feira (2), de 7h às 13h. Durante as ações de enfrentamento à Covid-19, a unidade vai atender sob um regime especial, apenas para serviços essenciais à população, como RG e CPF. Vale destacar que o atendimento será feito, exclusivamente, por agendamento, através do SAC Digital. Com a inauguração desta unidade, a rede SAC chega a 61 municípios baianos. Esse é o 21º Ponto SAC entregue à população desde 2015.

O Ponto SAC Riachão do Jacuípe está localizado na avenida Landulfo Alves, no bairro da Barra, em uma área de 246,77 m². A unidade tem capacidade para realizar 4,4 mil atendimentos por mês e vai beneficiar a mais de 165 mil habitantes da cidade e de municípios vizinhos, como Nova Fátima, Retirolândia, Conceiçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 11:00h
Recôncavo da Bahia

ANP concede autorização definitiva para o gasoduto Caburé, na Bahia

 

A ANP publicou hoje (30/6), no Diário Oficial da União (DOU), a autorização definitiva para operação, pela Alvopetro, do gasoduto Caburé, que faz parte do sistema de escoamento da produção da área individualizada formada pelos campos de Cardeal do Nordeste, Cardeal do Nordeste Leste, Caburé e Caburé Leste, na Bacia do Recôncavo, na Bahia. Os dois primeiros campos são operados pela Imetame, que é operadora da área individualizada, e os dois últimos, pela Alvopetro. (Foto ilustração)  

Trata-se de uma solução inovadora para aproveitamento do gás, em que há duas formas de escoamento a partir da mesma área individualizada (que funciona de forma similar a um campo). A primeira, já em operação pela Imetame, até a Usina Termelétrica (UTE) Prosperidade 1, localizada em Camaçari, e a segunda, que deve entrar em operação amanhã (1/7), para o gasoduto a ser operado pela Alvopetro, até a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Caburé, em Mata de São João, também operada por essa empresa.  

Após o processamento na UPGN, o gás será comercializado com a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás). O gasoduto aumentará bastante a capacidade de escoamento do gás produzido na área individualizada. Até hoje, a maior média mensal escoada foi de 140 mil metros cúbicos por dia (m3/d) para a UTE, e o contra...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 10:40h
Transporte intermunicipal

Bahia tem mais 41 municípios com transporte suspenso; total chega a 345

 

O transporte intermunicipal será suspenso em Araçás, Aracatu, Barra do Mendes, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Serra, Boquira, Cafarnaum, Canavieiras, Canudos, Carinhanha, Cipó, Fátima, Feira da Mata, Firmino Alves, Heliópolis, Ibiassucê, Ibiquera, Ichu, Itagi, Itagimirim, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jacaraci, Jiquiriçá, Jucuruçu, Lajedo do Tabocal, Macururé, Mucugê, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pé de Serra, Piritiba, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Félix do Coribe, São Miguel das Matas e Tremedal, a partir de quarta-feira (1º de julho). A decisão, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça (30), tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. (Foto ilustração: Terminal Rodoviário de Santa Maria da Vitória)

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Também continuam suspensas, até o dia 6 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Biritinga, Boa Nova, Catolândia, Mirante, Piatã e ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 10:25h
Setor do Agronegócio

Governo traça diretrizes para eventual combate a gafanhotos no país

 

Preocupado com o risco de a nuvem de gafanhotos, localizada na Argentina, entrar em território brasileiro e prejudicar produtores no sul do país, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, no Diário Oficial da União de hoje (30), portaria que estabelece diretrizes para "Plano de Supressão e medidas emergenciais" a serem aplicadas caso a praga (Schistocerca cancellata) chegue no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. (Foto ilustração)

Segundo a Portaria nº 208/2020, caberá ao órgão estadual de defesa agropecuária de cada estado estabelecer o plano de supressão "a partir dos procedimentos gerais de controle estabelecidos pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura".

Entre as medidas previstas, figuram recomendações gerais para o uso de agrotóxicos, bem como mecanismos de controle das quantidades de agrotóxicos a serem distribuídos, comercializados e utilizados, caso a praga chegue ao país. (Por Pedro Peduzzi)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 10:15h
Estatal do Petróleo

Covid-19: Petrobras prorroga teletrabalho até o fim do ano

 

A Petrobras decidiu prorrogar até 31 de dezembro deste ano o teletrabalho (também conhecido pelo termo inglês home office), devido à pandemia do novo coronavírus. Segundo a estatal, a medida foi tomada de forma preventiva, para proteger a saúde de seus funcionários. (Foto ilustração)

Parte da equipe da empresa está trabalhando a distância, ou seja, em casa ou em outro lugar fora do ambiente regular de trabalho devido à pandemia.

"A Estrutura Organizacional de Resposta (EOR), formada por representantes de diversas áreas da companhia com o objetivo de coordenar ações de prevenção ao coronavírus para proteção aos colaboradores, continuará monitorando os cenários interno e externo, com avaliação constante das decisões tomadas, tendo sempre como foco a segurança de todos. Em função de uma possível mudança de cenário da pandemia e dos locais em que a Petrobras atua, as datas de retorno poderão ser alteradas", diz a empresa em nota.

A Petrobras também dará uma ajuda de custo de R$ 1 mil para a compra de equipamentos ergonômicos. A empresa destaca, no entanto, que algumas atividades podem voltar ao trabalho presencial antes do fim do ano, caso haja necessidade.

"Nesses casos, a transição será segura e gradual, em ondas, seguindo uma rigorosa análise, que levará em consideraç&a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 10:00h
"Negociação criminosa"

Operação autorizada pelo STJ apura venda de decisões em Goiás

 

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã de hoje (30), em Goiás, 17 mandados de busca e apreensão contra juízes, advogados, empresários e servidores públicos suspeitos de participação em um esquema de venda de decisões judiciais. (Foto ilustração)

A operação foi autorizada pelo ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou o sigilo das investigações, mantendo em segredo os nomes dos alvos.

De acordo com informações do tribunal, as investigações apontam para a possível “negociação criminosa” de decisões no processo de recuperação judicial de uma grande empresa no estado. A pedido do Ministério Público Federal (MPF), as buscas são realizadas em endereços públicos e privados.

Em nota, a seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disse que acompanha o cumprimento de mandados em endereços de advogados, após ter sido comunicada durante a madrugada sobre a operação. (Felipe Pontes)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 09:20h
Norte do Brasil

Governador do Amazonas é alvo de buscas da PF por fraudes na saúde

 

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal cumprem, nesta terça-feira (30), mandados de prisão temporária contra 8 pessoas, além de buscas e apreensões em 14 endereços de pessoas ligadas ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC-Foto).

As medidas foram determinadas pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e incluem o bloqueio de bens no valor de R$ 2,9 milhões

Lima é alvo de buscas e bloqueio de bens. São apuradas suspeitas de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, peculato, delitos da lei de licitações, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro.

De acordo com a investigação, uma organização criminosa instalada no governo do Amazonas atuaria com o objetivo de desviar recursos públicos destinados a atender as necessidades da pandemia de Covid-19.

Os investigadores identificaram compras superfaturadas de respiradores, direcionamento na contratação de empresa, lavagem de dinheiro e montagem de processos para encobrir os crimes praticados. Os crimes teriam participação direta do governador.

No esquema identificado pelo MPF e pela PF, o governo do estado comprou, com dispensa de licitação, 28 respiradores de uma importadora de vinhos. Neste contrato a suspeita de superfaturamento é de, pelo menos, R$ 496 mil.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 09:00h
Distrito Federal

Ibaneis anuncia reabertura completa no DF até agosto

 

O governador, Ibaneis Rocha (Foto ilustração), garantiu que o Distrito Federal estará todo aberto até agosto e antecipou que as próximas liberações serão de academias, salões de beleza e barbearias, bares e restaurantes.

Ele adiantou que os estudos para definição das datas de reabertura de cada um dos ramos de atuação do comércio devem ser concluídos até o fim da semana.

Ibaneis decretou estado de calamidade pública na capital federal para permitir acesso a recursos do governo federal no enfrentamento da pandemia, mas descartou a possibilidade de lockdown ao afirmar que o DF tem equipamentos e insumos suficientes. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 08:40h
Operação Tânatos

Marielle: polícia cumpre mandados do caso no RJ e mira "Escritório do Crime"

 

Equipes da Polícia Civil do Rio de Janeiro e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Rio de Janeiro (Gaeco), do Ministério Público do Rio (MPRJ), deflagaram, na manhã desta terça-feira (30), a Operação Tânatos. Os agentes cumprem 20 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão relacionados à investigação sobre o assassinato da veredora Marielle Franco e do motorista dela Anderson Gomes. (Foto ilustração)

Até o momento, duas pessoas foram presas: Leonardo Gouvêa da Silva (conhecido como "MAD"), na Vila Valqueire, na Zona Oeste da cidade, e Leandro Gouvêa da Silva ("Tonhão"), no bairro de Quintino, Zona Norte. Os policiais estão nos bairros do Leblon e Barra da Tijuca e na favela Jorge Tuco, na Zona Norte da capital fluminense.

A operação mira chefes do "Escritório do Crime", uma milícia formada por assassinos de aluguel que atua na Zona Oeste da cidade e que teria envolvimento com o assassinato de Marielle e Anderson, executados em março de 2018.

Ação conta com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), da Corregedoria-Geral da Polícia Militar (PMRJ) e da Coordenação-Geral de Combate ao Crime Organizado da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SEOPI/MJSP). (CNN) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 08:10h
Custos do amparo Social

Prorrogação custará R$ 100 bi e renda mínima só com mais imposto, diz Mansueto

 

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse ontem que a prorrogação do auxílio emergencial terá um custo extra de pelo menos R$ 100 bilhões. O secretário, que deixará o cargo no próximo mês, afirmou ainda que a criação de novos programas sociais (como renda mínima) poderá exigir aumento de impostos no futuro. (Foto ilustração)

Mansueto confirmou que o governo avalia o pagamento de mais duas parcelas de R$ 600 ou o pagamento de mais parcelas, com redução escalonada de valor - como anunciado semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Em ambas os casos, o custo seria o mesmo, levando a projeção de déficit nas contas públicas deste ano para mais de R$ 800 bilhões. "A renovação de auxílio emergencial pode levar o déficit primário a 11,5% do Produto Interno Bruto (PIB), com um déficit nominal de 15% do PIB, no nível dos Estados Unidos", disse ele. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 07:55h
Receita Federal

Imposto de Renda: prazo para entrega da declaração termina hoje

 

O contribuinte que ainda não entregou a sua declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020 tem até as 23h59min59s, desta terça-feira (30), para fazê-lo. Até as 18h de ontem (29), 27.904.579 pessoas haviam enviado o documento à Receita Federal. (Foto ilustração)

O total equivale a 87,2% dos 32 milhões de declarações esperadas para este ano. Inicialmente, o prazo acabaria no fim de abril, mas a data foi prorrogada por dois meses por causa da pandemia do novo coronavírus.

A Receita derrubou a exigência do número do recibo da declaração anterior e adiou o pagamento da primeira cota ou cota única para junho. Quanto às restituições, o cronograma dos lotes de pagamento, que começou em maio e acaba em setembro, está mantido.

O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal. Quem optar por dispositivos móveis, como tablets ou smartphones, pode baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda nas lojas Google Play, para o sistema operacional Android, e App Store, para o sistema operacional iOS.

A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado, o equivalente a R$ 2.196,90 por mês, incluído o décimo terceiro. A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 06:50h
Covid-19 no Brasil

Brasil registra 692 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas

 

Com 692 novos óbitos, registrados nas últimas 24 horas, sobe para 58.314 o total de mortes em função da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O número foi divulgado na atualização diária do Ministério da Saúde. O total representou um aumento de 1,2% em relação a ontem (28), quando o balanço marcou 57.622 falecimentos totais em decorrência da covid-19. Para se ter uma ideia do que o número representa, a soma é maior do que a capacidade de conhecidos estádios brasileiros, como Beira Rio e Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e Arena Fonte Nova, em Salvador. (Foto ilustração)

Ainda conforme o Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas foram adicionadas às estatísticas mais 24.052 casos confirmados de covid-19. Com isso, o Brasil atinge 1.368.195 milhões de casos acumulados da doença.

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 4,3%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 27,7. A incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes é de 651,1.

O balanço do Ministério da Saúde aponta 552.419 pacientes ainda em observação, enquanto o total de recuperados desde o início da pandemia totaliza 757.462.

