Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 

Entrevista: Empresário Flávio Rocha
“O Estado gasta com privilégios e falta o essencial”

Empresário bem sucedido, dono da rede de lojas Riachuelo, uma das maiores do Brasil, o pré-candidato à presidência da República Flávio Rocha (PRB) esteve em Feira de Santana. Em um encontro conturbado com empresários, já que sua palestra não passou de 15 minutos, falou sobre direita e esquerda e “nós contra eles”. Antes da palestra, em entrevista coletiva à imprensa, disse que o momento é de parceria dos que produzem, geram riquezas e empregos e que pagam a conta desta gigantesca farra estatal. Ele entende que próxima eleição, que é a mais importante da história do Brasil, pelo menos no período pós-democratização, é um conflito avesso a todos esses conflitos artificiais que foram gerados e que uma pequena elite da aristocracia burocrática puxa a carruagem que está em cima. Ou seja, “os conflitos do que produzem e os que parasitam na máquina estatal”.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Enviado por Jair Onofre - 20.03.2021 07:37h
José Carlos Teixeira

Confundir e explicar não são a mesma coisa

 


“As suas melhores armas são a informação e a prevenção”, está escrito no hotsite do Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus (http://www.feiradesantana.ba.gov.br/coronavirus/), abrigado no site oficial da Prefeitura de Feira de Santana e concebido para a nobre missão de deixar o contribuinte informado sobre o novo coronavírus que assombra a humanidade e a doença por ele causada que já deixou um saldo superior a 2,6 milhões de mortes mundo afora.

A frase é bonita, mas, na prática, o que ali está valendo mesmo é uma antiga boutade do comunicador José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, falecido em 1988. “Eu vim para confundir e não para explicar”, costumava dizer o Velho Guerreiro, para riso dos fãs que lotavam os auditórios de seus programas na tevê e horror dos críticos de plantão.

Confusão, aliás, há de sobra no tal hotsite. A começar pela que se faz entre coronavírus (o vírus) e covid-19 (a doença por ele causada). Não, senhores, não são a mesma coisa. Uma é causa, outra consequência. Daí, fica estranho falar em “tratamento do coronavírus”, quando o mundo todo quer é exterminar o desgraçado. A gente trata a doença e os sintomas dela, não o agente que a provocou. Parece aquela velha piada do remédio para muriçoca.

Há recomendações opostas. Por exemplo, em uma página se diz que quem estiver doente deve ficar em casa; em outra, se diz que deve procurar atendimento médico. Afinal, o paciente fica em casa ou vai ao médico?

Diz num trecho que não existe tratamento específico para a doença. Mais adiante, diz que o acometido deve procurar ajuda médica para iniciar o tratamento. Hã?

O mais hilariante é um trecho que diz que o paciente que recebeu alta deve ficar atento para "sinais respiratórios". Ou seja, se notar algum sinal de que está respirando, deve voltar correndo para o médico; quer dizer, se não tiver sinal respiratório algum é porque está tudo bem. Seria para embolar de rir se não fosse trágico.

Para a prevenção, recomenda lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização (mas não diz quais são esses momentos). E prossegue: se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. Pergunto eu: sabão comum não serve? Só serve sabonete?

Há omissões absurdas. O planejamento da vacinação diz, por exemplo, que na primeira fase serão imunizados os idosos com 80 anos ou mais; na segunda fase, as pessoas com idade entre 60 e 74 anos. E os que têm entre 74 e 80 anos não serão vacinados? Terão que buscar a vacina em outro município?

Como o Velho Guerreiro também dizia: “Quem não comunica se trumbica!”

*José Carlos Teixeira é jornalista e ainda não foi vacinado contra o novo coronavírus.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

Comentários:

 
Sem comentário para essa postagem!
 

Comente:

 

Nome:

Comentário:

 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia