Os serviços municipais de saúde de Juazeiro (BA) estão com os atendimentos comprometidos devido à superlotação em que se encontra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Materno Infantil de Juazeiro (HMIJ). O alerta é da própria prefeitura municipal, que enviou nota justificando que o aumento no número de atendimentos diários é elevado, mas aos finais de semana isso triplica, e com isso as equipes dos serviços enfrentam dificuldades para atender às demandas. (Foto ilustração)
“A Secretaria Municipal de Saúde solicita aos usuários que busquem pelos serviços em caso de urgência e emergência, caso contrário esperem até o primeiro dia útil e busquem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A solicitação também serve para os municípios que são pactuados na Rede PEBA (Pernambuco-Bahia)“, diz nota enviada pela assessoria de comunicação.
Segundo a prefeitura, a gestão investe, somente na saúde do município 24% de sua receita. Mesmo assim esses recursos não estão sendo suficientes devido à grande procura pelo serviços na cidade. Somente de janeiro a março o HMIJ realizou 1.243 partos. Na triagem obstétrica foram 4.763 atendimentos e na pediatria do Hospital da Criança foram realizados 8.528 atendimentos. (carlosbrito)
|