Regiões mais afetadas pelo novo coronavírus

A região com mais óbitos por covid-19 é o...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 06:40h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 972 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 972 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,4%), 52 óbitos (+3,0%) e 874 curados (+2,0%). Dos 69.467 casos confirmados desde o início da pandemia, 43.946 já são considerados curados, 23.721 encontram-se ativos e 1.800 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

Os casos confirmados ocorreram em 385 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (47,24%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (1.800,79), Ipiaú (1.506,33), Gandu (1.484,43), Uruçuca (1.203,76), e Itabuna (1.164,98).

O boletim epidemiológico contabiliza 69.467 casos confirmados, 159.204 casos descartados e 72.067 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta segunda-feira (29).

Na Bahia, 8.264 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. O boletim completo está disponível no site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 06:35h
Feira de Santana

Covid-19: Feira atinge o total de 3.370 casos e registrou 3 óbitos nesta segunda (29)

 

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os dados do boletim epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19) desta segunda-feira, 29. Confira abaixo: (Foto ilustração)

Casos confirmados no dia: 59

Pacientes recuperados no dia: 49

Resultados negativos no dia: 83

Pacientes internados no dia: 0

Óbitos no dia: 02

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 1.686

Total de casos confirmados no município: 3.379 (Período de 06 de março a 29 de junho 2020)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 1.630

Total de pacientes hospitalizados no município: 56

Total de recuperados no município: 1.634

Total de exames negativos: 3.969 (Período de 06 de março a 29 de junho 2020)

Aguardando resultado do exame: 349

Total de óbitos: 59

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 06:22h
Feira de Santana

Quem terá e quem vai querer o apoio de Jair Bolsonaro para prefeito?

 

Apesar do quadro eleitoral indefinido em Feira de Santana, quando o assunto são os pré-candidatos chama a atenção quem será o candidato a prefeito no Município apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Num caminho inverso, qual candidato quer o apoio de Jair Bolsonaro no Município. Só o tempo para clarear esse quadro de apoio do Governo Federal. Em tempo: Dão sustentação ao presidente o MDB, DEM, Podemos e Novo, todos com candidatos em Feira de Santana. O PSL, legenda pela qual Jair Bolsonaro foi eleito, hoje é oposição ao presidente. (Foto ilustração: Jair Bolsonaro ainda no PSL)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 06:19h
Justiça baiana

Juiz Gustavo Hungria deixa Feira de Santana e vai para Simões Filho

 

O internauta foi informado ontem pelo site Bahia na Política que o Juiz de Direito Gustavo Hungria (Foto ilustração)  está deixando Feira de Santana, depois de quase 10 anos na cidade. Seu destino é a cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Em contato, agradeceu a atenção do site e disse que “sem a imprensa a Justiça nada seria, tenha certeza disso”.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 06:12h
Eleições 2020

Zé Neto defende adiamento das eleições "um pouco mais para a frente"

 

Ao comentar sobre a PEC que adia as eleições para novembro (15/29) e que foi aprovada no Senado Federal e agora tramita na Câmara Federal, o deputado Zé Neto (PT-foto ilustração) tem o seguinte ponto de pista: “Minha opinião é que sejam adiadas as eleições um pouco mais para a frente. Para dar tempo reestruturar as coisas que precisam ser reestruturadas e criar condições ideais para os novos procedimentos eleitorais, tanto de campanha como da execução da eleição. Manter no mesmo dia (4/10) não seria interessante”.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 06:08h
Eleições 2020

Targino Machado: "Mudança no calendário eleitoral não pode significar ampliação de mandatos"

 

A discussão que começou no Senado Federal e está na Câmara Federal, propondo o adiamento das eleições municipais de outubro (5/30) para o mês de novembro (15/29), tem sido o assunto da ordem do dia nos meios políticos. O deputado estadual Targino Machado (DEM) externou sua opinião ao site Bahia na Política sobre essa possível mudança eleitoral. “A mudança da data das eleições deve acontecer em função da pandemia, pois não é possível a sua ocorrência de forma contemporânea, com uma curva de contaminação e óbitos, pela Covid 19, ainda muito significativa no mês de agosto, que tudo parece assim será, infelizmente. Porém a mudança no calendário eleitoral não pode significar ampliação de mandatos, vez que na normalidade democrática quem altera mandato é o povo através de eleições livres e democráticas. Se o adiamento viesse a se transformar em prorrogação de mandato, seria um golpe de morte não Constitucional Federal. Sou daqueles que considera o tamanho dos mandatos eleitorais cláusula pétrea constitucional, somente podendo ser alterada por Assembleia Nacional Constituinte, portanto, ao meu juízo, não caberia PEC –Proposta de Emenda Constitucional com este fim. Fora disto seria golpe. É minha opinião”, disse Targino Machado.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 06:04h
Eleições 2020

Carlos Geilson: "Vejo novembro como um mês intermediário para as eleições"

 
Pré-candidato a prefeito Carlos Geilson (Podemos)

Pré-candidato a prefeito Carlos Geilson (Podemos)

Sobre quando devem ser as eleições de prefeito e vereador, o ex-deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Feira de Santana Carlos Geilson (Podemos) acha razoável o mês de novembro. “Sempre que foi ventilado o possível adiamento das eleições, de imediato comprei essa ideia. Penso que o ideal seria adiar para o mês de dezembro, mas os juristas apontam que no último mês do ano haveria problemas de datas para um período curto, além dos dois turnos, ainda ter tempo para a diplomação e transição, o que poderia invadir o ano subsequente. Vejo novembro como um mês intermediário. Melhor do que a realização do pleito em outubro”, declarou Carlos Geilson, em apoio à PEC que tramita na Câmara Federal, vinda do Senado Federal, e que prevê os dias 15 e 29 de novembro.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 06:00h
Eleições 2020

Santo Estevão: Orlando Santiago anuncia que deve ser o vice de Rogério Costa

 

Um vídeo que vem circulando na cidade de Santo Estevão apresenta o ex-prefeito do Município Orlando Santiago (PSD) anunciando que deve ser o vice-prefeito na chapa do atual prefeito Rogério Costa (PT), pré-candidato à reeleição. A confirmação é a conclusão da chapa da situação para a disputa. A informação é que a chapa da oposição também deve ser definida até o dia 20 de julho. (Foto ilustração: Orlando Santiago e Rogerio Costa)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 05:57h
Governo Bolsonaro

Ministro Alberto Decotelli pode ter nomeação na Educação revista

 

Quem pensa que já viu de tudo no governo do presidente Jair Bolsonaro, vem mais uma. Desde que teve o nome anunciado como novo ministro da Educação, na semana passada, revelações sobre o currículo de Carlos Alberto Decotelli têm vindo à tona. O novo titular do MEC incluiu informações equivocadas no currículo e este fato tem gerado incertezas sobre a permanência dele no comando da pasta. A posse marcada para hoje foi adiada, sem nova data definida. A ABIN, que é a central de inteligência do Governo, está revendo o currículo de Alberto Decotelli. Ou seja, a nomeação pode ser cancelada. (Foto ilustração: Jair Bolsonaro e Carlos Alberto Decotelli)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 05:56h
Eleições 2020

Centrão está de olho nas cidades de médio e grande portes

 

Ainda sobre o Centrão, os partidos PP, PL, PSD, PTB, Solidariedade e Republicanos, quando quere eleições ainda no dia 4 de outubro, estão preocupados é com as cidades de médio e grande portes. Em especial as com mais de 200 mil eleitores, onde deve haver 2º turno, em sua maioria. Nessas cidades a esquerda tem poucos prefeitos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 05:52h
Câmara Federal

Centrão quer dinheiro para as prefeituras para votarem adiamento das eleições

 

O Centrão, que tem no Congresso Nacional os partidos PP, PL, PSD, PTB, Solidariedade e Republicanos, já admite o adiamento das eleições. Mas quer levar de ajuda R$ 5 bilhões para as prefeituras, além de garantir de volta o tempo de rádio e TV para os partidos. É o verdadeiro toma lá dá cá. Em tempo: A área econômica não vê com bons olhos esse acordo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 05:48h
Feira de Santana

Moura Pinho vai a Câmara Municipal hoje pela manhã

 

Certo de que será apreciada hoje (30) pelos vereadores sua indicação para a Procuradoria Geral do Município (PGM), o advogado Moura Pinho vai à Câmara Municipal antes da votação. Às 9h fará uma visita aos vereadores para um contato informal. É de praxe que o indicado tenha antes um contato com quem vai o credenciar para o cargo. Até porque alguns vereadores da base cobraram a presença de Moura Pinho na Casa, antes da votação. Justo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 05:46h
Feira de Santana

Moura Pinho na PGM é a cara de Colbert Martins no governo

 
Advogado Moura Pinho

Advogado Moura Pinho

O encaminhamento pelo prefeito Colbert Martins (MDB) à Câmara Municipal de Feira de Santana do nome do advogado Moura Pinho para a chefia da Procuradoria Geral do Município (PGM) foi bem recebido pelo Legislativo, quando nada no primeiro momento. Moura Pinho, além de ser a cara de Colbert Martins, atende ao MDB, que tem pouca presença no governo, apesar do prefeito ser do partido. Moura Pinho é bem visto entre os colegas do segmento jurídico.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 05:42h
Feira de Santana

Câmara recebeu renúncia de Ícaro Ivvin e indicação de Moura Pinho para a PGM

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana finalmente desatou o nó que envolvia a destituição do ex-procurador do Município, Ícaro Ivvin. A Casa aceitou o pedido de renúncia do mesmo e o caso não teve que ser levado a plenário para uma possível destituição do cargo. De imediato foi lido o ofício de encaminhamento do nome do advogado Moura Pinho, que deve ser apreciado hoje pela manhã.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 05:40h
Feira de Santana

Vereadores querem limpar pauta hoje na Câmara Municipal

 

E a Câmara Municipal de Feira de Santana fará hoje várias sessões extraordinárias. Querem limpar a pauta, inclusive votando a indicação de Moura Pinha para a Procuradoria Geral do Município (PGM). O Legislativo entrará em recesso, só retornando dia 3 de agosto de 2020.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 05:37h
Salvador

Candidato do PT vai perder a oportunidade de aparecer na festa do 2 de Julho

 

O PT, que tem uma candidata ainda de pouca visibilidade, a Major da PM Denice Santiago, não gostou do apoio do governador Rui Costa à decisão de suspender o cortejo do 2 de Julho, dia da Independência da Bahia. Não será vista pelos soteropolitanos na quinta-feira (2).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2020 05:33h
Feira de Santana

Cadmiel Pereira quer nomeação de titular para a Secretaria de Desenvolvimento Social

 

O vereador governista Cadmiel Pereira (DEM-foto ilustração), que já foi chefe de gabinete da Secretária de Desenvolvimento Social (Sedeso) defendeu na tribuna a necessidade da nomeação de um secretário para assumir as ações de domingo a domingo, em virtude da necessidade da pasta, especialmente com a situação da pandemia. O secretário de Governo, Denilton Brito, assumiu interinamente a Sedeso, após o retorno do ex-titular da pasta, vereador Pablo Roberto (DEM) para Câmara Municipal de Feira de Santana, no início do mês.

Argumentos

“A figura do secretário deve aglutinar as demandas sociais dos bairros, distritos e comunidades para que sejam atendidas. As questões das pessoas que trabalham na Secretaria devem ser canalizadas para o secretário, que deve conhecer as demandas dos Cras, Creas, Centro Pop, dos equipamentos dos núcleos sociais, da política da criança e do adolescente, da política da pessoa idosa, da política da pessoa com deficiência, da política de segurança alimentar e nutricional, da política dos direitos humanos [...]”, citou Cadmiel Pereira.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.06.2020 18:35h
Feira de Santana

Infectado pela Covid-19, secretário Carlos Brito é hospitalizado

 

Está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Emec, nesta cidade, infectado pelo coronavírus, o secretário de Planejamento do Município, Carlos Brito (Foto ilustração). A família informa que ele se encontra estável. A expectativa é de uma rápida recuperação.

O internamento ocorreu nesta segunda-feira, quando o secretário, que também é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, sentiu desconforto respiratório.

O prefeito Colbert Martins Filho acompanha pessoalmente as informações sobre o secretário. "Ele realmente se encontra em um estado que requer atenção, mas conta com o acompanhamento de uma competente equipe médica. Estamos confiantes de que muito em breve estará de volta às atividades e ao convívio de sua família".

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
CMARA MUNICIPAL SO GONALO DOS CAMPOS
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia