Pesquisadores da farmacêutica Oxford Vacmedix começaram a testar uma vacina contra o câncer de próstata, ovários e pulmão. A empresa responsável pela vacina foi criada por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido. (Foto ilustração)
Foram escolhidos 35 voluntários que receberão três doses do imunizante com um intervalo de duas semanas. Os vacinados serão acompanhados pela equipe de pesquisadores durante seis meses após as aplicações.
A vacina contra o câncer tem como foco a proteína survivina, que é liberada por células cancerígenas para enganar o sistema imunológico, fazendo com que o corpo não as ataque.
O produto possui uma versão sintética dessa proteína e ensina o organismo a reconhecer tumores e atacar essa substância.
Segundo os pesquisadores, os primeiros resultados foram promissores, mas é necessário cautela. Os responsáveis ainda ressaltam a importância de observar os possíveis efeitos colaterais a longo prazo nos voluntários.
Além disso, os cientistas também querem entender qual o impacto da vacina contra o câncer na sobrevivência dos voluntários. (Matheus Barros/Olhardigital)
|