Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você tomaria vacina contra a Covid - 19 sem passar pela ANVISA?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 08:30h
De olho na presidência da Câmara

Baleia critica "violência" do Planalto e diz que interferência pró-Lira apequena o Congresso

 

O candidato a presidente da Câmara Baleia Rossi (MDB-SP-Foto) disse em entrevista ao Congresso em Foco que está confiante de que vai ter apoio para ser eleito. Ele criticou o presidente Jair Bolsonaro por interferir para que Arthur Lira (PP-AL) ganhe o comando da Casa.

"Isso apequena o Parlamento, diminui a importância desse debate que é muito relevante para os próximos dois anos. Quem será o presidente da Câmara dos Deputados vai definir o que nós vamos ter no Parlamento, se é um Parlamento independente ou se é um Parlamento submisso."

"Tenho plena confiança de que isso vai acabar revertendo negativamente para o Planalto, que vai consolidar votos na nossa candidatura, é o que eu tenho ouvido inclusive de deputados que não fazem parte do meu bloco. Estão muito assustados com a violência que o Palácio do Planalto tem tratado os próprios parlamentares".

Na entrevista, Baleia também comentou sobre o auxílio emergencial, que parou de ser pago neste mês de janeiro, e disse que cobrará do ministro da Economia, Paulo Guedes, a ampliação do Bolsa Família ou a manutenção do auxílio enquanto durar a pandemia do coronavírus.

O candidato afirmou que o governo demonstra não priorizar as privatizações, ao contrário do que diz a equipe econômica. Para ele, as saídas de Salim Mattar, da Secretaria de Desestatização, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 08:03h
Aniversariante do Dia

Diretor Comercial do site Bahia na Politica Denivaldo Santos em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 08:00h
Brasília

Ministério confirma compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac

 

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (29) a opção de compra de mais 54 milhões de doses da vacina contra a covid-19 CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. (Foto ilustração)

Em vídeo divulgado pela assessoria do ministério, o secretário executivo da pasta, Élcio Franco, comunicou o posicionamento e declarou que haverá esforços para agilizar o registro definitivo do imunizante.

“Estamos solicitando o cronograma à Fundação Butantan para podermos celebrar o contrato já na semana que vem. E também solicitando a antecipação do registro junto à Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para iniciarmos a vacinação em massa da população brasileira”, disse.

No contrato entre o ministério e o Instituto Butantan, por meio de sua fundação, a pasta havia adquirido um lote inicial de 46 milhões, com possibilidade de compra das mais 54 milhões de doses, totalizando 100 milhões ainda neste ano.

O ministério teria até maio para comunicar a opção de compra, mas nos últimos dias, o Instituto Butantan oficiou o ministério solicitando que o posicionamento fosse dado logo de modo a permitir um melhor planejamento da fabricação de imunizantes pelo órgão. (Jonas Valente)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 07:45h
Internacional

China executa ex-banqueiro condenado por desvios de R$ 1,5 bilhão e bigamia

 

Lai Xiaomin, o ex-presidente da China Huarong Asset Management Co, empresa estatal de gestão de ativos financeiros, foi executado nesta sexta-feira (29) após ser condenado por suborno em um tribunal em Tianjin. As informações são do jornal estatal Diário do Povo. (Foto ilustração)

Além das acusações de corrupção, o banqueiro também foi condenado pelo crime de de bigamia.

Em um dos casos de corrupção de maior destaque na China, Lai foi considerado culpado de receber ou solicitar subornos totalizando 1,79 bilhão de yuans (cerca de R$ 1,5 bilhão) de 2008 a 2018, quando era um regulador bancário sênior.

Ele foi sentenciado em 5 de janeiro pelo Tribunal Popular Intermediário Secundário de Tianjin, por ordem do Supremo Tribunal Popular da China. Segundo o jornal, antes da execução o banqueiro se encontrou com seus parentes próximos.

O "serviço meritório significativo" de Lai não foi suficiente para lhe render uma punição mais branda, dados os "fatos, natureza, circunstâncias e o grau de dano à sociedade" causados por seus crimes de suborno, disse o Diário do Povo, citando a decisão do Supremo Tribunal .

O presidente Xi Jinping lançou uma campanha anticorrupção quando assumiu a liderança do Partido Comunista no poder no final de 2012. Centenas de auto...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 07:35h
Governo Federal

Ministério da Saúde divulga critérios de transferência de verbas do Previne Brasil

 

O Ministério da Saúde divulgou ontem (29) novas regras para a transferência de recursos financeiros federais para os municípios investirem em Atenção Primária à Saúde, por meio do Programa Previne Brasil. (Foto ilustração)

Publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, a Portaria Ministerial 166 esclarece que a medida é excepcional, válida para este ano. E que leva em conta “os impactos decorrentes da epidemia da covid-19” e a necessidade de aporte de verbas federais nas ações e serviços municipais de saúde que tentam conter a transmissão do novo coronavírus.

Considerada como a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), a atenção primária se caracteriza por um conjunto de ações de promoção e proteção da saúde da população. Funciona como um filtro, organizando o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples para os mais complexos, oferecendo, dentre outras serviços preventivos, diagnósticos, tratamentos e reabilitações.

O Previne Brasil é uma das iniciativas no âmbito da atenção primária. Instituído em novembro de 2019 e em vigor desde janeiro de 2020, o programa estabeleceu o atual modelo de repasse de recursos federais para as cidades. Assim, os valores a que cada município tem direito passaram a ser calculados com base em trê...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 07:20h
Eleições no Senado

Comando do Senado terá MDB, PSD, PT e PP caso Pacheco seja eleito

 

O candidato a presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG-Foto) já começou a montar com aliados a configuração que vai entrar em vigor na Mesa Diretora do Senado caso ele seja eleito na próxima segunda-feira (1º). O Congresso em Foco procurou senadores do MDB, PSD, PP e PT para saber quais cargos foram negociados.

A primeira vice-presidência foi prometida ao MDB, que deve indicar Eduardo Gomes (TO), Fernando Bezerra (PE) ou Veneziano Vital do Rego (PB).

A primeira secretaria, que administra as finanças da Casa, vai ser ocupada pelo PSD, que planeja indicar Irajá Abreu (TO). A indicação para a segunda secretaria, responsável por fazer o relatório das sessões secretas, será do PP, que vai escolher Elmano Férrer (PI). A terceira secretaria, que organiza a lista de presença dos senadores e auxilia o presidente na apuração das eleições, ficará a cargo do PT, que vai indicar Rogério Carvalho (SE).

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) deve substituir Nelsinho Trad (PSD-MS) na presidência da Comissão de Relações Exteriores. Por sua vez, o PSD vai ter o direito de indicar o comando da Comissão de Infraestrutura e manter a de Assuntos Econômicos. O PT vai levar as comissões de Direitos Humanos e de Meio Ambiente caso Pacheco vença.

A segunda vice-presidência do Senado ainda não foi definida. O líder do terceiro maior partido do Casa, Podemos,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 07:10h
Ministério das Comunicações

Leilão 5G: governo não barra Huawei e pede criação de rede privativa

 

Uma das exigências do governo do presidente Jair Bolsonaro para a implementação da tecnologia 5G no Brasil será a criação de uma rede privativa ao Palácio do Planalto e aos demais órgãos que compõem a administração federal. A determinação consta de uma portaria, publicada pelo Ministério das Comunicações na noite desta sexta-feira (29/1) no Diário Oficial da União, com as regras para o leilão da quinta geração da telefonia móvel no Brasil. (Foto ilustração)

Nenhuma empresa foi barrada de participar do processo. Durante 2020, alguns membros do Executivo, em especial o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, cogitaram restringir a chinesa Huawei de se aplicar para a disputa. A postura do governo brasileiro foi motivada, principalmente, por pressões do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçou retaliar os países que aceitassem receber o 5G da empresa da China. Com a saída dele da Casa Branca, contudo, o Planalto reavaliou a sua posição sobre a Huawei, que praticamente detém a tecnologia.

Outra questão que pesou a favor da empresa foi a dependência do Brasil nos insumos para replicar as vacinas contra o novo coronavírus — tanto a CoronaVac, elaborada pelo Instituto Butantan, quanto a Oxford/AstraZeneca, que será fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são dependentes de matéria-prima chinesa.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 07:00h
Câmara Federal

Proposta prevê o parcelamento das multas de trânsito em até 12 vezes

 

O Projeto de Lei 5450/20 prevê o parcelamento, em até 12 vezes sem juros e correção, de multas por infrações de trânsito. O texto tramita na Câmara dos Deputados e altera o Código de Trânsito Brasileiro. (Foto ilustração)

Conforme a proposta, a solicitação do parcelamento e o pagamento da primeira parcela serão suficientes para a emissão dos certificados de Registro e de Licenciamento Anual, salvo se houver eventual impedimento.

“O texto busca beneficiar tanto os motoristas quanto as entidades e os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito ao facilitar o adimplemento de multas e a regularização de veículos”, diz o autor, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 06:50h
Senado Federal

Cinco senadores disputam a Presidência do Senado nesta segunda-feira

 

Cinco senadores disputam a Presidência do Senado para os próximos dois anos, com eleição prevista para esta segunda-feira (1º de fevereiro). Anunciaram as candidaturas Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS), Major Olimpio (PSL-SP), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS). Novas candidaturas podem ser apresentadas até o dia da eleição. (Foto ilustração)

Jorge Kajuru

Ao mesmo tempo que anunciou que está na disputa pela presidência, Kajuru adiantou que vai apoiar a candidatura de Simone Tebet.

De acordo com o senador, seu nome foi lançado como forma de “marcar posição” em pronunciamento que fará no dia da eleição como protesto à atual Presidência do Senado.

 — Quando terminar eu direi o seguinte: não sou candidato, vocês aí podem ter melhores qualidades do que eu, mas vocês não têm uma qualidade que eu tenho: chama-se coragem — afirmou.

Lasier Martins

Último a entrar na disputa, Lasier é advogado e jornalista. Foi eleito senador em 2014 e atualmente é o 2º vice-presidente do Senado, eleito em 2019.

— Coloco meu nome em fidelidade aos princípios do partido, o Podemos, contra as velhas práticas do toma lá, dá cá, que é o que está acontecendo co...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 06:40h
Imunizante contra Covid-19

Fiocruz e AstraZeneca pedem registro definitivo da vacina de Oxford na Anvisa

 

A CNN apurou que no pedido de registro definitivo a Fiocruz enviou os documentos que faltavam no processo de submissão contínua do imunizante. (Foto ilustração)

A partir de agora, a Anvisa tem um prazo de até 60 dias, a contar desta sexta, para analisar o registro definitivo. Esse tempo pode, no entanto, ser reduzido, uma vez que já está em curso na agência reguladora o processo de submissão contínua do imunizante.

Segundo relatos feitos à CNN, a Fiocruz enviou nesta sexta à Anvisa dados que revelam a qualidade da vacina fabricada na fábrica de Wuxi, na China, e esclarecimentos mais detalhados de toda a documentação que já foi submetida à agência.

No último dia 22, a equipe técnica da Fiocruz realizou uma reunião de pré-submissão com a Anvisa para tratar do pedido de registro definitivo da vacina Covid-19. Na ocasião, ficou acertado que a entrega dos documentos seria realizada até o fim desta semana.

A Fiocruz tem autorização apenas para o uso emergencial de 2 milhões de vacinas prontas importadas. O uso emergencial foi feito para que essas vacinas pudessem ser utilizadas o mais rápido possível e, com isso, antecipar a vacinação no país. No entanto, a autorização para uso emergencial restringe a vacinação apenas aos grupos prioritários.

Em nota, a Anvisa confirmou...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 06:35h
Governo Federal

Conta de luz seguirá com bandeira amarela em fevereiro

 

A bandeira tarifária das contas de luz permanecerá na cor amarela em fevereiro, informou nesta sexta-feira (29) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, o preço da energia fica em R$ 1,34 para cada 100 quilowatts consumidos por hora. O valor é o mesmo que havia sido estabelecido para janeiro. (Foto ilustração)

Segundo a agência, apesar de fevereiro ser um mês tipicamente mais chuvoso, os reservatórios das hidrelétricas seguem em recuperação lenta, o que demanda maior contenção do consumo.

"A combinação de reservatórios baixos com a perspectiva de chuvas abaixo da média histórica sinaliza patamar desfavorável de produção de energia pelas hidrelétricas, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF)", informou a Aneel.

O sistema de bandeiras é utilizado para gerir o valor cobrado aos consumidores a partir das condições de geração de energia. Quando o quadro piora, a bandeira pode ser alterada em uma escala que vai de verde (sem taxa extra) para amarela (taxa extra de R$ 1,34 por 100 Kw/h) e, no pior cenário, para a vermelha (R$ 6,2 por 100 Kw/h). (Pedro Rafael Vilela)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 06:22h
Interior da Bahia

Itajuípe: prefeito Marcone Amaral é eleito presidente da Amurc

 

O Prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, foi eleito presidente da Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – AMURC. A cerimônia de eleição e posse foi realizada no Teatro Municipal Candinha Dóera, em Itabuna, e contou com a presença de mais de trinta prefeitos associados à instituição. (Foto ilustração)

A eleição de Marcone Amaral para Presidente da Amurc e de Vínícios Ibram para vice foi por aclamação, mostrando a força da união dos prefeitos da região em prol de uma pauta de desenvolvimento e de maior representatividade dos municípios que compõe a associação.

Além dos prefeitos das cidades-membro da AMURC, estiveram presentes o Deputado Rosemberg Pinto, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Alessandro Fernandes de Santana, além de dois candidatos da UPB, União dos Municípios da Bahia, que realiza eleição no próximo mês de março.

Marcone Amaral “Hoje estou muito feliz por ter sido eleito por aclamação para a Presidência da AMURC. São quarenta municípios através dos quais tentaremos a união de prefeitos e prefeitas para tentar solucionar os problemas de nossas cidades e de toda a região. Estou muito feliz em poder ajudar, agora não só ao povo de Itajuípe, mas também de todas as cidades do sul, extremo sul e sudoeste baiano”, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 06:14h
Sul da Bahia

Câmara de Ilhéus inicia ano legislativo com presença limitada do público

 

Atendendo a todos os protocolos de segurança para conter a disseminação da Covid-19, a Câmara Municipal de Ilhéus vai realizar na próxima terça-feira (02), às 16 horas, a sessão solene que marca a abertura dos trabalhos legislativos este ano. O ato tem presença confirmada do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), que fará a leitura da mensagem do Poder Executivo, em cumprimento ao que determina a Lei Orgânica do Município. (Foto ilustração)

Para além da disponibilização de álcool em gel, distanciamento e uso de máscara por parte de vereadores e convidados, dos 275 lugares existentes no Plenário Gilberto Fialho, apenas 50 poderão ser ocupados por autoridades e população. De acordo com o presidente Jerbson Moraes(PSD), o objetivo é, desde o início deste período legislativo, manter a regularidade nas sessões presenciais, mas com a redução de vagas e todas as medidas de segurança exigidas pelas autoridades sanitárias.

SESSÃO ORDINÁRIA

Na quarta (03), também às 16 horas, haverá a primeira sessão ordinária da nova legislatura, no plenário Gilberto Fialho. Na oportunidade será iniciada a eleição para a escolha dos membros das Comissões Técnicas da Casa.

O papel das comissões é propiciar ao vereador a oportunidade de desenvolver estudo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 06:04h
Feira de Santana

Prefeito autoriza abertura de bares até as 23h e shows com voz e violão

 

Em edição extra do Diário Oficial Eletrônico, nesta sexta-feira, 29, o prefeito Colbert Filho autorizou o funcionamento de bares e restaurantes até as 23h. Também está permitida apresentações musicais sendo, exclusivamente, voz e violão. (Foto ilustração)

Conforme o decreto, os músicos devem manter o distanciamento de, no mínimo, dois metros. O mesmo vale entre eles e o público.

As lanchonetes, serviços de alimentação, buffets, casas de recepções e lojas de conveniências localizadas em postos de combustíveis também podem funcionar até as 23h.

Ficam mantidas as proibições de festas, transmissões de jogos esportivos, funcionamento de casas de shows e eventos, teatros e demais casas de espetáculos.

As medidas de segurança para o enfrentamento do coronavírus ficam prorrogadas até 8 de fevereiro.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 06:00h
Covid-19

SP desiste de aumentar intervalo para a 2ª dose da Coronavac

 

A gestão João Doria (PSDB) decidiu que não irá mais retardar o intervalo de tempo entre a aplicação da primeira e da segunda dose da vacina contra o coronavírus, como chegou a cogitar no começo desta semana. O intervalo entre as doses da Coronavac, o imunizante produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, será o mesmo usado nos testes da vacina, de até 28 dias. (Foto ilustração)

"Cumpriremos de forma clara os 28 dias para aplicação da segunda dose de todo o grupo que compõe a fase 1", disse a coordenadora do Centro de Controle de Doenças do Estado, Regiane de Paula. Por 'fase 1', ela se referia a profissionais de saúde da linha de frente do combate à doença, indígena, quilombolas e idosos que vivem em instituições como asilos. Nesta sexta, o governo anunciou datas para início da vacinação de idosos de 85 anos ou mais.

A tomada de decisão pelo recuo se deu após falta de entendimento com o Ministério da Saúde: São Paulo queria que o governo federal desse garantias que, aplicadas todas as doses disponíveis, Brasília desse garantias de que houvesse novas doses suficientes para a segunda aplicação.

"O que foi pleiteado ao ministério, o questionamento que foi feito, é se nós poderíamos utilizar essas doses que foram guardadas (nos armazéns da Secretaria Estadual da Sa&u...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 05:50h
Agronegócio - Café

Safra de café do Brasil deve atingir 53,9 mi sacas em 2021/22, diz Comexim

 

A produção de café do Brasil deverá atingir 53,9 milhões de sacas de 60 kg em 2021/22, contra 68 milhões de sacas em 2020/21, disse a exportadora Comexim em relatório nesta sexta-feira. (Foto nilustração)

Segundo a Comexim, as exportações de café do país, maior produtor global da commodity, deverão alcançar 38,2 milhões de sacas em 2021/22 (julho-junho), uma queda frente ao recorde de 45 milhões de sacas visto na temporada 2020/21. (Marcelo Teixeira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 05:45h
São Paulo

TJSP suspende aulas presenciais na educação infantil pública de SP

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) concedeu ontem (29) liminar suspendendo a retomada das aulas presenciais da educação infantil no âmbito da rede pública municipal da capital paulista - Centros de Educação Infantil e Escolas Municipais de Educação Infantil. (Foto ilustração)

Na decisão, dada em resposta à ação civil coletiva impetrada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de SP (Sedin), o juiz Antonio Augusto Galvão de França apontou que em praticamente todo o estado está ocorrendo “agudo avanço dos casos de covid-19”.

Segundo informações apresentadas pelo sindicato à Justiça, a base de pessoas da rede de educação infantil municipal passiveis de contaminação é de aproximadamente 650 mil pessoas, apenas entre alunos e professores, sem contar pais e familiares dos alunos e dos professores.

“Não se nega que a restrição às aulas presenciais causa uma série de transtornos. Contudo, diante do início, ainda que tímido, da campanha de vacinação e, por outro lado, do novo pico da pandemia, com média de óbitos diários acima da casa dos mil, não se afigura razoável que, justo agora, após meses de resguardo total, haja a retomada das aulas presenciais, notadamente na rede municipal pú...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 05:41h
Moeda norte-americana

Dólar fecha em R$ 5,47 e tem maior alta mensal desde março de 2020

 

Em um dia de nervosismo no mercado financeiro, tanto no Brasil quanto no exterior, o dólar voltou a aproximar-se de R$ 5,50. A bolsa de valores teve a maior queda diária desde outubro, depois de bater recorde no início de janeiro. (Foto ilustração)

O dólar comercial encerrou esta sexta-feira (29) vendido a R$ 5,474, com alta de R$ 0,039 (+0,71%). A cotação chegou a abrir com pequena queda, mas a tendência de valorização firmou-se ainda durante a manhã.

A divisa terminou a semana estável em relação a sexta-feira passada (22). O dólar só não subiu por causa da forte queda de 2,71% na terça-feira (26), quando a cotação tinha fechado em R$ 5,327. A moeda norte-americana terminou janeiro com valorização de 5,53%, depois de ter caído em novembro e em dezembro.

No mercado de ações, o índice Ibovespa, da B3, teve um dia de tensão. O indicador fechou a sexta-feira aos 115.068 pontos, com recuo de 3,21%. Este foi o maior tombo desde 28 de outubro, quando o índice tinha caído 4,25%.

O Ibovespa terminou janeiro com queda de 3,3%. O índice começou o ano em alta, chegando ao fechamento recorde de 125.076 pontos em 8 de janeiro. De lá para cá, a bolsa passou a acumular perdas.

Fatores domésticos e externos interferiram no mercado financeiro nesta sexta. No Brasil, os investidores estão preoc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 05:30h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: mortes somam 222,6 mil e casos, 9,1 milhões

 

O número de pessoas que não resistiram à covid-19 subiu para 222.666. Nas últimas 24 horas, foram registradas 1.119 mil mortes. Foi o 4o dia seguido com mais de 1.100 óbitos por dia. Ontem, o painel do Ministério da Saúde trazia 221.547 mortes. Ainda há 2.871 falecimentos sendo investigados por equipes de saúde. (Foto ilustração)

Já o total de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 9.118.513. Entre ontem e hoje, foram confirmados pelas autoridades de saúde 59.826 novos diagnósticos positivos de covid-19. Ontem, o sistema de dados do Ministério marcava 9.058.687 casos acumulados.

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta sexta-feira (29). O balanço é produzido a partir das informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde sobre casos e mortes.

Ainda há 935.204 pessoas com casos ativos em acompanhamento por profissionais de saúde. Outras 7.960.643 pessoas já se recuperaram da doença.

Em geral, os registros de casos e mortes são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação dos dados pelas secretarias de saúde aos fins de semana. Já às terças-feiras, os totais tendem a ser maiores pelo acúmulo das informações de fim de semana que são enviadas ao ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.01.2021 05:20h
Covid-19 na Bahia

Bahia vacina mais de 154 mil baianos contra Covid-19

 

Com 154.720 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta sexta-feira (29), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/. (Foto ilustração)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.173 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 3.262 recuperados (+0,6%). Dos 581.880 casos confirmados desde o início da pandemia, 559.616 já são considerados recuperados e 12.243 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 34 óbitos que ocorreram em diversas datas. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 16:30h
Câmara Federal

Projeto acaba com uso obrigatório de máscaras no País

 

O Projeto de Lei 5412/20 acaba com a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção como medida de enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil. O texto foi apresentado pelo deputado Heitor Freire (PSL-CE) à Câmara dos Deputados. (Foto ilustração)

A proposta exclui a previsão da Lei 13.979/20, que determina a utilização de máscaras em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em transportes públicos coletivos.

Heitor Freire afirma que, com a medida, pretende preservar as liberdades individuais e estimular o voluntarismo e o direito do cidadão de fazer suas próprias escolhas.

Ele acrescenta que a Constituição deixa claro que a obrigação de promover a saúde da população é um dever do Estado, cabendo a ele promover políticas nesse setor, inclusive no que diz respeito ao fornecimento de máscaras de proteção.

“A revogação busca combater a postura acomodada e tirana estatal de obrigar a população e os setores produtivos ao poder de ‘cumpra-se’”, justifica Freire. “Repassar ao cidadão o dever do uso de máscaras ou estabelecer que a iniciativa privada tenha de fornecê-las a seus funcionários é o caminho cômodo, que visa também propagar a indústria da multa.” (Agência Câmara de Notícias)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 16:20h
São Paulo

Butantan diz que ministério comprará 54 mi de doses da CoronaVac na terça

 

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta sexta-feira (29) que o governo federal se manifestou sobre a compra do lote com 54 milhões de doses da CoronaVac, imunizante desenvolvido pelo instituto em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. O contrato deve ser assinado na terça-feira (2). (Foto ilustração)

"Com relação à contratação adicional das 54 milhões, alguns minutos atrás, recebi uma comunicação da pessoa responsável pelo departamento de logística do Minsitério da Saúde, avisando que o contrato será assinado na terça-feira da próxima semana", disse Covas. "É uma notícia que todos nós esperamos que se concretize na próxima terça-feira."

Antes da coletiva de imprensa do governo do Estado, governadores solicitaram por meio de um ofício encaminhado ao presidente Jair Bolsonaro, que o governo federal comprasse as 54 milhões de doses da CoronaVac — com produção prevista pelo Instituto Butantan para os próximos meses, mas que ainda não tem acordo fechado para aquisição.

No documento, os gestores solicitaram ainda que o governo liberasse os estados para comprarem o imunizante, caso o acordo não se concretizasse. "A esse respeito, solicito ao Governo Federal celebração de contrato de compra firme do total de vacinas produzidas pelo Instituto Butantan, assim como o estabelecimento de acordo visando &a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 16:10h
Governo Federal

Ministério da Saúde prorroga credenciamento de equipes de saúde

 

O Ministério da Saúde prorrogou até março o prazo para o credenciamento de equipes de saúde e serviços por gestores locais. Os gestores tinham até o mês de janeiro para fazer as solicitações relativas a trabalhadores da saúde e serviços previstos em programas federais. (Foto ilustração)

O credenciamento abarca grupos de profissionais e ações adotadas por municípios no conjunto de ações de prevenção e atendimento da população denominada “atenção primária à saúde”.

Foram contemplados programas como o saúde na hora, no qual o Ministério fornece compensação financeira para que postos de saúde fiquem abertos por mais tempo, o que demanda maior número de equipes.

Também é o caso do programa Informatiza APS, que trabalha com ações de coleta e tratamento de dados de pacientes pelas unidades de saúde para uso por meio do prontuário eletrônico e compartilhamento pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

De acordo com o Ministério, a prorrogação se deveu ao contexto da pandemia do novo coronavírus. A prorrogação abarcou 4.459 municípios, endo 3.959 para o programa Informatiza APS, 1.722 no credenciamento de equipes de Saúde da Família e Agentes Comunitários e 511 para o programa Saúde na Hora. (A...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 16:00h
Covid-19 na Europa

União Europeia aprova vacina Oxford/AstraZeneca para adultos e idosos

 

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) recomendou hoje (29) a aprovação da vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford contra Covid-19 para pessoas com mais de 18 anos, incluindo idosos. O imunizante é o terceiro a ser liberado para uso na União Europeia. (Foto ilustração)

A EMA reconheceu que ainda não houve resultados suficientes sobre pessoas com mais de 55 anos para determinar como a vacina funcionaria para este grupo, mas afirmou que a proteção é esperada e que a Oxford/AstraZeneca pode ser dada a pessoas mais velhas.

“Com esta terceira opinião positiva, expandimos ainda mais o arsenal de vacinas disponíveis para os Estados-membros da UE e da AEE para combater a pandemia e proteger seus cidadãos”, disse Emer Cooke, diretor-executivo da EMA.

As preocupações sobre a eficácia em idosos foram levantadas na quinta-feira, quando o comitê de vacinas da Alemanha disse que o imunizante deveria ser administrado apenas em pessoas com idade entre 18 e 64 anos, devido à falta de dados sobre sua eficácia em pessoas mais velhas.

A vacina Oxford/AstraZeneca é o principal imunizante que deve abastecer o Programa Nacional de Imunizações do Brasil, com 210 milhões de doses ao longo de 2021. A produção no país se dará em um processo de transferência de tecnologia, na Fundação Oswaldo Cruz, que vai se tornar autossuficient...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 11:55h
Economia

Número de endividados no país chega a maior patamar em 11 anos

 
Foto Marcello Casal Jr/ Ag Brasil

O percentual de endividados no país fechou 2020 em 66,5%, segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É o maior patamar de endividamento familiar em 11 anos. Em 2019, por exemplo, os endividados eram 63,6% das famílias brasileiras.

As famílias inadimplentes, ou seja, com contas ou dívidas em atraso, chegaram a 25,5% no ano passado, acima dos 24% de 2019. Já as famílias sem condições de pagar as dívidas em atraso somaram 11% em 2020, percentual também superior ao ano anterior, de 9,6%.

O percentual de pessoas que se disseram muito endividadas subiu de 13,3% em 2019 para 14,9% em 2020. As principais fontes de dívidas são cartão de crédito (78,7%), carnê (16,8%), financiamento de carro (10,7%), financiamento de casa (9,5%) e crédito pessoal (8,5%).

O tempo médio de comprometimento das famílias com dívidas no ano passado chegou a 7,2 meses, acima dos 6,9 meses no ano anterior. (Agência Brasil/ Foto Marcello Casal Jr/ Ag Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 11:32h
Feira de Santana

"Não venho aqui fazer política", diz Messias Gonzaga ao ser apresentado como novo Ouvidor da Câmara Municipal

 
Foto Daniela Oliveira

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Fernando Torres (PSD), apresentou oficialmente o ex-vereador Messias Gonzaga como o novo Ouvidor da Câmara, durante coletiva na manhã desta sexta-feira (28). A indicação foi de parte da bancada de oposição formada pelos vereadores Jhonatas Monteiro (PSOL), Silvio Dias (PT) e Professor Ivamberg (PT), que também estiveram presentes no ato.

Na oportunidade, Torres ressaltou a felicidade ao receber de parte da bancada de oposição o nome de Messias como indicação. “A indicação veio por meio da bancada de oposição e logo que chegou o nome eu acatei. Fiquei feliz em ver seu nome conosco para fazermos o nosso trabalho aqui na Câmara, servir a população de Feira, a comunidade, por sua honestidade, por seu passado”, declarou e inclusive confessou que teve receio que o convite não fosse aceito. Messias deixou claro sua satisfação em voltar à Câmara Municipal como Ouvidor.

“Não sou saudosista. Aqui vivi 22 anos e fiz o melhor que pude fazer. Saí com as mãos limpas, com a cabeça erguida e nem me passa mais pela cabeça ser vereador, mas não passava tãopouco estar aqui na Câmara, mas a lembrança da bancada e sua [Fernando] me convenceram a aceitar este novo desafio a ser enfrentado”, disse, ressaltando sua surpresa com o convite.

O ex-vereador deixou claro que seu papel como Ouvidor não será político. &...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 11:00h
Imunizante contra Covid-19

Vacina da Johnson & Johnson apresenta eficácia global de 66% de proteção

 

A vacina de dose única contra o coronavírus da Johnson & Johnson apresentou uma eficácia de 66% na prevenção de doenças moderadas e graves, em um ensaio global de Fase 3 e mais de 85% de eficácia contra doenças graves, anunciou a empresa nesta sexta-feira (29). (Foto ilustração)

Em testes apenas nos Estados Unidos, a vacina apresentou uma eficácia de 72% contra doenças moderadas e graves, segundo a empresa.

Os resultados apresentados pela Johnson & Johnson são diferentes das vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna, que estão no mercado com cerca de 95% de eficiência geral contra o novo coronavírus.

Essa diferença pode fazer as pessoas hesitarem sobre qual vacina tomar. Especialistas, no entanto, dizem que a vacina da Johnson & Johnson ainda será útil contra a pandemia nos Estados Unidos e em todo o mundo.

"Entre todos os participantes de diferentes geografias e incluindo aqueles infectados com uma variante viral emergente, a vacina candidata contra Covid-19 da Janssen foi 66% eficaz em geral na prevenção dos desfechos combinados moderado e grave, 28 dias após a vacinação. O início da proteção foi observada já no 14º dia", disse a empresa em um comunicado.

A Janssen é o braço de vacinas da Johnson & Johnson.

“O nível de proteç&at...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 10:45h
Brasil

Setor público tem déficit primário de R$51,8 bi em dezembro, diz BC

 

O setor público consolidado brasileiro registrou em dezembro um déficit primário de 51,8 bilhões de reais, informou o Banco Central nesta sexta-feira. (Foto ilustração: Banco central)

Considerando também as despesas com juros, o país teve um déficit nominal de 75,8 bilhões de reais no mês.

A dívida pública bruta ficou em 89,3% do Produto Interno Bruto em dezembro, enquanto a dívida líquida alcançou 63,0% do PIB.

No acumulado em 12 meses, o rombo primário equivale a 9,5% do PIB. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 10:30h
Tributo Federal

Governo prorroga prazo para pagamento de tributos do Simples Nacional

 

O governo federal prorrogou para 26 de fevereiro o prazo para pagamento dos tributos do Simples Nacional referente a janeiro de 2021. A resolução, aprovada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, foi publicada hoje (29) no Diário Oficial da União. (Foto ilustração)

O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, que reúne em um único documento de arrecadação os principais tributos federais, estaduais, municipais e previdenciários devidos por micro e pequenas empresas, que faturam até R$ 4,8 milhões por ano. O recolhimento, feito por esse documento único, deve ser pago até o dia 20 do mês seguinte àquele em que houver sido auferida a receita bruta.

O pagamento de tributos do Simples foi tema de reunião esta semana entre o presidente Jair Bolsonaro, a equipe econômica e o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci. Na ocasião, Solmucci fez pedidos para socorro financeiro ao setor, que foi fortemente impactado pelas restrições impostas durante a pandemia de covid-19.

A adesão ao regime do Simples Nacional termina hoje (29) e pode ser feita pela página do programa na internet. Até o último dia 20 de janeiro, foram realizadas 178.741 solicitações de opção, sendo deferidas 54.789. Outras 117.088 dependem do contribuinte regularizar pendências com um ou mais entes federados. (Kleber Sampaio)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 10:20h
Compartilhamento de vacinas

OMS: Covax enviará vacinas para 3% dos países pobres no 1º semestre

 

O esquema global de compartilhamento de vacinas Covax planeja enviar vacinas contra a covid-19 suficientes para cobrir cerca de 3% das populações de países de baixa renda na primeira metade do ano, disse hoje (29), em Jacarta, uma autoridade da Organização Mundial da Saúde (OMS). (Foto ilustração)

A Covax, coliderada pela aliança de vacinas Gavi, pela OMS e outros, quer entregar ao menos dois bilhões de doses em todo o mundo este ano, e disse que até 1,8 bilhão de doses estarão disponíveis para 92 países mais pobres, o que corresponderia a aproximadamente 27% da cobertura destes países.

Faltam recursos

Mas o esquema enfrenta dificuldades para garantir vacinas suficientes devido a uma escassez de recursos, problemas de produção e acordos bilaterais entre países ricos e farmacêuticas que provocam temores de uma distribuição desigual.

Diah Saminarsih, conselheira sênior do diretor-geral da OMS, disse à agência de notícias Reuters, em uma entrevista, que os 92 países provavelmente receberão vacinas suficientes para 3% de suas populações até o fim do primeiro semestre. "Este é o nosso compromisso. Parece impossível a OMS recuar em sua promessa", disse ela.

Atualmente, a OMS está analisando onze vacinas para uso emergencial, acrescentou. Alguns países mais pobres, com capacidade re...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 10:00h
Eleições 2022

Pesquisa nacional mostra que Bolsonaro lidera todos os cenários para presidente

 

Levantamento nacional realizado pelo instituto Paraná Pesquisas revela que, se a eleição presidencial fosse realizada hoje, o presidente Jair Bolsonaro venceria a disputa em todos os cenários, contra todos os pré-candidatos, inclusive no “mano-a-mano” do segundo turno. (Foto ilustração)

Em um primeiro cenário, Bolsonaro seria o mais votado com 30,5% dos votos, contra 12% de Sérgio Moro, enquanto o eterno candidato Ciro Gomes (PDT) somaria 10,6%, à frente de Fernando Haddad (PT), com 8,5%, Nesse cenário, Luciano Huck tem 8,1%, João Doria (PSDB) 5,4%, Guilherme Boulos (Psol) 3,5% e João Amoedo 2,9%.

No segundo cenário, Bolsonaro também lidera, com 31% das intenções de voto, contra 17% de Lula (PT), caso o ex-presidente pudesse participar da disputa. São seguidos por Sérgio Moro (12,1%), Ciro Gomes (9,2%), João Doria (5,3%), Boulos (3,6%), Amoêdo (3,3%) e Marina Silva, do Rede, com 2,3%.

No cenário 3, o atual presidente soma 33,7% contra 12.1% de Ciro, 11,7% de Haddad, 9,4% de Huck, 6,7% de Doria, 3,8% de Mandetta (DEM), 3,1% de Amoêdo e 1,1% de Flávio Dino (PCdoB).

Em hipotético segundo turno para presidente da República, Bolsonaro também lidera, em cenário contra Lula (42,4% a 35,7%), Moro (39,1% a 37,6%), Ciro (43,7% a 34,3%), Doria (44,9% a 29,4%) e Huck (42,7% a 33,2%). (diariodopoder)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 09:34h
Coronavírus

Consórcio Nordeste busca apoio do embaixador da China para garantir fornecimento do IFA

 
Foto Secom/BA

O Consórcio Nordeste encaminhou um ofício para o embaixador da República Popular da China no Brasil na noite desta quinta-feira (28), com o objetivo de perdir apoio para o cronograma de entrega do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a produção de vacinas contra a Covid-19 do Instituto Butantan e Fiocruz.

O documento, assinado pelo presidente do Consórcio e governador do Piauí, Wellington Dias, solicita a realização de videoconfereência no dia 5 de fevereiro, às 10h30, com o fórum dos governadores. (Bocão News/ Foto Secom/BA) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 09:15h
Política

Josias Gomes é exonerado da secretaria de Desenvolvimento Rural

 
Foto Manu Dias/GOVBA

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, foi exonerado nesta sexta-feira (29) pelo governador Rui Costa (PT). A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado. O site procurou o deputado federal licenciado, mas ainda não obteve resposta.

Josias foi nomeado pela segunda vez para comandar a pasta em outubro de 2019. No entanto, a saída repentina de Gomes do cargo de secretário pode ser uma investida do governador Rui Costa para conseguir mais um voto para o deputado federal Baleia Rossi (DEM), que concorre à presidência da Câmara dos Deputados no próximo dia 1º.

Rui ainda não declarou publicamente quem vai apoiar na disputa. No entanto, a bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara apoiará Baleia Rossi. (Bahia.ba/ Foto Manu Dias/ GOVBA)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 08:53h
Sul da Bahia

Câmara Municipal de Itabuna tentará intervir no preço abusivo de combustível na cidade

 
Foto Reprodução

O presidente da Câmara Municipal de Itabuna, Erasmo Ávila(PSD), manteve contato com site para informar que vai acionar o setor jurídico da Câmara para avaliar a possibilidade de tomar uma medida contra o preço abusivo do combustível na cidade.

“Vamos acionar o nosso setor jurídico sobre essa situação. Se tiver parecer favorável, vamos tomar uma medida para investigar esse preço abusivo do combustível na cidade”, declarou.

A gasolina na cidade custa mais de R$ 5, sendo que existe pouca diferença entre os postos da cidade. (Políticos do Sul da Bahia/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 08:16h
Política

Bolsonaro exonera Tereza Cristina e Onyx Lorenzoni para votarem na eleição da Câmara

 
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters e Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro exonerou, nesta sexta-feira (29), os ministros Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania). Deputados federais pelo DEM, eles foram afastados temporariamente dos cargos para votar na eleição à presidência da Câmara. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União.

Segundo adiantou Valdo Cruz nesta quinta-feira, o afastamento faz parte da estratégia do Palácio do Planalto para garantir a vitória de Arthur Lira (PP-AL). A eleição na Câmara acontece na próxima segunda-feira (1º) e será por meio de votação secreta.

O DEM oficialmente integra o bloco do candidato Baleia Rossi (MDB-SP), o que vai fazer aumentar o número de parlamentares da legenda que vão votar em Lira, contrariando a posição do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um dos articuladores da candidatura do emedebista.

Nesta quinta-feira, Baleia Rossi acusou o Palácio do Planalto de “brutal interferência” no pleito. Já Arthur Lira, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, negou haver influência do governo federal na eleição. Segundo Lira, "ninguém influi" na Câmara.

As duas declarações fazem referência à fala do próprio presidente Jair Bolsonaro sobre o tema, na quarta (27). Após reunião com deputados do PSL, Bolsonaro disse ter a intenção de "influir...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 07:50h
Educação

Candidatos têm até hoje para pedir reaplicação do Enem

 

Termina hoje (29) o prazo para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 pedirem para participar da reaplicação das provas. Têm direito à reaplicação os candidatos que se sentiram prejudicados por questões de logística ou que tiveram sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa. (Foto ilustração)

O Enem impresso foi aplicado nos últimos domingos, dias 17 e 24. O exame teve recorde de ausências, mais da metade dos inscritos não compareceram às provas. Ao todo, cerca de 2,5 milhões de estudantes fizeram as provas.

Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante. Eles serão analisados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado será divulgado também na Página do Participante no dia 12 de fevereiro, quando os estudantes saberão se os pedidos foram aceitos ou não.

A prova será reaplicada nos dias 23 e 24 de fevereiro. Podem pedir para fazer o exame nesses dias aqueles participantes que foram prejudicados, por exemplo, por falta de água e luz nos locais de prova ou falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela.

Houve ainda candidatos que foram impedidos de fazer o exame por causa da lotação das salas. Devido à pandemia do novo coronavírus, foi preciso garantir o distanciamento entre as carteiras dos candidatos. De ac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 07:32h
Feira de Santana

Câmara Municipal: Escândalo da Saúde deve nortear pauta da oposição

 

No período legislativo que começa a partir de 1º de fevereiro de 2021, a oposição liderada pelo PT deve trazer à baila o escândalo da Saúde que levou à prisão de muitos envolvidos e a denúncia de desvio de mais de R$ 100 milhões em 2018. A informação que chega ao site Bahia na Política é que a oposição se vê mais fortalecida numericamente, inclusive com a possibilidade de uma CPI. Na legislatura passada o vereador Roberto Tourinho tentou, mas não conseguiu as sete assinaturas necessárias. (Foto ilustração: Momento quando as autoridades policiais e MP visitaram a Coof Saúde em 2018). 
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 07:27h
Bahia

João Leão diz que 87% da arrecadação do Estado estão concentrados em 5% da população

 

O vice-governador da Bahia João Leão (PP - foto ilustração), que também dirige a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, traz uma triste notícia para a economia da Bahia. 77% da arrecadação estadual estão concentrados na Região Metropolitana de Salvador. Outros 10% divididos entre as regiões de Feira de Santana e Norte do Estado. Pior, esses números estão concentrados nas mãos de apenas 5% da população baiana. Os outros 95% da população representam13% da arrecadação do Governo do Estado. (Metro m1)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 07:24h
Eleição na Câmara Federal

Dayane Pimentel diz que vai seguir a orientação da executiva do PSL

 

A deputada federal Dayane Pimentel (foto ilustração), que é do PSL, partido que está dividido em quem votar para presidente da Câmara Federal, declarou que vai seguir a orientação da Executiva Nacional da legenda no seu voto. A disputa pelos votos do PSL é entre Baleia Rossi (MDB) e Arthur Lira (PP). (Raul Aguiar/A Tarde)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2021 07:22h
Bahia

João Bililiu deve disputar uma vaga para deputado em 2022

 

O ex-vereador João Bililiu (PSD-foto ilustração), que não teve sucesso na sua reeleição em 2020, deve disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2022. “O projeto é estar na luta em defesa do povo”, avalia Bililiu sobre a possibilidade de candidatura de deputado estadual. Sobre partido, diz que hoje está no PSD, mas que essa é uma questão para ser definida ano que vem.

  

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia