A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) inaugura, neste dia 5 de agosto, às 10h, a primeira etapa da Usina Solar Flutuante instalada no Reservatório de Sobradinho, na Bahia. Para a solenidade, há a previsão da presença do Presidente República, Jair Messias Bolsonaro, e de autoridades do Governo Federal e Estadual e do Setor Elétrico Nacional. (Foto ilustração)
O evento marca a energização da Usina Solar Flutuante, que tem uma potência de geração de 1MWp (Mega Watt pico) e está interligada à Usina. Esse é o maior projeto de Pesquisa & Desenvolvimento desse tipo de tecnologia instalado em reservatório de hidrelétrica do País. A segunda etapa do projeto contemplará uma nova Usina Solar Flutuante, também no Reservatório de Sobradinho, e ao término da conclusão da segunda etapa, a capacidade instalada será de 2,5MWp. O valor do investimento nessas duas plantas solares totaliza a R$ 56 milhões.
Este é primeiro estudo sobre a instalação de usina solar flutuante em lagos de hidrelétricas, aproveitando a área sobre a lâmina d'água dos reservatórios e evitando desapropriação de terras. Além desse fato importante, esse tipo de usina permite aproveitar as mesmas subestações e linhas de transmissão que escoam a energia produzida pela hidrelétrica. Projetos similares já foram iniciados em outros países, mas não em reservatórios de hidrelétricas.
O Projeto integra o Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp), que já implantou planta fotovoltaica (em terra) de 2,5 MWp. O Cresp tem uma carteira de projetos a serem implantados que somam cerca de R$ 200 milhões (incluindo a Usina Fotovoltaica Flutuante). (Fonte:Chesf)
|