Bahia na Política por Jair Onofre
 
 

 
 
 

Você acredita que Lula será preso?



Parcial
 
 

Entrevista: José Edvaldo Rocha Rotondano
O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, visitou sexta-feira (7), a cidade de Santo Estevão Antonio Cardoso. Foi assinar convenio junto a Prefeituras Municipais para viabilizar a estrutura para que os municípios realize o cadastramento biométrico eleitoral. Minutos antes da solenidade que ocorreu na Câmara Municipal de Antonio Cardoso, o magistrado conversou um pouco com a imprensa presente, puxado pelo site Bahia na Política:

Bahia na Política: Presidente inicialmente, saber do senhor o que lhe traz aqui a cidade de Antônio Cardoso?

Presidente do TRE: Hoje um convênio, um termo de parceria técnica de cooperação técnica a ser assinado entre a prefeitura de Antônio Cardoso e o Tribunal Regional Eleitoral para viabilizar, para incrementar e para alcançar o objetivo do município, do TRE, aliás, que é biometrizar todo eleitorado de Antônio Cardoso e para isso nós contamos com o apoio da prefeitura no sentido de auxiliar o TRE com o pessoal de apoio com espaço e com imóveis dentre outras coisas.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.07.2017 16:25h
Entrevista

José Edvaldo Rocha Rotondano

 
Presidente do TRE (José Edivaldo Rocha Rotondano)

Presidente do TRE (José Edivaldo Rocha Rotondano)

“A vontade do TRE é não cancelar nenhum título”
Por Jair Onofre

O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador José Edvaldo Rocha Rotondano, visitou sexta-feira (7) as cidades Santo Estêvão e Antônio Cardoso. Foi assinar convênio com as prefeituras para viabilizar a estrutura para que os municípios realizem o cadastramento biométrico eleitoral. Minutos antes da solenidade, que ocorreu na Câmara Municipal de Antônio Cardoso, o magistrado conversou com a imprensa presente, por iniciativa do site Bahia na Política.

Bahia na Política: Presidente, inicialmente, o que o traz à cidade de Antônio Cardoso?

Presidente do TRE: Hoje um convênio, um termo de cooperação técnica a ser assinado entre a prefeitura de Antônio Cardoso e o Tribunal Regional Eleitoral, para viabilizar, para incrementar e para alcançar o objetivo do município, do TRE, aliás, que é que todo o eleitorado de Antônio Cardoso façam a biometria e para isso nós contamos com o apoio da prefeitura no sentido de auxiliar o TRE com pessoal de apoio, espaço e imóveis, dentre outras coisas.

Bahia na Política: Feira de Santana é a segunda maior cidade da Bahia. Como nós sabemos, um dos problemas que a população tem enfrentado é em relação ao número de pessoas, bem como os locais para fazer a biometria. De que forma o TRE pretende alcançar a meta até o final do ano?

Presidente do TRE: O TRE já disponibilizou inclusive kits extras para Feira de Santana e o atendimento está sendo regular. Existem queixas e sempre vão existir em todos os lugares, porque o cadastramento já era para ter iniciado há muito tempo, entretanto, por uma questão orçamentária do TRE se retardou um pouco. Mandamos kits para distritos maiores de Feira de Santana e eu acho que já estão atendendo neste momento. Acredito que a situação tende a normalizar.

Bahia na Política: Então, todos os municípios vão atingir a meta prevista?

Presidente do TRE: Eu espero, a vontade do TRE é não cancelar nenhum título, então nós esperamos contar com esse apoio da população, esperamos a compreensão e esperamos que compareçam e deixem para a última hora, para não culpar a má prestação do serviço público. É isso que nós queremos evitar também.

Bahia na Política: As cidades do interior estão correspondendo à expectativa do TRE?

Presidente do TRE: Todas as cidades que estão submetidas a esse procedimento extraordinário estão atingindo a meta que nós desejávamos e ao final vamos atingir 100% do recadastramento biométrico.

Bahia na Política: Menos de 22% dos eleitores de Feira de Santana fizeram a biometria até agora. O senhor acredita que realmente até o final desse ano vai chegar a 100%, para que não haja cancelamento de títulos?

Presidente do TRE: Eu tenho certeza que sim, a população vai sentir a necessidade disso e nós estamos trabalhando nesse sentido, esses 22% que você está falando foram alcançados depois que nós intensificamos o procedimento em Feira de Santana, tem o que? Dois meses, não me recordo agora.

Bahia na Política: Com relação a essa parceria com os municípios, há possibilidade de se tornar efetiva? Ou seja, os municípios vão disponibilizar a estrutura para o atendimento aos eleitores?

Presidente do TRE: Nesses municípios que estão fazendo a biometria o pessoal ficará à disposição do TRE até o término do recadastramento, dia 31 de janeiro. Agora, no ano que vem não vamos submeter nenhum município à biometria extraordinária, considerando que será ano eleitoral, então vamos cuidar da eleição. Mas esses termos de cooperação técnica poderão servir como base para outros municípios em 2019 e 2020, porque a intenção do TSE é que o eleitorado brasileiro esteja todo biometrizado em 2022.

Bahia na Política: O senhor acredita que a biometria é um processo seja mais seguro?

Presidente do TRE: Não acredito que seja não, é seguro. O nosso processo hoje é seguro, agora a biometria vai espantar qualquer dúvida que se tenha a respeito do nosso processo eleitoral. Não existem duas impressões digitais iguais, então o eleitor está seguro, porque a força da eleição está na mão dele e dessa forma eu não tenho dúvida de que a eleição será tranquila, transparente e cristalina, porque essa é a finalidade da biometria.

Bahia na Política: Não poderia deixar de perguntar ao senhor. Como magistrado, qual a sua expectativa com a reforma política do país?

Presidente do TRE: O momento que nós passamos é difícil, mas eu acredito e que vamos sair como um país mais depurado. Nesse momento o que eu penso é que estamos tomando uma lição e vamos sair mais fortalecidos, um país mais maduro, os eleitores mais espertos com relação aos seus gestores, aos seus governantes.

 

 
Comente Sem Comentários
 
 

Comentários:

 
Sem comentário para essa postagem!
 

Comente:

 

Nome:

Comentário:

 
 

 

 
 
 
 


União Médica

 
 
 
Facebook
 
 
BAN CAF CULTURA
 
REVISTAS DIFEL
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2017

2016

2015

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia