Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 

Entrevista: Empresário Flávio Rocha
“O Estado gasta com privilégios e falta o essencial”

Empresário bem sucedido, dono da rede de lojas Riachuelo, uma das maiores do Brasil, o pré-candidato à presidência da República Flávio Rocha (PRB) esteve em Feira de Santana. Em um encontro conturbado com empresários, já que sua palestra não passou de 15 minutos, falou sobre direita e esquerda e “nós contra eles”. Antes da palestra, em entrevista coletiva à imprensa, disse que o momento é de parceria dos que produzem, geram riquezas e empregos e que pagam a conta desta gigantesca farra estatal. Ele entende que próxima eleição, que é a mais importante da história do Brasil, pelo menos no período pós-democratização, é um conflito avesso a todos esses conflitos artificiais que foram gerados e que uma pequena elite da aristocracia burocrática puxa a carruagem que está em cima. Ou seja, “os conflitos do que produzem e os que parasitam na máquina estatal”.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2023 08:02h
Universidades Estaduais

Universidades Estaduais da Bahia realizam atividades de paralisação nesta quinta (30)

 

 

Professoras e professores das estaduais baianas realizarão atividades de paralisação e atos de mobilização local nesta quinta-feira, 30. De acordo com a deliberação da categoria nas assembleias docentes, a paralisação ocorrerá na UESB, UESC e UEFS. Na UNEB, a categoria optou por não paralisar as atividades. O dia será marcado também pelo protocolo da pauta de reivindicações 2024 do movimento docente. Representantes sindicais de todas as instituições protocolarão na governadoria e secretarias do Estado o documento que expressa as principais bandeiras de luta da categoria. O protocolo da pauta acontecerá a partir das 9h, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. (Foto ilustração)

A pauta de reivindicações 2024 foi um documento elaborado pelo Fórum das Associações Docentes Baianas a partir das discussões em assembleias. Na avaliação do movimento docente, os principais itens que norteiam a construção da pauta esse ano é a reafirmação da denúncia e exigência do descaso do governo em relação ao avanço da negociação, que inclui pontos como a reposição das perdas salariais, respeito aos direitos trabalhistas e financiamento para as Universidades Estaduais da Bahia.

“Todo final de ano fazemos esse movimento de protocolar a pauta de nossa categoria para o governo. Esse ano optamos por fazer isso ao mesmo tempo em que acontecem atividades de paralisação e mobilização da nossa categoria nas universidades. A decisão de fazer dessa forma tem a ver também com o fato da insatisfação de nossa categoria crescer cada vez mais. Atravessamos um histórico de desvalorização da carreira docente e das universidades estaduais nos 8 anos do ex-governador Rui Costa. Em 11 meses de gestão de Jerônimo Rodrigues não houve ainda nenhuma mudança substancial de política para as Universidades Estaduais da Bahia em relação ao seu antecessor. O que é muito ruim porque a nossa pauta é de conhecimento do governador antes, durante e depois de ter sido eleito. Agrava ainda mais o fato do atual governador ser um professor de universidade estadual. Não pode ser professor só na propaganda, tem que se comprometer com as reivindicações de sua categoria”, explica Elson Moura, coordenador da Adufs e do Fórum das ADs.

Na tarde da quinta-feira (30) as Associações Docentes se reunirão na sede da Aduneb para fazer uma avaliação do ano e debater os próximos passos da luta em 2024. Confira a programação completa das mobilizações com atos locais que acontecerão nas universidades.

UEFS

A mobilização local será com uma mesa no Novembro Negro tratando do tema "Saúde Mental e Garantia de Direitos da População Negra", com a docente Luizane Guedes Mateus, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mediação da diretora da Adufs, professora Valdilene Gondim. Às 09 horas, no PAT 40 (Módulo 4).

UESB

Haverá fechamento de portões com café da manhã em todos os campi com a seguinte programação.

Vitória da Conquista: Mobilização e café da manhã no portão principal da UESB, a partir das 7h30. Atividade cultural com o artista Thales Dourado, apresentando voz e violão, a partir das 17h30.

Itapetinga: Mobilização e café da manhã no portão principal da UESB, a partir das 8h. Atividade cultural com o artista Tony Carvalho, apresentando voz e violão, a partir das 08h. Aula pública “Movimento Docente e Movimento Discente e a Universidade Pública”, com professor Edilson Ferreira Batista, do Departamento de Ciências Exatas e Naturais da UESB (DCEN) e Diretor Financeiro da ADUSB – Regional Itapetinga.

Jequié: Mobilização e café da manhã no portão principal da UESB, a partir das 8h. Atividade cultural com o artista Agton, apresentando voz e violão, a partir das 08h.

UESC

Haverá panfletagem, carro de som e mingau, além do fechamento dos portões. Só será permitida a entrada de pedestres, veículos ficarão do lado de fora.

UNEB

Protocolo da pauta 2024 junto ao Fórum das ADs, a partir das 9h no Centro Administrativo da Bahia.

Reunião do Fórum das ADs às 14h. (Adufs) 

 
Comente Sem Comentários
 
 

Comentários:

 
Sem comentário para essa postagem!
 

Comente:

 

Nome:

Comentário:

 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia