Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acha que os filhos de Jair Bolsonaro atrapalha o governo ?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Senador Otto Alencar

“Se extinguir metade dos órgãos de Brasília não vai fazer falta a ninguém”

Manhã de clima bom, em um condomínio fechado, o senador Otto Alencar (PSD), que também é presidente estadual do PSD, entre o primeiro e o segundo tempo do jogo Brasil e Sérvia, concedeu uma entrevista ao site Bahia na Política. Falou sobre assuntos ainda em evidência e fatos que ficarão registrados no tempo. Otto Alencar já foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), vice-governador, governador e agora senador da República.

Senador o senhor pode fazer uma avaliação geral da situação que vive o país nesse momento?

O momento é conturbado. Desde que se instalou no Brasil a Operação Lava Jato, vários processos que estavam embaixo do tapete foram levantados, o que resultou na prisão de senador, deputado federal, ministro, ex-ministro e de alguma forma desses últimos anos para cá, e isso começou no fim do ano de 2014 e maio de 2015, o Brasil está quase passando a limpo, do ponto de vista das falhas morais dos seus principais dirigentes, da elite política. E chegamos agora nas eleições com uma indefinição muito grande de quem será aquele brasileiro que está capacitado e treinado para tirar o Brasil da crise, porque a crise não se acaba quando Temer deixar o governo, ela se amplia quando Temer deixar o governo e vai deixar com uma situação muito ruim, com o déficit fiscal altíssimo, agora neste ano a previsão é em torno de R$140 bilhões e, consequentemente, aquele que assumir vai ter que ajustar as finanças do país, fazer uma lei de reordenamento administrativo grande e profunda.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.03.2019 06:28h
Feira de Santana

Servidores no gabinete de Zé Curuca e Prefeitura contribuíram para medida do MP

 

O modelo de preenchimento de cargos e postos de trabalho nos poderes Executivo e Legislativo em Feira de Santana, que será alvo de investigação do Ministério Público (MP), não surgiu por acaso. As duas nomeações de pessoas no gabinete do vereador Zé Curuca e na Prefeitura, ao mesmo tempo, deve ter dado uma grande contribuição para a decisão. No mais, as indicações de servidores em cooperativas, principalmente na saúde.

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.03.2019 06:25h
Não tinha processo de Feira

TRE faz sessão itinerante em Feira de Santana e julga 44 processos

 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) atendeu ontem em Feira de Santana. Reuniu sua corte para proferir mais de 44 decisões em processos eleitorais. Na sua grande maioria prestação de contas de campanha de deputados, eleições de 2018. Não havia nenhum processo de Feira de Santana. Estiveram acompanhando a sessão o prefeito Colbert Martins (MDB), deputado estadual Ewerton Carneiro (PSL) e o ex-prefeito José Ronaldo (DEM). (Foto: Acorda Cidade)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.03.2019 06:22h
Brasileiro tem que ter visto

Americanos no Brasil sem pedido de visto é uma questão econômica e não de soberania

 

A iniciativa do presidente Jair Bolsonaro de permitir que residentes dos EUA entrem no Brasil sem pedido de vistos, enquanto brasileiros têm que passar por um processo burocrático sem dimensões para ter o visto, tem um motivo. Americanos vêm ao Brasil passear, gastar dinheiro, enquanto a maioria dos brasileiros vai atrás de emprego nos EUA. Portanto, a questão não é de soberania, mas sim econômica. Em tempo: O presidente Jair Bolsonaro também liberou a entrada no Brasil sem pedido de vistos para cidadãos do Japão, Austrália e Canada.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.03.2019 06:19h
Feira de Santana

Aquisição de área no CIS para indústria paga por metro quadrado

 

Conceder área de terra para empresa privada, com argumento de que vai gerar emprego no Município, abre um precedente sem fim para as demais empresas de prestação de serviços que venham se instalar em Feira de Santana. A área industrial, que é adquirida através do extinto Centro Industrial do Subaé (CIS), apesar do argumento de que está gerando emprego o proprietário paga um valor no metro quadrado, mesmo que subsidiado pelo Estado.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.03.2019 06:16h
Uma geração perdida

A universidade está gestando jovens que não vão prestar para muita coisa

 

O mercado de trabalho que se prepare, porque as universidades estão gestando uma geração mimimi raivosa, que não vai prestar para muita coisa. Esse diagnóstico é feito por especialistas americanos sobre universidades americanas. Mas, como toda moda americana pega, ela já chegou aqui. O fetiche com relação aos jovens serem “mais evoluídos” continua em ação. Um pouco pela vaidade dos pais, um pouco pelo marketing das escolas e universidades, um pouco porque pessoas mais velhas querem fazer sexo com esses jovens, e o blábláblá de que são legais funciona melhor quando você quer levar um deles ou uma delas para a cama. (Luiz Felipe Pondé)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.03.2019 06:13h
Segunda maior central

Mudança nas regras da contribuição faz Força Sindical atrasar salários dos funcionários

 

A Força Sindical, segunda maior central do país, já começou a sentir os reflexos da decisão do governo Jair Bolsonaro, que fixou novas regras para o pagamento da contribuição sindical. Atrasou os salários de seus funcionários.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.03.2019 06:10h
Posição da Polícia

Isaías de Diogo cobra elucidação de crime de ex-vereador

 

Presidente da Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher da Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Isaías de Diogo (PSC) informou, nesta segunda-feira (18), que cobrará da Polícia Civil a elucidação do assassinato do ex-vereador Etevaldo de Jesus (Foto ilustração) , que teve seu corpo encontrado no dia 2 de outubro de 2016 em um terreno baldio, com marcas de pedradas. “Tivemos no Rio de Janeiro o caso da vereadora Marielle Franco, que também foi assassinada, e em um ano se descobriu os acusados da morte e queremos que os assassinos do ex-vereador Etevaldo de Jesus paguem pelo crime que cometeram”, afirmou o vereador. Isaías de Diogo anunciou que irá ao Complexo Policial, juntamente com os demais membros da comissão, os vereadores Gerusa Sampaio (DEM) e Ronaldo Caribé (PTC), também conhecido como Ron do Povo. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.03.2019 06:02h
Ação do "rapa"

Luiz da Feira pede ao Governo Municipal respeito aos camelôs

 

As ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através dos prepostos, também foram criticadas pelo vereador Luiz da Feira (PC do B - foto), nesta segunda-feira (18), na Câmara Municipal de Feira de Santana. O edil, que já foi camelô, pediu respeito e citou uma ação considerada “truculenta” contra uma ambulante, no centro da cidade, que estava com seu filho. “Às vezes ele (camelô) está ali tomando sol e chuva e o secretário está no ar-condicionado. Tem que ter respeito pelo camelô do nosso centro da cidade”, defendeu. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.03.2019 06:01h
Sobre os camelôs

"Prefeito, deixe o povo trabalhar, pelo amor de Deus", pede Zé Curuca

 

O discurso do vereador Zé Curuca (DEM), nesta segunda-feira (18), na Câmara Municipal de Feira de Santana, também foi sobre a situação dos camelôs, que segundo ele têm sofrido com as ações dos prepostos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Prefeito, deixe o povo trabalhar, pelo amor de Deus! Eu já tomei carreira do ‘rapa’ com cesto de fruta na cabeça, era ali que eu tirava o sustento da minha família, foi ali que dei estudo aos meus filhos”, afirmou, lembrando o período em que trabalhou como vendedor de verduras no Centro de Abastecimento. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.03.2019 05:56h
Dia do Autismo

Cadmiel Pereira destaca sessão especial sobre políticas públicas para autistas

 

Acontecerá no dia 5 de abril uma sessão especial na Câmara Municipal de Feira de Santana, para tratar de políticas públicas em prol dos autistas do Município. De acordo com o vereador Cadmiel Pereira (PSC), no dia 7 de abril acontecerá uma grande caminhada, chamando a atenção para a demanda dos autistas, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente no dia 2 do mesmo mês. O vereador também é autor de dois projetos que tramitam na Casa da Cidadania sobre o assunto. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.03.2019 05:53h
Capacitação

Vereadoras participam de Congresso em Aracaju

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou nesta segunda-feira (18), por unanimidade dos presentes, Projeto de Decreto Legislativo 03/2019, que autoriza as vereadoras Eremita Mota (PSDB) e Gerusa Sampaio (DEM) a participarem do 963º Curso de Capacitação para Vereadores na cidade de Aracaju (SE), entre os dias 19 e 23. As despesas ficarão por conta do Legislativo. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.03.2019 05:50h
Greve na Educação

Marcos Lima pede que professores retornem à sala de aula

 
Vereador Marcos Lima (PRP)

Vereador Marcos Lima (PRP)

O vereador Marcos Lima (PRP), líder do Governo na Casa da Cidadania, pediu nesta segunda-feira (18), que os professores da rede municipal, em greve desde o dia 11, retornem à sala de aula. Ele explicou que o projeto já está na Casa e vai ser votado. “Existe o rito, mas assim que aprovar o parecer, vai a votação”, disse, informando que o projeto do Governo Municipal que trata do reajuste da categoria já está tramitando e deve entrar em votação ainda esta semana. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 17:10h
Senado Federal

Procons debatem superendividamento na CTFC

 

O superendividamento dos brasileiros é tema de uma reunião de trabalho marcada para a próxima quarta-feira (20) na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). Representantes da Associação Brasileira de Procons discutem o assunto com os senadores a partir das 14h. (Foto ilustração).

Durante a reunião de trabalho, os parlamentares devem definir uma estratégia para a tramitação de projetos de lei que atualizam o Código de Defesa do Consumidor na área do superendividamento, além do fortalecimento dos Procons. A iniciativa da reunião é do presidente da CTFC, senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL).

Um levantamento divulgado pelo Procon e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo revela que o descontrole financeiro, o desemprego e a redução de renda são responsáveis por 80% das causas de endividamento de consumidores que ganham entre R$ 1,5 mil e R$ 10 mil por mês. Dos 20 maiores credores listados, 15 são bancos. (Agência Senado).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 16:50h
Câmara Federal

Frente parlamentar em defesa da Previdência realiza seminário nesta quarta-feira

 

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social realiza nesta quarta-feira (20) o seminário "PEC 6/19: o desmonte da Previdência Social pública e solidária”, que vai avaliar a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo Poder Executivo. O evento ocorrerá após ato de relançamento da frente parlamentar, previsto para as 9 horas, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. (Foto ilustração).

O seminário terá sete palestras que ocorrerão ao longo do dia: Propostas do Governo para a Previdência no Brasil; Reflexos da Capitalização - Experiência de Aposentadorias no Chile; O Sistema Previdenciário na América Latina e na Argentina; A Previdência que o trabalhador precisa – Princípios Gerais: Trabalhadores CLT; A expectativa para os trabalhadores no serviço público com as reformas propostas; A Previdência dos trabalhadores rurais; e Reforma Tributária Solidária - Alternativa para preservar a seguridade social e promover a justiça fiscal. (Agência Câmara).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 16:30h
Reforma da Previdência

Guedes diz que governo corre para enviar projeto de aposentadorias de militares na quarta-feira

 

 O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto ilustração), afirmou nesta segunda-feira que o governo ainda está correndo para tentar finalizar o projeto com as mudanças nas aposentadorias dos militares para que seja ele enviado até quarta-feira, mas que ajustes ainda estão sendo feitos.

“O presidente não viu ainda. Estamos correndo para ver se entra na quarta, que era a ideia inicial. O presidente vê aí e manda para o Congresso”, disse Guedes em conversa com jornalistas em Washington, onde acompanha a visita de Bolsonaro e outros ministros.

Bolsonaro chegua de volta ao Brasil na madrugada de quarta e já quinta-feira viaja para o Chile. A intenção é que o presidente aprove os ajustes a tempo de enviar o projeto ao Congresso ainda na quarta, como prometido aos parlamentares.

Os deputados disseram que a reforma geral da Previdência não avançará enquanto o projeto para os militares não chegar ao Congresso. (Reuters).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 16:00h
Amélia Rodrigues

MP aciona Prefeitura e Embasa por fornecimento irregular de água em distrito

 

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Marcel Bittencourt, acionou hoje, dia 18, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e o Município de Amélia Rodrigues, para fornecerem água através de caminhões-pipa ou outro meio alternativo e eficaz, sempre que ocorrer suspensão do abastecimento de água no distrito de São Bento do Inhatá. A água deve ser fornecida em quantidade e com periodicidade suficiente para atender as necessidades de todos os moradores da localidade. Caso a Justiça acate a ação, a Embasa deverá elaborar planilhas “detalhadas” comprovando o atendimento à população. (Foto ilustração).

A ação foi ajuizada após o promotor receber, na semana passada, um abaixo-assinado no qual 161 moradores de São Bento do Inhatá relatam que, no distrito, a interrupção do fornecimento de água chega a durar semanas. Segundo Marcel Bittencourt, os moradores contam também que a Embasa, apesar das interrupções, “continua a enviar as faturas mensais, inclusive, advertindo os consumidores que, em caso de atraso no pagamento, o fornecimento será suspenso”. O promotor de Justiça afirma que, antes de ajuizar a ação, o MP tentou “diversas vezes resolver extrajudicialmente a questão da deficiência no abastecimento de água em distritos de Amelia Rodrigues, como São Bento do Inhatá, bem como a falta de abastecimento convencional de água, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 15:30h
Feira de Santana

Prefeito Colbert Filho visita fábrica de iluminação no Centro Industrial do Subaé

 

Acompanhado do presidente da Agência de Regulação do Município, Denilton Brito, o prefeito Colbert Martins Filho, em seu périplo pelas empresas instaladas no Centro Industrial do Subaé (CIS), visitou a G-light, uma das maiores fabricantes do segmento de iluminação da América Latina. (Foto ilustração).

Fundada há duas décadas pelo empresário australiano Gerhard Marshaling, a G-light tornou-se referência em comercialização de artigos de iluminação, apostando na inovação tecnológica. A empresa opera numa área de mais de 30 mil metros quadrados, e conta com um portfólio de produtos abrangentes e contemporâneos.

Em fase de ampliação da sua planta, a empresa está investindo U$ 100 mil na implantação do maior laboratório do Norte e Nordeste, equipado para aferir, em sua linha de montagem, o funcionamento de todo o tipo de luminária, avaliando o nível de qualidade e o tempo de vida útil; medições elétricas, fotométricas e mecânicas.

“Nosso foco é o aprimoramento constante da oferta de produtos de tecnologia avançada, como na produção de reatores, luminárias de alto rendimento e a iluminação por LED, mais econômicas e importantes para a sustentabilidade do planeta”, ponderou Gerhard Marshaling, diretor-presidente do grupo. (Secom/Fsa).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 15:00h
Transporte por aplicativo

Rival do Uber nos EUA, Lyft espera levantar US$ 2 bilhões com abertura de capital

 

A Lyft, empresa concorrente do Uber no mercado de transporte por aplicativo, espera captar até US$ 2 bilhões com a listagem de ações em Nova York, informou nesta segunda-feira (18) a companhia. O anúncio veio enquanto a empresa está iniciando uma série de apresentações a investidores. (Foto ilustração).

O Uber também se prepara para abrir capital nos próximos meses, mas ainda não divulgou a expectativa de captação com a venda das ações.

Sediada em São Francisco, a Lyft disse em um comunicado que pretende ter uma precificação entre US$ 62 e US$ 68 por papel. No ponto mais alto da faixa indicativa, a Lyft teria um valor de mercado de US$ 19,64 bilhões, incluindo lote suplementar.

As ofertas iniciais (IPO, na sigla em inglês) de Uber e Lyft são um divisor de águas para os unicórnios de tecnologia do Vale do Silício, que durante anos esnobaram o mercado de ações para levantar capital de forma privada.

No entanto, a recuperação do mercado nos últimos anos — juntamente com o desejo de investidores iniciantes de se desfazerem de suas posições nas empresas — está levando muitas empresas de tecnologia, incluindo Airbnb, Slack e Stripe, a planejar venda de ações em bolsa.

Quando vier a público, o Uber espera uma valorização de até US$ 120 b...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 14:30h
Tribunal de Contas dos Municípios

Novo presidente do TCM defende fiscalizar qualidade dos serviços

 

Novo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), Plínio Carneiro Filho (foto ilustração) quer que a Corte amplie a fiscalização dos serviços na cidade. “Em cima disso, eu entendo que nós temos que fazer uma mudança no nosso modus operandi. Para ser bastante simples e coloquial, o tribunal analisa hoje papel. As gestões municipais viraram hoje prestadoras de serviços. (...) O cidadão não quer ir ao posto de saúde e ficar duas, três, quatro horas para ser atendido. Levar o filho doente e não ter um médico para atender. Nem ele nem qualquer um de nós. Essa é a grande dificuldade que os órgãos de controle têm hoje para alcançar a boa prestação do serviço público. Ou seja, fiscalizar a boa prestação do serviço. A cultura nossa de vários anos tem sido a de analisar papel”, declarou.

Para o conselheiro, o TCM tem de atuar na fiscalização, sobretudo, de dois temas: saúde e educação. “O nosso pessoal hoje está mais voltado para análise da prestação de contas. Que é um trabalho que pode ser substituído, em sua grande parte, pela inteligência artificial. Só que a tecnologia da informação não pode substituir o olho do homem numa fiscalização no posto de saúde, numa escola, por isso que nós temos que tirar o servidor daqui para ir ao município para verificar se o serviço está sendo pr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 14:00h
Dívida de R$ 38 milhões

Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã

 

O governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou hoje (18) que vai decretar no Diário Oficial de amanhã (19) a caducidade do contrato de concessão do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. O governador Wilson Witzel disse que a decisão foi tomada por descumprimento do contrato por parte da concessionária Complexo Maracanã Entretenimento S.A. (Foto ilustração).

Segundo o governo estadual, a concessionária não paga as parcelas de outorga previstas no contrato de concessão desde maio de 2017, o que gerou uma dívida de R$ 38 milhões com os cofres públicos.

Além disso, a concessionária não renovou a garantia, que deveria cobrir os pagamentos ao estado em caso de falta. O governo também decidiu punir a concessionária e suas controladoras com dois anos de inidoneidade, o que impede que elas assinem outros contratos com o poder público.

"Estão usando um equipamento do estado, não estão pagando e, pior, os clubes estão reclamando. Tudo errado", disse o governador. Com a publicação da caducidade amanhã, a concessionária terá que deixar o estádio em até 30 dias, e a administração será assumida pelo estado por meio de uma Comissão Consultiva com sete membros.

O governo trabalha na elaboração de uma permissão de uso para que o estádio possa ser administrado enquanto um no...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 13:00h
Feira de Santana

Ícaro Ivvin é o novo superintendente do Procon

 

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/FSA) tem novo comando desde o último sábado, 16. O advogado Ícaro Ivvin de Almeida Costa Lima (Foto) assume o posto no lugar de Suzana Oliveira Ferreira Mendes. A mudança foi publicada no Diário Oficial.

Ícaro Ivvin já foi secretário de Serviços Públicos e procurador da Câmara Municipal de Vereadores. (Secom/Fsa).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 12:00h
Infraestrutura - Setor aeroportuário

Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos

 

O Ministério da Infraestrutura publicou hoje (18) no Diário Oficial da União edital de chamamento público para interessados em realizar estudos técnicos para a concessão de 22 aeroportos em todo o país. Por meio de sua conta na rede social Twitter, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, confirmou a publicação. (Foto ilustração).

“Conforme anunciado após sucesso do primeiro leilão de aeroportos em blocos, publicamos hoje no Diário Oficial da União o edital de chamamento para mais uma rodada de concessão de 22 terminais aeroportuários”.

Freitas destacou que os projetos serão estruturados em três blocos: Bloco Sul, composto pelos aeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Londrina (PR), Joinville (SC), Bacacheri (PR), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS); Bloco Nortes, composto pelos terminais de Manaus, Porto Velho (RO), Rio Branco, Cruzeiro do Sul (AC), Tabatinga (AM), Tefé (AM) e Boa Vista; e Bloco Central, composto pelos aeroportos de Goiânia, São Luís, Teresina, Palmas, Petrolina (PE) e Imperatriz (MA).

“O presente edital tem por objetivo chamar pessoas físicas ou jurídicas de direito privado interessadas na apresentação de projetos, levantamentos, investigações e estudos (estudos técnicos) que subsidiem a modelagem da concessão para a expansão, exploração e manutenção dos aeroport...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 11:40h
Brumado

Câmara aprova projeto para implantação de energia solar nas escolas municipais

 

O projeto de Lei nº 033/2019, de autoria do executivo municipal, que dispõe sobre o empréstimo de R$ 5 milhões, junto ao Banco do Brasil, para implantação de sistema de energia solar nos prédios escolares do município de Brumado, foi aprovado em segunda votação. A sessão da Câmara de Vereadores aconteceu na manhã desta sexta-feira (15). A votação contou com dez votos favoráveis da base aliada do prefeito, com a abstenção da vereadora Ilka Abreu (PR), e dois votos contrários da base oposicionista, formada pelos vereadores José Ribeiro Neves (PT) e Edmilson Aguiar (PV), o Lek Cabeleireiro. (Foto ilustração).

O projeto agora retorna ao executivo com o aval do parlamento para ser sancionado tão logo possam ser iniciados os trâmites para instalação dos equipamentos nas unidades de ensino. Em sua justificativa, a administração diz que, com a implantação do sistema de refrigeração mediante a instalação de mais de 800 aparelhos de ar-condicionado, a despesa de energia das escolas passará de mais de R$ 34 mil para mais de R$ 87 mil. Já com o sistema de captação de energia solar, a expectativa é de que, em um prazo de cinco anos, haja uma redução significativa para apenas R$ 1.700. “O projeto é tão autossustentável que ele se paga sozinho”, defende o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). (acheisudoeste).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 11:20h
DEM e o governo Bolsonaro

Planalto tenta atrelar indicações de cargos ao DEM e cúpula do partido se irrita

 

A cúpula do Democratas não teria aprovado a tentativa do Palácio do Planalto em relacionar indicações de cargos ao partido. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, a face mais exposta do impasse está no Ministério da Educação. (Foto ilustração).

Segundo a coluna, dirigentes da legenda se irritaram com a vinculação de nomes que já atuaram na pasta e estão cotados para voltar a uma suposta reivindicação partidária.

Com a crise que se arrasta no Ministério da Educação, Leonardo Leão, que atuou na gestão de Mendonça Filho (DEM-PE) na pasta, deverá ser nomeado diretor no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Nos bastidores do Planalto, a indicação foi atrelada ao partido. (bahia.ba).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 11:00h
Mercado Financeiro

Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC

 

A atividade econômica iniciou o ano em queda. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou retração de 0,41%, em janeiro, em relação a dezembro, segundo dados divulgados hoje (18) pelo Banco Central (BC). (Foto ilustração).

Na comparação com janeiro de 2018, o crescimento chegou a 0,79% (sem ajuste para o período). Em 12 meses encerrados em janeiro, o indicador apresentou crescimento de 1%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para instituições financeiras consultadas pelo BC, o PIB deve crescer 2,01%, neste ano. (Valéria Aguiar).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 10:40h
Alta Estação

Bahia atraiu seis milhões de turistas neste Verão

 

O Verão termina na próxima quarta-feira (20), mas a Bahia já pode comemorar alguns resultados da estação. Seis milhões de turistas visitaram o estado neste período, o que representa expansão da atividade em aproximadamente 7,5%, segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur). "Ocupação hoteleira em alta é sinônimo de movimentação econômica e geração de empregos”, ressaltou Fausto Franco, titular da pasta. Segundo o secretário, foram mais de R$ 6 bilhões movimentados na Bahia neste período. (Foto ilustração).

Na alta temporada, os destinos mais procurados foram Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo, Salvador e Praia do Forte. "A ampliação da infraestrutura, como a melhoria nos aeroportos, das estradas e o pleno funcionamento do metrô na capital, contribuíram muito para atrair visitantes", acrescentou Fausto. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal destacaram-se entre os principais emissores de turistas nacionais. Entre os estrangeiros, as nacionalidades mais presentes foram a argentina, espanhola, italiana, francesa, alemã e norte-americana. Este fluxo turístico colocou a Bahia entre os cinco estados mais visitados durante as férias escolares, de acordo com o Ministério do Turismo.

Até novembro, a Bahia estará presente em 32 feiras internacionais de turismo e 21 eventos nacionais, a fim de divulgar atrativos turísticos e trazer um número ainda ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 10:20h
Crise de identidade

Com a bancada mais inexpressiva da sua história, MDB patina entre o novo e o velho

 

O MDB velho de guerra está cansado, sem norte. Na Câmara, com bancada reduzida para 34 deputados, a mais inexpressiva da sua história, o partido que já foi liderado por Ulysses Guimarães sofre crise de identidade. É que os novos deputados eleitos em 2018 não querem saber das velhas lideranças, representadas pelo seu atual presidente nacional, Romero Jucá. Nem mesmo as cumprimenta. O partido não tem nem mesmo interessados em assumir sua presidência. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração).

Perdidos, os antigos do MDB não sabem nem mesmo a quem se dirigir. Não há líderes que se destaquem, entre os novos do MDB.

Para entender o que acontece, Jucá se reuniu antigas lideranças do velho MDB, como Moreira Franco, mas ninguém sabe o que fazer.

O governador Ibaneis Rocha (DF) aceitaria presidir o partido, mas o estatuto veda essa função aos que ocupam cargos no Poder Executivo.

A cúpula do MDB apelou ao ex-presidente Michel Temer para assumir o comando do partido. Ele recusou: afastou-se da política para sempre. (DP).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 10:10h
Suprema Corte

Fux nega que haja crise institucional entre STF e MP

 

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux (foto), disse hoje (18) que não há nenhuma crise institucional entre o Ministério Público e o STF. "MP e STF sempre se relacionaram e isso continuará", disse Fux, antes de evento na Fundação Getulio Vargas (FGV).

Sobre a questão do Caixa 2, segundo ele, o destino da ação penal, se irá para a Justiça Federal ou Eleitoral, continua sendo prerrogativa do MP.

"No momento da denúncia, o Ministério Público termina de enquadrar as condutas [criminosas]. É nesse momento que você verifica para que Justiça vai. Se oferecer a denúncia por crime eleitoral vai para a Justiça Eleitoral. Se for por crime federal vai para a Justiça Federal. O Caixa 2, por exemplo, depende da origem do dinheiro. Se você aplica na Justiça Eleitoral um dinheiro ilícito, você está lavando dinheiro", disse Fux. (Agência Brasil).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 10:00h
Queda de braço

Zé Rocha diz que Maria Quitéria vai permanecer na Codeba, apesar de anúncio de Onyx

 

O deputado federal José Rocha (PR) disse que Maria Quitéria vai permanecer na gerência de Assuntos Estratégicos da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), apesar do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), anunciar a demissão da ex-prefeita de Cardeal da Silva. (Foto ilustração: Quitéria e José Rocha).

"Ela continua lá como gerente. Ela vai continuar como gerente", declarou, durante visita da deputada federal Joyce Hasselman (PSL) ao Senai Cimatec e a Escola Sesi Djalma Pessoa, em Piatã, na capital baiana.

O republicano afirmou, ainda, que permanece na liderança do PR na Câmara, mas declarou que pode ser substituído por causa do rodízio na sigla. “Se for fazer o rodízio, tudo bem. É normal”, pontuou. (BN).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 09:35h
Feira de Santana

Sindesp reivindica plano de carreira em separado para cada categoria, caso Prefeitura atenda APLB

 

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Feira de Santana, Hamilton Ramos, está reivindicando do prefeito Colbert Martins Filho "tratamento igualitário" para todas as categorias de servidores da administração municipal, caso atenda a APLB e retire os professores do atual Plano de Carreira do funcionalismo, a lei número 01/94. (Foto ilustração: Hamilton Ramos e Marlede).

Hamilton esteve em audiência com o prefeito, na última sexta-feira, para fazer o que chamou de "alerta". Ele disse que os trabalhadores se encontram hoje sob um Plano De Carreira único e que destacar os professores "somente se justifica se isto for feito para as outras classes". Do seu ponto de vista, todos os servidores municipais tem a sua importância, do ponto de vista da prestação dos serviços públicos, "não havendo superioridade de um segmento para o outro".

O dirigente sindical disse que a prioridade do prefeito, em relação aos professores, é criar mecanismos para estabelecer a meritocracia: vantagens na remuneração de acordo com metas atingidas junto ao desempenho dos alunos nos exames de avaliação de aprendizado. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 09:30h
Sítio do Mato

Justiça Eleitoral cassa diploma de prefeito e vice

 

A Justiça Eleitoral cassou o diploma eleitoral do prefeito de Sítio do Mato, Alfredo de Oliveira Magalhães Júnior, conhecido como Alfredinho (PDT - foto), e da vice-prefeita Sofia Márcia Nunes Gonçalves.

A decisão expedida pelo juiz da 71ª Zona Eleitoral de Bom Jesus da Lapa, Roberto Paulo Prohmann Wolff, foi publicada no Diário da Justiça Eleitoral nesta segunda-feira (18).

A ação foi proposta pela coligação Juntos pela Renovação, que apontou abuso de poder econômico na gestão do prefeito em 2016. De acordo com os autos do processo, os denunciantes informaram que o prefeito gastou, só no primeiro semestre do ano de 2016, R$ 34.020,00 com publicidade em rádio local. “No mesmo período dos anos precedentes, gastou R$0,00 (2013), R$2.500,00 (2014) e R$10.200,00 (2015)”, diz a acusação.

Em sua defesa, o prefeito Alfredinho argumentou que a despesa de publicidade questionada pela coligação “trata-se de dispêndios oficiais de todos os setores do município e que não têm o condão de beneficiar a imagem da autoridade com vistas ao pleito eleitoral e que a publicidade atende aos princípios constitucionais da publicidade e da continuidade do serviço público”.

Além da cassação do diploma, o juiz eleitoral condenou o prefeito à inelegibilidade pelo prazo de oito anos a contar da data da eleiç&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 09:20h
Governo Federal

Governo publica decreto que aplica critérios da Ficha Limpa para nomeação de cargos em comissão

 

O governo publicou no "Diário Oficial da União" (DOU) desta segunda-feira (18) um decreto que aplica critérios da lei da Ficha Limpa para nomeação de cargos em comissão no Executivo Federal. (Foto ilustração).

Em janeiro o governo já havia manifestado a intenção de editar o decreto, como uma das medidas prioritárias para os 100 primeiros dias do mandato do presidente Jair Bolsonaro.

Os cargos em comissão de que trata o texto são os conhecidos como DAS e FCPE. São cargos da administração pública tidos como de confiança e não são preenchidos por concurso público. Isso não significa que servidores concursados não podem ocupá-los.

Pela nova norma, não poderão exercer cargos em comissão pessoas que caírem nos critérios de inelegibilidade da Ficha Limpa.

Há também outros requisitos a ser cumpridos, que são mais rígidos quanto maior for a remuneração do cargo em comissão.

De acordo com o texto, são critérios gerais para as nomeações: - Idoneidade moral e reputação ilibada; - perfil profissional ou formação acadêmica compatível com o cargo ou a função para o qual tenha sido indicado; - aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Atualmen...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 09:00h
Crise na Venezuela

Maduro pede renúncia de ministros, após apagão

 

Após o apagão de quase uma semana na Venezuela, o presidente Nicolás Maduro (foto ilustração) anunciou a reestruturação do seu gabinete. Ele pediu que todos os ministros coloquem os cargos à disposição. O vice-presidente da República, Delcy Rodríguez, comunicou a decisão.

"O presidente Nicolás Maduro pediu a todo o gabinete executivo para colocar seus encargos, com o fim dos efeitos de uma profunda reestruturação dos métodos e funcionamento do governo bolivariano para proteger a pátria de Bolívar e [Hugo] Chávez [presidente já morto da Venezuela] de qualquer ameaça", disse Rodriguez em sua conta no Twitter.

Há dois dias, Maduro anunciou a intenção de mudanças para “otimizar a gestão do governo e proteger o país contra novas ameaças”. "É uma luta moral e espiritual de um país inteiro pela honestidade, pela eficiência e pelos bons serviços", afirmou.

A iniciativa ocorre no momento em que há um impasse na Venezuela entre Maduro e Juan Guaidó, presidente autodeclarado. Mais de 50 países, incluindo o Brasil, apoiam Guaidó, enquanto China, Rússia e Turquia estão ao lado de Maduro. Há protestos constantes, de ambos os lados, nas principais cidades venezuelanas. (Com informações da Telesur, emissora multiestatal de televisão com sede na Venezuela/AB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 08:40h
Barreiras

Prefeitura abre Processo Seletivo com 80 vagas de estágio para a Procuradoria Geral do Município

 

A Prefeitura Municipal de Barreiras torna público que estão abertas as inscrições para o 3º Processo Seletivo de Candidatos ao Estágio de Nível Superior em Direito, para a Procuradoria Geral do Município de Barreiras e o Tribunal de Justiça da Bahia. As vagas são para cadastro de reserva (CR). O exame de seleção será realizado em 13 de abril de 2019. (Foto ilustração).

As inscrições começaram dia 14 e se encerra dia 19 de março, na PGM que fica na sede da Prefeitura, no bairro Aratu, antigo Fórum da cidade. (falabarreiras).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 08:05h
Governador Mangabeira

Justiça concede medida protetiva a advogada agredida em via pública por vereador

 

A Justiça concedeu o pedido de medidas protetivas de urgência à advogada Dra. Verônica Barbara de Medrado Patrocínio, que mantinha um relacionamento amoroso há aproximadamente um (1) ano com o advogado e vereador da cidade, Dr. Cronor da Costa Silva. (Foto ilustração).

A advogada Dra. Verônica Barbara de Medrado Patrocínio denunciou as agressões à Polícia Civil que investiga o caso, a agredida por meio de seu advogado, também solicitou as medidas protetivas nesta semana. O juiz subistituto da Comarca de Governador Mangabeira/Ba, Dr. Rafael Barbosa da Cunha, expediu uma medida protetiva obrigando o advogado/vereador a manter uma distância de 200 metros da vítima e de seus familiares. A medida com base nos artigos 19 e 22 da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) ainda prevê prisão do advogado/vereador caso ele tente ir na casa da vítima ou tente manter contato com eventuais testemunhas oculares das agressões sofridas pela advogada em via pública ocorrido na última segunda-feira (11/março) em Governador Mangabeira.

A advogada que atuava em Salvador, disse com exclusividade para a nossa reportagem que montou um escritório na cidade a convite do advogado/vereador acreditanto em supostas promessas feitas por ele. Iludida pelas supostas promessas, a mesma se instalou na cidade onde pretendia atuar profissionalmente, mas segundo ela, ao procura-lo, acabou descobrindo da pior maneira que ele já tinha um relacionamento com uma outra mulher que também o ajudou a agredi-la.

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 07:50h
Economia

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros

 

Instituições financeiras preveem que a Selic deve permanecer este ano no atual patamar. Para 2020, a expectativa é de aumento da taxa, encerrando o período em 8% ao ano. (Foto ilustração).

O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia da reunião, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.

O Banco Central atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.

A Selic, que serve de referência para os demais juros da economia, é a taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

A manutenção da Selic no atual patamar, como prevê o mercado financeiro, indica que o Copom considera as alterações anteriores nos juros básicos suficientes para chegar à meta de inflação, objetivo que deve ser perseguido pelo BC.

Ao reduzir os juros básicos, a tendência é diminuir os custos do crédito e incentivar ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 06:45h
Ponto de Vista

Não tem porque continuar com as mesmas práticas na captação de votos em 2020

 

A eleição de 2018, que escolheu um presidente da República sem dinheiro, estrutura partidária e tempo de rádio e TV no horário eleitoral gratuito, é um indício de que a política deve mudar também nos municípios. É que em 2020 teremos eleições para prefeito e vereadores. A política do toma lá da cá, prática que vem de décadas, pode estar no fim. Quando nada é o que eu desejo. Práticas como empregos para afilhados, ajuda de custo, assistencialismo social, contratação de cabos eleitorais, podem não dar mais os mesmos resultados eleitorais. As apostas estão no discurso de propostas, no comprometimento de defender o povo e, principalmente, honestidade nas ações e no zelo pelo bem público. Esse é um assunto polêmico e com certeza deverá ser tema de muita discussão, principalmente levando-se em consideração a atual composição das Câmaras Municipais. Em tempo: A partir de hoje, sempre estarei às segundas-feiras, no site Bahia na Política, trazendo um tema para o internauta, apresentando o nosso ponto de vista ou fazendo um alerta à sociedade.

Jair Onofre

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 06:38h
Feira de Santana

Zé Neto: "Se Nery não quiser ficar no PT pode sair"

 

O deputado federal Zé Neto (PT -  foto ilustração ao lado de Alberto Nery), na quinta-feira (14), surpreendeu os presentes na inauguração do seu escritório político, quando se referiu ao colega partido, Alberto Nery. “Se não quiser ficar no PT pode sair”. Zé Neto não tem gostado das movimentações de Alberto Nery na política local, em especial na Câmara Municipal. (Programa Jornal da Povo – Rádio Povo FM)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 06:34h
Feira de Santana

MP vai investigar preenchimento de cargos no Município

 

O modelo de preenchimento de cargos e postos de trabalho nos poderes Executivo e Legislativo em Feira de Santana será alvo de investigação do Ministério Público (MP). A 21ª Promotoria de Justiça já instaurou procedimento para apurar o caso.

Um inquérito civil (nº 596.9.40739/2019) já foi instaurado para apurar esse modelo, que o MP considera como “supostamente ilícito”. O procedimento foi instaurado de ofício, a partir da iniciativa do promotor Tiago Quadros. O inquérito foi instaurado dia 11 de março. (Fabrício Almeida)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.03.2019 06:26h
Feira de Santana

Robinson Almeida: "Zé Neto é o nome natural do PT para prefeito"

 

O mais novo feirense, deputado estadual Robinson Almeida (PT), na inauguração do escritório político de Zé Neto, e que também vai contar com a sua presença, entrevistado pelo dirigente e radialista Gerinaldo Costa sobre as eleições de 2020, disse: “Zé Neto é o nome natural do PT para prefeito em 2020 em Feira de Santana”. (Foto ilustração: Robinson Almeida e Zé Neto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


União Médica

 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia