Com vitória no segundo turno em Joinville (SC), o empresário Adriano Silva (foto ilustração) se tornou o primeiro prefeito eleito da história do Partido Novo. Silva teve 55,43% dos votos válidos na maior cidade catarinense, superando Darci de Matos (PSD).
No primeiro turno, o partido elegeu 29 vereadores, em 19 municípios, mas não havia conquistado nenhuma prefeitura.
Em 2020, o Novo lançou 30 candidatos a prefeito - incluindo Filipe Sabará, em São Paulo, que durante a campanha foi expulso da legenda e acabou deixando a disputa.
Segundo cargo executivo em três eleições
Fundado em 2011 e registrado na Justiça Eleitoral em 2015, o Novo lançou apenas um candidato a uma prefeitura nas eleições municipais de 2016: Carmen Migueles, que teve 1,27% dos votos válidos no Rio de Janeiro e não foi eleita. Quatro vereadores foram eleitos naquele ano, todos em capitais.
Em 2018, Romeu Zema foi o primeiro candidato da legenda a se eleger a um cargo executivo, com a vitória na eleição para governador de Minas Gerais. Outros quatro candidatos a governos estaduais foram derrotados.
Naquele mesmo ano, o partido teve João Amoêdo como 5º colocado da eleição presidencial e elegeu, em todo o país, 11 deputados estaduais, 1 distrital, e 8 federais, mas nenhum senador. (CNN)
|