Desde que foi lançado no último dia 24 de março, o Tele Coronavírus, serviço gratuito que coloca a população em contato direto com profissionais voluntários da área de saúde, por meio do número 155, já atendeu mais de seis mil pessoas, orientando o cidadão em caso de dúvida sobre a CoVid-19. A ferramenta de tele assistência permite auxílio rápido ao cidadão, evitando a circulação de pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde, neste primeiro momento. (Foto ilustração)
Idealizado pela UFBA e Fiocruz Bahia, o Tele Coronavírus recebeu a adesão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Governo da Bahia, além da Uneb, Uesc, Uefs, Uesb, Escola Bahiana de Medicina, FTC Salvador, Unifacs, Unime, UFSB, Associação Bahiana de Medicina (ABM) e a Fesftech, esta última responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma que é alimentada pelos voluntários.
Daiane Sampaio, discente do internato de Medicina da UFRB, foi a primeira estudante da instituição a participar do tele atendimento. “Como interna de medicina prestes a me formar, poder contribuir com uma ação tão significativa em um momento atípico no contexto da saúde atual está sendo de grande relevância. Levar a informação e orientar de forma adequada faz com que as pessoas não saiam de suas casas desnecessariamente e procurem o atendimento médico presencial apenas no momento adequado, fazendo com que os serviços de saúde não fiquem sobrecarregados, priorizando assim os atendimentos de real necessidade”, destacou.
A interna Raissa de Figueiredo também recebeu a convocação para atuar no teleatendimento e falou sobre sua expectativa. “Acredito que seja o momento de contribuir da forma que pudermos diante da situação caótica que a pandemia tem nos imposto. Espero que possamos fornecer informação à população e ajudar a gestão da saúde na Bahia a obter um cenário mais realista da doença no Estado”, conta. (ufrb)
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