A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa/Suvisa), se prepara para participar do 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária – Simbravisa, entre os dias 20 e 24 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB). (Foto ilustração)
Organizado pelo Grupo Temático de Vigilância Sanitária da Abrasco, o Simbravisa promove importantes reflexões sobre as práticas sanitárias e suas relações com o desenvolvimento econômico, social e políticas de saúde. Criado em 2002, se consolidou como principal espaço de debate nacional sobre vigilância sanitária, reunindo pesquisadores, professores e estudantes da área, além de trabalhadores das VISAs e representantes da sociedade civil.
Maior simpósio de Vigilância Sanitária do país, o Simbravisa receberá apresentação de trabalhos científicos de técnicos da área vindos de todo o Brasil. Só do Estado da Bahia, serão apresentados mais de 70 trabalhos, divididos entre profissionais da Divisa e dos Núcleos Regionais de Saúde – NRS. A comitiva baiana que estará presente conta com 61 pessoas.
A edição de 2023 será o primeiro evento da área desde a pandemia de Covid-19. Sabe-se que a tragédia só não foi maior, no Brasil, por causa da capilaridade e estrutura do SUS. A comissão organizadora do 9º Simbravisa lembra que, com todas as contradições, a Vigilância Sanitária cumpriu seu papel, com o trabalho incessante de seus trabalhadores.
Segundo os organizadores do encontro, esse marco histórico será abordado em toda a programação, com o objetivo de fortalecer a memória – para que não se repita – , trocar experiências sobre os aprendizados da Vigilância Sanitária durante a crise pandêmica, e seguir a promessa de ser um espaço “entre o saber e o fazer”. (Comunicação/Suvisa)
|