Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor da terceira dose de vacina contra a covid - 19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 17:15h
Senado Federal

Comissão Senado do Futuro debate o futuro da educação profissional no país

 

A educação profissional no país será tema de debate da Comissão Senado do Futuro (CSF), nesta sexta-feira (2). A audiência pública e interativa foi solicitada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e será transmitida a partir das 10h. (Foto ilustração)

Estarão presentes a diretora de Políticas e Regulação de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marilza Regattieri; o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi;6 e o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, Alex Fiúza de Mello.

No requerimento para a realização do debate, Izalci Lucas destacou a insuficiência de políticas para priorizar a formação técnico-profissional no ensino médio. De acordo com ele, além de debater o tema, a audiência servirá para avaliar experiências bem sucedidas e estimular a adoção de novas políticas públicas.

“A reduzida proporção desta oferta de educação básica com terminalidade profissional reduz as alternativas de inserção dos jovens em ocupações que exigem tal qualificação, restringindo o seu acesso aos empregos com menor remuneração e alimentando o ciclo de exclusão social”, afirma.

S...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 16:30h
Câmara Federal

Relatora recomenda suspensão de Daniel Silveira por três meses por suposta ameaça a antifascistas

 

A relatora de um dos processos contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ-Foto) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), recomendou a suspensão por três meses do exercício do mandato e de todas as prerrogativas do parlamentar.

No processo em questão, Daniel Silveira é acusado de ameaçar manifestantes “antifascistas” em postagem em uma rede social, em 2020. A representação (REP 8/21) contra o deputado foi apresentada por Rede, Psol e PSB. Silveira nega as acusações.

O parecer, lido nesta quarta-feira (30), ainda precisa ser aprovado pelo conselho, mas um pedido de vista coletivo adiou a votação da recomendação por dois dias úteis. Ainda que seja aprovada pelo colegiado, a decisão final sobre a suspensão caberá ao Plenário da Câmara. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 16:00h
Região Metropolitana de Salvador

Angelo Almeida solicita recuperação das BAs 522 e 523

 

As rodovias têm causado transtorno aos motoristas, devido a quantidade de buracos causados principalmente pelo grande fluxo de veículos e fortes chuvas.

Vias de tráfego intenso, as BAs 522 e 523 têm causado transtornos aos motoristas que precisam passar por elas, especialmente nos trechos entre os municípios de Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde. O asfalto de ambas está degradado e as queixas são principalmente sobre a quantidade de buracos causados principalmente pelo grande fluxo de veículos e fortes chuvas.

Ciente do problema, o deputado estadual Angelo Almeida (PSB-Foto) encaminhou, através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, indicação ao governador Rui Costa, e ao secretário de Infraestrutura do estado, Marcus Cavalcanti, para viabilizarem, com a maior brevidade possível, a recuperação dessas rodovias.

Angelo ressalta que Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde, localizados na Região Metropolitana de Salvador, são municípios com mais de 150 mil habitantes, importantíssimos para o desenvolvimento regional. “A recuperação dessas BAs é fundamental para o fortalecimento do comércio de toda Região Metropolitana e também para o escoamento da produção industrial e agrícola. Isso sem falar na segurança dos habitantes, que precisam trafegar por elas, vez que uma via pavimentada resulta na prevenção de acidentes”, frisa.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 15:15h
Economia

Pix terá funcionalidade "offline" em breve, diz presidente do BC

 

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, confirmou hoje (30) que está em desenvolvimento uma funcionalidade offline para que as transações via Pix possam ser feitas mesmo em locais que estejam sem conexão com a internet. A tecnologia será disponibilizada "em breve", afirmou ele. (Foto ilustração)

Segundo o presidente do BC, há três alternativas em estudo, sendo que a considerada mais segura até o momento é a utilização de um cartão por aproximação que poderá ser carregado pelo usuário. “Vai funcionar como um cartão de ônibus, com uma tecnologia supersegura", afirmou, durante um seminário sobre moedas digitais promovido pela banca Mattos Filhos Advogados.

"Você vai poder usar o cartão no mundo offline e, quando voltar para o mundo online vai poder transferir seu saldo de volta", explicou Campos Neto. Ele destacou o alcance do Pix e apresentou dados que mostram que a nova forma de transferir dinheiro já é utilizada em 60% das transferências no Brasil.

O Pix é um sistema lançado no ano passado pelo Banco Central que permite pagamentos e transferências instantâneas 24 horas, nos sete dias da semana, entre pessoas físicas e jurídicas, por meio de uma chave simples atribuída a cada conta bancária. Tal chave pode ser um número de telefone, CPF ou CNPJ, por exemplo.

Segundo o presidente da inst...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 14:10h
Recôncavo da Bahia

Prefeito de Castro Alves é punido pela admissão irregular de servidor

 

Na sessão desta quarta-feira (30/06), realizada por meio eletrônico, conselheiros e auditores da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia consideraram irregular o ato de admissão de pessoal temporário apresentados pela Prefeitura de Castro Alves, da responsabilidade do prefeito Thiancle da Silva Araújo (foto ilustração). A contratação foi realizada no exercício de 2020. O auditor Antônio Emanuel Souza, relator do processo, imputou ao gestor uma multa de R$3 mil.

O processo seletivo tinha por objeto o provimento de uma vaga de médico para suprir a necessidade da Secretária Municipal de Saúde. De acordo com o parecer, o prefeito descumpriu o prazo para remessa dos atos de admissão ao TCM, como também não conseguiu justificar a situação excepcional que motivou a contratação temporária.

O Ministério Público de Contas se manifestou, por meio da procuradora Aline Rio Branco, também pela ilegalidade do ato de admissão decorrente da contratação temporária, realizada pelo município de Castro Alves, não merecendo, no seu entendimento, o registro por parte do TCM.

A 2ª Câmara do TCM é presidida pelo conselheiro Paolo Marconi e composta pelos conselheiros Fernando Vita, Raimundo Moreira, e pelos auditores Antônio Carlos da Silva, Antônio Emanuel de Souza e Cláudio Ventin. Cabe recurso da decisão. (TCM)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 13:30h
CPI da Pandemia

CPI convoca líder do governo e marca retorno de Luís Miranda

 

A CPI da Covid convocou nesta quarta-feira (30) o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR-Foto). Ele será ouvido na quinta-feira (8).

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), também marcou para terça-feira (6) o retorno do deputado federal Luís Miranda (DEM-DF). "Ele tem dito coisas na imprensa que não falou para nós", justificou o senador.

Outro item que entrou na pauta foi a reunião secreta com o ex-governador do Rio Wilson Witzel, marcada para sexta-feira (9).

Ricardo Barros teria sido citado pelo presidente Jair Bolsonaro na conversa em que Luís Miranda foi lhe contar dos problemas que poderiam ocorrer se o governo fechasse o contrato com a vacina indiana Covaxin.

As suspeitas de irregularidades no acordo foram reveladas por Luís Miranda (DEM-DF), irmão do servidor do Ministério da Saúde responsável pelos contratos de importação, Ricardo Miranda.

O presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), também cobrou explicações, mas espera manifestações não do presidente, mas do líder na Câmara.

Aziz detalhou quais serão os próximos depoimentos da comissão.

Amanhã, quinta-feira (1º), será ouvido o representante da empresa Precisa, que intermediou o contrato entre governo federal e a Bharat Biontech ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 12:10h
Imunizante da AstraZeneca/Oxford

Bahia receberá mais 264.520 doses de vacina contra Covid-19

 

A Bahia receberá mais 264.520 doses de vacina contra Covid-19 nesta quarta-feira (30). Serão duas remessas, a primeira, com 228.250 imunizantes da Oxford/AstraZeneca, está prevista para chegar às 13h50 ao aeroporto de Salvador em um voo comercial. A segunda, com 36.270 doses da Pfizer/BioNTech, está programada para chegar em voo com pouso marcado para as 16h20. As vacinas serão destinadas para a primeira aplicação. (Foto ilustração)

Os imunizantes devem começar a ser enviados para os municípios ainda nesta quarta-feira, em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Eles serão remetidos, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Com a carga desta quarta-feira, a Bahia chega ao total de 8.705.390 doses de vacinas recebidas, sendo 3.360.200 da Coronavac, 4.513.650 da AstraZeneca/Oxford, 739.440 da Pfizer e 92.100 da Janssen. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 11:10h
11 meses após primeira dose

Estudos avaliam vantagens de maior intervalo da vacina AstraZeneca

 

O Ministério da Saúde distribuiu até agora cerca de 130 milhões de doses de quatro tipos de vacina contra covid-19 para todo o país. Quase metade é do imunizante desenvolvido pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca e fabricado no Brasil pela Fiocruz. (Foto ilustração)

Inicialmente, o intervalo entre as duas doses dessa vacina era de quatro semanas. Logo depois aumentou para três meses. Agora, os pesquisadores de Oxford indicam que pode ser mais vantajoso tomar a segunda dose 11 meses depois da primeira. Os dados preliminares mostram que esse intervalo maior pode aumentar a resposta imunológica até 18 vezes.

O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, comentou sobre a possibilidade de ampliar o intervalo entre as doses e destacou a importância dos estudos, mas que é preciso tomar a segunda dose no tempo estabelecido.

Ele disse que “em países mais pobres a imunização é feita com vários tipos de doações.” Frisou que é preciso respeitar a data da segunda dose anunciada no cartão de vacinação.

Ou seja, apesar das pesquisas, ainda é preciso - e muito importante - tomar a segunda dose da vacina na data indicada no cartão de vacinação.Outros estudos também são conduzidos, por exemplo, para avaliar a possibilidade de concluir o esquema vacinal com uma dose, no caso da Janssen,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 10:40h
Procurador-geral da República

Denúncia contra Bolsonaro aumenta a pressão sobre Aras

 

A notícia-crime apresentada por três senadores ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Jair Bolsonaro coloca o procurador-geral da República, Augusto Aras (foto ilustração), na corda bamba. Caso aceite as acusações e ofereça denúncia contra o presidente, sai de vez da lista de cotados para ocupar uma cadeira na mais alta Corte do país. Ao mesmo tempo, se decidir arquivar a peça dos parlamentares, pode ser alvo do Conselho Superior do Ministério Público (CSMPF). No momento, Aras tem minoria no colegiado e encontra críticas dos pares diante da conduta que vem tendo, de alinhamento ao Palácio do Planalto.

A ministra Rosa Weber, em uma decisão anterior e no âmbito de um habeas corpus, afirmou que são “graves” as acusações de que existe um esquema de fraude em contratos da compra de vacinas pelo Ministério da Saúde. A aquisição da Covaxin coloca Bolsonaro num turbilhão, pois foi acusado pelo deputado Luís Miranda (DEM-DF) e pelo irmão dele, Luis Ricardo Miranda — chefe do Departamento de Importação do Ministério da Saúde —, de ter sido avisado por eles de um esquema irregular sobre a Covaxin e não ter tomado providências.

Constrangimento

Normalmente, a notícia-crime seria impetrada na PGR, mas, por desconfiarem da atuação de Aras, os parlamentares foram direto ao STF para forçarem uma intimação ao procurador-geral pa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 10:30h
Mercado de Trabalho

Desemprego cresce em abril e atinge maior nível em 11 anos

 

Após fechar o primeiro trimestre em 14,7%, o desemprego aumentou 0,4 ponto percentual e fechou o trimestre encerrado em abril no mesmo patamar. O percentual equivale a 14,8 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (30), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (Foto ilustração)

Com o resultado, o nível de desemprego renova a maior taxa de desocupação da série histórica da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que começou a ser divulgada em 2012. No recorde anterior, registrado no trimestre encerrado em março, eram 14,7 milhões desempregados.

No período entre fevereiro e abril, o número de desempregados variou 3,4%, com mais 489 mil pessoas desocupadas. “O cenário foi de estabilidade da população ocupada (85,9 milhões) e crescimento da população desocupada, com mais pressão sobre o mercado de trabalho”, aponta a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.

De acordo com os dados da Pnad, o nível de ocupação (48,5%) da população brasileira continua abaixo de 50% desde o trimestre encerrado em maio do ano passado, quando o mercado de trabalho já sofria com os efeitos da pandemia do novo coronavírus. O percentual indica que menos da metade da população em idade para trabalhar está ocupada no Brasil.

Na comparação com o trimestre ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 10:05h
Feira de Santana

Jhonatas Monteiro pede fim da restrição para uso da meia passagem estudantil

 
Foto Reprodução

Levando-se em conta que estágios já foram liberados no Município de Feira de Santana não cabe a restrição da utilização da meia passagem estudantil. A reivindicação foi feita pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), em discurso nesta quarta-feira (30), na tribuna da Câmara Municipal. No momento os estudantes podem utilizar o benefício da meia passagem só das 9 às 16 horas, não podendo fazer uso durante horário de pico.

“Esse horário não possibilita que as pessoas se desloquem. Ano passado foi justificada essa restrição que contribuiria para o enfrentamento à Covid, mas o que vimos é que diversas atividades foram liberadas. Vivemos em uma grande contradição em Feira de Santana. Tivemos uma série de atividades liberadas, de serviços e que funcionam alguns até de modo normal, ao mesmo tempo que quem é estudante enfrenta uma restrição injustificável, por isso peço que restitua o horário integral de uso da meia passagem estudantil”, disse.

Jhonatas continuou: “Já solicitei uma reunião com essa secretaria para tratar do assunto. Não tem cabimento essa restrição que só interessa ao empresariado do transporte, à Rosa e São João, inclusive os estudantes trabalhadores, que ao se deslocarem esse horário não podem usar um direito seu que é sua meia passagem. As empresas lucram pela retirada de direitos. Isso não é correto”, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 09:55h
Educação

Inscrições para o Enem 2021 começam nesta quarta-feira

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia, nesta quarta-feira (30), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. (Foto ilustração)

Os interessados poderão se inscrever na Página do Participante, até 14 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento deve ser feito por aqueles que não estão isentos, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

Os resultados finais das solicitações de isenção foram divulgados pelo Inep, no dia 25 de junho, e estão disponíveis na Página do Participante.

Os interessados em fazer o Enem 2021 deverão realizar a inscrição no exame, isentos ou não. O Inep preparou um passo a passo para ajudar na inscrição. Para isso, basta acessar a Página do Participante, no endereço eletrônico enem.inep.gov.br.

Provas

As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será r...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 09:00h
Governo Federal

Governo demite diretor de Logística indicado a Mandetta pelo velho amigo Lupion

 

O governo federal demitiu finalmente Roberto Dias do cargo de diretor de Logística do Ministério da Saúde. O ato de demissão será publicado a pasta na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (30). (Foto ilustração: Mandetta e Roberto Dias)

Dias era responsável por todas as compras do Ministério da Saúde e foi acusado pelo representante da empresa Davati Medical Supply de pedir propina de US 1 por dose da vacina AstraZeneca, durante um jantar, em Brasília, como condição para fechar contrato.

Ele ocupava o cargo desde o início do governo de Jair Bolsonaro, nomeado pelo então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que é filiado ao DEM, por indicação do seu velho amigo e controvertido ex-deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), hoje representado na Câmara pelo filho, deputado Pedro Lupion (DEM-PE).

Mandetta chegou a convidar o velho amigo para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, mas ele declinou. Sempre foi do tipo que prefere, digamos, a discrição. Embora não tenha aceitado cargo para ele próprio, não perdeu a chance de indicar Roberto Dias, de sua confiança, para a ambicionada função de chefe de todas as compras do ministério.

A decisão de demitir foi tomada na manhã desta terça-feira (29), segundo nota divulgada pelo Minist&ea...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 08:48h
Política

Amapá: TRE cassa mandato de deputado por compra de votos durante campanha eleitoral

 
Foto Reprodução - Facebook

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) cassou o mandato do deputado estadual Max da AABB (Solidariedade) por compra de votos em Macapá e Santana durante eleições de 2018. O julgamento ocorreu em sessão virtual realizada nesta terça-feira (29). A sentença cabe recurso.

A defesa do deputado negou a prática do crime eleitoral e declarou que vai recorrer da decisão.

A ação com pedido de cassação do deputado estadual foi protocolada em 2018 pelo Ministério Público (MP) Eleitoral. No texto do documento, consta que Max da AABB comprou votos e prometeu em troca o repasse de dinheiro, remédios e materiais de construção.

Segundo o MP Eleitoral, o esquema foi descoberto um dia antes da eleição daquele ano, durante uma blitz de fiscalização. O órgão afirma ainda, que em parceria com a Polícia Militar (PM), encontrou num veículo material de campanha do deputado, listas de eleitores e números de títulos, além de anotações com valores e produtos que deveriam ser entregues.

Ao site, o advogado do deputado, Marlos Gonçalves, alegou que houve falhas no procedimento adotado durante a investigação do MP Eleitoral.

"O procedimento tem algumas falhas no início e na sua conclusão, inclusive a principal testemunha que deveria ser ouvida não foi ouvida no processo. A forma como foi adotado o proc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 08:10h
Ministério Público Estadual

Covid-19: MP atuou para agilizar vacinação de pessoas em situação de rua

 
Foto: Bruno Concha/Secom

Desde esta terça-feira, dia 29, cerca de 7,5 mil pessoas em situação de rua começam a ser vacinadas em Salvador, conforme anúncio da Prefeitura. A vacinação dessa população vulnerável resultou de um trabalho conjunto do Ministério Público estadual, Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e pelos Consultórios na Rua, que vêm atuando desde março para agilizar a aplicação da vacina nesse grupo. Ele será contemplado com o imunizante da Janssen, em dose única.

Segundo a promotora de Justiça Márcia Teixeira, foram realizadas diversas reuniões com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde para refletir e alinhar a melhor maneira de atender as pessoas em situação de rua e os técnicos que atuam diretamente com essa população. Teixeira informou que foi requerida a inclusão desses profissionais. "As instituições e os movimentos sociais se uniram para viabilizar uma metodologia que acolhesse de forma humanizada e assertiva”, afirmou.

Para viabilizar a vacinação, instituições, serviços e movimentos sociais ofereceram listas dos assistidos que vivem em situação de rua com os dados necessários para o cadastramento. O MP solicitou a inserção das equipes técnicas que atuam com o público, a exemplo do projeto &ld...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 08:00h
Beneficio Social

Caixa conclui pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial

 

A Caixa Econômica Federal conclui hoje (30) o pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial. Trabalhadores informais nascidos em novembro e dezembro e inscritos no Bolsa Família com Número de Inscrição Social de final 0 receberão a parcela de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família. (Foto ilustração)

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos nos mesmos meses. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

No caso do Bolsa Família, o dinheiro já pode ser sacado em caixas eletrônicos ou transferidos por meio do aplicativo Caixa Tem a uma conta bancária.

No último dia 15, a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da terceira parcela. O calendário de depósitos, que começaria no último dia 20 e terminaria em 21 de julho, foi antecipado para o período de 18 a 30 de junho.

Ao todo 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito &agr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 07:28h
Avaliação

Feira de Santana: Colbert Martins faz seis meses de administração

 

Completa hoje (30) um semestre de administração o governo liderado pelo prefeito Colbert Martins (MDB-foto ilustração). Momento que deve servir para reflexão da condução até aqui. Destaque em Feira de Santana para o controle da Covid -19, obras do centro da cidade e a relação com a Câmara Municipal. No Legislativo, com uma relação hostil com os vereadores, enfrenta a possibilidade de duas CPIs, além de derrotas constantes na aprovação de projetos de interesse do governo. A boa notícia é que o governo tem uma saúde financeira equilibrada. Ainda são problemas para o segundo semestre o transporte coletivo urbano, a Zona Azul e o Shopping Popular.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 07:24h
Covid -19

Morro do Chapéu está vacinando pessoas acima de 35 anos

 

A Prefeitura de Morro do Chapéu iniciou segunda-feira (28) a vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com 35 anos ou mais. O município está com 34,1 % da população vacinada (12.100 pessoas) contra o coronavírus. A imunização ocorre na antiga Secretaria da Saúde da cidade. A pasta informa que é necessário para a vacinação apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. (Raio Laser)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 07:22h
Recesso legislativo

Câmara Municipal faz hoje última sessão ordinária do semestre

 

Acontece hoje (30), na Câmara Municipal de Feira de Santana, a última sessão ordinária do semestre. Deve ser feito no Legislativo um balanço das atividades parlamentares dentro e fora do parlamento.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 07:19h
Direção partidária

Dayane Pimentel: Vence hoje Comissão Provisória do PSL na Bahia

 

Legenda que na Bahia é presidida pela deputada federal Dayane Pimentel (foto ilustração), o PSL tem sua Comissão Provisória vencendo hoje (30). Renovada de seis em seis meses, a nomeação foi feita em 01 de janeiro de 2021, portanto vencendo hoje.
     

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 07:17h
Posse oficial

Feira de Santana: Diretoria da ACEFS toma posse dia 16 de julho

 

Apesar de já proclamados eleitos na segunda-feira (28), logo após a apuração dos votos, os novos dirigentes da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), liderados pelo empresário Genildo Melo, só tomarão posse oficialmente dia 16 de julho. Em tempo: A ACEFS completa 76 anos de fundação em 2021. (Foto: Jair Onofre, Genildo Melo e Humberto Cedraz na eleição da ACEFS)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 07:16h
Segunda-feira

Salvador e Feira de Santana surpreenderam com os números da Covid -19

 

Os números de segunda-feira (28) de infectados com o Covid -19 em Salvador (199) e Feira de Santana (178) surpreenderam pelo tamanho da população das duas cidades. Um outro dado foi o número de mortes. Salvador 20 e Feira de Santana 14. Preocupante.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 07:13h
Chefe de Gabinete

Feira de Santana: Fanael Ribeiro tem se destacado pela discrição e habilidade

 

No cargo de Chefe de Gabinete há quase quatro meses na Prefeitura Municipal de Feira de Santana, o militante histórico do MDB Fanael Ribeiro (foto ilustração) tem se destacado na função pela discrição e habilidade. Outra qualidade é o trânsito livre entre os colegas de pasta.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 07:10h
Eleições 2022

Feira de Santana: PV defende nome de Sérgio Carneiro para o Senado

 

Depois de eleito vice-presidente do PV da Bahia, Sérgio Carneiro tem o apoio do partido em Feira de Santana para um projeto maior em 2022. O advogado David Leal, que preside o PV, defende que Sérgio Carneiro seja candidato ao Senado pela legenda. “Tenho a satisfação de informar que Sérgio Barradas Carneiro é o nome certo que o PV apresentará ao povo baiano para representá-lo no Senado da República Federativa”, declarou David Leal. (Foto ilustração: Sérgio Carneiro)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 07:08h
Bahia

PSDB quer vaga de vice-governador na chapa de ACM Neto

 

Uma declaração do deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) de que o prefeito de Mata de São João, João Gualberto (foto ilustração), pode ser o vice-governador de ACM Neto (DEM) demonstra que a legenda quer sim estar na chapa em 2022. Ou seja, os tucanos vão brigar por um espaço na chapa majoritária liderada por ACM Neto.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 07:04h
Nova sede

Feira de Santana: Secretaria de Meio Ambiente tem novo espaço

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem nova sede. Com melhor estrutura, está funcionando na rua Pilar do Sul, 840, próximo ao conjunto Jomafa. É titular da pasta o vereador licenciado José Carneiro (MDB). (Foto: Sede da secretaria de Meio Ambiente)
      

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 07:00h
Feira de Santana

Silvio Dias: "aguardamos a instalação do processo da CPI"

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara Municipal de Feira de Santana, pela oposição, para investigar as cooperativas que atuam no Município, ainda não foi iniciada, o que foi motivo de cobrança por parte do vereador Silvio Dias (PT-foto ilustração). “Aguardamos a instalação dos processos da CPI. Todos os requisitos foram cumpridos”, disse. (Daniela Oliveira)
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 06:56h
Feira de Santana

Câmara Municipal: Sala da Presidência receberá o nome do ex-vereador Ronny

 

A sala da presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana passará a se chamar Reinaldo Miranda Vieira Filho (foto ilustração), o conhecido ex-vereador e ex-presidente da Casa da Cidadania, Ronny. O projeto de resolução de autoria do vereador Galeguinho (PSB) foi aprovado, nesta terça-feira (29), na Câmara Municipal. “Político de grande persuasão, com sonhos de almejar não só na política estadual, como nacional, mas o destino interrompeu. Quem teve a oportunidade de conviver com ele, sabe a pessoa que ele foi e que de tanto se doar, acabou esquecendo de si. Essa foi a forma que encontramos de imortalizar o nome dele”, justificou Galeguinho. O presidente da Casa, Fernando Torres (PSD), também se manifestou emocionado. “Satisfação nossa da minha sala provisória, levar o nome de Ronny, e que no futuro será de um de vocês”, destacou. Viúva do ex-presidente, a vereadora Lu de Ronny (MDB) agradeceu a homenagem e falou da dificuldade de dar a volta por cima. “O legado que ele deixou eu trato com muita responsabilidade transparência”, afirmou.(Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 06:53h
Feira de Santana

Câmara Solidária: Projeto visa arrecadar donativos para famílias carentes durante a pandemia

 

Com o objetivo de auxiliar com alimentos e outros donativos as famílias que têm sofrido dificuldades financeiras por conta da pandemia, a Comissão Especial de Enfrentamento à Covid -19, apresentou um projeto de resolução, aprovado nesta terça-feira (29), que cria o programa Câmara Solidária. A Casa da Cidadania será ponto de arrecadação de doações, tendo servidores designados para acolher e organizar esses donativos, que serão doados a organizações da sociedade civil. As instituições interessadas em receber as doações e fazer parte do projeto deverão ser cadastradas junto ao grupo de trabalho formado por servidores da Casa. O prazo inicial de funcionamento da Câmara Solidária e a sua conclusão serão determinados pela Mesa Diretiva. (Daniela Oliveira/foto ilustração)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 06:49h
Feira de Santana

Requerimento pede fiscalização de longas filas em agências bancárias

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, nesta terça-feira (29), um requerimento de autoria do vereador Pedro Cícero (Cidadania) que aponta os abusos cometidos contra clientes pelas agências bancárias, principalmente na área externa, em especial durante o período de pandemia, em que as longas filas geram aglomeração, aumentando o risco do contágio da Covid -19. O vereador solicita que a Lei dos 15 Minutos seja cumprida e fiscalizada pelo Procon de Feira de Santana. (Daniela Oliveira/Foto ilustração)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 06:47h
Feira de Santana

Jhonatas Monteiro questiona Reda para professores enquanto há aprovados em concurso não convocados

 

O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), por meio de requerimento aprovado, nesta terça-feira (29), questiona a Secretaria Municipal de Educação o porquê de se realizar um processo seletivo temporário (Reda) para preenchimento de vagas de professores da rede municipal de ensino, uma vez que há aprovados do concurso de 2018 ainda não convocados. Além disso, questionou a respeito do enquadramento e porque parte das vagas não foi preenchida por meio da ampliação da carga de horária de professores que já atuam. Jhonatas indagou ainda quantas aposentadorias foram concedidas e qual o quadro de professores efetivos da rede municipal em Feira de Santana. (Daniela Oliveira)

    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 06:41h
Feira de Santana

Requerimento questiona valores arrecadados com multas da SMT entre 2017 e 2020

 

Com o objetivo de obter informações a respeito das multas aplicadas pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), o vereador Silvio Dias (PT) apresentou um requerimento em que pede o número de infrações multadas pelo órgão entre os anos de 2017 a 2020, cópias dos gastos de onde foram aplicados os recursos obtidos por meio dessas multas, a cópia dos processos licitatórios firmados com a SMT. O requerimento quer saber ainda sobre a terceirização de mão de obra de orientadores de trânsito. (Daniela Oliveira/Foto ilustração - Acorda Cidade)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 06:00h
Suspeita de superfaturamento

Precisa previa faturar até R$ 1 bi de clínicas privadas com a Covaxin

 

A farmacêutica brasileira Precisa Medicamentos, que intermediava as negociações da vacina indiana Covaxin com o governo federal, previa faturar até US$ 200 milhões - ou R$ 1 bilhão no câmbio atual - revendendo o imunizante para clínicas privadas. (Foto ilustração)

Documentos enviados à CPI da Pandemia, aos quais a CNN teve acesso, revelam as condições pelas quais a empresa intermediaria a venda de cinco milhões de doses para essas clínicas.

Os preços acordados variavam entre US$ 32,71 e US$ 40,78 dependendo da quantidade de doses adquiridas, o que chegava a ser o dobro do que havia sido anunciado pela produtora do medicamento, a Bharat Biotech, como referência para as exportações.

O documento foi firmado no dia 19 de janeiro pelos representantes da Precisa e da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC). Em outro material, a ABCVAC diz que as condições de pagamentos acertadas dependiam de autorizações da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde.

Ouvido na última sexta-feira (25) pela CPI, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Fernandes Miranda, que atua na área de importação, afirmou ter sofrido pressões para autorizar a vinda do imunizante mesmo sem que fossem preenchidos os critérios técnicos. O governo nega.

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 05:53h
Tesouro Nacional

Tesouro capta US$ 2,25 bi no exterior com juros mais altos

 

O Tesouro Nacional captou US$ 2,25 bilhões de investidores internacionais com aumento de juros em relação às últimas emissões. O dinheiro veio do lançamento, feito ontem (29), de US$ 1,5 bilhão em títulos da dívida externa com vencimento em setembro de 2031 e de US$ 750 milhões em títulos da dívida externa com vencimento em janeiro de 2050. (Foto ilustração)

A taxa obtida na emissão dos papéis de dez anos, com vencimento em 2031, somou 3,875% ao ano. No último lançamento desse tipo de papel, em dezembro do ano passado, o rendimento havia sido 3,45% ao ano.

Para os papéis de 30 anos, a taxa somou 4,925% ao ano. Na emissão mais recente, também em dezembro, os juros alcançados haviam somado 4,5% ao ano.

Os juros mais altos decorreram principalmente da alta recente nos títulos do Tesouro norte-americano, que subiram em 2021 à medida que a economia dos Estados Unidos se recupera da pandemia de covid-19. Como a taxa final depende do rendimento dos títulos norte-americanos, considerados os investimentos mais seguros do mundo, mais um prêmio de risco, os juros para os papéis brasileiros também subiram.

Taxas baixas de juros indicam pouca desconfiança dos investidores de que o Brasil não conseguirá pagar a dívida. Em momentos de crise econômica como o atual, os estrangeiros passaram a cobrar juros mais elevados para comprar os papéi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 05:50h
Imunizante contra Covid-19

Covid-19: novo lote de vacinas da Pfizer chega ao Brasil

 

Nova remessa com 528,840 mil doses de vacinas contra a covid-19 fabricadas pela Pfizer/BioNTech desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na noite desta terça-feira (29). A previsão da farmacêutica é a entrega de um total de três lotes nesta semana, com novos lotes também nos dias 30 de junho e 1º de julho, com 936 mil doses cada. (Foto ilustração)

Somadas às doses dos lotes anteriores, a Pfizer informou que mais de 15,4 milhões de doses terão sido entregues ao governo brasileiro até 1º de julho. Segundo a empresa, este é o 18º lote do imunizante entregue ao país.

As doses fazem parte do contrato do Ministério da Saúde com a farmacêutica, que prevê a entrega de 100 milhões de doses até setembro. Outras 100 milhões de doses, fruto de uma segunda negociação, estão previstas para serem entregues até dezembro, totalizando 200 milhões de doses da Pfizer neste ano. (Aline Leal) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 05:46h
Receita Federal

Receita paga hoje restituição do IR a 4,2 milhões de contribuintes

 

Mais de 4,2 milhões de contribuintes recebem nesta quarta-feira (30) a grana liberada pelo segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2021. O montante pago soma R$ 6 bilhões, de acordo com a Receita Federal. (Foto ilustração)

Serão beneficiados todos aqueles que entregaram a declaração até o dia 21 de março. A consulta está disponível no site do Fisco.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o pagamento não for realizado, os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O lote contempla 876.845 idosos, 54.240 pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave e 385.591 cuja maior fonte de renda seja o magistério. Os grupos prioritários recebem R$ 2,3 bilhões.

Haverá ainda a liberação da restituição a 2.906.310 contribuintes não prioritários e para declarações residuais dos exercícios de 2008 a 2020 que estavam retidas pelo Fisco.

Os próximos lotes de restituição do Imposto de Renda 2021 serão pagos em 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro, conforme calendário da Receita Federal. O aviso dos cidadãos beneficiados ocorrerá sempre uma semana antes da liberação dos ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 05:40h
Moeda norte-americana

Dólar sobe nesta 3ª, mas se mantém abaixo de R$ 5 e caminha para maior queda trimestral em 12 anos

 

O dólar fechou em alta moderada contra o real nesta terça-feira, depois de oscilar entre ganhos e perdas, com a força da moeda norte-americana no exterior dando respaldo às compras locais em meio a operações típicas de fim de mês e de trimestre. (Foto ilustração)

O dólar à vista subiu 0,29%, a 4,9431 reais na venda. A cotação variou entre 4,972 reais (+0,88%) e 4,9217 reais (-0,14%).

A moeda teve forte impulso logo após as 11h e cerca de 20 minutos depois cravou a máxima da sessão, na esteira de dados nos EUA que mostraram disparada na confiança do consumidor do país. O número mais robusto pode sinalizar mais gastos à frente que deixariam a economia mais dinâmica, o que poderia jogar combustível na inflação e o debate sobre redução de estímulos nos EUA.

Contra uma cesta de moedas fortes, o dólar subia 0,2% no fim da tarde, nas máximas em uma semana. (Por José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 05:35h
Coronavírus no Brasil

Covid: com média móvel de 1.600 mortes por dia, Brasil passa de 515 mil óbitos

 

Nesta terça-feira (29) o Brasil registrou 1.893 mortes e 64.903 novos casos de Covid-19, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) referentes às últimas 24 horas. (Foto ilustração)

A média móvel de mortes está em 1.610 nesta terça-feira. O índice é referente ao número de óbitos causados pela pandemia nos últimos sete dias.

Com a atualização dos números, o país soma 515.985 mortes e 18.513.305 de contaminações pelo novo coronavírus, dados que mantém o Brasil no ranking das nações mais afetadas pelo vírus.

Segundo a Universidade Johns Hopkins, o Brasil é o segundo país do mundo com mais mortes pela Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que têm mais de 600 mil óbitos. Já em número de casos da doença, o Brasil ocupa a terceira posição, depois dos EUA e da Índia, aponta a universidade norte-americana.

Em âmbito nacional, seis estados brasileiros já ultrapassaram a marca de 1 milhão de casos de Covid-19: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Santa Catarina. (Anna Gabriela Costa) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 05:30h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 2.903 novos casos de Covid-19 e mais 89 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.903 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 3.762 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (29) também registra 89 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.123.311 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.087.249 já são considerados recuperados, 12.156 encontram-se ativos e 23.906 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.364.917 casos descartados e 232.556 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 50.793 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.06.2021 05:25h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 162 casos e mais 8 óbitos; total de mortes chega a 852 nesta terça

 

Nas últimas 24h, Feira de Santana registrou mais 24 pacientes recuperados da Covid-19 e atingiu a marca de 37.746 curados da doença, índice que representa 82% dos casos confirmados. Enquanto isso, 146 exames foram negativos e 162 positivos. (Foto ilustração)

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 15 e 26 de junho que estavam aguardando resultado do laboratório.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 151 pacientes internados no município e 7.479 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais oito mortes - os óbitos mencionados não são referentes a data de hoje e sim de dias anteriores. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta terça-feira (29).  

NÚMEROS DESTA TERÇA-FEIRA 29 de junho de 2021  

Casos confirmados no dia: 162

Pacientes recuperados no dia: 24

Resultados negativos no dia: 146

Total de pacientes hospitalizados no município: 151

Óbito comunicado no dia: 8

Datas dos óbitos: 07/05, 12/05, 25/05, 29/05, 04/06, 25/06, 27/06 e 28/06.  

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia