Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor da terceira dose de vacina contra a covid - 19?



Parcial
 
 

Entrevista: Empresário Flávio Rocha
“O Estado gasta com privilégios e falta o essencial”

Empresário bem sucedido, dono da rede de lojas Riachuelo, uma das maiores do Brasil, o pré-candidato à presidência da República Flávio Rocha (PRB) esteve em Feira de Santana. Em um encontro conturbado com empresários, já que sua palestra não passou de 15 minutos, falou sobre direita e esquerda e “nós contra eles”. Antes da palestra, em entrevista coletiva à imprensa, disse que o momento é de parceria dos que produzem, geram riquezas e empregos e que pagam a conta desta gigantesca farra estatal. Ele entende que próxima eleição, que é a mais importante da história do Brasil, pelo menos no período pós-democratização, é um conflito avesso a todos esses conflitos artificiais que foram gerados e que uma pequena elite da aristocracia burocrática puxa a carruagem que está em cima. Ou seja, “os conflitos do que produzem e os que parasitam na máquina estatal”.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Enviado por Jair Onofre - 13.10.2021 11:00h
Ministério da Educação

MEC publica guia para tirar dúvidas sobre as notas do Enem

 

Para ajudar os participantes que farão as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame, disponibiliza gratuitamente o Guia do Participante — Entenda sua Nota no Enem, que explica a metodologia de correção das provas, a chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item). (Foto ilustração)

O guia está dividido em seis seções: “Calculando a nota”, “Entendendo outros aspectos do modelo de TRI”, “Procedimentos de correção”, “Processo de criação das questões”, “Principais dúvidas sobre a nota do Enem” e “Entendendo tecnicamente a nota da TRI”.

O Enem adota a metodologia TRI de avaliação das provas, que não considera apenas o número de acertos, mas, também, o desempenho do indivíduo por meio das "habilidades do avaliado e características das questões".

Cada questão é qualificada por meio três parâmetros: a proficiência, o grau de dificuldade e, ainda, a chance de acerto por "chute" — quando o estudante decide responder de forma aleatória e sem domínio do assunto exigido pela prova. As questões do Enem são pré-classificadas como fáceis, médias e difícices. A TRI faz uma análise "antichute" para calcular a nota final.

Na prática, o participante deve ter um desempenho melhor nas perguntas mais fáceis; caso acerte as mais difíceis e erre as mais fáceis, o método entende como chute, e a nota pode diminuir.

O foco do Guia do Participante está em tirar todas as dúvidas sobre a metodologia TRI, mas não explica quais são os critérios para a correção da redação.

Enem

O Enem avalia o desempenho individual dos participantes em quatro áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Tanto as provas impressas como as digitais serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. Já os estudantes que se inscreveram em setembro, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de manter a isenção de taxa, farão as provas em janeiro de 2022.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ao Prouni (Programa Universidade para Todos). A nota também serve como parâmetro para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os resultados do Enem também podem ser utilizados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para conferir as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
 

Comentários:

 
Sem comentário para essa postagem!
 

Comente:

 

Nome:

Comentário:

 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia